TERÇA-FEIRA, 18/11/2025

Opinião de Primeira: Vai ter música de protesto contra a morte de mais de mil crianças indígenas por fome e doenças, em apenas um ano?

Há que se lembrar que no dia 28 de maio de 2021, o então presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi denunciado pela ONU pela morte de indígenas e pela violência praticada contra as tribos Yanomami e Munduruku.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Foto de criança Yanomami desnutrida virou símbolo da tragédia humanitária vivida pelo povo - Divulgação

Vamos tentar criar uma letra, modesta mas forte, para uma musiquinha que os artistas brasileiros, aqueles que defendiam a Amazônia, mas a abandonaram, agora que ela tanto precisa deles? “Salvem Nossas Crianças Indígenas” seria o título. Na letra, uma menção às mais de mil crianças indígenas que morreram apenas no ano passado. Cinco mortes a cada dois dias também poderia fazer parte da letra que o compositor, em lágrimas, certamente criaria. Há outros detalhes que podem ajudar no refrão: “todas essas mortes foram ou por fome ou por falta de medicamentos básicos, como, por exemplo, um soro que lhes repusesse alguma força vital”. Em um dos versos, poderia-se questionar, mas com todo o cuidado: para que foi criado o Ministério dos Povos Indígenas, comandado pela ministra Sonia Bone de Sousa Silva Santos, também chamada de Sonia Guajajara? Ela é uma das 100 pessoas mais influentes no mundo, segundo a Revista Time. Precisa de mais que isso no currículo? Defensora dos direitos dos povos indígenas, até agora, lamentavelmente, ela não abriu a boca para comentar a perda das 1.040 criancinhas que se foram. Por falta de comida e um pouco de remédio. Não daria uma triste, lamentável, funesta e lúgubre música, ao menos para homenagear a memória de tantas pequenas vidas que se foram?

Há que se lembrar que no dia 28 de maio de 2021, o então presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi denunciado pela ONU pela morte de indígenas e pela violência praticada contra as tribos Yanomami e Munduruku. Na época, a denúncia foi assinada por oito relatores especiais da ONU, apontando para a existência de uma preocupação internacional sobre o que “aparenta ser violações de normas e padrões internacionais”.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e associações indígenas denunciaram e pediram “mobilização” de instâncias internacionais “para a proteção dos povos indígenas em situação mais vulnerável”. Documento encaminhado ao então governo do Brasil cobrava explicações sobre o aumento da violência contra os indígenas. A carta foi assinada por importantes “relatores” da ONU e alertava para a existência de uma preocupação internacional sobre o risco que viviam algumas tribos. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e outras “entidades de base” denunciaram o caso à ONU. Agora, foram registradas 1.040 mortes de crianças indígenas entre zero e quatro anos de idade em 2023, um número estarrecedor, o maior atingido neste século. As informações são do relatório “Violência contra os Povos Indígenas no Brasil”, com dados de 2023 e feito pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Nem uma palavra do governo brasileiro. Nem um só lamento da ministra Guajajara ou das ONGs que juram falar em nome dos índios. Nem um apoio dos “relatores especiais da ONU”. Quem sabe uma música dos nossos artistas, tão apaixonados pela Amazônia, não seria um bom réquiem para tantas vítimas inocentes?


