QUARTA-FEIRA, 22/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Sérgio Cabral deixa legado de valorização do samba e cultura popular

Amigos e familiares se despediram do jornalista nesta segunda-feira

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Sérgio Cabral deixa legado de valorização do samba e cultura popular
Instagram/Martinho da Vila

Morto no domingo (14), aos 87 anos, em decorrência de complicações de um enfisema pulmonar, após vários meses internado na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, o jornalista Sérgio Cabral Santos, ou simplesmente Sérgio Cabral, como era conhecido, teve o corpo cremado nesta segunda-feira (15), no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária da capital fluminense. Ele era pai do ex-governador do Rio Sérgio Cabral.

O cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, um dos idealizadores da Feiras das Yabás, que desde 2008 é realizada nas imediações da Praça Paulo da Portela, unindo samba e gastronomia, disse que Sérgio Cabral pai foi um dos intelectuais mais importantes do país. “Ele foi o cara que fez o caminho do Túnel Rebouças [que liga a zona sul à zona norte do Rio]. Foi quem trouxe toda essa cultura de samba, de morro, de subúrbio para que as pessoas de classe média tivessem conhecimento disso. E não só isso, mas divulgou aquelas pessoas como nunca .“

Uma coisa que muito emocionou Marquinhos de Oswaldo Cruz como portelense, uma das escolas de coração de Cabral pai, foi quando o compositor Chico Santana, morador deste subúrbio carioca, morreu. “Ele escreveu no jornal O Dia uma coisa bonita sobre Chico Santana. Os textos que Sérgio Cabral fazia. Pegava aquelas pessoas, que para a grande mídia seriam insignificantes, embora tivessem importância muito grande naquela região, e conseguia dar o devido valor a essas pessoas para a cidade, o estado e o país. Ele dedicou a vida ao samba. Todas essas pessoas passaram pela mão do Sérgio Cabral. Era um cara que tinha prazer em contar histórias de fulano, de beltrano. É um criador de mitos até. Um barato isso”, disse Marquinhos à Agência Brasil.

MIS

O musicólogo e historiador Ricardo Cravo Albin afirmou à Agência Brasil que o desaparecimento de Sérgio Cabral “deixa um vácuo enorme na historiografia, crítica e na música popular, sobretudo suas fontes, suas origens e entre as figuras mais antigas que, em geral, são esquecidas pela vertigem do novo e dos lançamentos mais recentes”.

Para o historiador, Sérgio Cabral representou a elegância de confirmar valores que sempre valeram a pena, porque são permanentes. “Esse tipo de dedicação às coisas permanentes era uma das características que mais encantavam as pessoas que conviviam com Sergio Cabral”. Foi o caso do próprio Ricardo Cavo Albin, que conviveu com o jornalista Sergio Cabral pai desde o começo do Museu da Imagem e do Som (MIS). Cabral foi um dos pioneiros ao entrevistar os grandes vultos da música popular brasileira no museu, o que viria a ser a característica principal do MIS, que é consagrado universalmente por isso.

“Portanto, Sergio Cabral também foi um pioneiro nesse campo”. Quando Cravo Albin lembrou a Sergio Cabral essa originalidade, ele prometeu abrir a biografia para inserir mais um capítulo que era ter inaugurado, como entrevistador, o MIS. “A memória de Sergio Cabral me é muito querida e muito valiosa.”

Sassaricando

O produtor cultural e coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Malta, conviveu com Sergio Cabral durante dez anos, período em que ficou em cartaz a peça Sassaricando, escrita pelo jornalista e por Rosa Maria Araújo, atual presidente da instituição. “A convivência que a gente teve no Sassaricando foi maravilhosa, um musical do qual ele era autor e no qual eu tive a sorte de trabalhar como cantor e ator. E a convivência com Sergio foi um privilégio, um presente que eu ganhei para minha vida”, disse Malta à Agência Brasil.

Ele já conhecia, e adorava, a figura de Sergio Cabral. “Apaixonado por samba que eu era, tinha os livros dele, curtia seu trabalho e passei curtir mais ainda o Sergio nessa convivência que tive de poder sair das sessões e ir para um bar, um restaurante, e conversar mais sobre personagens importantes da música popular brasileira, dos quais ele era fonte primária. O Sergio conheceu Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Donga, Cartola, João da Baiana, essas pessoas que importam e já não estão aí há muito tempo. E o Sergio agora não está mais aí fisicamente, mas a obra dele está.”

Para Pedro Paulo Malta, Sergio Cabral foi o melhor contador das histórias de figuras ligadas ao samba. “Além de ter sido jornalista e repórter de jornais importantes, como o Jornal do Brasil, Diário Carioca, O Pasquim, ele deixou uma obra escrita fundamental”, lembrou. Da obra literária de Cabral, o livro preferido de Malta é As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. “Para mim, é a bíblia do carnaval carioca, da história do carnaval carioca, dos desfiles, e ele conta não só como começaram os desfiles, mas a história de cada uma das escolas. Enfim, um cara fundamental”, definiu o produtor cultural.

Redes sociais

Em mensagem no X (antigo Twitter), a Escola de Samba Império Serrano destacou nesta segunda-feira (15) a despedida do Rio de Janeiro do jornalista Sérgio Cabral. “Um grande nome na cobertura das escolas de samba e da música popular brasileira, ele foi uma voz que sempre exaltou a nossa cultura e a beleza do carnaval”. Embora se autoproclamasse torcedor da Portela, Cabral tinha também amor por outras agremiações, entre as quais a Império Serrano.

