O governo federal iniciou hoje (4) o pagamento do Auxílio Extraordinário para cerca de 148 mil pescadores e pescadoras da Região Norte, incluindo Rondônia, que enfrentaram sérias dificuldades devido à seca histórica deste ano. O benefício, no valor de R$ 2.824, será depositado pela Caixa Econômica Federal diretamente na conta dos beneficiários para apoiar famílias cuja atividade pesqueira foi fortemente impactada pela estiagem.
Em Rondônia, pescadores de 22 municípios serão beneficiados com esse recurso. A situação é similar no Acre, enquanto o Amazonas lidera o número de beneficiários, com quase 79 mil pescadores de 49 municípios. No Pará, trabalhadores de 21 cidades, incluindo Belém e Muaná, também poderão acessar o auxílio.
De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o pagamento será feito em parcela única, creditada na conta que o pescador possui na Caixa ou em uma conta poupança social digital aberta automaticamente pelo banco. No total, a iniciativa representa um investimento de mais de R$ 418 milhões.
Para receber o auxílio, é necessário que o beneficiário tenha recebido o seguro-desemprego do pescador artesanal e resida em um município da Região Norte em situação de emergência, conforme reconhecido pelo governo federal, além de estar devidamente cadastrado até 8 de outubro.