DOMINGO, 22/06/2025

Dweck: governo vai recuperar receitas e reverter parte do corte

Ministra participou da mesa Estados do Futuro, evento paralelo ao G20

Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Dweck: governo vai recuperar receitas e reverter parte do corte
Fernando Frazão/Agência Brasil

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse nesta segunda-feira (22) que parte do corte de gastos que o governo irá fazer será posteriormente revertido quando houver uma nova fonte de receitas. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a decisão de congelar R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024.

“A gente vai recuperar as receitas, para poder reverter parte desse corte de gastos”, garantiu Dweck. Ela lembrou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) publicada em maio, quando a corte deu ao governo 60 dias para apresentar uma fonte de compensação financeira para a desoneração da folha até 2027, que foi prorrogada conforme lei aprovada no ano passado. Sem a compensação, o benefício concedido a empresas e municípios pode perder a validade. O assunto vem sendo tema de tratativas entre o governo e o Congresso.

“Tem essa questão importante que foi a redução da receita, fruto de uma medida que o governo tinha enviado ao Congresso e que foi rejeitada. E depois, a compensação proposta pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foi rejeitada. E estamos nesse debate com o Congresso de como fazer essa compensação, que o próprio Supremo já disse que precisava ser feita.”

Segundo a ministra, não há contradição entre defender o fortalecimento do estado e congelar investimentos. “O Brasil está discutindo a qualidade do gasto”, afirmou. De acordo com Dweck, uma outra parte do corte de gastos está relacionada com o crescimento de políticas sociais importantes.

“Queremos justamente garantir que essas políticas estão atendendo quem precisa”, acrescentou Dweck, mencionando a necessidade de uma atualização no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e nos serviços previdenciários.

Estados do Futuro

As declarações da ministra ocorreram ao final de participação na mesa Estados do Futuro, que integra a programação paralela da Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20. Em exposição, Dweck afirmou que houve um desmonte das capacidades estatais no governo anterior. Segundo a ministra, estão em curso medidas para reverter o cenário, através do fortalecimento das empresas estatais e de uma gestão adequada do patrimônio público, das terras públicas, do conhecimento, da proteção da memória nacional.

“A importância do Estado não se limita à sua atuação nos momentos de crises agudas. O Estado, como desenvolvimento, é um projeto de longo prazo. Não pode ser ligado ou desligado com um apertar no botão. Construir suas capacidades, inclusive aquelas a serem acionadas na prevenção e resposta das emergências, é um trabalho contínuo. Infelizmente destruir é mais rápido e mais fácil do que construir. A recuperação da suas capacidades centrais consome energia política e sobretudo um tempo que seria muito melhor aproveitado consolidando avanço, fortalecendo a resiliência e acelerando respostas”, disse.

A ministra também defendeu um Estado protagonista na condução da economia. “Seu papel não se limita tampouco a corrigir as chamadas falhas de mercado. Sua contribuição para o desenvolvimento e a criação de valor é muito mais ampla, na medida em que molda o mercado e as oportunidades de renovação de investimentos”.

Segundo Dweck, esta discussão é de suma importância. “Temos diante de nós uma dupla tarefa: revigorar o espírito reformista e estruturante dos debates sobre o desenvolvimento e a governança econômica internacional e atualizar o seu programa para as circunstâncias atuais”, acrescentou.

G20

A presidência brasileira no G20 realiza, no decorrer de toda esta semana, uma intensa programação. Um dos pontos altos será o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na quarta-feira (23). Como parte desta agenda, a Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20 teve início pela manhã com sua primeira sessão, cuja pauta envolveu temas relacionados com o acesso à água e ao saneamento. Além de Mauro Vieria e de Esther Dweck, marcaram presença o ministro das Cidades, Jader Filho, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

As 19 maiores economias do mundo, bem como a União Europeia e mais recentemente a União Africana, têm assento no G20. O grupo se consolidou como foro global de diálogo e coordenação sobre temas econômicos, sociais, de desenvolvimento e de cooperação internacional. Em dezembro do ano passado, o Brasil sucedeu a Índia na presidência. É a primeira vez que o país assumiu essa posição no atual formato do G20, estabelecido em 2008. No fim do ano, o Rio de Janeiro sediará a Cúpula do G20 e a presidência do grupo será transferida para a África do Sul.

A programação paralela da Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20 foi planejada como um espaço de troca entre autoridades e sociedade civil. Para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o debate sobre o Estado do Futuro contribui para a construção da agenda comum entre os países. “Oferece oportunidade de reflexão sobre a importância e a centralidade das capacidades estatais para impulsionar o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, afirmou.

