Por ser um canal potente em aspectos de expressão artística, ser um reflexo cultural e impactar diretamente em diálogos na sociedade, a moda mantém sua relevância ao longo do tempo. Hoje, uma cliente nova pode decidir comprar na Animale após ser impactada por uma campanha em que sua influencer favorita fez uma participação.
Reconhecendo o seu papel enquanto figura pública e alinhado a valores pessoais, muitos desses influencers apostam em fazer a diferença na moda através de seu posicionamento. Neste artigo, você confere uma pequena lista de artistas e influenciadores que usam sua imagem para transmitir mensagens positivas através da moda.
Emma Watson
A atriz britânica que teve sua carreira marcada pela saga de filmes Harry Potter, hoje é um dos principais nomes quando o assunto é moda consciente. Além de ser embaixadora em prol de inúmeras causas dentro da ONU Mulheres, Emma é uma voz ativa na difusão de consumo sustentável e estrela campanhas de marcas que tem isso em seu DNA.
Entre os principais nomes de peso que Emma Watson já realizou parcerias estão Prada, Stella McCartney e Burberry. Em suas aparições de tapetes vermelhos e premiações, a atriz faz questão de tornar pública a origem de produção de cada peça, dando total transparência sobre o impacto da moda na sustentabilidade e também dando espaço a marcas com menor visibilidade.
Flavia Aranha
A designer e influenciadora brasileira Flavia Aranha pode ser considerada uma das pioneiras na moda realmente sustentável feita aqui. Sua marca autoral tem como DNA peças que sobrevivem à mudança cada vez mais rápida de tendências, ou seja, prolongam seu ciclo de uso independente de temporadas.
Na cadeia de produção, a marca aposta em adquirir matéria-prima de origem artesanal, estimulando o circuito econômico de comunidades locais e uma maior seletividade de cada elemento. O uso de corantes naturais e transparência sobre a origem de cada etapa de confecção das peças também reflete a preocupação com uma indústria mais sustentável.
Gabrielle Pilotto
Diretora criativa da marca de upcycling Ventana, Gabrielle é uma das figuras mais interessantes da moda desta geração. Desfilando em semanas de moda como Nova York e Paris, a Ventana consegue derrubar o argumento de que a moda sustentável não tem o mesmo nível de possibilidades que a indústria convencional.
Gabrielle usa suas redes para dar visibilidade a cada detalhe do processo de produção das peças da marca, que, em maioria, são garimpadas ou recicladas de descartes industriais. A grande mensagem está em como um tecido que seria descartado no meio ambiente ganha uma estética e significado totalmente repaginados, virando objeto de desejo pelos fashionistas.
Pabllo Vittar
Em 2024, é impossível questionar a relevância da arte drag como canal de contato para a discussão de diversas pautas. Além de ser não uma, mas talvez a drag mais famosa do mundo atualmente, Pabllo Vittar faz questão de usar seu alcance dentro e fora das redes para disseminar pautas importantes.
Mesmo com uma agenda global e tendo acesso aos principais designers da moda, Pabllo frequentemente aparece em campanhas, sessões de fotos e eventos usando e divulgando marcas independentes. Por um lado, ela usa sua visibilidade como vitrine para novos criadores, que muitas vezes têm valores como reciclagem, sustentabilidade e principalmente diversidade como mote de suas peças.
Zendaya
De estrela da Disney a atriz mundialmente reconhecida pela sua entrega em papéis desafiadores no cinema e no streaming, Zendaya sabe o que faz. Com um time que não mede esforços para trabalhar a imagem da atriz da melhor forma, ela é um dos ícones da nova geração no quesito moda.
Para além do fato de elevar o nível de representatividade de pessoas pretas dentro e fora das telas, Zendaya é uma porta-voz de várias outras pautas na moda. Entre elas a liberdade feminina, o questionamento de um único padrão de beleza (pele branca e estéticas eurocêntricas) e as possibilidades de autoexpressão pela moda, seja usando um vestido de uma grife centenária, seja exibindo um styling feito com peças de uma loja varejista comum.