QUARTA-FEIRA, 13/11/2024
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Terra Indígena Karipuna de Rondônia tem cenário de incêndio e seca

Indígenas percebem invasores em seu território e entorno pegar fogo

Por Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Terra Indígena Karipuna de Rondônia tem cenário de incêndio e seca
Christian Braga/Greenpeace

O processo de desintrusão da Terra Indígena (TI) Karipuna foi dado como concluído, pelo governo federal, no final de julho deste ano. Contudo, os Karipuna de Rondônia, que enfrentam, ao longo da história, ofensivas de grileiros e madeireiros, já percebem agora a aparição de invasores em seu território e também veem o entorno pegar fogo e a qualidade do ar piorar significativamente.

A retirada de não indígenas da TI Karipuna teve início em junho e demandou a articulação entre equipes de mais de 20 órgãos federais. Ao todo, de acordo com a Casa Civil da Presidência da República, 152 ações foram planejadas.

Em janeiro deste ano, os líderes Karipuna suspeitavam que invasores estivessem atrás de minérios valiosos e, em abril, avisaram à Agência Brasil sobre um fato inédito: pessoas de fora, não indígenas, pela primeira vez, estavam construindo casas em solo na Terra Índigena.

Um dos aspectos que dificultam o enfrentamento a crimes em territórios indígenas é a multiplicidade de acessos a eles. No caso da TI Karipuna, quatro entradas clandestinas foram destruídas no processo de desintrusão. A promessa do governo federal era de garantir a permanência de efetivos da Força Nacional e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no território.

No balanço divulgado dias depois de completar a expulsão dos invasores, o governo federal informou que a plataforma do Ministério da Justiça, Rede Brasil Mais, constatou o fim do desmatamento no território, em junho e julho deste ano. O que se nota é que houve uma redução de 2022 para 2023. Em junho e julho de 2023, 20 alertas foram emitidos, contra 160 de junho e julho de 2022.

Incêndios

Apuração da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) demonstrou que, de 1º a 16 de setembro, Rondônia teve mais de 13 mil focos de calor, sendo 4.326 em Porto Velho. Entre os pontos críticos destacados pela pasta, estão as TIs Aripuanã e Roosevelt.

Conforme observa uma liderança Karipuna, em conversa com a Agência Brasil, a Polícia Militar tem sido empregada para ajudar a debelar os incêndios em localidades próximas à TI, como o Parque Estadual de Guajará-Mirim, que abrange os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré (RO) e tem tamanho equivalente a duas vezes a cidade do Rio de Janeiro (220 mil hectares).

Um pedaço do parque é adjacente a um trecho que fica ao sul do território Karipuna. O parque, assim como a Estação Ecológica Soldado da Borracha, é um ponto de difícil trânsito de pessoas, o que eleva o grau de obstáculos para os agentes. Diante da grande quantidade de incêndios florestais nos dois locais, o governo estadual os colocou no centro da Operação Temporã, realizada em duas fases e que mobilizou cerca de 300 profissionais de diversos órgãos e corporações, como o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Pelo menos uma pessoa, que já tinha três mandados de prisão expedidos e era considerada foragida, foi detida pelas autoridades.

O governo local, contudo, sabe da responsabilidade do agronegócio para a alta de queimadas e do desmatamento. Logo na capa do site da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), subiu um comunicado. A mensagem diz o seguinte: “A queima controlada é o uso planejado, monitorado e controlado do fogo, realizado para fins agrossilvipastoris em áreas determinadas e sob condições específicas. A técnica é uma prática tradicional em muitas partes do Brasil, mas que deve ser utilizada de maneira segura para que não se torne um incêndio florestal. O Decreto n° 29.428, de 28 de agosto de 2024, suspende a autorização do uso do fogo controlado pelo período de 90 dias. Nesse prazo, todos os pedidos de uso de fogo controlado em propriedades rurais, solicitados à Sedam não serão atendidos.”

A liderança ouvida pela reportagem reconheceu o aparato mobilizado na operação, mas criticou a falta de uma equipe escalada para proteger a TI Karipuna. “Eles estão ali sobrevoando. Tem fogo? Jogam água, mas, quando apaga o fogo de um lugar, tem em outro. Eles não estão dando conta”, diz.

“Nós [indígenas Karipuna] não temos EPI [equipamento de proteção individual] para tentar apagar o fogo. Por isso é que comunicamos aos órgãos. Muitas pessoas acham que basta levar água e jogar. E não tem água, apesar de estarmos na Amazônia. E, para chegar a esses lugares, que são distantes. Tem que atravessar serras, há muito lugar com mata fechada”, afirma, ao pensar na fumaça que a população inala, mesmo quando a queimada fica mais longe.

