No domingo, 4 de julho de 2024, estive na pista do Espaço Alternativo de Porto Velho e percebi a falta de iluminação em alguns pontos do percurso. A iluminação pública de Porto Velho é responsabilidade da Emdur.
A Emdur, deveria garantir a iluminação em toda a extensão da pista. Durante o meu treino com meu triciclo, parei para comprar uma água de coco e ouvi uma reclamação do vendedor. Ele comentou que aquele ponto específico da pista quase não tem iluminação pública e disse que já havia reclamado com a própria Emdur sobre a falta de luz. No entanto, a resposta da empresa foi que “não havia funcionários suficientes para resolver aquele problema.”
Isso me indignou, e, a partir daquele pequeno relato do vendedor de coco, comecei a observar outros pontos da pista sem iluminação pública em vários postes ao longo do percurso.
Inclusive, foi isso que me motivou a escrever este texto para mostrar que o imposto pago para termos uma iluminação pública de qualidade muitas vezes não é aplicado de maneira correta. A pergunta que fica é: para onde está indo todo esse dinheiro pago através dos impostos?