TERÇA-FEIRA, 18/11/2025

“Desinformação sobre vacina segue sem punição”, diz biólogo

Átila Iamarino foi condecorado com medalha Oswaldo Cruz

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

"Desinformação sobre vacina segue sem punição", diz biólogo
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, concederam, nesta quarta-feira (11), a medalha de mérito Oswaldo Cruz por promoção da saúde a 22 pessoas e dez instituições.

Criada na década de 1970, a honraria reconhece personalidades e iniciativas que tenham contribuído com o bem-estar e a saúde física e mental dos brasileiros. Entre os homenageados deste ano, está o biólogo e pesquisador Átila Iamarino (foto), personalidade que ficou nacionalmente conhecida durante a pandemia de covid-19, em 2020, como divulgador das principais informações sobre o coronavírus. Ele acabou se tornando colunista em um grande jornal e um relevante influenciador digital, acumulando milhões de seguidores nas redes sociais.

Naquele momento de crise sanitária, o país mergulhou paralelamente em uma outra epidemia: de desinformação sobre a covid-19, negacionismo sobre a vacina, promoção de tratamentos ineficazes e estímulo a aglomeração em um momento que requeria o máximo de isolamento social possível.

Esses discursos eram vocalizados por integrantes do alto escalão do governo da época, principalmente pelo então presidente Jair Bolsonaro. Na época, mais de 700 mil pessoas morreram em decorrência da doença.

Após quatro anos, mesmo com pandemia controlada depois da vacinação em massa, Iamarino alerta que o país ainda corre o risco de reviver o mesmo efeito mortal das fake news, em caso de uma nova pandemia no futuro.

“A desinformação continua lá, e ela está mais organizada, mais financiada e mais bem amparada para usar redes sociais para promover muita coisa errada. Não só [negação de] vacinas, mas todo o tipo de desinformação climática, científica, sobre direitos humanos”, afirmou à Agência Brasil após a cerimônia de premiação, no Palácio do Planalto.

“Quem promoveu desinformação na covid-19 não sofreu nenhuma punição. Eu não sei te dar o nome de uma pessoa sequer que foi punida por qualquer coisa que falou que fosse antivacina, antisaúde e anticiência. Pelo contrário. Muitas estão eleitas e gozando dos seus direitos felicíssimas. Não tiramos lição da pandemia para garantir que o mesmo não vai acontecer”, acrescentou o pesquisador.

Em discurso após entregar as condecorações, o presidente Lula lembrou do apoio institucional dado por autoridades ao discurso negacionista.

“Eu, sinceramente, nunca pensei viver um momento na história do Brasil em que você tinha uma linguagem oficial do presidente da República, de ministros da Saúde, de médicos com mandato de deputado, de personalidades públicas, tendo a desfaçatez de inventar tantas mentiras contra a vacinação”, afirmou.

A ministra da Saúde comemorou o fato de o país ter revertido a tendência de redução da cobertura vacinal de anos anteriores. “Conseguimos reverter a tendência de queda de 13 das 16 vacinas do calendário infantil. Foi esse esforço que permitiu ao Brasil sair do ranking dos 20 países com mais crianças não vacinadas. Não podemos carregar essas estatísticas jamais. Nada disso teria sido possível sem a contribuição de tantas pessoas e instituições. É isso que dá sentido à medalha Oswaldo Cruz no dia de hoje”, observou.

Edição temática

Na edição deste ano, a medalha do mérito Oswaldo Cruz focou na promoção da vacinação. Entre as pessoas condecoradas está a primeira-dama Janja Lula da Silva, que vem atuando no Movimento Nacional pela Vacinação, ao lado da apresentadora de TV Xuxa Meneghel.

O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mário Moreira, e o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, também foram homenageados. Os institutos foram responsáveis pela produção de dois dos principais imunizantes no auge da pandemia da covid-19.

A empresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e Ivan Baron, pedagogo, influenciador e ativista anticapacitista, foram outros agraciados. Entre as entidades, estão a Agência de Notícias Das Favelas (ANF), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Sociedade Brasileira de Imunizações.

>> Confira a lista de autoridades, personalidades e instituições homenageadas na edição da medalha do mérito Oswaldo Cruz em 2024:

Aparecida dos Santos Bezerra, enfermeira com atuação na saúde indígena e vacinadora no Polo Base Baía da Traição, Paraíba;

Atila Iamarino, biólogo, doutor em microbiologia e pesquisador brasileiro;

Cristiana Maria Toscano Soares, médica, vice-chefe do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do Comitê Crise Covid-19 da UFG;

Daiane Garcia dos Santos, ginasta e embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação do Ministério da Saúde;

Dorinaldo Barbosa Malafaia, deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Vacina da Câmara dos Deputados;

Esper Georges Kallás, diretor do Instituto Butantan;

Fabio Baccheretti Vitor, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass e Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais;

Fernando Zasso Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e diretor de Saúde da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam);

