O frio de origem polar, que já começa a fazer parte de alguns estados do Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, tem chances de trazer alguns resquícios do ar gelado até Rondônia. Esse frio é o resultado da formação de um “Ciclone Extratropical”, que começou na quinta e ampliou o seu raio de alcance nesta sexta-feira.
A formação ocorreu na divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai. É exatamente a partir desse ponto que o ar gelado vem sendo soprado para outras partes do país. Oficialmente, o frio é previsto até o Mato Grosso do Sul, mas um detalhe pode alterar a sua rota, podendo inclusive invadir o Mato Grosso, Rondônia e Acre. “É que o ar gelado não se encontra apenas na superfície, mas também em outras camadas da atmosfera”, pontua Estael Sias, do MetSul Meteorologia.
Em locais do Sul, segundo Estael, vai até cair neve, mas o frio mesmo vai subir pelo país por conta do corredor polar, com o declínio das temperaturas em muitos municípios. No Mato Grosso, os termômetros podem marcar 7ºC.
Em Rondônia, as menores temperaturas serão registradas, como sempre, nos municípios localizados no Sul, como em Vilhena, que pode alcançar a partir de hoje 12ºC. O frio polar permanece até o restante da próxima semana.
Na capital, Porto Velho, a friagem não passa dos 19ºC. Já o estudioso do tempo Davi Friale, do site O Tempo Aqui, fala em uma “forte onda de frio polar alcançando o Acre, Rondônia, o sudeste, sul e sudoeste do Amazonas. Na Bolívia (planícies) e no Peru (região de selva)”, finaliza.