O trabalho de avaliação das Centrais de Abastecimento em todo o país segue em operação pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nos dias 5 e 6 de setembro, técnicos da estatal realizam o estudo com a pesquisa na Ceasa do Rio de Janeiro. O objetivo da ação é atualizar o diagnóstico dos mercados atacadistas de hortigranjeiros, a partir da análise de suas ações estratégicas e operacionais e das estruturas físicas e tecnológicas.
A Ceasa-RJ é o sexto entreposto de um total de 62 a serem visitados ou analisados remotamente. A Central é a segunda maior do país em área construída e a terceira em volume de comercialização. Recebe produtos de centenas de municípios fluminenses e de diversos outros estados, em atendimento a toda a população local.
O diagnóstico produzido pela Conab ressalta a importância das Ceasas como instrumento de abastecimento da população e o fortalecimento da agricultura brasileira, além de desempenharem um papel central nas políticas públicas adotadas pelo Governo Federal nas estratégias de segurança alimentar e nutricional. O projeto é realizado para atualizar a publicação “Diagnóstico dos Mercados Atacadistas de Hortigranjeiros”, que teve a primeira versão divulgada pela Companhia em 2009.
Para esta edição, a pesquisa, que começou em junho deste ano, deve seguir até abril de 2025. Os resultados serão compilados e posteriormente divulgados em uma edição especial no Portal da Conab.