Neste ano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa do tradicional desfile de 7 de setembro, realizado em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. A presença da estatal no evento ocorre no segundo eixo temático do evento, momento em que se homenageará o esforço da nação em torno do apoio e do processo de reconstrução do Rio Grande do Sul, após a crise climática que se abateu sobre o estado gaúcho em maio.
No apoio às ações no Rio Grande do Sul, foram adquiridas pela Companhia 153 mil cestas de alimentos e mais de 125 mil já foram entregues às pessoas atingidas pelas cheias no estado gaúcho, superando 2,6 mil toneladas de mantimentos doados. A ação foi desenvolvida em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e contou com o apoio dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Força Nacional, de entidades da sociedade civil, entre outras instituições.
A Conab também deslocou 67 empregadas e empregados para reforçar a atuação no estado e atender às necessidades da população. “Os nossos trabalhadores saíram da matriz e de outros estados e foram para o Rio Grande do Sul, ficaram semanas para garantir que o abastecimento fosse frequente, que não faltasse o básico que é a alimentação”, ressalta o presidente da Companhia, Edegar Pretto, que estará no desfile. Foram, ainda, enviados 13 veículos de carga de outros estados para auxiliar nos trabalhos.
Um caminhão e duas camionetes serão utilizadas como referência das ações na estatal, a fim de prestar homenagem aos empregados da Conab, mostrando o papel da empresa durante a situação de calamidade pública.
Sob o lema “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”, além das homenagens à atuação de reconstrução do Rio Grande do Sul, o desfile também vai abordar a importância estratégica da realização do G20 no Brasil, em novembro, no Rio de Janeiro. Neste primeiro momento, serão apresentadas as 21 bandeiras dos países que integram a cúpula.
O terceiro eixo vai enfatizar a retomada da ampla proteção de crianças e da população por meio das campanhas de vacinação e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos. O evento terá a participação de um dos mascotes mais famosos do Brasil, o Zé Gotinha, que participará do desfile em um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).