SÁBADO, 05/10/2024

Brasil levará ao G20 preocupação com efeito de ondas de calor na saúde

Conferência no Rio reúne mais de 120 institutos de saúde de 100 países

Por Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil levará ao G20 preocupação com efeito de ondas de calor na saúde
Igor Evangelista/MS

A preocupação com os efeitos que ondas de calor causam à saúde humana vai ser levada pelo governo brasileiro para discussões no G20 (Grupo dos 20 países que reúne as maiores economias do mundo). A informação é da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que participou, nesta segunda-feira (9), da conferência que reuniu institutos nacionais de saúde pública, no Rio de Janeiro.

“As ondas de calor têm um efeito bastante forte sobre a saúde, principalmente nas pessoas idosas e com maior vulnerabilidade e para a sociedade como um todo, podendo acarretar problemas não só cardiovasculares e desidratação. São pontos de preocupação e grande alerta”, disse a ministra a jornalistas, após a abertura do encontro.

A conferência marca a primeira reunião dos institutos nacionais de saúde pública no âmbito do G20, que está sob a presidência temporária do Brasil. Ao todo são mais de 120 instituições, presentes em cerca de 100 países. No Brasil, o papel de instituto nacional cabe à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A ministra Nísia Trindade ressaltou que as ondas de calor afetam não somente a saúde humana. “Afetam condições de pesca, condições do ar e tudo isso com o impacto até na possibilidade de um uso racional e sustentável da biodiversidade. É um impacto enorme. Por isso é tão importante a preparação do Brasil nessa agenda tanto no G20 quanto na COP 30 [Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontecerá em novembro de 2025 em Belém]”.

Cada vez mais o Brasil tem vivenciado ondas de calor em diversas regiões, com temperaturas superando 40 graus Celsius (°C). Além disso, o país enfrenta a pior seca em mais de 70 anos, além de focos de incêndio em quase todas as unidades da federação.

Prioridades

A ministra explicou que a preocupação com as ondas de calor faz parte de um dos quatro eixos prioritários da conferência de institutos nacionais de saúde pública: mudanças climáticas e saúde.

Além do eixo mudanças climáticas e saúde, os demais três temas prioritários são: preparação e resposta a emergências de saúde; saúde digital para expansão de acesso à saúde e integração de dados; e equidade no acesso à saúde.

Este último é considerado pela ministra um tema “transversal”, pois está presente em todas as prioridades.

Em relação à preparação para emergências, Nísia acrescentou que há a proposta de uma “aliança para a produção local e regional de vacinas, medicamentos e garantir acesso a esses bens de saúde”.

A conferência acontece até quarta-feira (11) no hotel Rio Othon Palace. No último dia de discussões, os participantes farão uma declaração que será encaminhada aos ministros da Saúde do G20. O objetivo é que as prioridades cheguem até os chefes de Estado.

Conhecimento estratégico

Nísia Trindade ressaltou a importância dos participantes do encontro. “São institutos que reúnem pesquisa, ações de saúde pública, de vigilância em saúde, ou seja, que concentram um conhecimento estratégico para a saúde pública”.

Entre os participantes estão instituições como a Fiocruz e os Centro de Controle de Doenças (CDCs) dos Estados Unidos, China, África e Europa, que têm sido fundamentais na detecção de epidemias.

O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, enfatizou que a realização do evento é um alinhamento com a reinserção do governo brasileiro no contexto internacional, sobretudo, defendendo o multilateralismo.

“Saúde global não pode ser tratada de uma forma individual [apenas dentro de um país]. A Fiocruz está plenamente afinada nisso, fazendo no seu âmbito de atuação os acordos regionais, bilaterais, sempre na perspectiva de uma saúde global”, disse ele, que apontou a América Latina e a África como regiões de grande interesse de cooperação.

Ele anunciou que a Fiocruz, que já tem um escritório em Maputo, capital de Moçambique, caminha para abrir mais três: em Adis Abeba (Etiópia), Lisboa (Portugal) e Washington (Estados Unidos).

Mpox

A ministra Nísia Trindade destacou a presença no evento do CDC – África. O órgão foi o primeiro que, inicialmente, declarou estado de emergência em saúde para mpox no continente africano, na primeira quinzena de agosto. Na sequência, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência global.

Nísia explicou que o foco principal no ministério em relação à doença é “vigilância e acompanhamento dos casos”.

De janeiro a agosto, o Brasil registrou 945 casos confirmados ou prováveis de mpox, segundo a pasta. O número supera o total de todo o ano passado (853).

Ela explicou que a nova variante (1b) que causou a emergência global não foi identificada no Brasil, mas não descartou a chegada do vírus.