MARQUETEIROS DE EUMA A TIRARAM DA MESMICE DE UMA DISPUTA MORNA E CRIARAM UMA CAMPANHA POLÊMICA

Ah, vai dar polêmica! Na contramão dos que acham que a candidata à Prefeitura de Porto Velho, Euma Tourinho, exagerou na sua propaganda eleitoral gratuita, há questões que precisam ser analisadas. Em primeiro lugar, não se pode viver de hipocrisia. Não há anjos numa campanha eleitoral. Cada candidato procura seu espaço. Portanto, os marqueteiros de Euma decidiram tirar sua contratante do marasmo e da mesmice e torná-la mais conhecida, mesmo que em meio a críticas e polêmicas, que vieram muito mais dos seus adversários. Qual a alternativa? Fazer uma propaganda morna, cheia de termos politicamente corretos, que nada mexeria com os índices ainda baixos da candidata e a colocaria na vala comum daqueles que ela apontou, em vídeo, como “não têm chance nenhuma”? Ora, nesse momento, a única meta de Euma, seu alvo prioritário, é crescer nas pesquisas, passar Léo Moraes e ir para um segundo turno contra Mariana Carvalho, se é que haverá segundo turno. Se não fizesse isso, a juíza aposentada ficaria no meio do caminho entre os que estão de passagem e os que cairão no esquecimento do eleitorado. A tática criada, de tentar torná-la capaz de derrotar Mariana num segundo turno, como a mais forte opositora, pode até não dar certo, mas que foi inteligente e criativa, isso foi! Candidato com posições sem destaque nas pesquisas não muda de lugar sem ser notado. O marketing de Euma está fazendo sua candidata ser lembrada. Se isso vai dar certo ou não, saberemos depois que as urnas forem abertas, ou antes, em novas pesquisas feitas depois do horário eleitoral. Mas criticar a estratégia como se todos tivessem que ser santos numa campanha é apenas defender a tradicional hipocrisia.


CÉSAR CASSOL APONTA UNIÃO DE FORÇAS ENTRE UNIÃO, ESTADO, PREFEITURAS E POPULAÇÃO PARA ACABAR COM OS INCÊNDIOS

Ao contrário de informações oficiais, as queimadas na área de fronteira da Bolívia não são tão significativas para causar toda a fumaça que está atingindo Rondônia e principalmente sua capital. A afirmação é do megaempresário César Cassol, que tem fazendas com plantações além do outro lado do rio Mamoré, que nos separa do lado boliviano. César vai mais longe: tem como controlar os incêndios em Rondônia, desde que montada uma estratégia que envolva forças do governo federal, do governo do Estado e das prefeituras. “Vamos combater o fogo em Rondônia unindo forças. Por terra, com ações do Corpo de Bombeiros e DER, juntamente com apoio das prefeituras. Também temos que cobrar do governo federal para mandar aviões e helicópteros para a guerra contra o fogo por via aérea. Precisamos também mobilizar a população para que ela participe ativamente desse esforço. É caso de urgência e emergência. O DER precisa ser acionado para abrir acessos e fazer os aceiros, operações usadas no combate aos incêndios, isolando as áreas onde há fogo. E precisamos de caminhões-pipa para acompanhar os que têm tanques com água. Há necessidade de um esforço conjunto, de todos, mas já. Passou a hora de se agir”, resume, com suas sugestões, um dos maiores empresários de Rondônia. Todas as sugestões dele, aliás, já foram encaminhadas às autoridades competentes.


MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA DA UNIÃO E ESCUDO COLETIVO SE UNEM EM AÇÕES CONTRA O CAOS AÉREO EM RONDÔNIA

Mais uma batalha, mais uma ação conjunta: Ministério Público de Rondônia, Defensoria Pública da União (DPU) e a nova entidade de defesa do consumidor, o “Escudo Coletivo”, liderado pelo advogado Gabriel Tomasete, uniram forças para ampliar a luta contra o caos aéreo que se abateu sobre nosso Estado há longo tempo. O Ministério Público estadual, aliás, ingressou com ação civil pública contra as empresas em junho do ano passado, mas até agora não houve uma decisão que pudesse acabar com o problema. Agora, com uma integração de ações com o recém-criado Instituto Escudo Coletivo e o ingresso de uma entidade nacional, a Defensoria Pública da União, abrem-se novas possibilidades para combater nosso isolamento aéreo, agravado ainda mais com a temporada de queimadas e fumaça, que fecharam várias vezes nosso aeroporto, cancelando mais de 40 voos em poucos dias. As alternativas judiciais se ampliam, enquanto a pressão política contra a Anac e as aéreas também cresce. A deputada federal Cristiane Lopes, por exemplo, continua pressionando para que o projeto que abre voos na nossa região para empresas estrangeiras seja aprovado com a maior brevidade. Por enquanto, está vencendo o lobby das empresas que nos atendem muito mal, mas não aceitam concorrência.


