SÁBADO, 05/10/2024

Lideranças negras destacam atuação política de Leci Brandão

Ela completa 80 anos nesta quinta-feira

Por Guilherme Jerônymo – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Lideranças negras destacam atuação política de Leci Brandão
Fernando Frazão/Agência Brasil

Carioca de Madureira, Leci foi a segunda mulher negra a ser eleita deputada estadual em São Paulo. Atualmente está em seu quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), onde ingressou em 2010, filiada ao PCdoB.

Na casa legislativa atuou nas comissões de Defesa dos Direitos das Mulheres, de Direitos Humanos e foi vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura. Apresentou mais de 100 projetos, 60 dos quais se tornaram leis, a maioria em temas ligados à promoção da igualdade racial, à cultura popular e à defesa das tradições de matriz africana. Hoje exerce também o cargo de Ouvidora da Alesp.

Nesse processo tem apoiado e ajudado a dar destaque a lideranças diversas, no samba, nas religiões de matriz afro, no hip hop e na participação das comunidades de periferias, mas também em organizações não governamentais que constroem a política além dos espaços legislativos, valorizando e qualificando a participação democrática.

Em homenagem aos 80 anos de Leci Brandão, celebrados nesta quinta-feira (12), a Agência Brasil ouviu três lideranças, três mulheres negras, que contaram seus relatos sobre a importância do legado político da artista. Confira:

Nilza Iraci, coordenadora executiva do Instituto Geledés

O papel de Leci na política não se trata apenas do que ela construiu na política institucional, pois ela inaugurou, em sua música, o debate em torno de diversos tabus. Ela cantou – enquanto no mundo ainda havia o Apartheid –, músicas sobre dignidade, sobre cotidiano, que marcaram gerações de mulheres negras. É um enorme desafio falar dessa figura extraordinária, filha deste implacável e não menos generoso orisá, Ogum, e o desafio real é não cair no lugar comum e de clichês da fã para a artista.

Ao pensar nas duas Lecis – a mãe [dona Lecy] e a filha, com y e com i –, nos envolvemos nesse universo abrangente das relações que nos constroem com seus valores, afetividades, e, até por que não, com as nossas singularidades e imperfeições. Temos que romper o mito das guerreiras e ressaltar o papel incrível dessas mulheres negras na nossa formação. Com amor, com respeito e sem o peso que determinadas fantasias nos impõem.

O ponto de inflexão na trajetória da Leci e de tantas de nós, mulheres negras, é que não se trata de um modelo de superação – aliás nem gosto dessa palavra quando associada a nós e à nossa gente. Nunca foi sorte, né Leci? Ogunhê! O que quero ressaltar, é que essa mistura de coragem, ousadia e uma boa dose de brabeza de nossas ancestrais, nos trouxeram até aqui hoje, belas, orgulhosas e potentes.

Sua arte, o seu canto, como instrumento de libertação, nos salvou em momentos muito singulares. Estava presente quando gravou Ombro Amigo, desnudando o preconceito e a solidão contra a comunidade LGBTQIA+, em um momento [que o tema era] tabu. Quando cantou Talento de Verdade e nos resgatou, a todas, do jogo perverso da mulatice misógina e racista, escancarada.

Lembro do show de 40 anos no Ibirapuera em SP, épico, em que Leci, assim como o Zé do Caroço, anunciava novos tempos. Se desenhava ali, um novo desafio para Leci: o da deputada. E o seu novo palco: o político.

Aliás, política essa que já estava fazendo por todas nós na cultura e nas artes. Tornou-se nossa porta-voz, muito nos orgulhando e fazendo aquele mundo branco, cis, hétero, datado e ultrapassado, entender como a arte do samba, essa maestria da cultura popular negra, nos transforma até hoje.

Segue sendo esse legado de esperança que se realiza na defesa da arte, da juventude, de nós mulheres negras, enfim das populações, onde insistem em confundir direitos com meritocracia. A voz e as ações de Leci no parlamento têm feito a diferença para todas nós e nossas comunidades.

