TERÇA-FEIRA, 08/10/2024

DPU lança versão atualizada do Guia de Atuação no Atendimento à Pessoa em Situação de Rua

Divulgação marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, lembrado em 19 de agosto.

Por DPU - 30

Publicado em 

DPU lança versão atualizada do Guia de Atuação no Atendimento à Pessoa em Situação de Rua
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (19), o Grupo de Trabalho Rua lança a versão atualizada do Guia de Atuação da Defensoria Pública da União no Atendimento à Pessoa em Situação de Rua. O modelo original foi publicado pela primeira vez em 2022. A data escolhida para divulgação marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, que faz alusão à série de ataques violentos, entre 19 e 22 de agosto de 2004, contra 15 pessoas que dormiam ao relento nas proximidades da Praça da Sé, em São Paulo.

O guia de atuação, agora incrementado, traz adequações sobre o modelo de prestação de assistência jurídica e reafirma o compromisso da DPU em defender, sempre da melhor maneira possível, a população em situação de rua, promovendo e democratizando o conhecimento sobre seus direitos, garantias e acesso a políticas públicas.

A coordenadora do GT Rua, defensora pública federal Paloma Cotrim, explica que a revisão do guia original se deu pela necessidade de apresentar aos interessados novas ferramentas para subsidiar o atendimento à população em situação de rua. Segundo ela, o material não se propõe ao estudo das características do grupo vulnerável pessoas em situação de rua, mas sim apresentar aos colaboradores da DPU meios de otimizar e ampliar a assistência jurídica integral e gratuita ao público-alvo.

“O material, desta vez, não visa discutir a temática, suas causas, implicações individuais e na sociedade, nem quaisquer outras questões sociais. É um material mais enxuto, para auxiliar o membro e colaborador da Defensoria Pública da União a atender e desmistificar as demandas voltadas a pessoas em situação de rua”, completou.

O material também contempla os novos atos normativos, caminhos para atuação em mutirões de atendimento PopRuaJud, informações sobre ferramentas digitais facilitadoras da assistência jurídica da população em situação de rua, passo a passo para a criação de grupo de trabalho temático em âmbito regional, modelos de documentos para consulta, referências e sugestões de leitura.

Além disso, o guia apresenta um repertório exemplificativo de pretensões recorrentes nas áreas cível e criminal, de previdência e assistência social e migrações. Citam-se pedidos de certidões de registro civil, inscrição do Cadastro Único (CadÚnico), emissão de Carteira de Trabalho e CPF, documentos essenciais para demandas previdenciárias ou assistenciais, requerimentos de benefícios, pedidos de liberdade, regularização migratória e autorização de residência.

Acesse ao guia atualizado e completo aqui.

Atos normativos da DPU

A recente Portaria GABDPGF n. 662, de 22 de maio de 2024, institui a Política Defensorial de Atendimento à população em situação de rua no âmbito da Defensoria Pública da União e visa ampliar a assistência jurídica prestada, além de fomentar a criação de grupos de trabalho locais e ofícios especializados.

O regramento reconhece a heterogeneidade da população em situação de rua e estabelece o atendimento prioritário, humanizado e desburocratizado, além de institucionalizar a participação da DPU nos mutirões Pop Rua Jud realizados pelo Poder Judiciário.

A Resolução n. 184 do Conselho Superior da Defensoria Pública da União, de 5 de agosto de 2021, que está sendo objeto de pedido de atualização, capitaneado pelo GT RUA, dispõe que, mediante projeto, defensoras e defensores públicos federais podem ser designados para prestar assistência jurídica exclusivamente às pessoas em situação de rua. Fixa, também, regime de compensação para atendimentos realizados sem designação.

Mutirões de atendimento PopRuaJud

Os Mutirões PopRuaJud, como são conhecidos os atendimentos itinerantes à população em situação de rua organizados pelo Judiciário para concretização da Resolução CNJ 425/2021, contam com a participação de diversas instituições públicas federais, estaduais e municipais, e também de organizações da sociedade civil, com a finalidade de prestar múltiplos serviços indispensáveis à concretização da cidadania da população em situação de rua.

A proposta dos mutirões é a resolução imediata de demandas. Para os processos judiciais de natureza previdenciária, em regra, o Poder Judiciário estrutura consultórios periciais e mesas de conciliação, para finalização instantânea do litígio. As unidades da Defensoria Pública da União que já aderiram à participação nos mutirões indicam que diversos processos de assistência jurídica são finalizados com acordos favoráveis aos assistidos, o que aponta, inclusive, para a redução do acervo pendente de solução judicial.

