O livro infantojuvenil Andrezinho Curioso, do pesquisador e escritor Marcos André Vannier dos Santos, da Fiocruz/RJ, tem como objetivo promover a curiosidade infantil, contribuindo para despertar o conhecimento nas crianças. A obra não se limita a textos, mas também conta com um vídeo de animação tridimensional acessível via QR Code, que complementa a leitura com uma abordagem visual e divertida. “Este projeto literário demonstra a importância da divulgação científica, aliada à literatura e à mídia audiovisual”, destaca Vannier.
Sobre o Andrezinho Curioso
O texto foi pensado para lembrar às crianças (de mais de 30 anos) que os cientistas (de menos de 10) precisam perguntar e pesquisar. “Com uma ajudinha da ciência, vocês podem ir longe!”, afirma o autor. Jargões e detalhes técnicos complexos foram deixados nos laboratórios, para que toda a família possa desfrutar da beleza da ciência, que está presente em nosso dia a dia. O livro também tem o objetivo de mostrar que os cientistas são ótimos “tradutores” do mundo científico para o público geral, como bem dizia o grande mestre Leopoldo de Meis.
Este livro é inspirado nas crianças, como o nosso filho Andrezinho, que sempre quer saber mais, e nos pais e avós, que estão dispostos a responder a todos os “Andrezinhos”. É também uma homenagem a cientistas e educadores, como Ana Márcia, Leopoldo de Meis e Henrique Lenzi, que sempre souberam gerar e, generosamente, compartilhar seus conhecimentos!
A obra foi lançada pela Literíssima Editora e recentemente foi apresentada na Bienal Internacional de São Paulo, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Em breve, será lançada em Rondônia com o apoio da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia.