SEXTA-FEIRA, 11/10/2024

Conflito pela terra é causa de um terço das mortes de quilombolas

Em cinco anos, foram registrados 46 assassinatos, mostra relatório

Por Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Conflito pela terra é causa de um terço das mortes de quilombolas
Incra/Divulgação

De janeiro de 2019 a julho de 2024, 46 quilombolas foram assassinados em 13 estados do país. Além disso, de acordo com relatório da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), cerca de um terço dos casos tinha como contexto a disputa pela terra (34,7%).

O levantamento mostra também que em 29 dos registros (63%) as vítimas foram mortas com arma de fogo. Nesses casos, a Conaq destaca que muitas vítimas foram executadas com tiros na nuca ou na cabeça.

Outras duas partes chamam a atenção, pela brutalidade empregada: a de mortes provocadas por força física puramente, com golpes no corpo da vítima, como socos e chutes, e a de uso de maquinário pesado, que envolveram quatro e dois casos, respectivamente.

No que diz respeito à autoria dos crimes, aproximadamente metade (48%) dos suspeitos ou responsáveis identificados era ex-companheiros (21,2%), familiares ou conhecidos das vítimas (14,8%), vizinhos/posseiros/proprietários das terras em disputa (12,7%), membro de organização criminosa (6,38%), assaltante (4,26%) e policiais militares/agentes penitenciários (4,26%). As últimas categorias, conforme a Conaq, sugerem que diversos assassinatos foram encomendados.

Os estados que mais perderam quilombolas foram o Maranhão (14), a Bahia (10) e o Pará (4). Alagoas, Minas Gerais e Pernambuco tiveram três casos cada, assim como Goiás e o Tocantins, cada um com dois, e o Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, todos com um assassinato.

Ao comentar os dados apurados, a Conaq distingue como “situações de violência sistemática com assassinatos em série” homicídios ocorridos na região da Baixada Maranhense (Cedro, Fleixeiras, Santo Antonio) e nos quilombos de Rio dos Macacos e Pitanga dos Palmares, na Bahia. Outra situação de desumanidade, lembrada pela organização, foi a chacina que vitimou pessoas de uma mesma família, em novembro do ano passado em Jeremoabo, na Bahia.

O documento ainda revela que quatro em cada dez vítimas (42%) eram lideranças ou pessoas vinculadas a elas. Uma informação adicional sobre o perfil das pessoas que perderam a vida é a sua idade média, de 45 anos, o que mostra as dinâmicas de militância e de transmissão de conhecimento.

“Querendo ou não, é a juventude que mais toma a frente. Falo jovem como adulto de 30, 40, 50 anos. Porque os nossos ancestrais, os nossos mais velhos têm mais locais de orientação, instrução, espiritualidade e raramente estão ali na primeira linha que vai para o embate, que busca, sai da comunidade, que tem acesso a informações e tecnologias. Isso é um fator determinante”, explica Holdry Oliveira, liderança quilombola da comunidade Carrapatos da Tabatinga, em Minas Gerais.

“O principal impulsionador dos assassinatos de quilombolas é o conflito pela terra (aproximadamente 35% dos casos), seguido da violência doméstica/familiar (aproximadamente 24% dos casos). Nos casos em que os assassinatos ocorrem devido ao conflito por terra, na data do crime a maioria dos quilombos estava em fase de certificação, com processo de regularização fundiária aberto no Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária], mas sem grandes avanços para obter a documentação. Outros territórios estavam em fase de autoidentificação como quilombo, iniciando o processo de certificação”, diz a entidade.

“Nos casos de conflito pela terra, a média de tempo decorrido entre a certificação e o assassinato é de aproximadamente 10 anos. Em outras palavras, o processo de titulação fica paralisado numa fase por uma década em média, enquanto a situação de violência e o conflito se intensificam e alcançam seu ponto mais trágico, o assassinato das lideranças. A paralisia dos órgãos competentes está na raiz das causas que geram parte significativa dos assassinatos”, acrescenta o relatório.

