SEGUNDA-FEIRA, 07/10/2024

Passageiros pedem cancelamento e reembolso integral de voos da Voepass

Anac diz que aviação brasileira é segura

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil * - 20

Publicado em 

Passageiros pedem cancelamento e reembolso integral de voos da Voepass
Paulo Pinto/Agência Brasil

Órgãos e plataformas de direitos do consumidor têm recebido, nos últimos dias, diversas reclamações de pessoas que adquiriram passagens para voos da empresa Voepass. Elas estão relatando dificuldades para cancelar viagens e obter o reembolso total do valor pago ou realocação em outros voos.

No Reclame Aqui, plataforma que permite o registro de opinião e de reclamações sobre a experiência de compra ou de serviços, por exemplo, diversos consumidores têm reclamado que adquiriram voos pela Latam, mas que perceberam depois que aqueles voos seriam operados pela Voepass e, por isso, pedem realocação para outra companhia.

Após o acidente aéreo na última sexta-feira (9) com uma aeronave da Voepass que provocou a morte de 62 pessoas, muitos consumidores têm relatado insegurança em viajar de avião e com muitas dúvidas sobre seus direitos.

Por isso, a Agência Brasil e a TV Brasil procuraram Roberta Andreoli, presidente da Comissão Especial de Direito Aeronáutico da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB SP) para esclarecer o assunto.

“Acho que a primeira coisa que a gente tem que colocar diante dessa situação aflorada é que toda a linha aérea no Brasil, para ela poder prestar o serviço de transporte aéreo de passageiro, ela passa por um processo de certificação junto à Autoridade Aeronáutica Brasileira, que é a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A maior diretriz da Anac é garantir a segurança de voo. Então, para aquela aeronave estar operando naquele voo específico, isso significa que ela foi checada e que a linha passa por todos os processos de manutenção programada e esporádica, quando necessário”, disse ela.

Segurança

Em nota publicada hoje (14) em seu portal, a Anac reforçou que a aviação brasileira é segura e que segue os mais rigorosos padrões internacionais de segurança da aviação civil.

“A Anac reitera seu compromisso com a segurança da aviação e reforça que todas as empresas aéreas que operam voos comerciais no transporte aéreo regular de passageiros no Brasil são permanentemente monitoradas e fiscalizadas pela agência”, esclareceu.

Inicialmente, o que o consumidor precisa saber é que não há previsão de cancelamento ou reembolso de passagens por não se sentir seguro em viajar.

“O receio de que algo semelhante (acidente) ocorra com o voo contratado pelo consumidor não se manifesta como situação de exposição de risco à vida, considerando que as companhias tiveram as aeronaves certificadas pelos órgãos reguladores do transporte aéreo”, explica o Procon de São Paulo, por meio de nota.

No entanto, esclareceu a presidente da Comissão Especial de Direito Aeronáutico da OAB de São Paulo, caso o passageiro ainda se sinta inseguro em viajar, o ideal é que ele converse com a tripulação antes que o procedimento de embarque seja encerrado. “Em uma situação em que o passageiro se sente inseguro de continuar o voo, independente do motivo dessa insegurança, o que eu posso dizer é que cada voo é uma experiência individual e que, se o procedimento de embarque e desembarque da aeronave ainda estiver acontecendo, esse passageiro poderia conversar com a tripulação”, sugeriu ela.

Caso o procedimento de embarque já tenha sido encerrado, a desistência não será mais possível, ressaltou a especialista.

“Após o encerramento desse procedimento, essa decisão individual do passageiro pode prejudicar todo o andamento da infraestrutura do ar e atrasar a escala dos voos e os horários de decolagem e pouso. Nessa situação, muito provavelmente ele não vai conseguir desembarcar da aeronave até por motivos de segurança”.

O consumidor deve saber também que, em caso de desistência do voo, os custos podem ficar por conta dele. “Cada compra de ticket de passagem aérea estabelece uma regra de condições. Cada ticket tem direitos e obrigações, tanto do passageiro quanto da companhia aérea. Mas não é normal ou usual vermos contratos que permitam essa desistência imediata [sem custos ou perdas para o consumidor]”, disse Roberta Andreoli.

Segundo o Procon, se o consumidor optar por cancelar o voo, ele estará sujeito às regras do contrato firmado e às determinações da Anac 1 (Resolução 400/2016).

