O fortalecimento de políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, foi tema do encontro entre o governo de Rondônia e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), na quinta-feira (5), no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho. A visita institucional reforçou a parceria do governo federal para aprimorar programas estaduais que dão suporte a outras iniciativas sociais desenvolvidas pela gestão atual.
Durante a reunião, foram mencionados programas estaduais que são frutos de políticas públicas construídas nos últimos anos, a exemplo do Programa Prato Fácil, que já disponibilizou mais de 3 milhões de refeições pelo preço de R$ 2,00. Além de programas de destaques, como Mamãe Cheguei, voltado às mulheres gestantes e o Crescendo Bem, que disponibiliza auxílio financeiro para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Outro programa lançado recentemente, o Vencer, foi trazido ao centro do encontro por ser referência no fortalecimento e autonomia dos indivíduos e famílias, a partir da qualificação e capacitação profissional. O programa oferece assistência temporária a cada beneficiário, no valor de R$ 200,00 por mês, e kits profissionais para ajudá-los a começar a trabalhar. Todas as iniciativas são coordenadas pela Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas).
Na ocasião, o titular do MDS, o ministro Wellington Dias se solidarizou com a crise hídrica enfrentada pelo estado de Rondônia e concordou em manter assistência social do ministério em benefício da população que passa por esse período. O assunto foi discutido entre as autoridades presentes, incluindo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), reforçando outras ações integradas que fazem parte do comitê coordenado pelo Executivo rondoniense.