SÁBADO, 05/07/2025
Publicidade

Rondoniense é convocado por ampla maioria dos médicos brasileiros para mais um mandato à frente do conselho federal de medicina

Você concorda com a legislação que um dia tira e no outro recoloca e depois tira de novo Prefeitos eleitos dos seus cargos (como ocorreu recentemente em Ji-Paraná e Guajará Mirim) ou acha que este vai e vem de decisões judiciais faz parte da democracia e as medidas que colocam um político como criminoso num dia e depois o recolocam no mesmo cargo, estão mesmo corretas? 

Por Sergio Pires - 25

Publicado em 

Rondoniense é convocado por ampla maioria dos médicos brasileiros para mais um mandato à frente do conselho federal de medicina
Foto - Sergio Pires

Um porto-velhense da gema, apaixonado por sua cidade e seu Estado, é um dos orgulhos que temos em nível nacional. Saiu daqui para se tornar uma liderança no país inteiro, comandando uma entidade que reúne bem mais do que meio milhão de profissionais da sua área. E que profissionais! Hiran Gallo foi escolhido por seus colegas de todo o Brasil para presidir a maior entidade médica da América Latina, o Conselho Federal de Medicina. No seu mandato, elevou a entidade a outro patamar. Sua defesa intransigente das prerrogativas dos médicos; sua luta constante pela preservação da vida; seus posicionamentos fortes em relação a questões polêmicas como o combate ao aborto depois de 22 semanas de gravidez e a batalha para que não haja interferência política na questão da Residência Médica, são apenas alguns dos temas de enorme relevância para a saúde dos brasileiros, defendidos, inclusive em participações no Parlamento brasileiro,  com unhas e dentes pelo rondoniense que comanda a categoria. Dentro de alguns meses, o mandato de Hiran terminaria. Ele já havia decidido deixar a função e ficar na sua terra natal, de onde jamais se mudou, para enfrentar outros desafios. Aqui, tem unanimidade entre a classe médica e também atua, em momentos de lazer, como um comentarista ácido, mas sempre equilibrado, dos problemas da terra, no programa Papo de Redação, da SICTV, aos sábados. Ficar só em Rondônia: este era o plano. Contudo, foram tantos os pedidos para que reavaliasse sua decisão e concorresse a um novo mandato, que o dr. Hiran aceitou a missão para buscar estender um pouco mais sua missão. No mês de agosto próximo, haverá eleição para os conselheiros do CFM em todos os Estados e são eles quem elegem o Presidente. Neste momento, não há dúvida de que o rondoniense será eleito para um segundo mandato.

Hiran, que também é professor na Universidade do Porto, em Portugal, país onde conquistou igualmente grande respeito dos irmãos portugueses, tem lutado muito para valorizar a Medicina brasileira e os profissionais da área. Não há tema importante da categoria que ele não esteja liderando, apoiando o que considera melhor para os médicos e para a saúde brasileira e combatendo o que não convêm a ambos. Tem o apoio da ampla maioria dos associados ao Conselho, pelos avanços que conquistou na Presidência e por suas posições firmes, conhecidas entre todas as principais autoridades do país. Há uma chance real de que Hiran Gallo permaneça por mais um mandato no comando do CFM. No final de agosto, já se saberá oficialmente. Rondônia precisa comemorar. Temos aqui o único comandante de uma grande e importante entidade nacional e precisamos valorizar essa enorme conquista, que é dele, mas também de todos nós, seus conterrâneos!

