A I Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica será de 13 a 15 de novembro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, no Cone Sul de Rondônia. O evento é aberto à comunidade interna e externa.
“A realização da Feira é uma conquista para o Instituto Federal e para os agricultores que trabalham com a agricultura em regime familiar e agroecológico. A produção da agricultura familiar é o que verdadeiramente sustenta a sociedade. A comida da nossa mesa passa pelo trabalho realizado pelo agricultor e agricultora familiar e isso precisa ser discutido, valorizado e reconhecido por todos nós. Por essa razão, a Feira é um marco para o IFRO e para o Estado de Rondônia”, enfatiza o Reitor Moisés José Rosa Souza.
O Diretor-Geral do Campus Colorado, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, comenta ser uma oportunidade para a região receber a edição de estreia desta Feira. “Esse é um evento grandioso e muito importante, tanto para agricultores familiares e comunidade externa quanto para estudantes de nosso campus. Isso porque somos uma escola-fazenda, com cursos técnicos de nível médio e de graduação voltados para a área agrária. Então, para nossa própria comunidade acadêmica isso será uma ótima oportunidade formativa. Por isso, ser a sede da primeira edição deste evento magnífico está sendo uma honra e um desafio. Mas estamos nos esforçando para garantir um excelente evento, buscando junto com o Reitor o apoio de várias autoridades que se interessaram por essa iniciativa”.
Durante a feira ocorrerão palestras, oficinas e mesas-redondas, com pautas relativas à agricultura familiar e agroecológica. Além de exposição e degustação de produtos da agricultura familiar e orgânica, venda de produtos, troca de sementes, dias de campo e transferência de tecnologias para uso na agricultura familiar e agroecológica. Bem como partilha de experiências dos povos do campo e da floresta, ciranda infantil – resgate e prática de atividades lúdicas com as crianças e apresentações culturais dos movimentos sociais do campo.
Conforme a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Marcela Regina Stein dos Santos, “é com grande entusiasmo que divulgamos a realização da I Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica do IFRO em Rondônia. Este evento não é apenas uma oportunidade de exposição, mas uma celebração das práticas sustentáveis que valorizam o trabalho dos nossos agricultores e fortalecem as comunidades locais”.
“A agricultura familiar e agroecológica desempenha um papel fundamental na segurança alimentar e na preservação do meio ambiente. Ao promovermos esta feira, estamos reconhecendo e valorizando o esforço dos agricultores de Rondônia, que com dedicação e conhecimento ancestral, cultivam nossos alimentos de forma sustentável, respeitando a biodiversidade e os ecossistemas locais”, mostra a Pró-Reitora.
Ainda segundo Marcela, a Feira irá oferecer um espaço para que os agricultores possam comercializar seus produtos diretamente. “Isso representa não apenas um incentivo econômico, mas também um reconhecimento do valor dos produtos locais. Além disso, ao destacarmos a agroecologia, estamos promovendo um modelo de produção que prioriza a saúde do solo, da água e das comunidades. Essa abordagem é essencial para garantir a sustentabilidade das nossas práticas agrícolas no longo prazo. A Feira será uma vitrine para mostrar como é possível produzir alimentos saudáveis de maneira responsável, respeitando o meio ambiente”.
O objetivo é promover a reflexão sobre a agricultura familiar e agroecológica no estado de Rondônia, por meio de uma feira de exposição, compartilhamento de alimentos e troca de sementes, de conhecimentos e experiências, visando fortalecer a soberania alimentar a partir de uma produção ambiental, social e economicamente sustentável.
A Pró-Reitora de Extensão completa dizendo que outro aspecto importante é exatamente o fortalecimento da identidade cultural dos agricultores. “Cada produto exposto na feira carregará consigo histórias, saberes e tradições que são fundamentais para a nossa cultura local. Ao valorizarmos esses produtos, estaremos também preservando nossa herança cultural e promovendo o orgulho das nossas raízes. Assim, a I Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica do IFRO representará uma oportunidade de celebrarmos o trabalho árduo dos agricultores de Rondônia, promovermos práticas sustentáveis e fortalecimento dos laços comunitários. Convidamos todos vocês a participarem ativamente deste evento, não apenas como visitantes, mas como agentes de transformação em prol de uma agricultura mais justa e sustentável em nosso estado”.
Agricultura Familiar e Agroecológica
Durante os dias 13, 14 e 15 de novembro, o Campus Colorado do Oeste sedia a I Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica do IFRO em Rondônia. Participarão agricultores e agricultoras de Rondônia que trabalham com a produção em regime familiar e agroecológico; acadêmicos das redes pública e particular; convidados externos; e a comunidade em geral.