“Temos um centro de operação de emergência fazendo monitoramento permanente no Brasil. Até o momento não houve entrada de nenhuma pessoa com essa variante do vírus que causou a emergência”, disse.

No entanto, ela acredita ser possível a chegada da variante: “com a globalização e as viagens, sempre tem um potencial de risco de rápida chegada”.

A ministra considera que a mpox tem potencial menor de disseminação comparada a outras doenças.

“No caso da mpox é diferente de uma doença respiratória, em que a transmissão é muito mais rápida e extensa.”

“Em caso de qualquer sintoma, principalmente lesões de pele, a orientação é buscar imediatamente a unidade de saúde”, orientou.

G20

A presidência brasileira do G20 vai até a reunião de cúpula nos dias 18 e 19 de novembro. O G20 é composto por 19 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, e duas alianças regionais: a União Africana e a União Europeia.

Os integrantes do grupo representam cerca de 85% da economia mundial, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população do planeta. A próxima presidência temporária do grupo caberá à África do Sul.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Internacional: Mato Grosso é destaque em Sustentabilidade e Negociação Coletiva na Itália

Internacional: Mato Grosso é destaque em Sustentabilidade e Negociação Coletiva na Itália

Durante o evento em Castellabate, na Itália, reuniram-se diversos especialistas para discutir como esses dois temas interagem e podem contribuir para um desenvolvimento econômico mais justo e responsável.
L
Cabos de energia sem nota fiscal são apreendidos em Ji-Paraná durante fiscalização da Sefin

Cabos de energia sem nota fiscal são apreendidos em Ji-Paraná durante fiscalização da Sefin

A operação, que contou com o apoio da Receita Federal do Brasil, ocorreu após a identificação de ausência de notas fiscais, reforçando a suspeita de prática de sonegação fiscal.
L
Música inédita Mozart é descoberta em biblioteca alemã, após 200 anos

Música inédita Mozart é descoberta em biblioteca alemã, após 200 anos

Os pesquisadores descobriram a obra na biblioteca musical da cidade. Eles organizavam a última edição do catálogo Köchel, o arquivo definitivo das obras musicais de Mozart.
L
Marcos Rocha fortalece a saúde com ampliação no Centro de Medicina Tropical de Rondônia

Marcos Rocha fortalece a saúde com ampliação no Centro de Medicina Tropical de Rondônia

No espaço destinado ao auditório, a estrutura metálica para a cobertura foi concluída, assim como as calhas de drenagem de água.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saiba como pesquisar o local de votação nas eleições municipais

Saiba como pesquisar o local de votação nas eleições municipais

Consulta pode ser feita pelo site do TSE ou pelo aplicativo e-Título
L
Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões na noite deste sábado

Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões na noite deste sábado

Concurso 2783 será sorteado às 20h
L
Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado

Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado

Download será suspenso pela Justiça Eleitoral amanhã
L

Agenda News: Maratona Fashion – Filmes e Séries para o Fim de Semana

Prepare a pipoca e o guaraná! Se você é apaixonado por moda, confira nossas dicas de produções que capturam o glamour e a criatividade do universo fashion.
L

#EntreLevels | Entrevista Leo Muuhzy – criador de conteúdo mobile

O programa Entre Levels receberá o criador de conteúdo mobile Leo Muuhzy para uma entrevista especial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho divulga 47 vagas de emprego para esta semana

Os cadastros dos interessados podem ser feitos on-line ou presencialmente.
L

UNIR abre editais para contratação de professores substitutos

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos processos seletivos abertos no momento.
L
Massa salarial dos trabalhadores atinge recorde em agosto, diz IBGE

Massa salarial dos trabalhadores atinge recorde em agosto, diz IBGE

Total de pessoas empregadas foi 102,5 milhões
L
Brasil gerou mais de 235 mil novos postos de trabalho em agosto

Brasil gerou mais de 235 mil novos postos de trabalho em agosto

Saldo foi positivo nos grandes setores e em 27 unidades federativas
L
Corpo de Bombeiros de Rondônia abre Processo Seletivo para Brigadistas Temporários

Corpo de Bombeiros de Rondônia abre Processo Seletivo para Brigadistas Temporários

A medida é parte da resposta às situações de emergência provocadas pela estiagem e pelos incêndios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Candidatos devem ter propostas para conselheiros tutelares

Candidatos devem ter propostas para conselheiros tutelares

Órgãos são autônomos, mas recebem apoio do poder municipal
L
12ª Pesquisa Eleitoral aponta favoritos para cargo de Vereador em Porto Velho

12ª Pesquisa Eleitoral aponta favoritos para cargo de Vereador em Porto Velho

A pesquisa, contratada pela ABC Publicidades e conduzida sob a supervisão da estatística Liliane Gazola, entrevistou 751 cidadãos com idade acima de 16 anos.
L