A TI Karipuna já ficou entre os dez territórios com mais registros de desmatamento. Somente no intervalo entre 2015 e 2021, o território perdeu 4.754 hectares de vegetação, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Crise hídrica

A seca é um problema acrescentado às invasões, ao crescimento da taxa de desmatamento e aos incêndios, tanto os criminosos como os acidentais, também uma tendência diante do quadro de fatores de desequilíbrio ambiental. Uma medição feita esta semana apontou que o Rio Madeira já apresenta nível abaixo de 1 metro. Em 2023, a marca indicava 2,04 metros.

A mudança no regime de chuvas nos meses de agosto e setembro já abriu os olhos do líder Karipuna faz dois anos. “Na verdade, 10, 15 anos atrás, começava a chover no final de novembro, dezembro e começava a parar em março. Mas, como era para ter chovido em setembro, era para ter chovido e não choveu ainda, em agosto não choveu. Há 10, 15 anos, chovia”, sublinha.

Para a liderança, uma questão que poderia ser revista é o orçamento destinado aos estados do norte, de maneira que todos que estejam em colapso sejam igualmente atendidos. A impressão é que apenas Amazonas e Pará são socorridos “E Rondônia? Não existe?”, questiona. O governo de Rondônia canalizou um montante de R$ 19 milhões para ações de combate às queimadas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Júnior Lopes destaca o papel transformador da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer no #GiroNews

Em entrevista, o secretário compartilha iniciativas e desafios da pasta, evidenciando o impacto social e econômico do esporte e da cultura em Rondônia
L

Educação inclusiva e superação: Lívia Telles e Fábio Saavedra falam sobre inclusão no IFRO no programa Agenda News

A pedagoga Lívia Telles e o escritor Fábio Saavedra discutem o impacto do NAPNE e a importância da educação inclusiva para o desenvolvimento dos estudantes no IFRO
L

Gatinho brasileiro ganha concurso dos melhores gatos do planeta; conheça o Max!

Mas o charme, beleza e carisma de Max não passaram despercebidos. Quando o resultado saiu e Vânia ouviu o nome do animal, não se conteve.
L
Deputado Cássio Gois realizará homenagem histórica aos 200 anos da presença Luterana no Brasil

Deputado Cássio Gois realizará homenagem histórica aos 200 anos da presença Luterana no Brasil

O evento, marcado para esta sexta-feira, 15 de novembro, às 18h, na Câmara Municipal de Cacoal, homenageará a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) por suas contribuições sociais e religiosas. 
L
Geraldo Rufino inspira mais de 600 pessoas em Ji-Paraná com sua história de superação e sucesso

Geraldo Rufino inspira mais de 600 pessoas em Ji-Paraná com sua história de superação e sucesso

Com um carisma contagiante, Geraldo Rufino compartilhou sua trajetória de vida, marcada por desafios e conquistas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jeep amplia e deixa mais potente a linha Commander 2025

SUV pode ser equipado com o novo motor Hurricane e ganhou a versão esportiva Blackhawk
L

Participe do Sorteio Exclusivo do News Rondônia e Concorra a uma Cachaça Premissa Clássica!

Aproveite esta oportunidade única para degustar uma cachaça de alta qualidade. Não perca essa chance!
L

#GiroNews | Entrevista Luciano Brandão – Diretor-presidente da Emater-RO

Nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, às 16h, o programa Giro News traz uma entrevista com Luciano Brandão
L
Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

IFRO inicia inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado 2025/1

As vagas são para os Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena.
L

#InFocoPodcast | Entrevista Jean Deon Schvinder, arquiteto e urbanista

Nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, às 15h, o arquiteto e urbanista Jean Deon Schvinder será entrevistado por Marcelo Régis no In Foco Podcast.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Unificado: sai resultado da autodeclaração de candidatos

Concurso Unificado: sai resultado da autodeclaração de candidatos

Quem discordar da avaliação pode entrar com recurso até quinta-feira
L
Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia

Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia

Inscrições abertas até 05/12/24
L
CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos

CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos

Recurso deve ser inserido na área do candidato no site do certame
L

CNU: sai resultado da prova de títulos

Candidatos podem entrar com recursos até 5 de novembro.
L
Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Esta é a segunda menor taxa de desocupação desde 2012
L
Publicidade

POLÍTICA

Lebrinha visita Triunfo a convite de Silas e se compromete com melhorias para a comunidade

Lebrinha visita Triunfo a convite de Silas e se compromete com melhorias para a comunidade

A visita tinha o por objetivo um debate com a comunidade sobre as necessidades em saúde, educação, infraestrutura e agricultura.
L

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras

A iniciativa irá atender a uma demanda antiga dos moradores e trabalhadores que utilizam diariamente a via.
L

Cristiane Lopes defende PEC 47 Durante Reunião da Bancada Federal de Rondônia com Candidato à Presidência da Câmara

