SÁBADO, 07/12/2024

Quase 90% dos mortos por policiais em 2023 eram negros, diz estudo

Pesquisa destaca peso do racismo na segurança pública

Por RAFAEL CARDOSO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Quase 90% dos mortos por policiais em 2023 eram negros, diz estudo
TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

Estudo publicado nesta quinta-feira (7) pela Rede de Observatórios da Segurança mostra que 4.025 pessoas foram mortas por policiais no Brasil em 2023. Em 3.169 desses casos foram disponibilizados os dados de raça e cor: 2.782 das vítimas eram pessoas negras, o que representa 87,8%.

Os dados do boletim Pele Alvo: Mortes Que Revelam Um Padrão, que está na quinta edição, foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) em nove estados. Em todos eles, o padrão é de uma proporção muito alta de pessoas negras mortas por intervenção do Estado: Amazonas (92,6%), Bahia (94,6%), Ceará (88,7%), Maranhão (80%), Pará (91,7%), Pernambuco (95,7%), Piauí (74,1%), Rio de Janeiro (86,9%) e São Paulo (66,3%).

Para a cientista social e coordenadora da Rede, Silvia Ramos, os números são “escandalosos” e reforçam um problema estrutural do país: o racismo que atravessa diferentes áreas como educação, saúde, mercado de trabalho, mas que tem sua face mais crítica na segurança pública.

“O perfil do suspeito policial é fortalecido nas corporações. O policial aprende que deve tratar diferente um jovem branco vestido de terno na cidade e um jovem negro de bermuda e chinelo em uma favela. A questão é: 99,9% dos jovens negros das favelas e periferias estão de bermuda e chinelo. E todos passam a ser vistos como perigosos e como possíveis alvos que a polícia, se precisar, pode matar”, diz a pesquisadora.

Na análise por estados, a Bahia é a unidade da Federação com a polícia mais letal, com 1.702 mortes. Esse foi o segundo maior número já registrado desde 2019 dentre todos os estados monitorados. Na sequência, vem Rio de Janeiro (871), Pará (530), São Paulo (510), Ceará (147), Pernambuco (117), Maranhão (62), Amazonas (59) e Piauí (27).

“O que a gente vê na Bahia é uma escalada. Desde que a Rede começou a monitorar o estado, houve um aumento de 161% nas mortes. De 2019 a 2023, aconteceu o seguinte dentro da polícia baiana: em vez de coibir o uso da força letal, houve incentivo. Pode ter certeza, não é só porque os criminosos estão confrontando mais a polícia. É porque tem uma polícia cuja ação letal foi liberada”, diz a cientista social. “Se os policiais matam muito, recebem congratulações dos comandantes e incentivos institucionais, a tendência é que tipo de ação violenta seja cada vez mais incentivada”.

Juventude

O estudo também destaca que a juventude é a parcela da população mais vitimada pela polícia, principalmente na faixa etária entre 18 a 29 anos. E cita o Ceará como exemplo negativo, onde esse grupo representa 69,4% do total de mortos. Ainda mais grave é o dado que indica que, em todos os estados analisados, 243 das vítimas eram crianças e adolescentes de 12 a 17 anos.

Particularidades regionais

Alguns estados tiveram redução na letalidade policial. Caso do Amazonas, onde ocorreu queda de 40,4% e mudança na distribuição territorial das vítimas: a maioria das mortes foi no interior do estado. Maranhão, Piauí e Rio de Janeiro também apresentaram diminuição da letalidade em relação a 2022: 32,6%, 30,8% e 34,5%, respectivamente.

No Ceará e no Pará, foram registradas quedas mais discretas de mortes por intervenção do Estado: 3,3% e 16% respectivamente. Mas o número de vítimas negras aumentou em 27% no Ceará e em 13,7% no Pará.

Na Bahia, há uma crescente exponencial, com registro de três vítimas negras por dia em 2023. O número de vítimas aumentou em 16,1%. Pernambuco foi o estado que registrou o maior aumento no número de mortos, com 28,6% mais casos que em 2022. Já São Paulo quebrou o histórico de redução e aumentou em 21,7% os óbitos nas ações da polícia.

Dados ausentes

Pela primeira vez desde 2021, quando passou a integrar o estudo, o Maranhão forneceu dados de raça e cor de vítimas da letalidade policial. Mas de maneira incompleta: 5 a cada 7 vítimas não tiveram o perfil racial reconhecido, ou seja, a informação estava presente em apenas 32,3% dos casos.

O Ceará teve uma leve melhora, mas 63,9% das vítimas ainda não têm raça e cor reconhecidas. No Amazonas, esses são 54,2% dos casos. No Pará, os não informados representam 52,3%.

No total, 856 vítimas não possuem registros de raça e cor nos nove estados. Os organizadores do estudo reforçam a importância de que os governos sejam transparentes e incluam esses dados em 100% dos casos para uma análise qualificada da realidade. Desta forma, afirmam, o Poder Público poderá direcionar esforços para uma sociedade mais segura para todos.