MARIANA, EUMA, LÉO E PL JÁ MARCARAM DATAS PARA AS CONVENÇÕES. ELAS COMEÇAM NO SÁBADO DA PRÓXIMA SEMANA

Como foi publicado com exclusividade neste espaço, duas importantes convenções partidárias estão agendadas para acontecerem no próximo sábado, dia 27, oficializando candidaturas de duas mulheres poderosas. No casa de shows Talismã, a partir das 8h da manhã, o União Brasil confirma o nome de Mariana Carvalho como sua candidata, com apoio já formalizado de pelo menos sete partidos, incluindo o PL, que deve indicar o vice-prefeito. No mesmo dia, o MDB confirma a candidatura da juíza aposentada Euma Tourinho, em que o partido aposta todas as suas fichas para voltar a comandar a Prefeitura da Capital, o que não o faz desde Jerônimo Santana. No domingo, dia 28, vai acontecer a convenção do PL, em local ainda a ser divulgado. Sem nome próprio para a Prefeitura (o partido optou opor não apoiar o pleito do deputado federal Coronel Chrisóstomo, que se apresentou como voluntário!) o partido de Bolsonaro, Marcos Rogério e Jaime Bagattoli deve se contentar em indicar o nome do vice de Mariana Carvalho, o que seria uma exigência do diretório nacional. Já no dia 3 de agosto, uma semana depois, será a vez do Podemos oficializar Léo Moraes como o seu nome para a disputa na Capital. Os demais partidos e indicados, vão realizar seus encontros para oficializar candidaturas até 5 de agosto, prazo final para as convenções.

PARTIDOS DE ESQUERDA (LIDERADOS PELO PT) ESCOLHEM CÉLIO LOPES, DO PDT, PARA LIDERAR CHAPA NA DISPUTA EM PORTO VELHO

Caso se concretize o que foi combinado em Brasília, o jovem advogado Célio Lopes, terá sua candidatura a Prefeito alavancada e o colocará com chances reais de crescer muito perante o eleitorado porto-velhense. Pelas redes sociais, Célio, o nome do PDT na corrida municipal, divulgou que recebeu a promessa da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, de que seu partido indicaria o vice na chapa de Célio e que os petistas caminhariam junto com ele, na corrida na Capital. “A presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann ratificou,  em Brasília, o apoio da Federação PT/PC do B/PV, à candidatura de Célio Lopes, do PDT, à Prefeitura de Porto Velho” diz parte do texto divulgado. O encontro de Brasília contou com a presença do presidente regional do PT em Rondônia, Israel Trindade e de outros líderes nacionais petistas. O grupo está tentando cooptar Vinicius Miguel, do PSB ou Samuel Costa, da aliança Rede/PSOL, para compor a chapa, na condição de vice. Vinicius dificilmente vai topar, na medida é que um nome forte para ele mesmo concorrer à Prefeitura, mas no caso de Samuel, a dobradinha é possível, já que ele representa dois partidos de esquerda, a Rede e o PSOL. Caso tudo isso se confirme na convenção do partido, marcada para o próximo sábado, dia 27, Célio (nome escolhido a dedo pelo presidente regional, o ex-senador Acir Gurgacz) se tornaria um nome fortíssimo para unir o eleitorado de esquerda, para tentar chegar ao segundo turno.

FORÇAS POLÍTICAS DE ANTAGONISMO HISTÓRICO ESTARIAM PENSANDO NUMA UNIÃO DE FORÇAS, PARA A DISPUTA DA PREFEITURA DA CAPITAL

Os bastidores fervilham com a possibilidade de uma união política jamais imaginada em Rondônia. Como as conversas ainda estão numa fase muito embrionária, seria irresponsabilidade dar nomes e postos, mas o interessante é que dois grupos políticos, sempre antagônicos em Rondônia, poderiam unir forças para uma tentativa de levar uma chapa saída dessa união, à Prefeitura de Porto Velho. Não será fácil, mesmo que haja pontos em comum, pela distância política de ambas as siglas e dos seus membros. Mas estariam sendo avaliadas algumas vantagens, caso o assunto fosse em frente. Dois deles estão balançando o coreto. O primeiro é a grana, claro. Unidas, as duas forças teriam o dobro do dinheiro disponível para a campanha. O outro é o tempo de TV. Caso o acordo fosse fechado (o que se pode dizer que ainda está muito distante de acontecer) o horário eleitoral gratuito do candidato à Prefeitura pela chapa teria o dobro do tempo que tem hoje. Claro que os confrontos históricos e as ideologias distantes são obstáculos muito sérios para que uma eventual aliança seja formada pelos dois grupos. Mas na política, sabe-se pela experiência, nada é impossível. Só como exemplo, basta lembrar que Geraldo Alckmin dizia que Lula queria ser Presidente para voltar ao local do crime. Quem é o vice-presidente da República, hoje e grande amigão de Lula? Então….