Fogo como tática

Além de ameaças de morte, intimidações por agentes privados e públicos de segurança, instalação de empreendimentos, registro de denúncia falsa e perseguição, uma das estratégias usadas contra os quilombolas é o incêndio criminoso, que, se não debelado a tempo, é capaz de destruir pertences e mesmo a moradia de muitos. Ao todo, foram contabilizadas oito ocorrências desse tipo pela Conaq, nos estados do Maranhão, da Bahia, do Tocantins, Espírito Santo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

“O fogo é uma das artimanhas que eles tentam usar para nos tirar do local que é nosso de fato, para que possam ocupar de outras maneiras”, diz Holdry.

Segundo a jovem líder, embora os quilombolas sofram diversas investidas, a forma como encaram a luta permite que, de certo modo, ainda deem a volta por cima. “O povo quilombola é muito unido. Infelizmente, quando a gente lida com outros, tentam achar nosso ponto fraco. Assim como atacar as terras com fogo, atacar um familiar, um primo, um parente mais próximo também é uma forma de desestruturar nossa luta. Quando a gente perde um líder, perde uma parte de nós, mas a luta continua e outros líderes nascem. Então, podem continuar nos assassinando, mas a nossa linhagem vai lutar, vai permanecer e persistir”, afirma.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Problema no trem de pouso é corrigido e aeronave do Prefeito Hildon Chaves pousa em segurança

Estavam no avião o prefeito Hildon Chaves, seu irmão, um sobrinho e o piloto.
L

FAPERON sedia reunião da Comissão de Regularização Fundiária de Rondônia para debater as principais restrições legais ao crédito rural

A proposta é considerada um passo essencial para remover restrições ambientais e fundiárias das propriedades rurais que buscam financiamentos junto aos agentes financeiros.
L
Lula sanciona programa que oferece crédito para pequenos negócios

Lula sanciona programa que oferece crédito para pequenos negócios

Governo será fiador das microempresas nos bancos
L
Governo quer celeridade para lei sobre crimes ambientais, diz Padilha

Governo quer celeridade para lei sobre crimes ambientais, diz Padilha

Requerimento de urgência deve ser analisado pelo Congresso
L
Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para arquivar inquérito

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para arquivar inquérito

Julgamento está sendo na Primeira Turma; faltam votos de 4 ministros
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Curso de Extensão: Circo na Praça – Desenvolva habilidades circenses em um ambiente público e colaborativo

Destinado a jovens e adultos a partir de 16 anos, o curso não exige experiência prévia, tornando-se uma oportunidade ideal tanto para iniciantes quanto para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades.
L

#EntreLevels | Entrevista Gui Garii – influenciador

O Entre Levels Podcast recebe Guilherme Andrade, mais conhecido como Gui Garii, um influenciador que vem conquistando seguidores com seu carisma e conteúdo autêntico.
L

Rondônia na 21ª posição no ranking de pessoas economicamente ativas com ensino superior

Este indicador específico do ranking considera o percentual de pessoas com 14 anos ou mais, inseridas na força de trabalho, que possuem ensino superior completo.
L
Anatel divulga lista com 2.027 páginas de bets a serem bloqueadas

Anatel divulga lista com 2.027 páginas de bets a serem bloqueadas

Prazo para apostador retirar recursos terminou na quinta-feira
L

Acre tem supersafra de manga que transforma praças da capital em lamaçal

Boa parte das mangas, por exemplo, poderia servir como alimentos nas escolas, presídios, casas de acolhimento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso unificado: prazo para envio de títulos termina hoje

Concurso unificado: prazo para envio de títulos termina hoje

Candidatos devem enviar documentação somente pelo site do certame
L

UNIR abre concurso para contratação de 37 docentes efetivos do Magistério Superior

O edital na íntegra, com todas as orientações e cronograma, pode ser acessado no portal da UNIR (www.unir.br) e no portal de processos seletivos da instituição
L
Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Copeira na Pousada Surya

Se você possui habilidades culinárias, experiência na área e proatividade, essa oportunidade pode ser para você!
L

Instituições públicas de Rolim de Moura abrem vagas para concursos

onforme o edital, as inscrições poderão ser feitas entre 16/10/2024 e 18/11/2024, com taxas de R$ 96,00 para os cargos de Ensino Médio e R$ 120,00 para os de Ensino Superior.
L
CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

