De hoje (04) a quarta-feira (06) acontece um seminário integrado entre os estados do Acre e Rondônia para discutir temas críticos relacionados à sociedade e ao meio ambiente na Amazônia. Com apoio de diversos órgãos e instituições, o evento visa abordar questões urgentes como degradação climática, descontrole hídrico e seca, que afetam diretamente a região amazônica.
O seminário online reunirá palestrantes convidados, cientistas, membros dos grupos envolvidos, bolsistas, alunos, professores, gestores de instituições externas e a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Acre (UFAC) e da Universidade de Rondônia (UNIR).
Os especialistas vão tratar de diferentes perspectivas sobre o meio ambiente, que é composto por elementos, processos e dinâmicas biológicas, físicas e químicas que sustentam a vida na Terra, incluindo as dinâmicas sociais, culturais e econômicas humanas.
O evento também abordará o uso da inteligência artificial em pesquisas sobre a viabilidade de sementes, utilizando padrões morfofisiológicos que podem contribuir para a preservação da floresta amazônica, o maior ecossistema tropical do mundo. Além disso, o seminário busca promover reflexões sobre os desafios atuais enfrentados pela Amazônia, incentivando o aprofundamento de estudos e pesquisas na área.
O seminário será realizado via Zoom e é aberto a membros de grupos de pesquisa, docentes, acadêmicos, bolsistas, gestores e outras pessoas interessadas nas questões ambientais e sociais da Amazônia. O principal objetivo é criar um espaço de diálogo e reflexão sobre temas que afetam diretamente a região e propor caminhos para a preservação e desenvolvimento sustentável.
Inscrições e mais informações sobre o evento podem ser realizadas aqui.