Ele avalia também que o tema vai ao encontro das prioridades do mandato brasileira no G20, elencadas pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. São elas: inclusão social e combate à fome e à pobreza; transições energéticas e desenvolvimento sustentável; e reforma das instituições de governança global.

“Além de ampliarmos a nossa capacidade de cooperação interestatal, é preciso também repensar o papel do Estado, que deve estar capacitado para fazer frente a esses desafios e crises, bem como para tratar novos e emergentes temas. E, assim, essencial superar a percepção do Estado como mero prestador eficiente de serviços e recuperar a sua função de articulador das diversas forças e setores da sociedade”, disse Vieira.

Uma das lideranças da sociedade civil convidadas para debater o tema, a diretora-executiva da Anistia Internacional, Jurema Werneck, avaliou que a crise climática é fundamentalmente uma crise de direitos humanos. Ele fez duras críticas aos Estados.

“A crise climática é fundamentalmente uma crise de direitos humanos, que tem os Estados como atores incapazes ou pouco comprometidos em entregar seus deveres, suas obrigações e as políticas que lhe dizem respeito. A crise climática acontece ao mesmo tempo da grave crise de confiança das instituições. E há também uma crise em relação às instituições multilaterais e sua capacidade efetiva de liderar os Estados na direção do cumprimento dos compromissos”, afirmou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Arquidiocese de Porto Velho lança selo do centenário

A solenidade, seguida de missa, foi realizada na catedral Sagrado Coração de Jesus, na Rua Dom Pedro II, no central da capital.
L

“Danos severos” em usinas nucleares, alerta Pentágono; Irã promete resposta aos EUA

Instalações nucleares iranianas sofrem danos severos após ofensiva americana; Teerã promete resposta e alerta para riscos de retaliação regional
L

TEMOS PETRÓLEO? Fronteira de Rondônia com Mato Grosso pode ter jazida com grande produção de barris

O Ibama, dominado por Marina, atrasou ao máximo a liberação para a exploração do nosso petróleo no mar, com argumentações prevendo catástrofes, caso a liberação fosse dada.
L

Deputado Edevaldo Neves homenageia agentes socioeducativos de Rondônia

Parlamentar destaca papel fundamental da categoria na ressocialização de adolescentes e reforça compromisso com a valorização profissional
L

Jornalista rondoniense faz história ao levar o nome de Rondônia na Maratona Internacional na Noruega

Bosco Cardoso representa Rondônia na prestigiada Maratona do Sol da Meia-Noite, na Noruega, unindo esporte e causas sociais em uma jornada marcada por superação, frio intenso e solidariedade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PRF intercepta carregamento de drogas e armas escondido em caminhão em Rondônia

Fiscalização na BR-364 revela fundo falso com quase 263 kg de entorpecentes e três armas de fogo; números mostram atuação eficaz da corporação no estado
10

Meio século de histórias inspira retorno do Golf GTI em edição especial

Volkswagen antecipa comemorações com versão limitada mais potente já produzida
L

Dia Mundial do Fusca: o carro que virou lenda e ainda acelera corações!

Um carro, milhões de histórias: o legado afetivo do Fusca ao redor do mundo
L

Histórias Que Educam: Como a Literatura Infantil Complementa o Trabalho da Escola e da Família

É assim que se constrói uma ponte entre o lar, a escola e o coração da criança. Ler é formar.
L

Trump afirma sucesso após bombardear importantes instalações nucleares do Irã

Ataques em três locais, incluindo a instalação nuclear mais fortificada do Irã, colocaram os EUA diretamente na guerra de Israel. O presidente Trump alertou sobre mais ataques “se a paz não chegar rapidamente”.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli: Esclarece que não votou a favor do aumento na conta de energia

Bagattoli lembrou de medida do governo que repassará impacto bilionário a consumidores
L
Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

FORÇA DO CAMPO: Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

Iniciativa foca na capacitação do pequeno produtor e agricultura familiar.
L

Jaime Bagattoli: Senador reafirma apoio à emancipação dos distritos de Rondônia

Bagattoli apontou grande disparidade, como o distrito de União Bandeiras, em Porto Velho
L
Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Ação acontece neste sábado na E.M.E.F Maria Francisca de Jesus, no Residencial Orgulho do Madeira e levará serviços gratuitos à população
L