JUSTIÇA ELEITORAL – Euma Tourinho é condenada três vezes por difamar Mariana Carvalho nas redes sociais

Nesta sexta-feira (04.10), foram três multas seguidas em sentenças contra Tourinho por conta de impulsionamentos de conteúdo negativo contra à campanha da candidata Mariana Carvalho (UNIÃO).
L
Pesquisas Indicam Crescimento Contínuo de Mariana Carvalho e Possibilidade de Vitória no Primeiro Turno

Pesquisas Indicam Crescimento Contínuo de Mariana Carvalho e Possibilidade de Vitória no Primeiro Turno

Candidata a prefeita agradeceu pelo apoio dos portovelhenses.
L
Circuito de pesca em São Francisco e Costa Marques é proposto pela deputada Lebrinha para fomentar o desenvolvimento e sustentabilidade em Rondônia

Circuito de pesca em São Francisco e Costa Marques é proposto pela deputada Lebrinha para fomentar o desenvolvimento e sustentabilidade em Rondônia

Com o rio Guaporé rico em biodiversidade, a região é tradicionalmente conhecida pelos amantes da pesca esportiva e de belezas naturais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso após tentar matar desafeto a facada na zona norte

Vítima de atentado a facadas morre no hospital em Porto Velho

Rapaz foi atacado a facadas e golpes de cadeira na cabeça em uma vila de apartamentos na Rua Cecília Meireles, bairro São Sebastião, zona norte da capital na madrugada de hoje.
18
Mulher é presa embriagada após grave acidente entre motos na zona leste

Mulher é presa embriagada após grave acidente entre motos na zona leste

A mulher da outra moto teve apenas escoriações no braço, e no teste do bafômetro constatado resultado de 0,66mg/L, configurando crime de embriaguez.
12
Motociclista fica desacordado após bater em trator na zona leste

Motociclista fica desacordado após bater em trator na zona leste

Motociclista seguia sentido bairro, quando acabou batendo na concha do trator que trabalha nas obras de pavimentação, e caiu inconsciente, sendo amparado por populares até a chegada do Samu.
14
Batida entre motos deixa casal em estado grave na zona leste

Batida entre motos deixa casal em estado grave na zona leste

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi chamada as pressas devido a mulher ter ficado inconsciente e o homem com uma fratura na perna esquerda.
16
Homem é preso após tentar matar desafeto a facada na zona norte

Homem é preso após tentar matar desafeto a facada na zona norte

Segundo a PM, a guarnição recebeu denúncias e pedidos de socorro, pois havia um homem matando outro a golpes de faca no local.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avião da FAB chega ao Líbano para resgatar brasileiros

Avião da FAB chega ao Líbano para resgatar brasileiros

Aeronave pousou em Beirute às 11h22 deste sábado
L
Aeronave do Governo Federal decola rumo ao Líbano para resgate de brasileiros

Aeronave do Governo Federal decola rumo ao Líbano para resgate de brasileiros

Previsão é de que o pouso em Beirute ocorra por volta das 11h de Brasília. Primeira escala da nova operação humanitária no Oriente Médio prevê repatriar 220 brasileiros.
L
Resgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábado

Resgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábado

Operação foi adiada nesta sexta-feira para análise de segurança
L
Gangue haitiana mata ao menos 70 pessoas, incluindo 3 bebês, diz ONU

Gangue haitiana mata ao menos 70 pessoas, incluindo 3 bebês, diz ONU

Outras 16 pessoas ficaram gravemente feridas no ataque
L
Brasil e Dinamarca buscam intensificar parcerias em sustentabilidade

Brasil e Dinamarca buscam intensificar parcerias em sustentabilidade

Rainha dinamarquesa visitou Embrapa Cerrados e teve agenda com Lula
L
Voo da FAB para repatriação de brasileiros decola de Lisboa

Voo da FAB para repatriação de brasileiros decola de Lisboa

Aeronave tem previsão de pousar no Líbano às 11h
L
BPTAR flagra dupla em moto após assalto na zona sul

BPTAR flagra dupla em moto após assalto na zona sul

O criminoso Manoel C. da S. J., ainda tentou se desfazer da bolsa, mas não conseguiu.
12
TSE realiza cerimônia para verificar integridade do sistema eleitoral

TSE realiza cerimônia para verificar integridade do sistema eleitoral

Evento é um procedimento de praxe na véspera da eleição
L
Cármen Lúcia diz que desinformação nas eleições é "cabresto digital"

Cármen Lúcia diz que desinformação nas eleições é “cabresto digital”

Para a ministra, é necessário resgatar a plena liberdade de voto
L