Francisco de Assis De Oliveira Costa, deputado federal e presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados;

Hisham Mohamad Hamida, presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e secretário Municipal de Saúde de Pirenópolis (GO);

Humberto Sérgio Costa Lima, senador da República e presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal;

Ivan Baron, pedagogo, influenciador e ativista anticapacitista potiguar;

Jayme Martins de Oliveira Neto, juiz titular do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e membro da Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP);

José Cassio de Moraes, médico e professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;

Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, empresária;

Margareth Maria Pretti Dalcolmo, pesquisadora e membro da Academia Nacional de Medicina (ANM);

Maria da Graça Xuxa Meneghel, atriz, apresentadora, cantora, empresária e embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação do Ministério da Saúde;

Mario Santos Moreira, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);

Meiruze Sousa Freitas, farmacêutica e diretora da Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);

Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Rosângela Lula da Silva, primeira-dama do Brasil;

Rosileia Maria de Souza, presidente da Associação do Quilombo Lagoinha, no município de Gentio do Ouro, Bahia; e

Sirlene de Fátima Pereira, enfermeira em atuação no Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

Agência de Notícias Das Favelas (ANF);

Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco);

Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn);

Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs);

Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef);

Instituto Todos pela Saúde (ITpS);

Organização Pan-Americana da Saúde (Opas);

Rotary Clubs;

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP);

Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Justiça afasta presidente e diretor do BRB por fraude em títulos

Justiça afasta presidente e diretor do BRB por fraude em títulos

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e o diretor de Finanças e Controladoria, Dario Oswaldo Garcia Júnior, foram afastados temporariamente. A ação está relacionada à Operação Compliance Zero, que combate a emissão de títulos de créditos falsos.
L

ZÉ VEÍCULOS SEMINOVOS na 4ª Edição do Feirão Auto Fácil!

Prepare-se! Está chegando a 4ª Edição do Feirão Auto Fácil, um evento imperdível para você que deseja trocar ou adquirir seu veículo!
L
Clair Obscur: Expedition 33 lidera indicações ao The Game Awards 2025

Clair Obscur: Expedition 33 lidera indicações ao The Game Awards 2025

O RPG “Clair Obscur: Expedition 33” recebeu 12 indicações e lidera a premiação. Ele concorre na categoria Jogo do Ano ao lado de “Hades 2”, “Death Stranding 2”, “Hollow Knight: Silksong” e outros.
L
Entenda a técnica por trás do ‘bebê mais velho do mundo’

Entenda a técnica por trás do ‘bebê mais velho do mundo’

Caso de embriões congelados no tempo nos Estados Unidos entrou para o Livro dos Recordes após nascimento de bebê cujo embrião estava armazenado por três décadas.
L
CNH e placa para ciclomotores com novas regras de 2026

CNH e placa para ciclomotores com novas regras de 2026

Novas normas do Contran para o emplacamento, CNH e uso de capacete para ciclomotores com novas regras de 2026 entram em vigor. Bicicletas elétricas e veículos autopropelidos também são regulamentados.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L

Conexão RH entrevista Helton Vieira nesta terça-feira

Vai ser papo de alto nível sobre saúde, preparo físico, desafios da rotina esportiva e estratégias para alcançar resultados reais.
L
RO decreta ponto facultativo na sexta após Consciência Negra

RO decreta ponto facultativo na sexta após Consciência Negra

Governo de Rondônia define ponto facultativo e suspende expediente nos dias 20 e 21 de novembro.
L
Polícia Civil mira vereador e agentes em Operação Solo Corrompido em RO

Polícia Civil mira vereador e agentes em Operação Solo Corrompido em RO

A Operação Solo Corrompido investiga um esquema de corrupção contra a Administração Pública que envolveria a aprovação de uma lei para o novo cemitério de Ariquemes/RO.
10

Rondônia Reality Show 2025: O primeiro paredão está formado

Silvinha Anterez, Mano João e Natiani Santos estão na berlinda e o público decide quem deixa o reality na quarta-feira
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes destina R$ 300 mil para o Duelo na Fronteira em RO

Cristiane Lopes destina R$ 300 mil para o Duelo na Fronteira em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) destinou uma emenda de R$ 300 mil para o tradicional evento Duelo na Fronteira, em Guajará-Mirim, e parabenizou o Boi-bumbá Malhadinho, campeão da edição.
L
Sofia Andrade cobra plano de contingência após rescisão da coleta de lixo

Sofia Andrade cobra plano de contingência após rescisão da coleta de lixo

Durante sessão na Câmara, a vereadora Sofia Andrade (PL) exigiu que a Prefeitura de Porto Velho apresente um plano de contingência para o serviço de coleta de lixo, afirmando que a crise já está instalada na cidade.
L
UNIR e IFRO lançam livro e debatem Conflitos Agrários em Rondônia

UNIR e IFRO lançam livro e debatem Conflitos Agrários em Rondônia

O evento, que marca os 30 anos do Massacre de Corumbiara, reúne pesquisadores e advogados populares para debater a atualidade da questão agrária, a criminalização da luta pela terra e a violência no campo em Rondônia.
L
DER-RO melhora a RO-490 com encascalhamento e rebaixamento de morros

DER-RO melhora a RO-490 com encascalhamento e rebaixamento de morros

O Governo de Rondônia executa serviços históricos de melhoria na Rodovia-490, que interliga Alto Alegre dos Parecis a distritos da Zona da Mata e facilita o acesso ao Porto Rolim de Moura do Guaporé.
L
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra na administração pública

Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra na administração pública

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto que impede a utilização da linguagem neutra na administração pública federal, estadual e municipal. A nova lei cria a Política Nacional de Linguagem Simples.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Empresário pioneiro de Vilhena morre aos 71 anos

Empresário pioneiro de Vilhena morre aos 71 anos

Idair Antonio Lupatini, fundador da empresa Carrocerias Paraná e pioneiro de Vilhena, faleceu nesta segunda-feira (17) em um hospital particular. O empresário, que enfrentava problemas pulmonares, chegou à cidade em 1979.
18
Manobra brusca na BR-364 causa acidente com barbeiro

Manobra brusca na BR-364 causa acidente com barbeiro

Um barbeiro de Comodoro (MT) se envolveu em um acidente na BR-364, em Diamantino (MT), após o veículo à sua frente realizar uma conversão brusca e sem sinalização. Apesar da colisão intensa, que resultou no capotamento do outro carro, não houve feridos graves.
14
Homem espanca esposa e é preso por violência doméstica em RO

Homem espanca esposa e é preso por violência doméstica em RO

O agressor não aceitou o pedido de separação da esposa, desferiu socos e chutes contra ela e tentou asfixiá-la. O comportamento denunciado à polícia pelo próprio filho revelou o uso e armazenamento de drogas na residência.
16
Ciclista morre na hora após ser atingido por carro na BR-364

Ciclista morre na hora após ser atingido por carro na BR-364

Um homem ainda não identificado morreu na noite desta segunda-feira (17), em Vilhena (RO), após ter sua bicicleta atingida por um carro na BR-364. A vítima não portava documentos no momento do acidente.
18
Assassino é condenado a quase 27 anos por homicídio em Vilhena

Assassino é condenado a quase 27 anos por homicídio em Vilhena

Eduardo B.foi condenado a 26 anos e 10 meses de prisão por homicídio triplamente qualificado em Vilhena, pelo assassinato de Valdivino Soares de Brito em 2024. Ele também atirou no próprio comparsa durante o crime.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: FRANCISCO CARVALHO DA SILVA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Operação do governo de RO leva 255 alunos rurais e ribeirinhos ao Enem

Operação do governo de RO leva 255 alunos rurais e ribeirinhos ao Enem

Com o uso de barcos, ônibus e caminhonetes, a Seduc promoveu uma ampla operação logística em Guajará-Mirim, percorrendo mais de 580 quilômetros para garantir a participação de 255 estudantes rurais e ribeirinhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
L
Agrotec 2025: palestras preparam produtores para novos mercados

Agrotec 2025: palestras preparam produtores para novos mercados

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semagric, divulgou a programação técnica da Agrotec 2025, que irá qualificar produtores da agricultura familiar e agroindústrias para inovar e acessar novos canais de comercialização.
L
Mulher é presa no Fórum de Vilhena ao tentar entregar maconha ao marido réu

Mulher é presa no Fórum de Vilhena ao tentar entregar maconha ao marido réu

A mulher foi flagrada tentando fornecer droga para o marido, que estava no banco dos réus, sendo julgado por homicídio. O flagrante ocorreu durante a inspeção de uma sacola de roupas no Fórum Desembargador Leal Fagundes.
10
Queda de raio na zona rural de Cabixi mata animais e gera prejuízo

Queda de raio na zona rural de Cabixi mata animais e gera prejuízo

Uma forte queda de raio na zona rural de Cabixi resultou na morte de quatro novilhas em um sítio. O prejuízo é estimado em cerca de R$ 20 mil. A proprietária da fazenda presenciou a descarga elétrica.
14
Ladrão que matou bioquímico em MT é preso em Vilhena

Ladrão que matou bioquímico em MT é preso em Vilhena

Um homem de 37 anos, condenado por latrocínio (roubo seguido de morte) na cidade de Comodoro (MT), foi preso em Vilhena (RO) por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-364.
12
Foragido por homicídios em Rondônia é preso em Várzea Grande

Foragido por homicídios em Rondônia é preso em Várzea Grande

Kenedy P., foragido desde 2019, foi preso em Várzea Grande (MT) neste domingo (16). Ele é condenado por um homicídio em 2018 e é acusado de uma tentativa de homicídio em Vilhena, onde atirou no rosto da ex-mulher de um amigo.
16
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.