A Energisa Rondônia reforça um alerta importante para os moradores do estado: mantenham seus cães de estimação presos ou afastados durante a visita dos auxiliares comerciais responsáveis pela leitura do medidor de energia. Nos últimos meses, têm sido registrados diversos incidentes envolvendo animais de estimação e esses profissionais, dificultando o acesso seguro ao medidor e colocando em risco a integridade física dos trabalhadores.
Esse tema foi destaque na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Energisa, onde o sargento Cordeiro, da Polícia Militar, ministrou palestra para colaboradores diretos e indiretos da empresa. Durante o evento, o sargento apresentou orientações de como prevenir ataques de cães e ressaltou a importância da responsabilidade dos tutores. O evento também contou com uma simulação prática com o cão policial Derick, demonstrando os cuidados necessários para evitar acidentes.
“O que eu recomendo é que, se chegar uma visita, prenda o cão de forma segura para que não aconteça nenhum problema. Muitas vezes, um simples movimento pode deixar o cão agressivo”, orientou o sargento Cordeiro. Ele destacou que a prevenção começa com o tutor, que deve manter o animal afastado quando trabalhadores da Energisa chegam para realizar seus serviços. “Prenda o cão e ofereça algo que ele goste para distraí-lo. Dessa forma, evitamos acidentes que podem ter consequências graves.”
De acordo com o gerente Comercial da Energisa, Bernardo Moreira, a Resolução 1000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece a obrigatoriedade do livre acesso aos medidores de energia. Isso inclui não apenas permitir que o auxiliar comercial entre na propriedade, mas também garantir um acesso seguro, sem a presença de animais soltos que possam representar um risco. A Energisa envia uma mensagem de aviso aos clientes que possuem cães apontados como risco informando o dia da leitura, e essa informação também está disponível na fatura de energia.
“Temos enfrentado muitos incidentes com cães durante a leitura dos medidores, e isso muitas vezes acontece porque os tutores deixam o portão aberto ou permitem que o animal fique solto na área onde o medidor está instalado”, destacou Bernardo. “Pedimos que a população se conscientize de que é responsável pelo comportamento de seus animais e que deve garantir o acesso livre e seguro ao medidor para que nossa equipe possa realizar o serviço em segurança, que é sempre nossa prioridade”, concluiu.
Canais de contato da Energisa Rondônia
– Call Center: 0800 647 0120
– Chat Gisa: Acesse aqui
– App Energisa On: Disponível para iOS e Android
– Site oficial: www.energisa.com.br