Segundo a parlamentar a PEC 47 sempre foi uma de suas prioridades, sendo também uma das primeiras bandeiras levantas no início do mandato, buscando consolidar avanços para a categoria e para o estado como um todo.
L

Gislaine Lebrinha ressalta compromisso do governo com a educação indígena e comemora avanços

Parlamentar destacou a importância dessa parceria com o governo de Rondônia.
L
Advocacia rondoniense se prepara para eleições da OAB-RO: confira o passo a passo da votação online

Advocacia rondoniense se prepara para eleições da OAB-RO: confira o passo a passo da votação online

O pleito será realizado de forma 100% online.
L
Publicidade

POLÍCIA

Traficante é preso com drogas após cerco do NOA na zona norte

O grupo saiu correndo em direções opostas ao avistarem o helicóptero, que passou a fazer o cerco.
10

Carro invade cruzamento e causa acidente com duas vítimas na zona sul

Uma equipe do BPTRAN sinalizou o local até a chegada da equipe de resgate.
12
Em Ji-Paraná, PRF identifica transporte irregular de aproximadamente 50 m³ de produto florestal

Em Ji-Paraná, PRF identifica transporte irregular de aproximadamente 50 m³ de produto florestal

A carga estava sendo transportada de modo contrário à legislação vigente
10

Casal de adolescentes fica ferido em acidente entre carro e moto

Ambos ficaram feridos e foram socorridos por uma equipe do Corpo de Bombeiros.
12
PF prende em flagrante uma mulher tentando embarcar com skunk no Aeroporto Internacional de Porto Velho

PF prende em flagrante uma mulher tentando embarcar com skunk no Aeroporto Internacional de Porto Velho

A presa partiu de Manaus e tentava embarcar com drogas na mala para Belo Horizonte
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 25 mil alunos de Rondônia comparecem ao segundo dia de provas do Enem

Número supera em 2,6 mil alunos o total de estudantes rondonienses que fizeram as provas do segundo dia do Enem em 2023.
L
Turismo deve faturar R$ 157,74 bilhões na alta temporada de verão

Turismo deve faturar R$ 157,74 bilhões na alta temporada de verão

Os quatro meses representam cerca de 44% da receita anual dos produtos e serviços turísticos.
L
Lucro da Caixa sobe 21,6% e chega a R$ 9,4 bilhões em 2024

Lucro da Caixa sobe 21,6% e chega a R$ 9,4 bilhões em 2024

Despesas de pessoal e administrativas aumentaram 10% no período
L
Brasil terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em partida contra Venezuela

Brasil terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em partida contra Venezuela

Jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo começa às 18h de quinta (14)
L
Comunidade Quilombola de Pimenteiras recebe oficina de turismo cultural e descobre um novo caminho para o desenvolvimento

Comunidade Quilombola de Pimenteiras recebe oficina de turismo cultural e descobre um novo caminho para o desenvolvimento

A instrutora Bruna Fava ministrou uma oficina de Turismo Cultural, promovendo um momento de reflexão e aprendizado sobre as potencialidades turísticas da região.
L
Encontro de Prefeitos e Prefeitas da AROM supera expectativas e reúne mais de 300 participantes em Porto Velho

Encontro de Prefeitos e Prefeitas da AROM supera expectativas e reúne mais de 300 participantes em Porto Velho

O evento reuniu mais de 300 representantes de todos os municípios rondonienses, incluindo prefeitos eleitos, reeleitos, em final de mandato, juntamente com suas equipes técnicas, que debateram e compartilharam boas práticas de administração pública municipal.
L
AROM parabeniza prefeito Gio Damo pela presidência do CIMCERO

AROM parabeniza prefeito Gio Damo pela presidência do CIMCERO

Com esta nova responsabilidade, Gio Damo estará à frente das atividades e ações do CIMCERO durante o biênio 2025-2026, sucedendo o prefeito de São Miguel do Guaporé, Cornélio Duarte, que encerra seu mandato em dezembro.
L
Gestores municipais devem estar atentos à aplicação dos limites mínimos de educação e saúde

Gestores municipais devem estar atentos à aplicação dos limites mínimos de educação e saúde

Neste fim de mandato, as exigências de aplicação de recursos em educação e saúde tornam-se ainda mais desafiadoras, especialmente com as novas diretrizes fiscais e eleitorais.
L
Conceição Evaristo é primeira negra a doar obra à Casa de Rui Barbosa

Conceição Evaristo é primeira negra a doar obra à Casa de Rui Barbosa

Escritora destaca que significado do ato é abrir espaço para outros
L
Criado pelo Brasil, G20 social terá continuidade na África do Sul

Criado pelo Brasil, G20 social terá continuidade na África do Sul

Central Única das Favelas vê oportunidade de fortalecer movimento
L