O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (27) uma autorização para que o Centro Especializado Prevfogo contrate Brigadas Federais para a prevenção e combate aos incêndios florestais.
Os temporários vão reforçar diversos grupos em vários estados. Rondônia é uma das unidades da federação que vão ser contempladas. Para o nosso estado, foi autorizada a contratação de brigadas com estrutura de um brigadista chefe de brigada, dois brigadistas chefes de esquadrão e doze brigadistas, para a prevenção e combate de incêndios nos municípios de Porto Velho, Cacoal e Machadinho D’Oeste.
Para Nova Mamoré, interior de Rondônia, foi autorizado o Prevfogo a contratar brigadas federais com a estrutura de um brigadista chefe de brigada, três brigadistas chefes de esquadrão e dezoito brigadistas.
A portaria também autoriza para Porto Velho os contratos de brigadas especializadas (Pronto Emprego) temporárias com a estrutura de dois brigadistas chefes de brigada, seis brigadistas chefes de esquadrão e trinta e seis brigadistas. Além de cinco supervisores que vão atuar em todo o estado de Rondônia.
“O Centro Especializado Prevfogo será o responsável pela seleção, contratação, administração e gerenciamento das atividades das brigadas”, informou a portaria assinada por Rodrigo Agostinho, presidente do IBAMA.