Leci vem, em sua trajetória, construindo a participação através de uma organicidade de movimentos sociais suprapartidária. Ela é um exemplo de mulher negra que constrói, há muito tempo, mecanismos de participação política para garantir direitos, se inserindo em espaços fechados para as mulheres, abrindo caminhos.

Ela traz uma pauta consistente sobre quais são as legislações que podem sustentar políticas públicas para a população negra em São Paulo, que não é pequena e é muito representativa para a população negra no Brasil, como um todo.

No caminho contrário, traz uma linguagem que não é muito comum na área da cultura, que é essa linguagem do Legislativo, e com isso constrói a articulação da comunidade com o Legislativo. Além disso, não há nenhum debate nacional no qual ela não esteja presente, em relação às questões raciais – como cotas, como saúde da população negra e da periferia e, especialmente, em relação ao racismo religioso, tema relacionado diretamente às dinâmicas de negação da cultura negra a partir da agressão aos espaços de religião, o que caminha muito próximo e tem em Leci uma liderança importante.

Em relação a seu legado, a juventude vê na sua presença inspiração, chegando aos 80 anos como uma pessoa muito importante para o movimento e suas pautas, junto com outras mulheres, entre as quais destaco Benedita da Silva que, como ela, tem um importante histórico na política partidária e representativa.

Ambas aceleram esse processo de chegada de representantes das novas gerações ligadas às pautas indenitárias e às pautas do movimento negro, aos espaços de poder e resolução. Elas são duas mulheres que possuem trajetórias diferentes, mas que trazem essa questão do enfrentamento às barreiras como algo que não é intransponível, e um legado ancestral do qual são defensoras e estão dispostas a passar adiante.

Isso é muito significativo e se constitui como um legado que ajuda a consolidar trajetórias como a de Marielle Franco e outras mulheres que estão chegando recentemente no campo da política.

Entre suas pautas, na saúde, tem uma estreita relação com as mulheres negras, assim como percepção singular das ferramentas que precisam para ampliar seus direitos e melhorar suas vidas. Sua representatividade faz com que tenha pautas muito assertivas em relação às necessidades dessas populações, com mulheres e suas comunidades. Fala também para diferentes grupos populacionais, como as mulheres negras encarceradas, trabalhadoras e mães.

Jurema Werneck, ativista e diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil

Para falarmos sobre a importância política de Leci temos de dar conta de diferentes camadas da importância dela nesse campo.

Leci está, desde a década de 1960, em público. O surgimento dela na esfera pública se dá em um programa de televisão [A Grande Chance, de Flávio Cavalcante, na TV Tupi]. Aquela figura, a presença dela na televisão como uma vencedora, uma menina negra, franzina, aquilo já tem uma presença política, na minha infância (eu então uma menina negra) muito importante.

A representação e validação de ver ela lá, tão franzina e vencedora, o que isso coloca é muito potente, desse sujeito que a sociedade recusa, mas que se destaca. Isso já tem uma importância política gigantesca.

Ela é vencedora também na construção do processo de uma carreira artística. Lança o foco da comunidade negra, não apenas retratando o cotidiano dessa comunidade, de todos os seus personagens, mas fala de aspectos mais amplos, como dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores, dos diferentes trabalhadores, de sem-terra, de professores, e também de mulheres e de comunidades.

É mais do que uma validação, a presença cultural ela prescreve, ela diz que essa postura é um caminho mais do que válido, necessário.

Leci é uma das primeiras também a falar da pauta LGBT, quando essa sigla nem existia. Ela é realmente grande. Foi também a primeira mulher a ser oficialmente compositora. No cotidiano, nas escolas e rodas, a gente sabe que outras já o faziam, há tempo, mas ela teve registro, teve lá a carteirinha, em uma escola de grande repercussão, que é a Mangueira (em 1972).