Secretarias

A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com algumas das secretarias estaduais de segurança para se manifestarem sobre o estudo.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) disse que tem “investido na qualificação dos agentes e em equipamentos tecnológicos que legitimam as ações de segurança, como o uso de 1.600 câmeras corporais (bodycams) por agentes. Além disso, foram adquiridos para as polícias Militar e Civil armamentos de incapacitação neuromuscular, visando a contenção sem risco de lesões graves”.

E que também tem sido implementadas políticas de inclusão social, como as nove Usinas da Paz, complexo multifuncional estadual com serviços gratuitos de promoção da cidadania e de combate à violência. A Segup atribui a essas iniciativas a redução de 15,89% nas Mortes por Intervenção de Agentes do Estado (MIAE) de janeiro a dezembro de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022.

Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro informou que se baseia nas estatísticas criminais oficiais produzidas pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). E cita a categoria Letalidade Violenta, em que houve redução de 15% no acumulado e de 16% no último mês, em comparação com os mesmos períodos de 2023. A categoria, no entanto, junta em um mesmo grupo tipos de violência distintos, como homicídios dolosos, latrocínios (roubos seguidos de morte), lesões corporais seguidas de morte e mortes por intervenção de agentes do Estado. Disse ainda que “desconhece a metodologia utilizada na pesquisa e a possibilidade de rastreabilidade dos dados”. Acrescenta que “as mortes de criminosos em confronto aconteceram em decorrência de agressões praticadas contra agentes do Estado, que atuam visando a captura e a responsabilização dos mesmos”. E que a “instituição reforça que as ações priorizam sempre a preservação de vidas”.

De acordo com a Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), “as mortes em decorrência de intervenção policial são resultado da reação de suspeitos à ação da polícia”. O órgão garante que todos os casos do tipo são investigados com rigor pelas polícias Civil e Militar, com acompanhamento das corregedorias, Ministério Público e Poder Judiciário. A SSP-SP disse estar investindo “continuamente na capacitação do efetivo, aquisição de equipamentos de menor potencial ofensivo e em políticas públicas”.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) disse ter compromisso em “reduzir estigmas e a vulnerabilidade contra pessoas negras” e que dialoga com a Secretaria de Igualdade Racial (Seir) para articular ações de combate à discriminação. A pasta afirmou tratar “todas as mortes decorrentes de intervenção policial com seriedade e transparência”. Informou ainda que vai lançar em breve uma nova tecnologia para cruzar dados estratégicos dos inquéritos policiais e levantamentos da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), assim como o perfil das vítimas de crimes. A secretaria garantiu que os profissionais da segurança pública participam de formações iniciais e continuadas para o atendimento humanizado às pessoas negras e demais grupos vulneráveis.

Os governos da Bahia e de Pernambuco não responderam até o momento.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO avança na recuperação da RO-257, no Vale do Jamari, com pavimentação em CBUQ

A ação chega em aproximadamente 104 quilômetros, entre recuperação do pavimento, asfalto novo, limpeza da vegetação e drenagem superficial.
L

Projetos educacionais de Rondônia são apresentados em exposição de ciência, inovação e tecnologia, em porto Velho

Expocitec 2024 promover a culminância de 60 Projetos Educacionais exitosos nos 12  Seminários Regionais de Tecnologia educacional, Inovação e Ciência.
L

Relatório da Operação Verde Rondônia mostra avanços do Governo do estado na preservação do meio ambiente

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia apresenta resultados da OVR 24 aos representantes dos órgãos que integram o Comitê de Condições Climáticas.
L

Governo de RO intensifica transporte escolar fluvial para atender comunidades ribeirinhas e indígenas

As empresas contratadas serão responsáveis pela manutenção das embarcações, fornecimento de condutores e monitores, além de equipamentos essenciais.
L

Feirão Limpa Nome inicia na quarta-feira,11, e oferece negociações com desconto em Porto Velho

Procon dá oportunidade para população finalizar 2024 com o nome limpo e retornar ao mercado de consumo com equilíbrio financeiro.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#TalkNews | Entrevista Sidnei de Souza – Advogado

O programa Talk News, com Victor Marques, recebe Sidnei de Souza, um advogado com quase 8 anos de experiência e uma trajetória de vida inspiradora!
L

MERCADO CULTURAL – Especial Raça Negra na Feijoada; domingo tem transmissão do Brasileirão

Hoje, dia 07, na tradicional ‘Feijoada Com Samba e Pagode’, vai ter show do músico Nilson do Cavaco, onde vai rolar um mini especial Raça Negra, na sequência, show do grupo Pagode Na Veia.
L

Nova geração do Peugeot 2008 prioriza tecnologia e conectividade

SUV compacto recebeu atualizações de design, motor e sistemas de segurança para ampliar competitividade
L
Confira os grupos do Super Mundial de Clubes de 2025