“O DNIT GASTA MILHÕES POR ANO PARA REMENDAR A BR 364”, DIZ EX-PREFEITO E EX-DEPUTADO JESUALDO PIRES

A defesa de que a duplicação da BR 364 deveria ser feita pelo Dnit, defendido por um engenheiro do órgão, dias atrás, aqui nestE espaço, obviamente que não é unanimidade. O também engenheiro Jesualdo Pires, duas vezes prefeito de Ji-Paraná, deputado estadual e do alto dos seus quase 200 mil votos para o Senado, é totalmente contra essa posição. “O DNIT é um órgão falido, que gasta milhões todos os anos para fazer remendos mal feitos nas BRs. É claro que não querem a concessão. A concessão não se resume apenas a duplicação, teremos terceira faixa e o mais importante: uma estrada transitável e mais segura, coisa que o DNIT, apesar dos bilhões que já recebeu nos últimos 20 anos, nunca conseguiu!”, critica o conhecido e respeitado político rondoniense. Para Jesualdo, o que se deve discutir é sobre a instalação de pedágios e os preços a serem cobrados, para que não se aceite que injustiças sejam cometidas contra os usuários. Basicamente, o projeto que foi aprovado pelo Ministério dos Transportes prevê a privatização fatiada de trechos da BR 364, com a implantação de pedágios a cada 100 quilômetros. Entre Vilhena e Porto Velho, estão previstos pelo menos sete postos de pedágio, com a duplicação de apenas 100 dos 700 quilômetros neste trecho, mas com uma série de melhorias em toda a extensão, até a fronteira com o Acre.

MADURO AMEAÇA COM GUERRA CIVIL CASO ELE NÃO GANHE A ELEIÇÃO DO PRÓXIMO DIA 28, PARA MANTER-SE DITADOR DA VENEZUELA

Os adversários políticos são proibidos de concorrer, a partir de um conluio com o Judiciário militante. Quem se arrisca a tentar disputar contra o ditador (como Marina Corina, a maior opositora, uma das que a Justiça proibiu de participar da votação é  vítima de atentados contra sua vida e dos seus seguidores. O ditador, recebido com honras de Chefe de Estado no Brasil, por seu amigo presidente Lula, está concorrendo quase sozinho e, parece piada, mas não o é,  tem medo de perder a eleição. Nícolas Maduro, contudo, não aceita qualquer resultado da eleição que não seja uma vitória dele, o sanguinário, que já viu pelo menos sete milhões de venezuelanos saírem desesperados do país, em busca de sobrevivência digna e alguma liberdade. Maduro está ameaçando o eleitorado e foi muito claro num comício de campanha: “o destino da Venezuela no século 21, depende de nossa vitória em 28 de julho. Se não quiserem que a Venezuela caia em um banho de sangue, em uma guerra civil fratricida, produto dos fascistas, garantamos o maior êxito, a maior vitória da história eleitoral do nosso povo”. O recado está dado. Quem não votar no ditador sanguinário já sabe o que virá pela frente!

HOMOFOBIA, OFENSAS, ATAQUES GRATUÍTOS: DEPUTADA CONSEGUE NA JUSTIÇA CONDENAÇÃO DE QUEM A ATACOU NAS REDES SOCIAIS

Vítima de textos agressivos, recheados de ataques homofóbicos, a deputada federal Silvia Cristina ganhou, na Justiça, o reconhecimento dos ataques sofridos, com a condenação do agressor, que terá que cumprir penas socioeducativas e ainda pagar indenizações de quatro salários mínimos (5.648 reais) que, recebidos pela parlamentar, serão doados para o Hospital do Câncer, chamado de Hospital do Amor. Os vários ataques foram publicados na internet. O nome do agressor não foi informado, lamentavelmente, até porque as leis brasileiras continuam defendendo os direitos de quem comete crimes, inclusive o de atacar, ofender e usar palavras de baixo calão e ataques homofóbicos. “É preciso compreender que a internet e os grupos de mensagens não são terra sem lei. Não é possível se permitir que ali se possa fazer de tudo, como atacar a honra das pessoas, caluniar, difamar, ofender, cometer injúrias e outros crimes, como a homofobia. Não vou deixar impune nenhum caso deste tipo. Sou muito pacífica, como pessoa pública aceito as críticas, mas jamais as ofensas pessoais e as agressões gratuitas”, resumiu a parlamentar, depois da condenação do homem que a agrediu via redes sociais.