“No entendimento do Procon-SP, o direito de arrependimento poderá ser aplicado considerando o prazo legal de sete dias de arrependimento para compras efetuadas fora do estabelecimento comercial”, disse o Procon, em nota.

Isso significa que – até sete dias úteis após a compra fora do estabelecimento comercial – o cliente pode cancelar e pedir reembolso, sem qualquer motivo. Fora desse prazo, no entanto, ele pode estar sujeito a penalidades, como multas.

Reclamações

À Agência Brasil, a plataforma Reclame Aqui informou que, só neste ano de 2024 [até o dia do acidente], recebeu 577 reclamações de consumidores sobre a Voepass. Em todo o ano passado foram 520 reclamações. Os principais problemas relatados pelos consumidores sobre essa companhia aérea entre 2022 e 2024 foram relacionados ao cancelamento de voo (226 reclamações), seguido por qualidade do serviço prestado (213 reclamações) e reembolso (209 reclamações). Houve também reclamações sobre estorno do valor pago, mau atendimento e atraso na decolagem.

Já o Procon-SP informou ter recebido 48 reclamações sobre a companhia área entre os meses de janeiro e agosto. No ano passado foram 45 reclamações.

A maioria das reivindicações dos consumidores dizia respeito à dificuldade na devolução dos valores pagos ou de reembolso (27 reclamações), seguido por demandas não resolvidas ou não respondidas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da companhia (20 reclamações) e serviço não fornecido ou venda enganosa (14).

O problema envolvendo o compartilhamento de voos (codeshare) entre a Voepass e a Latam é uma das reclamações que mais apareceram no site Reclame Aqui nos últimos dias. Segundo o Procon, o codeshare não é ilegal, mas o Procon tem analisado as reclamações dos consumidores sobre esse tema. “A prática de codeshare é legal e autorizada pelos órgãos reguladores da aviação civil”, disse o órgão.

O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) esclareceu que toda informação sobre quem será o responsável por cumprir o contrato de transporte aéreo deve ser dada de maneira antecipada ao consumidor e de forma adequada e clara.

“Portanto, no caso de ser aplicada a regra de codeshare, em que uma empresa aérea tem parceria com outra para voar em determinadas rotas, o consumidor deve ter informações claras e antecipadas, logo no primeiro momento de selecionar o voo’, disse o Idec.

Caso essa informação não esteja presente ou haja descumprimento dessa oferta, informou o Idec, será possível exigir o cumprimento forçado da obrigação ou a rescisão do contrato, além de se poder aceitar a oferta de um prestador de serviço equivalente.

“Caso não existam rotas trabalhadas pelas companhias aéreas em que o consumidor comprou a passagem, como a Latam, mas somente codeshare com outras companhias e o consumidor não se sentir seguro em viajar com empresas que não conhece, o ideal é pedir a rescisão contratual, exigir o valor pago pelas passagens aéreas de volta e, se houver outros prejuízos, perdas e danos”.

O consumidor, destacou o Procon, pode fazer quaisquer reclamações sobre problemas envolvendo uma aeronave ou companhia aérea. Essa reclamação pode ser feita, por exemplo, no Procon de sua cidade ou estado, “cabendo à empresa demonstrar que os problemas encontrados foram resolvidos e reportados aos órgãos reguladores e não comprometem a aeronavegabilidade.

Caso não haja resposta da empresa envolvida e o problema comprometa a oferta efetuada, a situação poderá ser considerada má prestação dos serviços, passível de sanções com base no Código de Defesa do Consumidor”.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a Latam informou que, no mercado de aviação civil, é comum que as companhias aéreas façam acordos que permitam que uma empresa venda passagens aéreas de voos operados por outras companhias. Segundo a Latam, essa informação é apresentada ao passageiro desde a etapa de pesquisa de passagens. “A prática é autorizada pelas autoridades reguladoras do transporte aéreo no Brasil e no mundo. Não há ingerência de uma empresa sobre a operação da outra”, diz nota.

No entanto, destacou a Latam, a companhia operadora do voo é que é responsável “por toda a sua gestão técnica e operacional, desde o atendimento em solo aos passageiros nos aeroportos, mas também durante os voos, até o cumprimento das diretrizes de aeronavegabilidade da aeronave, incluindo sua manutenção e a contratação de seguros obrigatórios”.

