Nos dias 01 e 02 de outubro, aconteceu na Universidade de Salerno, localizada em Fisciano, município italiano de Castellabate, a “Conferência Internacional sobre o Meio Ambiente e Sustentabilidade”. Dentre os participantes, estiveram presentes juristas, professores universitários, expositores e empreendedores brasileiros, bem como o vice-reitor da Universidade de Leopoli (importante universidade da Ucrânia), os quais discutiram sobre: Meio Ambiente, Sustentabilidade, Turismo Regional e Patrimônio da Unesco.

Organização do evento
O evento organizado pelo professor Raffaele Palumbo, Presidente do Departamento Itália/Brasil, contou com o apoio do professor Francesco Fasolino, Diretor do Departamento de Ciências Jurídicas da Unisa, de Marco Rizzo, prefeito de Castellabate, e da advogada Mariella Verdoliva, presidente da Fundação Monti Lattari. Palumbo é o promotor do Projeto de Turismo Regional.
Após as saudações das autoridades locais e da comunidade universitária, que contou com a presença de especialistas internacionais e professores universitários da Itália, Brasil, Ucrânia e Áustria, o evento teve continuidade no dia 2 de outubro, na Villa Matarazzo, em Castellabate, onde vários especialistas italianos e estrangeiros discutiram a dieta mediterrânea como patrimônio da Unesco. Além disso, o turismo regional foi um tema central debatido na conferência.
O projeto, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores, tende a incentivar o retorno ao país de origem dos descendentes de emigrantes italianos, a fim de construir uma ponte de integração cultural entre os países.
Delegação do Brasil
Para esta conferência, a delegação brasileira contou com a presença da articuladora internacional Izabel Cristina da Silva, que representou o Brasil, e também de Renata Dal-Bó, Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB.
A delegação teve a representatividade de vários estados, dentre eles: São Paulo, Mato Grosso, Sergipe, Paraíba e, em especial, o estado de Rondônia, que contou com a maior delegação entre os participantes.
Destacamos a presença do desembargador Raduan Miguel Filho, Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO); do Dr. Reginaldo Pereira Trindade, Procurador da República e representante do Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC RO); Vanessa Noronha Tölle, Presidente da Associação Papagaio – Festival Cultural do Brasil/Áustria; Regina Amorim, Gestora de Economia Criativa do SEBRAE/PB; Dra. Flaviana Moreira Garcia, da empresa Moreira Garcia & Weis Advogados e Membro Associada da AJEB Rondônia; Maiara Guedes Carvalho, Educadora Financeira; Dr. Diego Fernando Oliveira, Advogado e Empreendedor; Maria Regina Crema, turismóloga e Artista Plástica, que apresentou a Exposição “Amazônia em Cores”; e da mestranda Izabel Cristina da Silva, que apresentou palestra sobre o Turismo Sustentável no âmbito das comunidades tradicionais da Amazônia, enfatizando que é possível viver em harmonia com a floresta, gerando riquezas para as comunidades tradicionais e indígenas com sustentabilidade e inovação. Para Renata Dal-Bó, Presidente da AJEB nacional, iniciativas como esta definem a importância das conexões entre estados e países na promoção do Brasil pelo mundo.
Izabel Cristina, coorganizadora do evento pelo Brasil e Presidente Coordenadora da AJEB Rondônia, destaca a importância da promoção de debates sobre a sustentabilidade e a inovação para todos os participantes do evento. Durante esta conferência, enfatizou-se a importância de selar acordos de cooperação entre os países, visando promover o intercâmbio de saberes e o turismo de experiências através da literatura, como o lançamento de obras de escritoras, que resultou de mais uma iniciativa pioneira da AJEB Nacional, através da AJEB Rondônia, possibilitando promover e divulgar a escrita feminina pelo mundo.