Mundial de Clubes 2025: veja datas, horários e locais dos jogos

Confira os detalhes das agendas dos quatro times brasileiros na disputa
L

#GospelNews | Entrevista Pastor Gervanio Ferreira Pimentel

programa Gospel News, apresentado por Arley Lima, receberá o Pastor Gervânio Ferreira Pimentel, líder da Igreja Missionária Jesus e o Salvador.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público para o Tribunal de Justiça do estado de Rondônia tem Inscrições Prorrogadas até 12/12

As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 02/02/25.
L
CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

Após decisão judicial, cerca de 32 mil candidatos voltaram a concorrer
L
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Disparidade está presente em todas as escolaridades
L
Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de dezembro de 2024.
L

Caixa abre processo seletivo para estágio no banco

Inscrições podem ser realizadas até 13 de dezembro no site da empresa Super Estágios
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois parabeniza diplomação dos eleitos em Cacoal e celebra força do PSD

Essa bancada reforça o compromisso do PSD com a população de Cacoal, garantindo que as demandas da cidade sejam devidamente representadas no Legislativo.
L

Contagem regressiva: Faltam quatro dias para inauguração do Natal de Portas Abertas da Alero

Solenidade de abertura será na noite de segunda-feira (9).
L

Em solenidade no TCE, Alero recebe certificação do Selo Diamante de Transparência Pública

Poder Legislativo foi representado pelo secretário-geral.
L

Deputada Cláudia de Jesus solicita reforma do necrotério de Guajará-Mirim

Estrutura deteriorada impede funcionamento adequado e prejudica famílias e profissionais.
L

Ieda Chaves defende a transformação da educação brasileira durante a Conferência da Unale

O evento, realizado no Rio de Janeiro, reuniu um público estimado em 1500 pessoas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Vigilante acusado de matar empresário é preso em Porto Velho

Um vigilante acusado de cometer o crime foi preso pela PM.
12
Polícia identifica jovem morto a tiros no Parque Amazônia

Homem é executado a tiros após briga por causa de mulher em bar

Reginaldo teria se envolvido em uma briga supostamente por ter passado a mão nas nádegas de uma mulher na frente do marido dela, que não gostou, sacou uma arma e atirou várias vezes na vítima que morreu no local, em seguida, o suspeito fugiu.
18
BPTAR e PATAMO fecham boca de fumo e prendem traficantes com 16kg de maconha

BPTAR e PATAMO fecham boca de fumo e prendem traficantes com 16kg de maconha

Durante buscas pelo terreno da casa, foi localizado um recipiente de plástico contendo dentro, 16 tabletes de maconha, balanças de precisão e máquinas de passar cartão.
12
Motociclista fica desacordado após bater em papa entulho na zona leste

Motociclista fica desacordado após bater em papa entulho na zona leste

Rapaz transitava sentido Avenida Rio de Janeiro, quando acabou batendo forte em um papa entulho que estava em frente uma residência, ficando desacordado e com graves lesões na cabeça.
16

FICCO/RO cumpre mandados de prisão em razão do crime de tentativa de homicídio

Foram cumpridos dois mandados de prisão no distrito de Jaci-Paraná/RO e seis mandados de prisão na cidade de Porto Velho/RO
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VoltaPorCima

Expectativa e decisões cruciais movem o próximo episódio de Volta por Cima

Triângulos amorosos, reviravoltas empresariais e decisões de vida prometem agitar a quinta-feira na trama
L
Garota do Momento

Segredos e conflitos prometem sacudir o episódio de quinta-Feira em Garota do Momento

Beatriz enfrenta uma crise, Clarice esconde sua verdadeira identidade, e as tensões aumentam entre os personagens
L
Mania de Você

Intrigas e conflitos acirram as emoções em Mania de Você

Moema faz revelações, Mavi se impõe, e Mércia toma uma atitude ousada no episódio desta quinta-feira
L

Café de Rondônia ganha destaque em Londres em busca de expansão no mercado global

Evento Prove e Sinta Rondônia leva vivência rondoniense para Londres.
L
Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização

Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização

Maioria está em regiões metropolitanas do Sul e do Sudeste
L

Ferramenta de transformação: governo de RO prepara pessoas privadas de liberdade para Enem PPL 2024

 Reeducandos se preparam para o Enem PPL 2024, que visa inclusão para o ensino superior e a reintegração social.
L
Sites não podem vender 48 marcas de whey protein

Sites não podem vender 48 marcas de whey protein

Determinação é da Secretaria Nacional do Consumidor
L
Dólar bate recorde nominal e fecha a R$ 6,07 após dados dos EUA

Dólar bate recorde nominal e fecha a R$ 6,07 após dados dos EUA

Bolsa cai 1,5% e volta a ficar abaixo dos 126 mil pontos
L
Acordo com Mercosul coloca economias europeias em lados opostos

Acordo com Mercosul coloca economias europeias em lados opostos

França, Itália e Polônia se opõem ao acordo com sul-americanos
L

Conab realiza leilões de contrato de opção de venda de arroz na próxima sexta-feira

“Para isso o produtor, precisa ter garantia de preço. E os contratos de opção são uma forma moderna de garantir preço ao produtor rural”, completa.
L