SÁBADO, 28/06/2025
Publicidade

Correios adere à campanha Feminicídio Zero

Ação marca o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre o fim da violência contra a mulher, e o aniversário da Lei Maria da Penha.

Por Assessoria de Imprensa

Publicado em 

Correios adere à campanha Feminicídio Zero - News Rondônia

Reafirmando seu compromisso com a igualdade, inclusão e direitos humanos, os Correios celebraram a adesão à campanha “Feminicídio Zero – nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, liderada pelo Ministério das Mulheres. O evento aconteceu no dia 15, no auditório do edifício sede, em Brasília/DF, com palestra da atriz, poetisa, escritora e cantora Elisa Lucinda.

A solenidade contou com a participação da secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Denise Motta Dau; do diretor de Gestão de Pessoas, Getúlio Marques Ferreira; da diretora Econômico-Financeiro, Tecnologia e Segurança da Informação, Maria do Carmo Lara Perpétuo; do superintendente estadual de Brasília, Paulo Henrique Soares Moura; e da assessora especial da presidência dos Correios, Vilma Maria dos Santos Reis; do ouvidor-geral da Defensoria Pública da União, Gleidson Renato Dias.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, escreveu uma mensagem que foi lida por Marques Ferreira: “Nós, enquanto empresa pública cujo objetivo principal é servir à sociedade brasileira, não podemos aceitar nenhum, absolutamente nenhum tipo de violência contra a mulher, seja ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. Queremos ser exemplo de uma estatal comprometida com as atuais diretrizes de direitos humanos ratificadas pelo Brasil perante as cortes internacionais”, diz em um trecho.

Denise Motta destacou que a campanha busca reunir diversos setores da sociedade, poder público, sociedade civil e até clubes de futebol. “Em dias de jogo, o número de boletins de ocorrência de ameaça contra mulheres aumenta 23,7%. O número de registros de boletins de lesão corporal cresce 20,8%. Em dias de jogo, na cidade daquele time, o aumento de registros de lesão corporal é de 25,9%”, avaliou ela. “A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que está liderando essa iniciativa ‘Feminicídio Zero’, com um forte apoio do presidente Lula nos estimulando, tem procurado presidentes de clubes de futebol. Vários clubes já aderiram”, disse ela. A articulação também passa pelos setores de educação, justiça e segurança pública, visando uma mudança de cultura.

Para a coordenadora do grupo de trabalho de Igualdade de Gênero e Raça, Respeito à Diversidade e Enfrentamento aos Assédios, Vilma Maria dos Santos Reis, a adesão à campanha ratifica os Correios como “uma empresa que está se colocando para alcançar a paridade de gênero, e que, pela capilaridade que tem, vai fazer com que mulheres que, às vezes estão sofrendo a violência, não se sintam sozinhas e saibam como buscar ajuda.”

A campanha – Lançada no último dia 7 de agosto pelo Ministério das Mulheres, a campanha “Feminicídio Zero – nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada” teve adesão de entidades do setor público e privado por meio da assinatura de uma carta-compromisso (a dos Correios foi enviada em 5 de agosto). A ação visa pôr fim à violência contra as mulheres, em especial aos feminicídios, a partir de diversas frentes de atuação: comunicação ampla e popular, implementação de políticas públicas, engajamento de atores diversos.

Mais informações sobre as ações de combate à violência contra as mulheres e sobre a campanha Feminicídio Zero estão disponíveis na página do Ministério das Mulheres.

Palestra – Elisa Lucinda subiu ao palco cantando “Sonho impossível”. A canção fala de resistência e da capacidade de continuar sonhando com um mundo melhor. “Eu venho aqui para a gente tentar achar estratégias para, ao mesmo tempo que educar essa nova sociedade que a gente quer, a gente se educar e não reproduzir”, disse após a interpretação.

