Com importância emocional e jurídica, o Poder Judiciário de Rondônia entregou certidões de casamento para 12 casais no município de Vale do Anari no último sábado, 14 de setembro. O casamento comunitário foi realizado pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). O evento é resultado da Operação Justiça Rápida Itinerante, que facilita o acesso da população a diversas demandas, entre elas o casamento civil.
Cada detalhe da cerimônia é pensado para tornar a data especial para os noivos, noivas e convidados. Desde a decoração do espaço da cerimônia, até a área para sessão de fotos, a entrada dos casais e a troca de alianças.
Organização que chamou a atenção do casal Adegilson Rodrigues Queiroz e Ediane Pereira. Mesmo casados, com 16 anos de união, eles pediram autorização para participar da cerimônia. “É porque quando eu casei não foi tão bonito assim. Eu achei tudo aqui tão lindo, os enfeites, a organização e eu queria entrar também porque é meu sonho ter uma cerimônia desse jeito”, pontuou Ediane.
Representando o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), o desembargador e presidente do Nupemec, José Antonio Robles, ouviu a história do casal e parabenizou o fortalecimento da união. “É uma alegria celebrar esses 12 casamentos em Vale do Anari e ainda realizar o sonho desse 13º casal que nos pede para participar da celebração. Isso mostra que além de levar cidadania a todos os quadrantes do estado de Rondônia, o Poder Judiciário também realiza sonhos. Apenas em 2024 o Nupemec já entregou mais de 300 certidões de casamento. São direitos conquistados por essas famílias”, comentou o desembargador.
Compartilhando da emoção, o juiz coordenador da operação em Vale do Anari, Matheus Brito Nunes Diniz, lembrou que os casais passaram por triagem e audiência, manifestando a vontade do casamento civil até chegar a noite da celebração. Tudo oferecido de forma gratuita. “É o Poder Judiciário formalizando uniões e garantindo maior segurança jurídica às famílias”, disse.
Além das autoridades do TJRO, o pastor Fabio Gonçalves de Jesus, da Igreja Presbiteriana do Brasil em Vale do Anari, participou da cerimônia.