LEI QUE PROIBE FOGOS DE ARTÍFICIO COM BARULHO EM TODO O ESTADO É SOLENEMENTE IGNORADA, DENUNCIA DEPUTADO

Para que serve uma lei, se ela não é cumprida? Os exemplos são inúmeros. Aqui em Rondônia, um deles se refere à proibição do uso de fogos de artifício com estampido, uma lei vigente desde março deste ano, que vem sendo solenemente ignorada em dezenas de eventos, incluindo alguns oficiais. Autor da proposta que visa proteger crianças, doentes e também os animais, o deputado Ismael Crispin protestou com veemência contra o descumprimento e exige fiscalização. Ele recebeu inúmeras denúncias de que em eventos como festas juninas, festas agropecuárias e até no lançamento de campanhas eleitorais, os fogos continuam barulhentos como sempre foram. “É inaceitável que, mesmo com uma lei em vigor, ainda tenhamos que lidar com o desrespeito às normas que visam proteger nossa comunidade” declarou Ismael. Os denunciantes destacaram que o uso desses fogos não apenas descumpre a legislação vigente, mas também representa um risco para a segurança pública e o bem-estar dos animais, além de afetar pessoas com condições de saúde sensíveis ao barulho, como idosos e crianças. A exceção é feita para fogos que produzem efeitos visuais sem estampido e luminosos, e para festividades tradicionais, reconhecidas como patrimônio histórico, cultural e imaterial de Rondônia. Apesar dessas regulamentações, relatos de uso indiscriminado de fogos com estampido têm sido frequentes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo

Previsões do Horóscopo deste sábado (5/7) para seu signo

Confira as previsões deste sábado (5/7) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Com atuação do TCE-RO, Hospital de Base passa por várias reformas e oferece mais dignidade à população de Rondônia

Com atuação do TCE-RO, Hospital de Base passa por várias reformas e oferece mais dignidade à população de Rondônia

A inspeção ocorreu na nova ala de neurologia, no centro cirúrgico e na maternidade. Todos os ambientes foram reformados graças à atuação efetiva do TCE-RO.
L
Neide Cardozo, da Kanindé, será uma das palestrantes do The Reality Tour no Rio de Janeiro

Neide Cardozo, da Kanindé, será uma das palestrantes do The Reality Tour no Rio de Janeiro

Cardozo é uma referência em gestão territorial e etnoambiental, dedicando-se ao ativismo há mais de 40 anos.
L
Sherpas do Brics encerram negociações com impasses sobre conflitos globais e reforma da ONU antes da Cúpula no Rio

Sherpas do Brics encerram negociações com impasses sobre conflitos globais e reforma da ONU antes da Cúpula no Rio

Reunião termina com desafios para declaração conjunta do grupo
L
Governo concede pensão especial a 61 filhos separados compulsoriamente de pais com Hanseníase

Governo concede pensão especial a 61 filhos separados compulsoriamente de pais com Hanseníase

Isolamento compulsório adotado até 1986 rompia vínculos familiares
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Fábio Botelho destaca importância de eventos como esse para fortalecer a pecuária em Rondônia

Médico veterinário e organizador reforça o papel do diálogo, da troca de experiências e da qualidade genética no avanço do agro
L

Cláudio da RondoAgro reforça compromisso com o agro e destaca parcerias durante evento em Rondônia

Com mais de 30 anos de experiência no campo, empresário fala sobre genética, tecnologia e união no agronegócio
L

Amandio Marcos Rabel Damatta destaca apoio da Sicredi à inovação no agro durante cobertura do Momento Agro na Fazenda Raízes

Gerente de Negócios Agro ressalta sustentabilidade e produtividade como pilares para o futuro do campo
L

Fazenda Raízes e Mateus do Sicoob Amazônia impulsionam inovação e sustentabilidade no Momento Agro

Parceria fortalece o agronegócio com tecnologia, crédito e impacto positivo na comunidade
L

Cairo celebra a sucessão familiar e defende tecnologia no campo para fortalecer a pecuária de Rondônia