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L
Publicidade

POLÍCIA

TRÁFICO: Casal é preso com carro clonado e drogas em vila de apartamentos no Teixeirão

Operação do BPTAR desmantela ponto de venda de entorpecentes e apreende veículo clonado, rádios comunicadores e drogas variadas em Porto Velho
10

TRAGÉDIA NA BR-364: Mulher de 58 anos morre após perder o controle da moto em trecho perigoso próximo à Vila Nova Samuel

Um trágico acidente de trânsito tirou a vida de Suely da M. P., de 58 anos, na noite deste sábado (21), na BR-364, nas proximidades da entrada da Vila Nova Samuel, no município de Candeias do Jamari (RO).
18

Mulher é baleada pelo marido na frente do filho no dia do aniversário; “papai atirou na mamãe”

O caso aconteceu em uma residência na Rua Prece, bairro São Francisco, zona leste de Porto Velho, no final da tarde.
18

Criminosos são recebidos a bala durante furto em comércio na zona sul

O empresário contou que estava em casa, que fica na parte superior do comércio, quando viu, pelas câmeras, a presença de quatro criminosos tentando arrombar o estacionamento.
10
Colisão frontal entre carro e caminhão-tanque deixa um morto em RO

Colisão frontal entre carro e caminhão-tanque deixa um morto em RO

Três pessoas estavam no carro, e, lamentavelmente, um óbito já foi confirmado no local.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Xiaomi SU7 Ultra humilha concorrência em Nürburgring com tempo recorde

Modelo de produção da Xiaomi alcança desempenho inédito e reforça presença no circuito alemão
L

Fórmula E confirma calendário com 18 etapas em 12 cidades

Novas etapas ampliam alcance global da categoria elétrica
L

EUA entram no conflito entre Israel e Irã com ataques a instalações nucleares

Bombardeios americanos em Fordo, Natanz e Isfahan marcam nova escalada após ofensiva israelense
L

Vídeo: motorista de aplicativo cancela corrida e é humilhado por passageiros em Porto Velho

O video foi compartilhado nas redes sociais e é possível notar que mesmo diante a hostilidade, o motorista mantém a calma e afirma que não fez nada de errado.
10
Governo de RO amplia estrutura do Corpo de Bombeiros com entregas e inaugurações

Governo de RO amplia estrutura do Corpo de Bombeiros com entregas e inaugurações

Uma dessas unidades foi destinada ao quartel de Pimenta Bueno.
L
Detran-RO aprimora serviços com investimentos em infraestrutura, tecnologia e acessibilidade

Detran-RO aprimora serviços com investimentos em infraestrutura, tecnologia e acessibilidade

Além disso, um convênio de R$ 10 milhões com o Batalhão de Trânsito (BPTran) possibilitou a compra de 30 motocicletas, veículos com câmeras OCR, rádios digitais e etilômetros.
L
Iniciativa conecta municípios de Rondônia ao Mapa do Turismo e impulsiona o setor

Iniciativa conecta municípios de Rondônia ao Mapa do Turismo e impulsiona o setor

Além das orientações técnicas sobre o processo de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, o evento vai proporcionar troca de experiências e estimular a criação de estratégias locais para promoção e desenvolvimento do setor de forma sustentável.
L
'Copella Arnoldi': Conheça o peixe amazônico que desova fora da água e tem cuidado parental único

‘Copella Arnoldi’: Conheça o peixe amazônico que desova fora da água e tem cuidado parental único

De acordo com Fernando Dagosta, essa espécie de água doce, pertencente à família Lebiasinidae, é encontrada na Amazônia brasileira e em países vizinhos como Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
L
Passageiro de moto por aplicativo morre atropelado por ônibus ao fugir de assalto

Passageiro de moto por aplicativo morre atropelado por ônibus ao fugir de assalto

O piloto da moto seguiu para uma base da Guarda Civil Municipal e relatou o ocorrido. Em patrulhamento, policiais militares localizaram um dos suspeitos, C.F.S., em uma moto com placa adulterada, e o prenderam.
18
Burnout: Exaustão crônica ligada ao trabalho afeta 32% dos brasileiros e não é "frescura"

Burnout: Exaustão crônica ligada ao trabalho afeta 32% dos brasileiros e não é “frescura”

Caracterizada por um esgotamento tão intenso que até atividades básicas como sair da cama se tornam um desafio, a síndrome não deve ser confundida com depressão, pois está diretamente vinculada ao contexto profissional.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.