Sobre os reembolsos e remarcações, a Latam informou que o cliente pode reembolsar ou remarcar sua passagem sem custos e multa sempre que o voo for cancelado, seja ele operado pela própria companhia ou em codeshare.

Já a Voepass informou que “trabalha arduamente para atender às expectativas de seus clientes”. “A empresa é solidária a eventuais queixas, que são consideradas para aprimorar a prestação de nossos serviços, e concentra o atendimento a elas em seus canais oficiais”, diz nota da Voepass.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Proprietária de laboratório em Cacoal é presa por furto de energia

Além dos riscos à segurança, o furto de energia prejudica a sociedade como um todo, resultando em uma perda significativa de arrecadação de ICMS para o estado, que poderia ser revertida em investimentos em saúde e educação.
L
Brasil investe em algodão com identidade latino-americana

Brasil investe em algodão com identidade latino-americana

Dinheiro aplicado vem de ação que o país ganhou dos EUA há 10 anos
L

RondônCap de domingo, dia 06, sorteou uma Toyota Hilux e mais 40 mil reais em prêmios

Foram mais de 300 mil reais em prêmios.
L
Moradores da Zona Sul registram chuva de granizo em Porto Velho

Moradores da Zona Sul registram chuva de granizo em Porto Velho

Esse fenômeno climático não é comum na cidade e gerou curiosidade entre os moradores.
L

Lentidão no e-Título foi causada por grande número de acessos, diz TSE

Aplicativo chegou a ter 7,6 milhões de buscas por minuto pela manhã.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Eleição para Vereador em Porto Velho: Márcio Pacele Lidera com 4.692 Votos

Ao seu lado, outros candidatos também foram eleitos por QP e pela média de votos.
L

Professor Weliton é Eleito Prefeito de Espigão do Oeste com 69,97% dos Votos

Com 11.983 votos e 100% das seções totalizadas, Professor Weliton (PL – 22) é eleito prefeito, enquanto Célio Silveira (MDB – 15) obteve 30,03% dos votos, que foram anulados por decisão sub judice.
L

Dr. Fabiomar é Eleito Prefeito de Costa Marques com 56,33% dos Votos

Com 3.845 votos e 100% das seções totalizadas, Dr. Fabiomar (União – 44) vence as eleições, seguido por Elizeu Biazini (PP – 11) com 38,24%, Delegado Reinaldo Reis (PODE – 20) com 3,63%, e Chico Gago (PRTB – 28) com 1,80%.
L

Totalizando 100% dos votos, único candidato em Corumbiara vence as eleições com 3.968 votos

Marcelo Crisóstomo (DEM) foi eleito vice-prefeito na chapa do titular Leandro.
L

Adailton Fúria é reeleito com 83,16% dos votos em Cacoal derrotando candidatos do PL e PDT

Com 40.270 votos e 100% das seções totalizadas, Adailton Fúria (PSD – 55) vence as eleições, seguido por Celso Popó (PL – 22) com 12,86% e Almir Suruí (PDT – 12) com 3,98%.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso dos Correios destina 30% das vagas para negros e indígenas

Concurso dos Correios destina 30% das vagas para negros e indígenas

Editais para analistas e técnicos saem na próxima quarta-feira.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga 47 vagas de emprego para esta semana

Os cadastros dos interessados podem ser feitos on-line ou presencialmente.
L

UNIR abre editais para contratação de professores substitutos

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos processos seletivos abertos no momento.
L
Massa salarial dos trabalhadores atinge recorde em agosto, diz IBGE

Massa salarial dos trabalhadores atinge recorde em agosto, diz IBGE

Total de pessoas empregadas foi 102,5 milhões
L
Brasil gerou mais de 235 mil novos postos de trabalho em agosto

Brasil gerou mais de 235 mil novos postos de trabalho em agosto

Saldo foi positivo nos grandes setores e em 27 unidades federativas
L
Publicidade

POLÍTICA

Coligação da Mariana Carvalho elegeu todos os 23 vereadores de Porto Velho

Coligação da Mariana Carvalho elegeu todos os 23 vereadores de Porto Velho

Partidos que compõem a base de apoio da candidata à prefeita domina a eleição da Câmara Municipal.
L
Primeiro turno teve 515 prisões por crimes eleitorais

Primeiro turno teve 515 prisões por crimes eleitorais

Entre os detidos, 22 eram candidatos
L

Eleições 2024: mais de 40 Promotores Eleitorais atuam em todo o Estado neste domingo