Entre os objetivos específicos estão favorecer a integração da comunidade acadêmica com agricultores e agricultoras familiares e agroecológicos de Rondônia; colaborar para a valorização da agricultura familiar e agroecológica; discutir estratégias e ações para fortalecer e expandir a produção familiar e agroecológica; sensibilizar para a produção e consumo de alimentos saudáveis; refletir sobre a crise hídrica, na perspectiva de preservar e restaurar nascentes e, ainda, reflorestar áreas degradadas; fortalecer parcerias com instituições vinculadas ao desenvolvimento regional sustentável; e potencializar a concepção e defesa da agricultura familiar e orgânica em Rondônia.
Conforme a programação, haverá durante toda a feira exposição e venda de produtos. Nas duas primeiras noites, também ocorrem atividades culturais. No dia 14, a partir das 19 horas, será realizado o Luau da Roça (apresentações culturais, feira com venda de produtos e ceia partilhada). Anfitrião do evento, o Diretor-Geral do campus, Marcos Anequine, reforça o convite para quem deseja participar do evento. “Estamos organizando nossa estrutura para receber de braços abertos quem vier para esta Feira. Tanto as dezenas de expositores que vão se instalar no local do evento quanto o público em geral. Estamos buscando garantir a logística de transporte, além da alimentação. Por isso, venham e participem desta grandiosa Feira de Agricultura!”.
No dia 13, quarta-feira, às 8h30, haverá a abertura oficial, seguida da Palestra Magna: Políticas Públicas, com o secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Vanderley Ziger. Das 14 às 17h, ocorrem três atividades de forma paralela: Mesa-Redonda sobre Segurança Alimentar e Nutricional; Circuito de Atividades de Campo Vegetal; e Circuito de Atividades de Campo Animal. E das 15 às 17h, é a vez da Oficina de Extração da fibra de bananeira e produção de produtos.
Na quinta, 14, das 8 às 17 horas, na tenda 1, haverá Partilha de Experiências dos Povos do Campo e da Floresta. Na tenda 2, Alimentação Alternativa. E das 8h30 às 10 horas, ocorre a mesa que debate Soberania Alimentar. Das 10 às 12h, apresentação dos Macroprojetos Institucionais do IFRO (Comunidades Fortes, GeoRondônia, Escola de Chocolate, Força do Campo, Morar + Rural e Cidadania Plena).
Ainda na quinta-feira, das 14 às 15h30, a Mesa-Redonda discute o tema Cooperativismo. Na sequência do período vespertino, será feita a palestra sobre Direitos do trabalhador e trabalhadora do campo. E das 14 às 17 h, ocorrerá a Oficina de Manejo integrado de pragas e doenças e o Espaço livre estará aberto para atividades para crianças e brincadeiras infantis.
Na sexta, 15, inicia com Café Camponês e às 9 h, no também no auditório, é a vez da troca de sementes Crioulas. Das 10 às 11h, a plenária faz avaliação da Feira e encerramento das atividades.
3ª Feira de Troca de Sementes Crioulas
Junto ao evento da Feira de Agricultura do IFRO, o Campus Colorado do Oeste realizará a terceira edição da Feira de Troca de Sementes Crioulas. O subevento acontecerá na sexta-feira, 15 de novembro, e será organizado pelo Grupo de Pesquisa de Tecnologias para o Manejo de Agrossistemas Tropicais (TMAT) do próprio campus.
O Diretor do campus e líder do grupo de pesquisas TMAT, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, explica que as sementes crioulas são aquelas que não possuem intervenção genética, são naturais, tradicionais, produzidas por agricultores familiares, possuindo assim uma grande diversidade genética. “Por isso, o objetivo deste evento é proporcionar a troca de sementes entre os produtores, que poderão conhecer novas espécies, fomentar a troca de experiências exitosas, apresentar novos conhecimentos sobre agroecologia, além de contribuir para a soberania alimentar”, ressaltou.
Junto com a apresentação e debates, haverá o compartilhamento de sementes e mudas para todos que se interessarem em conseguir gratuitamente amostras de diferentes variedades de plantas. Quem deseja ajudar com a Feira de Troca, pode levar sementes crioulas de diversas espécies para compartilhar com os demais participantes. Para isso, basta levar as sementes, mudas, maniva ou ramas embaladas, tomando cuidado para separar sementes de plantas diferentes.
Anequine destaca ainda que o evento irá colaborar para a formação do Banco de Sementes do IFRO, objetivando a conservação e a multiplicação das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs). “As sementes e as mudas que forem doadas pelos produtores serão identificadas por nossa equipe, que vai registrar a espécie e a origem de cada planta. Uma amostra de cada espécie será guardada pelo IFRO para compor nosso Banco de Sementes. E serão organizadas porções de cada tipo de sementes e mudas para serem disponibilizadas a todos os produtores que comparecerem na Feira e queiram levar uma amostra”, explicou o diretor.
Caso alguém tenha dúvidas ou deseje mais informações sobre a Feira de Troca de Sementes e a programação, entre em contato pelo telefone/WhatsApp: (69) 3341-7601.