A artista lembra que a sociedade ainda é ensinada a manter a mulher como um ser de segunda classe e que sair dessa posição dá trabalho, exige um posicionamento de quem não compactua com atitudes que desvalorizam a mulher. Dentre as estratégias, Elisa sugere algo que chama de “reparação histórica”: deixar os homens tão desconfortáveis quanto eles deixam as mulheres. Lembrando a importância da arte nessa “reparação histórica”, a palestrante destaca que a luta contra a violência de gênero é de todos e todas.

Por que falar sobre violência de gênero? – A cada seis horas, uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil. São, em média, quatro mulheres mortas por dia como resultado da violência de gênero, a maioria delas (63%) é negra. A cada seis minutos, uma menina ou mulher sofre violência sexual no país. São 240 mulheres e meninas violentadas por dia. Além disso, três em cada 10 mulheres já sofreram violência doméstica. E a situação está piorando.

Em 2023, 1.467 mulheres morreram vítimas de feminicídio. Foi o maior registro desde a sanção da lei que tipifica o crime, em 2015. As agressões decorrentes de violência doméstica subiram 9,8%, alcançando 258.941 casos.

Também cresceram as tentativas de feminicídio (7,2%, chegando a 2.797 vítimas) e as tentativas de homicídio contra mulheres (8.372 casos no total, alta de 9,2%), além de registros de ameaças (16,5%), perseguição/stalking (34,5%), violência psicológica (33,8%) e estupro (6,5%). Os dados são do Ministério das Mulheres e do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.É perigoso ser mulher aqui.

Para reverter o cenário, é preciso que a sociedade consiga desnaturalizar a violência contra a mulher, ou seja, que o maior número de pessoas possível saiba reconhecer atitudes violentas, e, assim, perceber que se trata de crime. Ainda é preciso que a sociedade saiba como enfrentar e interromper a violência.

Correios pela diversidade – Entre os compromissos assumidos pelos Correios, estão a realização de eventos de conscientização como este; a divulgação da campanha interna e externamente; bem como o combate à violência de gênero no ambiente de trabalho.

Desde 2023, os Correios estão reconstruindo seu caminho na luta pelo respeito aos direitos humanos. Em abril de 2024, a Política Corporativa de Diversidade da empresa foi aprovada na Diretoria Executiva e no Conselho de Administração. Esta semana, a empresa concluiu a adesivagem de mais de 300 carros da frota na Bahia, no Distrito Federal, em São Paulo e no Pará, com a arte da campanha “Brasil sem misoginia”, também do Ministério das Mulheres.

Em outra ação de extrema importância, a empresa incluiu no app Correios, no dia 8 de março, um canal de denúncia com conexão direta para o Ligue 180 – serviço gratuito de denúncia de violência contra a mulher que funciona por ligação telefônica ou mensagem de WhatsApp. Além de ampliar a acessibilidade ao serviço (o app tem mais de 320 milhões de acessos mensais), a inclusão possibilita a denúncia da violência sem chamar atenção do agressor, já que o canal está dentro do aplicativo da empresa.

Outra medida adotada pela gestão atual foi a implantação, no Acordo Coletivo de Trabalho, da prioridade de transferência para empregadas vítimas de violência doméstica, além da licença remunerada de 10 dias. No Acordo Coletivo 2024-2025, a empresa está propondo a ampliação dessa licença para 20 dias e a concessão de um salário-base para auxiliar na mudança de domicílio, quando necessária.

Nesse processo, a criação do grupo de trabalho de igualdade de gênero e raça, respeito à diversidade e enfrentamento aos assédios, em maio do ano passado, bem como a instituição de GTs em todas as 28 superintendências estaduais sobre o tema foi um passo importante. O grupo nacional e os grupos regionais têm trabalhado três eixos: equidade de gênero e raça; respeito e valorização da diversidade (incluindo direitos da população LGBTQUIAPN+, PCD, e questões geracionais); e enfrentamento aos assédios. Os grupos desenvolvem ações de educação e propõem melhorias na forma de atuação da empresa.