Ela sempre se juntou, sempre apoiou as causas sociais. Ela sempre esteve também ao lado das organizações e movimentos. E com tudo isso também aceita concorrer ao parlamento e constrói uma história que só vem crescendo. Precisa ser celebrada, por todas essas camadas.

Nesse caminho ela não quebra arquétipos, rompe estereótipos. Não se imagina que uma mulher negra, lésbica, macumbeira é também parlamentar, compositora, artista. Ela afirma também arquétipos, ela é uma mulher de Ogum, guerreira, que lidera. Como essa mulher negra, lésbica, da periferia carioca, se esperava que fosse lá para trás, que estivesse escondida, mas não, é liderança.

Em relação a seu legado e em relação a como abre caminho, a performance musical dela, o canto e o ritmo, isso já aproxima, já fala com essas novas gerações. Elas já são herdeiras desse tempo em que essa figura faz sentido. Esse é o legado, ela é parte dessa coisa. Diante das novas gerações não há estranhamento em relação ao que ela representa. Ela existe, e com isso torna natural um coletivo de gente que surge e é inconformista.

Outra coisa interessante sobre Leci é que já faz muito tempo ela toca o tambor, o que em muitas casas religiosas é papel de homem. Mesmo nas escolas é uma presença que não tem a proporção necessária, nas baterias, de mulheres. As novas gerações tem isso de forma diferente, como um caminho já aberto, naturalizado por pessoas como ela.

Quando pensamos o papel de Leci na representação política, a própria representação é isso, é trazer para dentro a expressão de um grupo. Ela traz as comunidades negras, os baluartes, o povo de santo. Ela representa essa gente, ela traz para dentro, como presença, e é farol (para as novas gerações, na política), não apenas enunciando o problema, mas caminhando ao lado de outros protagonistas.

Dou o exemplo dos rappers. Ela se juntou a eles, se juntou a gente bem mais jovem que ela, mostrando que é desse jeito que é importante fazer: abrindo espaço para outros protagonistas, os mais afetados pelo problema.

Essa é uma fórmula fundamental. Nos espaços institucionais há sempre salvadores da pátria, enquanto ela partilha luta e trajetória.

Essas pessoas como Leci trazem temas como os que trabalhamos na Anistia [Internacional] desde muito antes de os trabalharmos, como o próprio tema da violência contra os negros nas periferias. Ela ajudou a pautar e legitimar esse tema (da violência), e ela é uma voz muito maior. A legitimidade dessas vozes ajuda a dar o peso que o Brasil precisa dar para esse tema, chegando além de onde as falas de instituições como a Anistia chegam.

Tem uma dimensão fundamental, ainda, na trajetória dela que é a da generosidade. Os políticos profissionais vão cada vez mais voltados para seus interesses particulares. O exemplo dela é fundamental na dimensão do serviço público e para o público. Ela tinha uma carreira de sucesso e foi para a carreira política para somar para uma causa de interesse público, vivendo sua carreira só nos finais de semana, e com isso é exemplo para os outros políticos profissionais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Internacional: Mato Grosso é destaque em Sustentabilidade e Negociação Coletiva na Itália

Internacional: Mato Grosso é destaque em Sustentabilidade e Negociação Coletiva na Itália

Durante o evento em Castellabate, na Itália, reuniram-se diversos especialistas para discutir como esses dois temas interagem e podem contribuir para um desenvolvimento econômico mais justo e responsável.
L
Cabos de energia sem nota fiscal são apreendidos em Ji-Paraná durante fiscalização da Sefin

Cabos de energia sem nota fiscal são apreendidos em Ji-Paraná durante fiscalização da Sefin

A operação, que contou com o apoio da Receita Federal do Brasil, ocorreu após a identificação de ausência de notas fiscais, reforçando a suspeita de prática de sonegação fiscal.
L
Música inédita Mozart é descoberta em biblioteca alemã, após 200 anos

