Desta vez, o Jornal O Globo, de grande circulação nacional, ressaltou o trabalho realizado pelo TCE rondoniense em relação à indução para efetividade das políticas públicas educacionais.
No artigo intitulado “Políticas públicas melhores e sob controle”, os professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fernando Abrucio e Rafael Viegas, analisam questões ligadas ao controle externo da administração pública nacional.
Como tópico positivo, citam a atuação do TCE-RO:
“O exemplo recente do Tribunal de Contas de Rondônia, que atuou para fortalecer as capacidades estatais dos municípios no campo educacional, mostra que é possível controlar e aprimorar as políticas públicas ao mesmo tempo, por meio de uma relação mais parceira do que assimétrica, voltada ao objetivo comum de todas as instituições: melhorar a vida dos cidadãos”.
PAIC
O destaque obtido na mídia nacional decorre de resultados, como os que o TCE-RO conquistou, juntamente com as redes de ensino dos municípios e do Estado, com o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic).
Alunos beneficiados pelo projeto possuem, em média, um ano a mais de aprendizado em relação aos que não participam.
Nas disciplinas de português e matemática, o desempenho de estudantes ligados ao programa é superior aos alunos de escolas que não usam o projeto.
E não é só: indicadores do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) ainda trazem um dado importante: quase dobrou o número de crianças em estágio avançado de aprendizagem.
Uma revolução educacional histórica, iniciada a partir da decisão de estabelecer uma prioridade.