TERÇA-FEIRA, 08/10/2024

“Desinformação sobre vacina segue sem punição”, diz biólogo

Átila Iamarino foi condecorado com medalha Oswaldo Cruz

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

"Desinformação sobre vacina segue sem punição", diz biólogo
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, concederam, nesta quarta-feira (11), a medalha de mérito Oswaldo Cruz por promoção da saúde a 22 pessoas e dez instituições.

Criada na década de 1970, a honraria reconhece personalidades e iniciativas que tenham contribuído com o bem-estar e a saúde física e mental dos brasileiros. Entre os homenageados deste ano, está o biólogo e pesquisador Átila Iamarino (foto), personalidade que ficou nacionalmente conhecida durante a pandemia de covid-19, em 2020, como divulgador das principais informações sobre o coronavírus. Ele acabou se tornando colunista em um grande jornal e um relevante influenciador digital, acumulando milhões de seguidores nas redes sociais.

Naquele momento de crise sanitária, o país mergulhou paralelamente em uma outra epidemia: de desinformação sobre a covid-19, negacionismo sobre a vacina, promoção de tratamentos ineficazes e estímulo a aglomeração em um momento que requeria o máximo de isolamento social possível.

Esses discursos eram vocalizados por integrantes do alto escalão do governo da época, principalmente pelo então presidente Jair Bolsonaro. Na época, mais de 700 mil pessoas morreram em decorrência da doença.

Após quatro anos, mesmo com pandemia controlada depois da vacinação em massa, Iamarino alerta que o país ainda corre o risco de reviver o mesmo efeito mortal das fake news, em caso de uma nova pandemia no futuro.

“A desinformação continua lá, e ela está mais organizada, mais financiada e mais bem amparada para usar redes sociais para promover muita coisa errada. Não só [negação de] vacinas, mas todo o tipo de desinformação climática, científica, sobre direitos humanos”, afirmou à Agência Brasil após a cerimônia de premiação, no Palácio do Planalto.

“Quem promoveu desinformação na covid-19 não sofreu nenhuma punição. Eu não sei te dar o nome de uma pessoa sequer que foi punida por qualquer coisa que falou que fosse antivacina, antisaúde e anticiência. Pelo contrário. Muitas estão eleitas e gozando dos seus direitos felicíssimas. Não tiramos lição da pandemia para garantir que o mesmo não vai acontecer”, acrescentou o pesquisador.

Em discurso após entregar as condecorações, o presidente Lula lembrou do apoio institucional dado por autoridades ao discurso negacionista.

“Eu, sinceramente, nunca pensei viver um momento na história do Brasil em que você tinha uma linguagem oficial do presidente da República, de ministros da Saúde, de médicos com mandato de deputado, de personalidades públicas, tendo a desfaçatez de inventar tantas mentiras contra a vacinação”, afirmou.

A ministra da Saúde comemorou o fato de o país ter revertido a tendência de redução da cobertura vacinal de anos anteriores. “Conseguimos reverter a tendência de queda de 13 das 16 vacinas do calendário infantil. Foi esse esforço que permitiu ao Brasil sair do ranking dos 20 países com mais crianças não vacinadas. Não podemos carregar essas estatísticas jamais. Nada disso teria sido possível sem a contribuição de tantas pessoas e instituições. É isso que dá sentido à medalha Oswaldo Cruz no dia de hoje”, observou.

Edição temática

Na edição deste ano, a medalha do mérito Oswaldo Cruz focou na promoção da vacinação. Entre as pessoas condecoradas está a primeira-dama Janja Lula da Silva, que vem atuando no Movimento Nacional pela Vacinação, ao lado da apresentadora de TV Xuxa Meneghel.

O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mário Moreira, e o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, também foram homenageados. Os institutos foram responsáveis pela produção de dois dos principais imunizantes no auge da pandemia da covid-19.

A empresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e Ivan Baron, pedagogo, influenciador e ativista anticapacitista, foram outros agraciados. Entre as entidades, estão a Agência de Notícias Das Favelas (ANF), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Sociedade Brasileira de Imunizações.

>> Confira a lista de autoridades, personalidades e instituições homenageadas na edição da medalha do mérito Oswaldo Cruz em 2024:

Aparecida dos Santos Bezerra, enfermeira com atuação na saúde indígena e vacinadora no Polo Base Baía da Traição, Paraíba;

Atila Iamarino, biólogo, doutor em microbiologia e pesquisador brasileiro;

Cristiana Maria Toscano Soares, médica, vice-chefe do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do Comitê Crise Covid-19 da UFG;

Daiane Garcia dos Santos, ginasta e embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação do Ministério da Saúde;

Dorinaldo Barbosa Malafaia, deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Vacina da Câmara dos Deputados;

Esper Georges Kallás, diretor do Instituto Butantan;

Fabio Baccheretti Vitor, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass e Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais;

Fernando Zasso Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e diretor de Saúde da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam);