BOLSONARO VAI A JI-PARANÁ DIA 25, PARA TENTAR REVERTER LIDERANÇA DE ISAU E ELEGER O DEPUTADO AFFONSO CÂNDIDO

Bolsonaro vem aí! Desde 22 de fevereiro de 2022, quando ainda na Presidência da República, ele esteve em Porto Velho, para um encontro binacional com o então presidente Pedro Castillo, do Peru. O candidato que teve mais de 70% dos votos na última eleição presidencial não pisa em terras rondonienses. Ele mesmo confirmou, através de vídeo nas redes sociais, que estará em Ji-Paraná, no próximo dia 25, uma quarta-feira. Sua presença é considerada decisiva para a campanha do candidato do seu partido, o PL, na disputa pela Prefeitura da segunda maior cidade do Estado. O deputado estadual Affonso Cândido, segundo as pesquisas, estaria em torno de 10 a 12 pontos percentuais atrás do atual prefeito, Isau Fonseca, do União Brasil, apoiado pelo PP e outros partidos. Ou seja, os dois principais candidatos representam siglas da direita ou do centro-direita. Desde que deixou o comando do país, Jair Bolsonaro tem percorrido dezenas de cidades de todas as regiões brasileiras, sempre sendo recebido por grande público, quando não multidões e ovacionado por onde passa. Um dos rondonienses mais próximos a ele, o empresário Bruno Scheid, certamente teve importância decisiva ao colocar Ji-Paraná na carregada agenda de Bolsonaro. Na cidade, ele encontrará aliados antes muito próximos, como a deputada federal Silvia Cristina, de quem é amigo, em palanque adversário. Bolsonaro é a grande esperança de Affonso Cândido para reverter o quadro da eleição municipal.


APENAS 30 DOS 81 SENADORES CONFIRMAM QUE VOTARIAM PELO IMPEACHMENT DO MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES

Seria uma injustiça acusar de covarde apenas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, como o único responsável pelo não andamento de processos de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, por medidas exageradas e inconstitucionais que ele tem tomado. Apenas 37% dos 81 senadores votariam a favor da medida, mesmo que ela fosse colocada em votação. Os demais (incluindo-se aí praticamente todos os que apoiam o atual governo, como o rondoniense Confúcio Moura) ou disseram claramente que votariam contra o impeachment ou estão lavando as mãos, preferindo não se pronunciar. Dos 81 senadores, apenas 30 declaram abertamente que são favoráveis à retirada, por fórceps e pelo próprio Senado, do superhipertri ministro, hoje a figura mais poderosa do país. Muitos dos que estão silentes (porque há que se respeitar os que abriram seu voto a favor de Moraes, pela coragem) têm o rabo preso, com sérios rolos. Dos que são a favor do impeachment, destacam-se os dois rondonienses do PL, os senadores Jaime Bagattoli e Marcos Rogério. Os outros 28 são: Marcos Pontes, Beto Martins, Carlos Portinho, Cleitinho, Damares Alves, Eduardo Girão, Esperidião Amin, Flávio Azevedo, Flávio Bolsonaro, Hamilton Mourão, Izalci Lucas, Jorge Seif, Luis Carlos Heinze, Magno Malta, Márcio Bittar, Marcos do Val, Plínio Valério, Rosane Martinelli, Stevenson Valentin, Wilder Morais, Alan Rick, Sérgio Moro, Tereza Cristina, Vanderlan Cardoso, Zequinha Marinho, Castellar Neto, Jorge Kajuru e Nelsinho Trad. Nesta relação, a única dúvida é Kajuru, que um dia toma uma posição e no outro a muda.


OS SETE CANDIDATOS À PREFEITURA DE PORTO VELHO SERÃO SABATINADOS PELOS DINOSSAUROS, A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA

Cinco dias nesta semana que inicia. Dois dias na próxima. Os sete candidatos à Prefeitura de Porto Velho serão a atração principal da série de sabatinas que a SICTV/Record e a Rádio Parecis FM transmitirão ao vivo, simultaneamente, a partir desta segunda-feira, sempre no horário das 17h45. Os dinossauros Everton Leoni, Beni Andrade, Jorge Peixoto e Sérgio Pires vão fazer as perguntas para os concorrentes na capital. O programa terá também atrações inovadoras, como perguntas dos demais candidatos ao personagem que está sendo sabatinado. Terá muito mais, mas a emissora prefere guardar como surpresa para os telespectadores e ouvintes. As sabatinas realizadas pelo Grupo SIC têm sido consideradas de grande importância para o contexto da disputa eleitoral. Nelas, os candidatos não só apresentam seus planos e propostas, mas também se desnudam perante os que acompanham a atração, respondendo sempre questões que o próprio público gostaria de fazer. A série começa com a candidata Euma Tourinho, do MDB, nesta segunda, dia 9. Na terça, dia 10, será a vez de Mariana Carvalho, do União Brasil e mais onze partidos aliados. Dia 11, quarta-feira, será a vez de Samuel Costa, da Rede; na quinta, dia 12, Ricardo Frota, do Partido Novo; dia 13, sexta-feira, Benedito Alves, do Solidariedade; na outra segunda, dia 16, Léo Moraes, do Podemos; e encerra na terça, dia 17, com Célio Lopes. Agende aí, para não perder nada e ter informações suficientes para ajudar você a decidir em quem vai votar no 6 de outubro.


CRESCIMENTO DA ECONOMIA IGUAL À CHINA E MAIS DE 18 MIL EMPRESAS EM OITO MESES: RONDÔNIA SÓ CRESCE

A frase do presidente do Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Wilber Coimbra, de que Rondônia está crescendo mais que o ritmo chinês, dá uma ideia de como a economia rondoniense está se expandindo. A previsão de um aumento de arrecadação na faixa de 4,3% para o ano que vem é o resultado de uma série de medidas para que, mesmo com todas as dificuldades da economia, continuemos crescendo bem acima dos índices nacionais. Um exemplo claro neste contexto é o número impressionante de 18.580 novas empresas abertas em apenas oito meses deste ano (janeiro a agosto), segundo dados oficiais da Junta Comercial do Estado. Já são 4.626 negócios a mais desde o fechamento do balanço do primeiro semestre deste ano. O crescimento é de 2,28% em relação aos oito primeiros meses do ano passado. Desde 2019, até agosto passado, foram abertas 136.872 novas empresas em Rondônia, gerando empregos e renda, comemora o governador Marcos Rocha. “A velocidade do crescimento econômico impressiona e reflete na melhoria da qualidade de vida da população”, comemora. Para Rocha, as condições favoráveis criadas por seu governo têm ajudado os negócios a prosperar. Nossa economia vai muito bem, incluindo o crescimento das exportações, com nossos produtos chegando a cada vez mais países.


PACELE ATUA NOS DISTRITOS, COM ILUMINAÇÃO A LED E TAMBÉM ACOMPANHA AQUISIÇÃO DE CAMINHÕES PARA COMBATE ÀS QUEIMADAS

O vereador Márcio Pacele, que acumula a presidência da Câmara Municipal de Porto Velho com suas ações para beneficiar a comunidade, está atuando em várias frentes nessa missão de intermediar benefícios da Prefeitura da Capital para a população. Uma delas foi comemorar a troca de lâmpadas antigas pelas de LED no distrito de Vista Alegre do Abunã, como, aliás, já tinha conquistado para Nova Califórnia e Extrema. Outro resultado positivo do trabalho do edil foi conseguir melhorias para o trânsito da Avenida Alexandre Guimarães e do Beco da Lapa, no Jardim Santana. Por fim, na batalha diária em busca de melhorias para a coletividade porto-velhense, ele se reuniu com o secretário da Semusb para garantir a contratação de caminhões-pipa. O objetivo é combater a escassez de água, poeira e queimadas durante o verão amazônico. Segundo Márcio Pacele, a iniciativa dos caminhões-pipa visa não apenas fornecer água potável às famílias da região, mas também reduzir os efeitos das queimadas e da poeira, que têm causado grande desconforto e prejuízos à saúde dos moradores. O secretário Cleberson Pacheco informou que a contratação está em fase final, e os caminhões devem estar disponíveis até o dia 15 deste mês, com prioridade para atender a Ponta do Abunã e os distritos mais afetados pela estiagem e queimadas.