GT Rua

Pessoas em situação de rua, condição em que passam a viver após perder a maioria dos vínculos sociais, estão sujeitas a constantes violações dos poucos direitos que ainda mantêm. Por isso, são um dos públicos mais vulneráveis atendidos pela Defensoria Pública da União.

O termo pessoas em situação de rua ressalta o caráter temporário e sua abordagem coletiva, além de substituir designações pejorativas, que focam no aspecto individual da condição, como se a pessoa fosse a única responsável pela vida que leva, gerando estigmas, discriminações e preconceitos de toda ordem.

O GT Rua possui competência para promover a defesa dos direitos das pessoas em situação de rua ou em acolhimento; e atuar extrajudicialmente, de forma dialógica com os entes públicos responsáveis e a rede de proteção, na construção de projetos visando criar ou promover o acesso a políticas públicas, a restauração da dignidade e a reinserção ao meio social e comunitário das pessoas em situação de rua. Além disso, monitora as políticas públicas que possam abranger a população em situação de rua e fomenta a integração da Defensoria Pública da União às redes e órgãos de proteção e assistência às pessoas em situação de rua.

Conheça seus Direitos

A DPU tem conseguido vitórias judiciais em processos de liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Programa de Integração Social (PIS) para pessoas em situação de rua independentemente de se encontrarem dentro das possibilidades previstas de saque (demissão sem justa causa, desastre natural e doença grave, por exemplo).

O argumento levado ao Judiciário é o de que, em casos excepcionais, como os que envolvem extrema vulnerabilidade social, o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana deve ser sobreposto às hipóteses legais de saque do FGTS e do PIS.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO convoca candidatos a beneficiários de imóveis em Ji-Paraná para atualização cadastral e montagem de dossiê

Governo de RO convoca candidatos a beneficiários de imóveis em Ji-Paraná para atualização cadastral e montagem de dossiê

A habitação é mais que uma estrutura física de moradia; é um abrigo, um lar, conforto e segurança para se viver, e viver bem.
L

Bruno Person no “Mais Saúde”: Transformando Vidas com Educação Física Inclusiva

A educação física inclusiva e o impacto transformador nas crianças atípicas
L

Entrevista inspiradora no Podcast “Mais Saúde” com Dr. Ricardo Pianta

Explorando a Oftalmologia e a Comunicação com paixão.
L

Em Porto Velho, três candidatos tiraram menos do que cinco votos

Neste ano, 441 pessoas solicitaram junto à justiça eleitoral candidatura para o cargo de vereador na cidade.
L

Renilda de Medeiros Vieira é Destaque no Prêmio Histórias de Quem Atende em Rondônia

Para Renilda, receber o prêmio é uma honra indescritível. “Esse reconhecimento reforça meu compromisso com cada empreendedor que procura o Sebrae em busca de soluções e apoio para transformar sonhos em realidade”, disse ela.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Apenas duas mulheres conseguiram se eleger para a Câmara de Porto Velho: Ellis e Sofia

No pleito do domingo, Ellis obteve 4.034 votos e conquistou a reeleição, por Quociente Partidário (QP). Já Sofia recebeu 3.359 votos, sendo eleita por média.
L

PL, partido de Bolsonaro, fez 112 candidatos em Rondônia e ganha a liderança entre as agremiações

O PL também fez vice-prefeitos: Ariquemes, Colorado do Oeste, Corumbiara, Governador Jorge Teixeira, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Santa Luzia, São Miguel do Guaporé e Vilhena.
L

HISTÓRICO: Fernando Silva promete honrar cada voto recebido nas eleições de Porto Velho

Mesmo antes de se candidatar, ele já realizava ações voltadas ao bem-estar da comunidade, trabalhando ativamente em projetos sociais que buscam inclusão e apoio a quem mais precisa.
L
Em 15 capitais, eleitores escolherão prefeitos em segundo turno

Em 15 capitais, eleitores escolherão prefeitos em segundo turno

Resultados mostraram grande presença de partidos de centro no 2º turno
L
Propaganda eleitoral para 2º turno será retomada nesta segunda

Propaganda eleitoral para 2º turno será retomada nesta segunda

Horário eleitoral no rádio e na TV volta a ser transmitido no dia 11
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TCE-RO abre inscrição para nova formação de gestores e técnicos da Educação

As inscrições devem ser feitas pelo sistema Sophos, a partir de lista indicada pela própria SEDUC ao Tribunal de Contas. 
L
Concurso dos Correios destina 30% das vagas para negros e indígenas