Música inédita Mozart é descoberta em biblioteca alemã, após 200 anos

Os pesquisadores descobriram a obra na biblioteca musical da cidade. Eles organizavam a última edição do catálogo Köchel, o arquivo definitivo das obras musicais de Mozart.
L
Marcos Rocha fortalece a saúde com ampliação no Centro de Medicina Tropical de Rondônia

Marcos Rocha fortalece a saúde com ampliação no Centro de Medicina Tropical de Rondônia

No espaço destinado ao auditório, a estrutura metálica para a cobertura foi concluída, assim como as calhas de drenagem de água.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Pesquisa Quaest confirma Mariana Carvalho vencendo no primeiro turno, com 52% dos votos válidos

Liderando todas as pesquisas, candidata à prefeita da capital pode ganhar eleição neste domingo (6).
L
Saiba como pesquisar o local de votação nas eleições municipais

Saiba como pesquisar o local de votação nas eleições municipais

Consulta pode ser feita pelo site do TSE ou pelo aplicativo e-Título
L
Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões na noite deste sábado

Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões na noite deste sábado

Concurso 2783 será sorteado às 20h
L
Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado

Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado

Download será suspenso pela Justiça Eleitoral amanhã
L

Agenda News: Maratona Fashion – Filmes e Séries para o Fim de Semana

Prepare a pipoca e o guaraná! Se você é apaixonado por moda, confira nossas dicas de produções que capturam o glamour e a criatividade do universo fashion.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho divulga 47 vagas de emprego para esta semana

Os cadastros dos interessados podem ser feitos on-line ou presencialmente.
L

UNIR abre editais para contratação de professores substitutos

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos processos seletivos abertos no momento.
L
Massa salarial dos trabalhadores atinge recorde em agosto, diz IBGE

Massa salarial dos trabalhadores atinge recorde em agosto, diz IBGE

Total de pessoas empregadas foi 102,5 milhões
L
Brasil gerou mais de 235 mil novos postos de trabalho em agosto

Brasil gerou mais de 235 mil novos postos de trabalho em agosto

Saldo foi positivo nos grandes setores e em 27 unidades federativas
L
Corpo de Bombeiros de Rondônia abre Processo Seletivo para Brigadistas Temporários

Corpo de Bombeiros de Rondônia abre Processo Seletivo para Brigadistas Temporários

A medida é parte da resposta às situações de emergência provocadas pela estiagem e pelos incêndios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Candidatos devem ter propostas para conselheiros tutelares

Candidatos devem ter propostas para conselheiros tutelares

Órgãos são autônomos, mas recebem apoio do poder municipal
L
12ª Pesquisa Eleitoral aponta favoritos para cargo de Vereador em Porto Velho

12ª Pesquisa Eleitoral aponta favoritos para cargo de Vereador em Porto Velho

A pesquisa, contratada pela ABC Publicidades e conduzida sob a supervisão da estatística Liliane Gazola, entrevistou 751 cidadãos com idade acima de 16 anos.
L

JUSTIÇA ELEITORAL – Euma Tourinho é condenada três vezes por difamar Mariana Carvalho nas redes sociais

Nesta sexta-feira (04.10), foram três multas seguidas em sentenças contra Tourinho por conta de impulsionamentos de conteúdo negativo contra à campanha da candidata Mariana Carvalho (UNIÃO).
L
Pesquisas Indicam Crescimento Contínuo de Mariana Carvalho e Possibilidade de Vitória no Primeiro Turno

Pesquisas Indicam Crescimento Contínuo de Mariana Carvalho e Possibilidade de Vitória no Primeiro Turno

Candidata a prefeita agradeceu pelo apoio dos portovelhenses.
L
Circuito de pesca em São Francisco e Costa Marques é proposto pela deputada Lebrinha para fomentar o desenvolvimento e sustentabilidade em Rondônia