Candidatos de todos os blocos têm até 23h59 para enviar documentação
L
Publicidade

POLÍTICA

Léo Moraes e Mariana debaterão saneamento básico com trabalhadores do saneamento em datas diferentes

Após as perguntas dos cinco inscritos, que serão feitas em um único bloco, será concedido 10 minutos para o candidato e a candidata responderem aos questionamentos e já fazerem suas considerações finais.
L

Rondônia teve a menor taxa de prefeitos reeleitos na Região Norte

Em primeiro lugar aparece Roraima, com 100% dos prefeitos reeleitos.
L

Ieda Chaves apresenta requerimentos para investigar a emissão de carteiras de identidade

Abrangência por regiões/faixas etárias e falhas na emissão do documento serão avaliadas.
L
Eleições: cota de gênero foi descumprida em 700 municípios

Eleições: cota de gênero foi descumprida em 700 municípios

Sistema destina 30% das candidaturas para mulheres
L
Propaganda eleitoral no rádio e na TV retorna nesta sexta-feira

Propaganda eleitoral no rádio e na TV retorna nesta sexta-feira

Programação vai até 25 de outubro em 52 cidades
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista vítima de grave acidente no centro, morre no hospital em Porto Velho

Motociclista vítima de grave acidente no centro, morre no hospital em Porto Velho

Na ocasião, Fernando transitava de moto, quando bateu na traseira de uma caminhonete, e depois foi atingido por outro veículo ao cair do veículo.
18
PF prende dois homens pelo crime de homicídio em Porto Velho

PF prende dois homens pelo crime de homicídio em Porto Velho

Na ação, foram cumpridos dois mandados de prisão
10
Identificadas vítimas que morreram no acidente da BR-364

Identificadas vítimas que morreram no acidente da BR-364

Além dos óbitos, dez pessoas foram socorridas ao hospital.
18
Polícia suspeita de envolvimento de facção criminosa em atentado no DF

Polícia suspeita de envolvimento de facção criminosa em atentado no DF

Carro do ex-presidente do PRTB em SP foi alvo de tiros
L
Motorista de caminhonete foge depois de subir calçada e atropelar adolescente

Motorista de caminhonete foge depois de subir calçada e atropelar adolescente

Testemunhas contaram que a jovem estava na calçada, quando uma caminhonete de cor roxa subiu o meio fio e atropelou a vítima, depois o motorista fugiu sem prestar socorro a vítima.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: NEXUS COMERCIO E DISTRIBUIDORA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L

Curso de Extensão: Circo na Praça

Venham aprender e treinar técnicas circenses como malabares e perna de pau, em uma experiência prática e divertida para todos os participantes.
L
Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro

Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro

Reunião com a equipe técnica será em Brasília
L

COMUNICADO – ABANDONO DE EMPREGO

Vinicius Augusto de Souza
L

Varejo teve 17 estados registrando quedas nas vendas: Rondônia na lista com -1,8%

A média móvel trimestral, após variação de 0,2% em julho, variou -0,2% no trimestre encerrado em agosto. Já o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,0%, 23º mês seguido em que esse indicador é positivo.
L
Moraes vota para tornar réu investigado que ameaçou ministros do STF

Moraes vota para tornar réu investigado que ameaçou ministros do STF

Ivan Rejane é acusado de incitação ao crime e associação criminosa
L
STJD nega pedido do São Paulo para anular jogo contra o Fluminense

STJD nega pedido do São Paulo para anular jogo contra o Fluminense

Por 9 votos a 0, auditores também rejeitaram marcação de nova partida
L
Ministério prestará assistência a infectados por HIV após transplantes

Ministério prestará assistência a infectados por HIV após transplantes

Laboratório responsável pelos testes foi interditado
L

Requerimento de Outorga: MARCOS SEVERINO ALVES

TERMO de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Justiça Solidária: TRT-14, MPT e Sesc/ RO antecipam o Dia das Crianças na Zona Rural de Porto Velho

Alegria e conscientização contra o trabalho infantil marcaram o Dia das Crianças em escola municipal da zona rural de Porto Velho.
L