Os próximos dez dias preveem chuvas com acumulados. Pelo mapa de Rondônia, essa distribuição ocorrerá de forma escalonada. Porto Velho presenciará, nestes dias, chuvas com patamares bem menores que na semana passada.
Numa pequena faixa que inclusive abraça a capital, nos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, a expectativa é que chova entre 30 e 50 milímetros. Em algumas áreas desses dois últimos municípios, há presença de chuvas com possibilidade de até 75 milímetros. Na Região Norte, Rondônia, Acre e Amazonas estão entre os estados com os maiores índices de previsão para receber esse volume expressivo de chuvas.
Enquanto isso, em parte da região central, Nordeste, Leste, Sudeste e Sul, os volumes serão mais expressivos. Nesses pontos, a população deve se preparar para chuvas de até 150 milímetros. É bom lembrar que essas chuvas estão previstas para cair nesses dez dias.
Essas chuvas, apesar de volumosas, continuam importantíssimas para recuperar o solo e o meio ambiente, que foram tão desgastados pelo fogo dos incêndios e queimadas criminosas. Com informações de MetSul.