Circuito de pesca em São Francisco e Costa Marques é proposto pela deputada Lebrinha para fomentar o desenvolvimento e sustentabilidade em Rondônia

Com o rio Guaporé rico em biodiversidade, a região é tradicionalmente conhecida pelos amantes da pesca esportiva e de belezas naturais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista é preso depois de furar sinal vermelho e atropelar motociclista na Jorge Teixeira

Motorista é preso depois de furar sinal vermelho e atropelar motociclista na Jorge Teixeira

De acordo com testemunhas, o motociclista transitava na 7 de Setembro, quando o Gol que seguia na Jorge Teixeira sentido Trevo do Roque furou o sinal vermelho e atropelou a vítima que teve fraturas na perna e braço.
16
Homem é preso após tentar matar desafeto a facada na zona norte

Vítima de atentado a facadas morre no hospital em Porto Velho

Rapaz foi atacado a facadas e golpes de cadeira na cabeça em uma vila de apartamentos na Rua Cecília Meireles, bairro São Sebastião, zona norte da capital na madrugada de hoje.
18
Mulher é presa embriagada após grave acidente entre motos na zona leste

Mulher é presa embriagada após grave acidente entre motos na zona leste

A mulher da outra moto teve apenas escoriações no braço, e no teste do bafômetro constatado resultado de 0,66mg/L, configurando crime de embriaguez.
12
Motociclista fica desacordado após bater em trator na zona leste

Motociclista fica desacordado após bater em trator na zona leste

Motociclista seguia sentido bairro, quando acabou batendo na concha do trator que trabalha nas obras de pavimentação, e caiu inconsciente, sendo amparado por populares até a chegada do Samu.
14
Batida entre motos deixa casal em estado grave na zona leste

Batida entre motos deixa casal em estado grave na zona leste

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi chamada as pressas devido a mulher ter ficado inconsciente e o homem com uma fratura na perna esquerda.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avião da FAB chega ao Líbano para resgatar brasileiros

Avião da FAB chega ao Líbano para resgatar brasileiros

Aeronave pousou em Beirute às 11h22 deste sábado
L
Aeronave do Governo Federal decola rumo ao Líbano para resgate de brasileiros

Aeronave do Governo Federal decola rumo ao Líbano para resgate de brasileiros

Previsão é de que o pouso em Beirute ocorra por volta das 11h de Brasília. Primeira escala da nova operação humanitária no Oriente Médio prevê repatriar 220 brasileiros.
L
Resgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábado

Resgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábado

Operação foi adiada nesta sexta-feira para análise de segurança
L
Gangue haitiana mata ao menos 70 pessoas, incluindo 3 bebês, diz ONU

Gangue haitiana mata ao menos 70 pessoas, incluindo 3 bebês, diz ONU

Outras 16 pessoas ficaram gravemente feridas no ataque
L
Brasil e Dinamarca buscam intensificar parcerias em sustentabilidade

Brasil e Dinamarca buscam intensificar parcerias em sustentabilidade

Rainha dinamarquesa visitou Embrapa Cerrados e teve agenda com Lula
L
Voo da FAB para repatriação de brasileiros decola de Lisboa

Voo da FAB para repatriação de brasileiros decola de Lisboa

Aeronave tem previsão de pousar no Líbano às 11h
L
Homem é preso após tentar matar desafeto a facada na zona norte

Homem é preso após tentar matar desafeto a facada na zona norte

Segundo a PM, a guarnição recebeu denúncias e pedidos de socorro, pois havia um homem matando outro a golpes de faca no local.
16
BPTAR flagra dupla em moto após assalto na zona sul

BPTAR flagra dupla em moto após assalto na zona sul

O criminoso Manoel C. da S. J., ainda tentou se desfazer da bolsa, mas não conseguiu.
12
TSE realiza cerimônia para verificar integridade do sistema eleitoral

TSE realiza cerimônia para verificar integridade do sistema eleitoral

Evento é um procedimento de praxe na véspera da eleição
L