Francisco de Assis De Oliveira Costa, deputado federal e presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados;

Hisham Mohamad Hamida, presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e secretário Municipal de Saúde de Pirenópolis (GO);

Humberto Sérgio Costa Lima, senador da República e presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal;

Ivan Baron, pedagogo, influenciador e ativista anticapacitista potiguar;

Jayme Martins de Oliveira Neto, juiz titular do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e membro da Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP);

José Cassio de Moraes, médico e professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;

Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, empresária;

Margareth Maria Pretti Dalcolmo, pesquisadora e membro da Academia Nacional de Medicina (ANM);

Maria da Graça Xuxa Meneghel, atriz, apresentadora, cantora, empresária e embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação do Ministério da Saúde;

Mario Santos Moreira, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);

Meiruze Sousa Freitas, farmacêutica e diretora da Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);

Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Rosângela Lula da Silva, primeira-dama do Brasil;

Rosileia Maria de Souza, presidente da Associação do Quilombo Lagoinha, no município de Gentio do Ouro, Bahia; e

Sirlene de Fátima Pereira, enfermeira em atuação no Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

Agência de Notícias Das Favelas (ANF);

Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco);

Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn);

Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs);

Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef);

Instituto Todos pela Saúde (ITpS);

Organização Pan-Americana da Saúde (Opas);

Rotary Clubs;

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP);

Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Servidores do governo de RO participam da Conferência Estadual de Direito Agrário, em Porto Velho

Servidores do governo de RO participam da Conferência Estadual de Direito Agrário, em Porto Velho

O evento visa capacitar e integrar profissionais do Judiciário, advogados e servidores públicos que atuam na regularização fundiária em Rondônia.
L
Dobro da meta: mais de 3.400 estudantes inscrevem-se na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Dobro da meta: mais de 3.400 estudantes inscrevem-se na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

O evento, coordenado pelo Instituto Abradee e viabilizado por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
L
OAB inova em Rondônia com eleição 100% on-line

OAB inova em Rondônia com eleição 100% on-line

O Brasil conta com a OAB para zelar pelo respeito à Constituição, afastando riscos de rupturas democráticas e com a preservação das instituições e dos Poderes da República.
L
MIDR autoriza o repasse de R$ 13,5 milhões para Rondônia

MIDR autoriza o repasse de R$ 13,5 milhões para Rondônia

Recurso será utilizado em ações de resposta a desastres.
L
MIDR lançará linha de microcrédito para agricultura familiar

MIDR lançará linha de microcrédito para agricultura familiar

Iniciativa levará financiamento para pequenas propriedades rurais nas regiões Centro-Oeste e Norte
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Vacina de gotinha contra a poliomielite será substituída por dose injetável, anuncia Ministério da Saúde

Vacina de gotinha contra a poliomielite será substituída por dose injetável, anuncia Ministério da Saúde

A mudança busca aumentar a segurança no combate à polio, seguindo orientações internacionais.
L
Prefeito Hildon Chaves assina ordem de serviço para a construção da Calçada Criativa no Centro Histórico de Porto Velho

Prefeito Hildon Chaves assina ordem de serviço para a construção da Calçada Criativa no Centro Histórico de Porto Velho

Local terá pinturas indígenas retratando as etnias de Rondônia, apresentações artísticas, gastronomia e paisagismo diferenciado
L

#ConexãoRH

Apresentação: Mariana Goedert.
L

Em Porto Velho, três candidatos tiraram menos do que cinco votos

Neste ano, 441 pessoas solicitaram junto à justiça eleitoral candidatura para o cargo de vereador na cidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: notas podem ser consultadas nesta terça-feira a partir das 10h

CNU: notas podem ser consultadas nesta terça-feira a partir das 10h

Resultados das provas do bloco 4 estão suspensos pela Justiça
L

TCE-RO abre inscrição para nova formação de gestores e técnicos da Educação

As inscrições devem ser feitas pelo sistema Sophos, a partir de lista indicada pela própria SEDUC ao Tribunal de Contas. 
L
Concurso dos Correios destina 30% das vagas para negros e indígenas

Concurso dos Correios destina 30% das vagas para negros e indígenas

Editais para analistas e técnicos saem na próxima quarta-feira.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga 47 vagas de emprego para esta semana

Os cadastros dos interessados podem ser feitos on-line ou presencialmente.
L

UNIR abre editais para contratação de professores substitutos

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos processos seletivos abertos no momento.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fernando Máximo destina R$ 600 mil reais para a saúde de Buritis

Fernando Máximo destina R$ 600 mil reais para a saúde de Buritis

O município de Buritis é administrado pelo prefeito Roni Irmãozinho (PDT), principal responsável por promover as políticas públicas no município.
L
Sete cidades elegeram prefeitos indígenas