Quer receber novidades direto no seu zap? Siga o canal dos Correios no WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece na maior empresa de logística da América Latina! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaZRxRt1CYoQxS2JD236

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Moraes abre prazo para alegações finais em ação penal sobre trama golpista que tem Bolsonaro entre denunciados

Moraes abre prazo para alegações finais em ação penal sobre trama golpista que tem Bolsonaro entre denunciados

PGR terá 15 dias para apresentar sua versão final dos fatos
L
Haddad defende novo projeto de transformação social para combater "forças obscurantistas" e desigualdade no Brasil

Haddad defende novo projeto de transformação social para combater “forças obscurantistas” e desigualdade no Brasil

É necessário para enfrentar forças obscurantistas, disse o ministro
L

Uso mostra que o Citroën Basalt 2025 entrega mais do que promete

Versão Feel Turbo 200 foi avaliada em situações cotidianas e trechos rodoviários
L

Inscrições para o Fies terminam hoje; chance de estudar e mudar de vida

E essa complementação deve ser realizada pela internet, de forma gratuita, exclusivamente pela página do Fies, no portal Acesso Único.
L

Garoto herói de 12 anos salva família de incêndio e garante futuro emprego como bombeiro

A cidade de Petersburg se uniu para reconhecer o ato de bravura.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Conta de luz permanecerá com bandeira tarifária vermelha em julho

Conta de luz permanecerá com bandeira tarifária vermelha em julho

Adicional é de R$ 4,46 a cada 100 kW/h consumidos
L

Potosí Decoração: de Guajará-Mirim à capital, a jornada de uma marca que conquistou Porto Velho

Em entrevista ao Agenda News, Larissa Oliveira detalha os desafios e estratégias que transformaram um negócio familiar em referência no setor de móveis e decorações.
L

Promoção de cinema do News Rondônia tem mais um sortudo na lista de ganhadores

Sexta-feira chegou com boas notícias para um dos participantes do sorteio em parceria com o Cine Araújo.
L
Inscrições para o Encceja 2025 para brasileiros no exterior terminam nesta sexta-feira (27)

Inscrições para o Encceja 2025 para brasileiros no exterior terminam nesta sexta-feira (27)

Exame possibilita a jovens e adultos a retomada da trajetória escolar
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Luz Energy Engenharia abre vagas para trabalho na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho

Luz Energy Engenharia abre vagas para trabalho na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho

As vagas são de Mecânico de Manutenção Especializado, Inspetor END N2-1 e Supervisor.
L
Convocação para peritos médicos federais: aprovados já podem escolher local de trabalho

Convocação para peritos médicos federais: aprovados já podem escolher local de trabalho

Prazo para ordenar cidades onde querem trabalhar se encerra domingo
L
Concurso Nacional Unificado 2: Ministério da Gestão divulga divisão de cargos por blocos temáticos

Concurso Nacional Unificado 2: Ministério da Gestão divulga divisão de cargos por blocos temáticos

Edital do concurso será publicado na próxima semana
L
Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil direciona mais de R$ 450 mil para unidades escolares de Porto Velho e Ariquemes

Recursos de emenda parlamentar serão usados para a compra de uniformes, novos equipamentos e para custear o transporte escolar em três importantes instituições de ensino.
L

Após solicitação da deputada Dra. Taíssa, estrada que dá acesso ao distrito de Rio Pardo passa por patrolamento

Melhoria da estrada facilita o acesso ao distrito de Rio Pardo por Porto Velho e fortalece a logística para comunidades e produtores locais.
L

Mutirão de regularização fundiária é realizado em Guajará-Mirim e Nova Mamoré com apoio da deputada Dra. Taíssa

Iniciativa conjunta com o Incra e Governo de Rondônia vai garantir georreferenciamento e titulação de terras a famílias da zona rural.
L

Deputada Sílvia Cristina faz a entrega de R$ 100 mil para a Polícia Militar Mirim de Ariquemes