Produtor rural compartilha trajetória de aprendizado, modernização e respeito à genética na fazenda da família
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L

Cláudia de Jesus solicita construção de quadra poliesportiva na escola Cora Coralina, em Ji-Paraná

Proposta visa beneficiar cerca de 500 alunos no bairro Nova Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Central nuclear de Zaporizhia fica sem energia pela nona vez após ataque russo

Central nuclear de Zaporizhia fica sem energia pela nona vez após ataque russo

Central perdeu a ligação ao sistema elétrico às 17h36 locais, diz AIEA
L
Três jovens ficam feridos em engavetamento na ponte do Rio Machado

Três jovens ficam feridos em engavetamento na ponte do Rio Machado

Todos os feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal e para a UPA de Ji-Paraná, onde receberam atendimento médico. Apesar da gravidade dos ferimentos, todos sobreviveram.
14
Homem é encontrado morto em construção abandonada na Avenida JK

Homem é encontrado morto em construção abandonada na Avenida JK

O local, que funcionava anteriormente como banheiro, é conhecido por ser frequentado por pessoas em situação de rua, segundo relatos de moradores.
18
Homem tenta matar padrasto com faca na zona rural

Homem tenta matar padrasto com faca na zona rural

Ao receber o pedido de socorro, uma equipe policial foi até o local e encontrou o suspeito tentando fugir pelos fundos, em direção a uma área de pasto.
16
Homem conhecido como "Juruna" é assassinato a tiros

Homem conhecido como “Juruna” é assassinato a tiros

A vítima, que tinha passagens pela polícia por roubo, foi executada em via pública com ao menos quatro disparos. Até o momento, não há informações sobre o autor do crime, a motivação ou a dinâmica exata da execução.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ucrânia ataca base aérea russa enquanto Rússia intensifica bombardeios com drones

Ucrânia ataca base aérea russa enquanto Rússia intensifica bombardeios com drones

Bombardeio visa diminuir capacidade militar da Rússia
L

Helena da Planalto Alto Vidro defende a genética de qualidade na pecuária

Pecuarista destaca a importância do investimento em touros de alto padrão para garantir resultados econômicos e produtividade no campo
L

Carlão da Idaron reforça: “Somos parceiros do produtor rural, não estamos aqui para punir”

Em evento agropecuário, representante da Idaron destaca papel do órgão no crescimento da pecuária em Rondônia e convida produtores ao diálogo
L

Rosa, do Grupo Rovema, fala sobre conexão do agro com o setor automotivo e apoio à APROM

Representante da Fiat destaca importância de parcerias com produtores rurais e oportunidades exclusivas para o setor agropecuário
L

Josué Jacometti fortalece o agro de Rondônia com genética de ponta e união entre produtores

Evento na Fazenda Raízes mostra que qualidade, organização e parceria são os pilares da nova pecuária no estado
L

Ivanir Gurgel do Amaral destaca desafios e união da pecuária em Rondônia

Tesoureiro da APROM fala sobre regularização fundiária, queimadas e o papel da pecuária no futuro sustentável do estado
L

Momento Agro Edição especial: Fazenda Raízes

Neste sábado, 05 de julho, às 11h, o Momento Agro apresenta uma edição especial diretamente da Fazenda Raízes. O programa contará com a presença de convidados importantes, que irão compartilhar experiências, desafios e soluções voltadas ao fortalecimento do agronegócio em Rondônia.
L
Polícia apreende quase 2 kg de drogas e detém cinco pessoas na zona rural

Polícia apreende quase 2 kg de drogas e detém cinco pessoas na zona rural

O grupo estaria transportando as drogas com destino a Machadinho do Oeste.
12
Caminhonete do DER é encontrada em ribanceira após falha no freio de mão

Caminhonete do DER é encontrada em ribanceira após falha no freio de mão

As investigações iniciais, que levaram a uma intensa busca por supostos criminosos, esclareceram que o veículo não foi levado por bandidos.
10
Cachorro e dois gatos morrem por suspeita de envenenamento

Cachorro e dois gatos morrem por suspeita de envenenamento

A situação impactou profundamente a filha da moradora, que estava muito apegada aos animais.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.