Sete cidades elegeram prefeitos indígenas

Dados do TSE indicam 214 vereadores eleitos de várias etnias
L

ELEIÇÕES 2024: “Neidinha Suruí” enxerga nos apoiadores uma semente para o futuro

No entanto, nenhum dos eleitos apresentou um compromisso claro com a preservação ambiental, uma questão que o cenário atual deixa evidente como crucial para a sobrevivência futura da capital.
L

Pastor Bruno Luciano é eleito vereador com 2.523 votos

Bruno Luciano, que há décadas atua na vida espiritual e social da cidade, agora terá a oportunidade de expandir sua missão, levando os princípios do Evangelho para a Câmara de Vereadores de Porto Velho.
L

Apenas duas mulheres conseguiram se eleger para a Câmara de Porto Velho: Ellis e Sofia

No pleito do domingo, Ellis obteve 4.034 votos e conquistou a reeleição, por Quociente Partidário (QP). Já Sofia recebeu 3.359 votos, sendo eleita por média.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática prende foragido e comparsa após roubo de iPhones

Força Tática prende foragido e comparsa após roubo de iPhones

A guarnição em patrulhamento avistou a dupla em fuga e depois de abordar, descobriu que eram os autores do roubo. Os suspeitos foram reconhecidos pelas vítimas.
12
Batida entre motos deixa duas mulheres gravemente feridas na zona leste

Batida entre motos deixa duas mulheres gravemente feridas na zona leste

Com a batida uma das vítimas teve fratura na perna e a outra sangramento na boca, ambas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital João Paulo II.
16
Carreta derruba fiação e causa acidente com motociclista

Carreta derruba fiação e causa acidente com motociclista

O rapaz ficou com uma lesão no pescoço e foi socorrido por uma equipe médica do Samu.
14

Casal foge após atropelar mãe e filha na BR-364 em Porto Velho

Segundo testemunhas, as vítimas transitavam de moto, sentido Candeias, quando foram atingidas por trás por um carro e arremessadas para o canteiro central.
14

Hilux invade cruzamento e deixa motociclista com fratura na zona leste

De acordo com testemunhas, a motociclista seguia pela Matrinchã, sentido Rio de Janeiro, quando a Hilux invadiu a preferencial pela Tucunaré e causou a colisão.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: M. INDUSTRIA DE AGUA MINERAL E REFRIGERANTES LTDA – EPP

Licença Ambiental por Declaração (Modo Simplificado)
L
Quase 5 mil mulheres do Norte devem receber o diagnóstico de câncer de mama no biênio 2024/2025

Quase 5 mil mulheres do Norte devem receber o diagnóstico de câncer de mama no biênio 2024/2025

Em alusão ao Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) reforça a importância da adoção de um estilo de vida saudável e outras medidas preventivas.
L
Ações de conscientização e cuidados à saúde são destacadas em abertura da Campanha Outubro Rosa

Ações de conscientização e cuidados à saúde são destacadas em abertura da Campanha Outubro Rosa

Campanha conta com uma programação diversificada, que incluiu a abertura oficial nesta terça-feira (8).
L
Crise Hídrica: produtores rurais são orientados pela Emater à preservação e restauração de nascentes

Crise Hídrica: produtores rurais são orientados pela Emater à preservação e restauração de nascentes

Encontrada pelo produtor rural, a nascente tem uma vazão de 2,7 litros por minuto.
L

Avanços no atendimento à saúde são reconhecidos em avaliação no Hospital João Paulo II

Reconhecimento é resultado das ações do governo de Rondônia para otimizar os atendimentos na unidade de emergência, com foco na melhoria do atendimento à população.
L
Terça-feira tem almoço especial em homenagem ao Dia do Nordestino no Mercado Cultural

Terça-feira tem almoço especial em homenagem ao Dia do Nordestino no Mercado Cultural

R$ 15,00 é o valor do PF de dobradinha, língua de boi com batata cozida, sarapatel ou frango frito, que pode ser misto.
L
Em Porto Velho, atendimento via telemedicina facilita acesso da população aos serviços especializados; saiba como ser atendido

Em Porto Velho, atendimento via telemedicina facilita acesso da população aos serviços especializados; saiba como ser atendido

Desde o início da execução do serviço, em 2022, quase 5 mil atendimentos foram realizados
L
SESI Saúde possui serviço para indústrias com foco em saúde e bem-estar

SESI Saúde possui serviço para indústrias com foco em saúde e bem-estar

Este serviço também poderá ser realizado de forma presencial caso a empresa tenha interesse nesse formato.
L

Pedido de renovação da Licença Municipal de Operação: Auto Posto Patrão Comércio de Combustíveis Ltda

Licença Municipal de Operação do processo nº 1801/00608/2014
L
Rondônia tem 24 ações judiciais por dia devido a cancelamentos de voo, aponta levantamento inédito

Rondônia tem 24 ações judiciais por dia devido a cancelamentos de voo, aponta levantamento inédito

Volume entre janeiro e julho desse ano no estado foi de 4.982 processos novos; no Brasil, acumulado chega a 94 mil casos de consumidores com problemas junto às empresas aéreas
L