PERGUNTINHA

Na sua opinião, mesmo que comprovada alguma ilegalidade feita pelo agora demitido ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida, como as denúncias de assédio sexual contra várias mulheres, o peso da lei cairá sobre ele com a mesma força que cairia se ele não tivesse sido um dos nomes mais importantes do atual governo?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Justiça afasta presidente e diretor do BRB por fraude em títulos

Justiça afasta presidente e diretor do BRB por fraude em títulos

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e o diretor de Finanças e Controladoria, Dario Oswaldo Garcia Júnior, foram afastados temporariamente. A ação está relacionada à Operação Compliance Zero, que combate a emissão de títulos de créditos falsos.
L

ZÉ VEÍCULOS SEMINOVOS na 4ª Edição do Feirão Auto Fácil!

Prepare-se! Está chegando a 4ª Edição do Feirão Auto Fácil, um evento imperdível para você que deseja trocar ou adquirir seu veículo!
L
Clair Obscur: Expedition 33 lidera indicações ao The Game Awards 2025

Clair Obscur: Expedition 33 lidera indicações ao The Game Awards 2025

O RPG “Clair Obscur: Expedition 33” recebeu 12 indicações e lidera a premiação. Ele concorre na categoria Jogo do Ano ao lado de “Hades 2”, “Death Stranding 2”, “Hollow Knight: Silksong” e outros.
L
Entenda a técnica por trás do ‘bebê mais velho do mundo’

Entenda a técnica por trás do ‘bebê mais velho do mundo’

Caso de embriões congelados no tempo nos Estados Unidos entrou para o Livro dos Recordes após nascimento de bebê cujo embrião estava armazenado por três décadas.
L
CNH e placa para ciclomotores com novas regras de 2026

CNH e placa para ciclomotores com novas regras de 2026

Novas normas do Contran para o emplacamento, CNH e uso de capacete para ciclomotores com novas regras de 2026 entram em vigor. Bicicletas elétricas e veículos autopropelidos também são regulamentados.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L

Conexão RH entrevista Helton Vieira nesta terça-feira

Vai ser papo de alto nível sobre saúde, preparo físico, desafios da rotina esportiva e estratégias para alcançar resultados reais.
L
RO decreta ponto facultativo na sexta após Consciência Negra

RO decreta ponto facultativo na sexta após Consciência Negra

Governo de Rondônia define ponto facultativo e suspende expediente nos dias 20 e 21 de novembro.
L
Polícia Civil mira vereador e agentes em Operação Solo Corrompido em RO

Polícia Civil mira vereador e agentes em Operação Solo Corrompido em RO

A Operação Solo Corrompido investiga um esquema de corrupção contra a Administração Pública que envolveria a aprovação de uma lei para o novo cemitério de Ariquemes/RO.
10

Rondônia Reality Show 2025: O primeiro paredão está formado

Silvinha Anterez, Mano João e Natiani Santos estão na berlinda e o público decide quem deixa o reality na quarta-feira
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes destina R$ 300 mil para o Duelo na Fronteira em RO

Cristiane Lopes destina R$ 300 mil para o Duelo na Fronteira em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) destinou uma emenda de R$ 300 mil para o tradicional evento Duelo na Fronteira, em Guajará-Mirim, e parabenizou o Boi-bumbá Malhadinho, campeão da edição.
L
Sofia Andrade cobra plano de contingência após rescisão da coleta de lixo

Sofia Andrade cobra plano de contingência após rescisão da coleta de lixo

Durante sessão na Câmara, a vereadora Sofia Andrade (PL) exigiu que a Prefeitura de Porto Velho apresente um plano de contingência para o serviço de coleta de lixo, afirmando que a crise já está instalada na cidade.
L
UNIR e IFRO lançam livro e debatem Conflitos Agrários em Rondônia

UNIR e IFRO lançam livro e debatem Conflitos Agrários em Rondônia

O evento, que marca os 30 anos do Massacre de Corumbiara, reúne pesquisadores e advogados populares para debater a atualidade da questão agrária, a criminalização da luta pela terra e a violência no campo em Rondônia.
L
DER-RO melhora a RO-490 com encascalhamento e rebaixamento de morros

DER-RO melhora a RO-490 com encascalhamento e rebaixamento de morros

O Governo de Rondônia executa serviços históricos de melhoria na Rodovia-490, que interliga Alto Alegre dos Parecis a distritos da Zona da Mata e facilita o acesso ao Porto Rolim de Moura do Guaporé.
L
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra na administração pública

Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra na administração pública

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto que impede a utilização da linguagem neutra na administração pública federal, estadual e municipal. A nova lei cria a Política Nacional de Linguagem Simples.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Idoso é atacado por cachorros e fica gravemente ferido

Idoso é atacado por cachorros e fica gravemente ferido

Um homem de 67 anos foi atacado e mordido por dois cães na rua em Comodoro (MT), cidade na divisa com Rondônia. Os animais, que haviam fugido da casa dos donos, foram contidos pela Polícia Militar e recolhidos.
12
Empresário pioneiro de Vilhena morre aos 71 anos

Empresário pioneiro de Vilhena morre aos 71 anos

Idair Antonio Lupatini, fundador da empresa Carrocerias Paraná e pioneiro de Vilhena, faleceu nesta segunda-feira (17) em um hospital particular. O empresário, que enfrentava problemas pulmonares, chegou à cidade em 1979.
18
Manobra brusca na BR-364 causa acidente com barbeiro

Manobra brusca na BR-364 causa acidente com barbeiro

Um barbeiro de Comodoro (MT) se envolveu em um acidente na BR-364, em Diamantino (MT), após o veículo à sua frente realizar uma conversão brusca e sem sinalização. Apesar da colisão intensa, que resultou no capotamento do outro carro, não houve feridos graves.
14
Homem espanca esposa e é preso por violência doméstica em RO

Homem espanca esposa e é preso por violência doméstica em RO

O agressor não aceitou o pedido de separação da esposa, desferiu socos e chutes contra ela e tentou asfixiá-la. O comportamento denunciado à polícia pelo próprio filho revelou o uso e armazenamento de drogas na residência.
16
Ciclista morre na hora após ser atingido por carro na BR-364

Ciclista morre na hora após ser atingido por carro na BR-364

Um homem ainda não identificado morreu na noite desta segunda-feira (17), em Vilhena (RO), após ter sua bicicleta atingida por um carro na BR-364. A vítima não portava documentos no momento do acidente.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: FRANCISCO CARVALHO DA SILVA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Ieda Chaves pede veículo para transporte de pacientes renais em RO

Ieda Chaves pede veículo para transporte de pacientes renais em RO

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou uma indicação ao Governo de Rondônia para a aquisição de um veículo de sete lugares, visando garantir o transporte seguro e regular de pacientes de Espigão do Oeste que realizam hemodiálise em outras cidades.
L
Operação do governo de RO leva 255 alunos rurais e ribeirinhos ao Enem

Operação do governo de RO leva 255 alunos rurais e ribeirinhos ao Enem

Com o uso de barcos, ônibus e caminhonetes, a Seduc promoveu uma ampla operação logística em Guajará-Mirim, percorrendo mais de 580 quilômetros para garantir a participação de 255 estudantes rurais e ribeirinhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
L
Agrotec 2025: palestras preparam produtores para novos mercados

Agrotec 2025: palestras preparam produtores para novos mercados

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semagric, divulgou a programação técnica da Agrotec 2025, que irá qualificar produtores da agricultura familiar e agroindústrias para inovar e acessar novos canais de comercialização.
L
Assassino é condenado a quase 27 anos por homicídio em Vilhena

Assassino é condenado a quase 27 anos por homicídio em Vilhena

Eduardo B.foi condenado a 26 anos e 10 meses de prisão por homicídio triplamente qualificado em Vilhena, pelo assassinato de Valdivino Soares de Brito em 2024. Ele também atirou no próprio comparsa durante o crime.
12
Mulher é presa no Fórum de Vilhena ao tentar entregar maconha ao marido réu

Mulher é presa no Fórum de Vilhena ao tentar entregar maconha ao marido réu

A mulher foi flagrada tentando fornecer droga para o marido, que estava no banco dos réus, sendo julgado por homicídio. O flagrante ocorreu durante a inspeção de uma sacola de roupas no Fórum Desembargador Leal Fagundes.
10
Queda de raio na zona rural de Cabixi mata animais e gera prejuízo

Queda de raio na zona rural de Cabixi mata animais e gera prejuízo

Uma forte queda de raio na zona rural de Cabixi resultou na morte de quatro novilhas em um sítio. O prejuízo é estimado em cerca de R$ 20 mil. A proprietária da fazenda presenciou a descarga elétrica.
14
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.