O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, acompanhou de perto as atividades, visitando locais de votação. Ele falou sobre a normalidade e a tranquilidade das eleições.
L
Nunes e Boulos seguem para 2º turno em São Paulo

Nunes e Boulos seguem para 2º turno em São Paulo

Disputa na capital paulista foi uma das mais acirradas do país
L
Cenário político em Rondônia: 27 prefeitos reconduzidos e renovação em 25 municípios com novos gestores

Cenário político em Rondônia: 27 prefeitos reconduzidos e renovação em 25 municípios com novos gestores

A recondução de 27 prefeitos aos seus cargos evidencia a confiança dos eleitores em suas gestões. Esses prefeitos conquistaram a aprovação da população por meio de políticas públicas eficazes, focadas em áreas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento econômico.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idosa atende chamado na porta de casa e acaba morta a tiros em Candeias

Idosa atende chamado na porta de casa e acaba morta a tiros em Candeias

No momento que abriu a porta, a vítima foi atacada com pelo menos quatro tiros por um desconhecido que logo depois fugiu.
18

Médica e vigilante são agredidos durante confusão por causa de atendimento em Policlínica

As agressões a uma médica de 39 anos e a um vigilante de 41 anos ocorreram na noite deste domingo (06), na Policlínica Ana Adelaide, localizada no bairro Pedrinhas, em Porto Velho.
10
Motoboy morre após grave acidente na BR-364 em Porto Velho

Motoboy tenta passar por mureta e acaba morrendo em grave acidente na BR-364 na capital

Devido à força da colisão, o piloto da moto teve morte instantânea.
18

Forças já prenderam 108 eleitores e 14 candidatos por crimes eleitorais

Já foram apreendidos R$ 9.305.994 só neste domingo, de acordo com o Ministério da Justiça. A maior parte do dinheiro (R$ 6.137.460) foi apreendida no Pará.
L
Crime eleitoral: dinheiro apreendido já é 14 vezes maior que o da última eleição municipal

Crime eleitoral: dinheiro apreendido já é 14 vezes maior que o da última eleição municipal

De acordo com o diretor-geral da PF, foram apreendidos R$21 milhões em espécie em 2024; principais crimes apurados são de propaganda irregular e compra de votos
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dia do Compositor Brasileiro: mais tocadas em shows são músicas que animam o Carnaval

Ecad também mostra de onde são os autores inscritos na gestão coletiva da música.
L
Atos marcam um ano do conflito entre Israel e o Hamas

Atos marcam um ano do conflito entre Israel e o Hamas

Cerimônias mostram narrativas conflitantes sobre guerra
L
Oficial da ONU diz que ataques no Líbano violam direito humanitário

Oficial da ONU diz que ataques no Líbano violam direito humanitário

Chefe de refugiados pede que envolvidos parem com a “carnificina”
L
Cinquenta cidades terão segundo turno na disputa pelas prefeituras

Cinquenta cidades terão segundo turno na disputa pelas prefeituras

Presidente do TSE, Cármen Lúcia fez balanço das eleições
L

AROM parabeniza prefeitos eleitos nos municípios de Rondônia

Em Porto Velho, haverá segundo turno entre os ex-deputados federais Mariana Carvalho, que recebeu 44,48% dos votos válidos, e Léo Moraes, com 25,73% dos votos.
L

Obras de ampliação no Centro de Medicina Tropical de Rondônia avançam em Porto Velho

Local onde serão instalados novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
L
Eleitores de cinco municípios participam de consultas populares

Eleitores de cinco municípios participam de consultas populares

Em Belo Horizonte, maioria não aprovou mudança da bandeira
L

“Dias melhores virão para nossa cidade”, afirma Léo Moraes após chegar ao segundo turno

Após saber do resultado final que o levou para mais uma etapa de votação pelos eleitores de Porto Velho, Léo comemorou com seus apoiadores no comitê de campanha, no bairro Olaria
L

Mariana Carvalho é a mais votada, com mais de 40 mil votos de vantagem no 1º turno

Ela somou mais de 110 mil votos e liderou toda a votação para prefeita da capital
L

Célio Lopes surge como nova liderança política em Porto Velho

Advogado e candidato a prefeito, Célio Lopes conquistou 11,73% dos votos válidos nas eleição municipal e agora é visto como uma promessa de renovação para a política da capital.
L