Concurso dos Correios destina 30% das vagas para negros e indígenas

Editais para analistas e técnicos saem na próxima quarta-feira.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga 47 vagas de emprego para esta semana

Os cadastros dos interessados podem ser feitos on-line ou presencialmente.
L

UNIR abre editais para contratação de professores substitutos

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos processos seletivos abertos no momento.
L
Massa salarial dos trabalhadores atinge recorde em agosto, diz IBGE

Massa salarial dos trabalhadores atinge recorde em agosto, diz IBGE

Total de pessoas empregadas foi 102,5 milhões
L
Publicidade

POLÍTICA

ELEIÇÕES 2024: “Neidinha Suruí” enxerga nos apoiadores uma semente para o futuro

No entanto, nenhum dos eleitos apresentou um compromisso claro com a preservação ambiental, uma questão que o cenário atual deixa evidente como crucial para a sobrevivência futura da capital.
L

Pastor Bruno Luciano é eleito vereador com 2.523 votos

Bruno Luciano, que há décadas atua na vida espiritual e social da cidade, agora terá a oportunidade de expandir sua missão, levando os princípios do Evangelho para a Câmara de Vereadores de Porto Velho.
L

Paulo da Remap é reeleito prefeito de Machadinho D’Oeste com 59,39% dos votos

Edson Welten (União Brasil) conquistou 7,02% dos votos, totalizando 1.201 eleitores. Marinho (PV), que teve sua candidatura anulada sub judice, ficou com 3,10%, contabilizando 530 votos.
L

João Becker é reeleito prefeito de Cujubim com 54,70% dos voto

Durante a campanha eleitoral, João Becker e seu vice Andriw, adotaram uma postura voltada para apresentar os resultados do trabalho realizado, destacando as ações que têm permitido o progresso do município.
L

Balanço indica 26 pessoas trans eleitas para câmaras municipais

Levantamento é da Associação Nacional de Travestis e Transexuais
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal foge após atropelar mãe e filha na BR-364 em Porto Velho

Segundo testemunhas, as vítimas transitavam de moto, sentido Candeias, quando foram atingidas por trás por um carro e arremessadas para o canteiro central.
14

Hilux invade cruzamento e deixa motociclista com fratura na zona leste

De acordo com testemunhas, a motociclista seguia pela Matrinchã, sentido Rio de Janeiro, quando a Hilux invadiu a preferencial pela Tucunaré e causou a colisão.
10

Idoso é preso embriagado depois de causar grave acidente no centro

O idoso foi submetido ao teste do bafômetro, com resultado de 0,70 mg/L, constatando crime de embriaguez ao volante.
12

Vigilante reage e troca tiros com bandidos em escola na zona leste

A PM foi acionada e ainda realizou buscas, mas nenhum dos suspeitos foi localizado.
10
Motociclista fica em estado grave depois de bater em papa entulho na zona leste

Câmera registra motociclista batendo de frente em papa entulho na zona leste

Nas imagens é possível ver quando o motociclista invade a pista contrária e só para depois de bater violentamente contra um papa entulho as margens da via.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como cuidar das palhetas de para-brisa

Durante o período de chuvas intensas, é importante verificar o estado dos componentes
L

Mercedes-Benz amplia família GLC 300

4MATIC AMG Line chega ao Brasil com preço a partir de R$ 509.900,00
L

Recebimento da Licença Ambiental: NORTE & SUL SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DE MÃO DE OBRA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO) N° 122 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: DMM ENERGIA E ENGENHARIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA – LAP
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: FOX PNEUS LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO nº 025/2023/SEMMA/PMV
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: FOX PNEUS LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO nº 29/2023/SEMMA/PMV
L

Recebimento da Licença Ambiental: ORTOMEDIKA COMÉRCIO E SERVIÇO DE ARTIGOS MÉDICOS EORTOPÉDICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00462.002/2024-SUL DE ORIGEM DA AUTORIZAÇÃO: SUL.0000006015/2019-E
L
DPU divulga nota sobre as eleições municipais e destaca fortalecimento da democracia

DPU divulga nota sobre as eleições municipais e destaca fortalecimento da democracia

Eleitores de todo o país foram às urnas nesse domingo, 6 de outubro; DPU teve plantão eleitoral.
L
Vacinação no TRT-14: acesso facilitado para servidores e familiares

Vacinação no TRT-14: acesso facilitado para servidores e familiares

A Campanha de vacinação é realizada em todas as unidades do TRT da 14ª Região, que abrange os estados de Rondônia e Acre.
L

Recebimento da Licença Ambiental: R L LOUREDO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00463.002/2024-SUL
L