Recurso será utilizado em melhorias no prédio, beneficiando crianças e jovens atendidas no projeto.
L
Lula e governador do Tocantins assinam acordo para regularizar 1,9 milhão de hectares de terras federais no estado

Lula e governador do Tocantins assinam acordo para regularizar 1,9 milhão de hectares de terras federais no estado

Ação agilizará titulação de terras no Tocantins
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista morto a tiros tinha passagem por tráfico de drogas

Na ocasião, o jovem estava de bicicleta quando foi atacado a tiros por três criminosos que estavam em um carro modelo Peugeot, de cor preta.
18

Dupla é presa com quase 50 kg de skunk durante operação das forças de segurança no interior do estado

A operação reforça o empenho das forças de segurança no combate ao tráfico e na proteção das regiões de fronteira.
10

Acusado de matar funcionário da Rondobras se entrega à Delegacia de Homicídios

O crime foi registrado por uma câmera de segurança.
12

Passageiro de moto por app sofre fratura exposta após colisão na Jorge Teixeira

Equipes de resgate foram acionadas e prestaram atendimento no local.
12
PF realiza incineração de 400kg de entorpecentes em Guajará-Mirim

PF realiza incineração de 400kg de entorpecentes em Guajará-Mirim

Os entorpecentes são resultado de diversas apreensões realizadas pelas forças de segurança na região
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colgate descontinua creme dental Total Prevenção Ativa Clean Mint após relatos de efeitos adversos

Colgate descontinua creme dental Total Prevenção Ativa Clean Mint após relatos de efeitos adversos

O produto é o creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint
L
Juros do rotativo do cartão de crédito sobem em maio, enquanto cheque especial e consignado têm queda

Juros do rotativo do cartão de crédito sobem em maio, enquanto cheque especial e consignado têm queda

Cheque especial e consignados reduzem percentuais cobrados, diz BC
L
Médicos Sem Fronteiras relatam cenário de "terra devastada" e limpeza étnica em Gaza, com 94% dos hospitais inoperantes

Médicos Sem Fronteiras relatam cenário de “terra devastada” e limpeza étnica em Gaza, com 94% dos hospitais inoperantes

Profissionais de saúde relatam destruição sem paralelo com bombardeios
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAPP): RIO MADEIRA COMERCIO E DISTRIBUICAO DE FILTROS E LUBRIFICANTES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA (LAP), LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO (LAI) – (LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE – LAPP )
L

Negociações entre SINDUR e governo do Estado avançam e um acordo pode estar próximo

O processo de negociação teve seu início estabelecido durante a Audiência Pública realizada em Porto Velho, 04 de abril em Porto Velho
L
Fiscalização semanal do TCE constata obras quase finalizadas na ala de neurologia do HB

Fiscalização semanal do TCE constata obras quase finalizadas na ala de neurologia do HB

TCE-RO acompanha etapa final das obras na ala de neurologia do Hospital de Base Ary Pinheiro, que se aproxima da conclusão após quase dois meses de execução.
L
AGU apresenta plano para indenizar proprietários e regularizar terras indígenas em disputa judicial

AGU apresenta plano para indenizar proprietários e regularizar terras indígenas em disputa judicial

Indenização a particulares que deixarem áreas será paga em precatórios
L
Utilização Sustentável de Defensivos Agrícolas é Tema de Seminário em Ariquemes

Utilização Sustentável de Defensivos Agrícolas é Tema de Seminário em Ariquemes

Evento propõe debate essencial e urgente para amenizar e até evitar impactos ambientais causados pelo uso inadequado de defensivos agrícola.
L
Brasileiro é condenado à prisão perpétua por matar adolescente com espada em Londres

Brasileiro é condenado à prisão perpétua por matar adolescente com espada em Londres

Marcus A. M., de 37 anos, foi sentenciado a no mínimo 38 anos de prisão por ataque brutal que chocou o Reino Unido em 2024
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAO): Cuniã Industria e Comércio Ltda

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.