O Poder Judiciário de Rondônia participará mais uma vez do Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça, Expojud. O evento, que está na 8ª edição de conta com participação de instituições que compõem o sistema de justiça em todo o país, terá um Stand do TJRO, onde serão apresentadas as iniciativas inovadoras da Justiça de Rondônia reconhecidas nacionalmente.
Durante os três dias do evento, o stand do TJRO vai apresentar projetos desenvolvidos pela Corregedoria Geral da Justiça, Escola da Magistratura e Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.
A Escola da Magistratura irá apresentar o programa “BemJud”, voltado ao bem-estar psíquico do Judiciário, e o sistema “EmeronWeb”, que no ano passado recebeu o prêmio Judiciário Exponencial. Além disso, o diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, está na programação do evento, no painel com o tema “Papel das Escolas Judiciais na transformação Digital da Justiça”, juntamente com a desembargadora Diretora-Geral da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA), Célia Regina de Lima Pinheiro e o diretor-Geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), Marco Villas Boas.
Entre os projetos apresentados pela Corregedoria Geral da Justiça, estão o “LexIA”, “Eolis Presente” e “Precalc”, “Miro Contadoria” e “Central de Processos Eletrônicos”. Desenvolvidos em conjunto com a Secretaria de Tecnologia da informação do TJRO, as plataformas impulsionam processos com uso de inteligência artificial.
Outros projetos apresentados pela Stic incluem as sessões eletrônicas de julgamento; os sistemas “AssessorIA” e “GaIA”, que auxiliam na gestão de gabinetes com uso de Inteligência Artificial; “Central de Mandados”, “Balcão Virtual”, e o premiado módulo que concede “Medida Protetiva de Urgência” a mulheres em situação de violência doméstica.
Expojud
O Expojud é o maior evento sobre a revolução exponencial desse segmento e propõe debates sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo. Nos anos anteriores, o Tribunal de Justiça de Rondônia teve uma participação significativa no evento, consolidando seu papel como agente de inovação no sistema judiciário. Em cada edição, o tribunal apresentou projetos e tecnologias que visavam aprimorar a eficiência dos serviços judiciários, como plataformas digitais para facilitar o acesso à informação e a tramitação de processos. Além disso, o TJRO promoveu discussões sobre temas relevantes, como a mediação de conflitos e a desburocratização, fortalecendo o diálogo entre diferentes setores do Judiciário e a sociedade.