Na noite do próprio domingo (14), em seu Instagram, a direção da Portela lamentou a perda de Sergio Cabral: “A Portela lamenta profundamente o falecimento do jornalista Sérgio Cabral, aos 87 anos. Portelense e apaixonado pelo samba, Sergio ficou popularmente conhecido no carnaval por ser um grande pesquisador sobre o assunto, se tornando referência em 1996, com o lançamento da obra As Escolas de Samba do Rio de Janeiro, que se tornou um marco na carreira do jornalista, sendo reverenciada até hoje para vários pesquisadores e sambistas.

Tendo cerca de 20 obras de sua autoria, o jornalista começou a carreira no final da década de 50 no Jornal Associados, onde escrevia para o Diário da Noite. Carioca, suburbano, nascido em Cascadura e criado no bairro de Cavalcanti, Sérgio Cabral deixa esposa, três filhos e um grande legado sobre a cultura popular brasileira.

“O presidente da Portela, Fábio Pavão, o vice-presidente, Junior Escafura, e toda a família portelense se solidarizam com os familiares e amigos de Sergio Cabral nesse momento. Descanse em paz, Sérgio Cabral”, conclui a postagem da Portela.

Outra agremiação que lamentou a morte de Cabral pai foi a Mocidade Independente de Padre Miguel: “Domingo começando de luto… Hoje, perdemos o grande jornalista Sergio Cabral. Um dos grandes personagens cariocas e apaixonado por carnaval, Cabral foi fundamental dentro da comunicação em nosso tempo. Descanse em paz. A Estrela está de luto”.

Da mesma forma, a Estação Primeira de Mangueira reverenciou o jornalista: ”A Estação Primeira de Mangueira, em nome da presidenta Guanayra Firmino, lamenta o falecimento de Sérgio Cabral. Ilustre mangueirense, jornalista, escritor e compositor, Cabral foi criado no subúrbio carioca e foi um dos principais difusores do samba.

Em suas obras, o livro Mangueira – Nação Verde e Rosa de (1998) e o samba Os Meninos da Mangueira certamente marcaram a história da verde e rosa. Nossos sentimentos aos amigos e familiares. Sua contribuição ao samba e à cidade do Rio de Janeiro é ímpar. Siga em paz!.”

Políticos

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ressaltou na rede social X que a cultura brasileira, e principalmente a do Rio de Janeiro, sempre tiveram no jornalista, escritor, pesquisador e compositor Sergio Cabral um dos maiores entusiastas e divulgadores. “Fundador do Pasquim, entusiasta do samba, do carnaval, do futebol (era vascaíno inveterado) e dos subúrbios, também foi vereador por três vezes. Sua contribuição à música e ao esporte do Rio são indeléveis. Meus sentimentos aos familiares e admiradores de sua obra, tão popular quanto representativa do espírito carioca.”

O também deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) lamentou a morte do jornalista e escritor: “Confidente nas sessões modorrentas da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, entusiasta da nossa MPB [música popular brasileira] e do carnaval, biógrafo de grandes, concluiu sua vida biológica. Deixa biografia linda. Certa vez me disse que emoção maior era ver o Vasco entrando em campo. Serjão deixa o campo aplaudido”, afirmou o deputado.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia atinge recorde e se estabelece como o segundo maior exportador da Região Norte, segundo relatório econômico

Gestão estadual tem se dedicado para fortalecer setores estratégicos, a fim de atrair compradores internacionais e ampliar a competitividade do estado no mercado global
L

SefinCast estreia nesta quarta-feira, 22, com temas sobre mudanças fiscais, inclusão e acessibilidade

Sefin lança podcast com estreia nesta quarta-feira, às 10h.
L

Governador Marcos Rocha visita o Residencial Orgulho do Madeira e anuncia reforço na segurança pública

O governador esteve acompanhado do secretário de segurança, coronel Felipe Vital, e do subcomandante da Polícia Militar, reforçando o compromisso do governo estadual com a proteção e bem-estar das famílias que residem no local.
L

Detran-RO esclarece usuários sobre a importância da Transferência Imediata de Veículo na compra e venda

A formalização da transferência de propriedade é essencial para assegurar a segurança jurídica na compra/venda do veículo.
L

Servidores da Sempog realizam coleta seletiva e estimulam a reciclagem

Materiais coletados e separados ajudam voluntários da AVCC e catadores.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Feminicídio em 2024: Rondônia fecha na 3ª posição do ranking de violência

Apesar dos esforços do governo federal, o cenário hostil contabiliza um quadro de tragédia para as mulheres de Rondônia.
L

Fiat Mobi 2025 recebe nova motorização e mais equipamentos

As novas versões Like e Trekking estarão disponíveis nas concessionárias em breve
L
Saúde anuncia distribuição de sete mil testes rápidos inéditos para diagnóstico de dengue em Rondônia

Saúde anuncia distribuição de sete mil testes rápidos inéditos para diagnóstico de dengue em Rondônia

No total, serão distribuídos 6,5 milhões de testes para todo o país, sendo 4,5 milhões na primeira remessa e dois milhões como estoque estratégico para áreas com aumento de casos.
L

Volta às Aulas 2025: Planeje-se com o Sicredi e comece o ano com o Pé Direito

O Sicredi oferece soluções ideais para te apoiar neste momento de volta às aulas, bem como, te ajuda a manter o controle das suas finanças.
L

Recomendações para viagens seguras durante o verão

Orientações para manter a segurança nas estradas durante as férias
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Trabalhador deve atualizar dados para receber ofertas de emprego
L
Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

A plataforma tem sido fundamental ao recrutamento de profissionais qualificados ao oferecer uma interface mais fácil aos usuários, tanto como quem busca emprego ou é empregador.
L
Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

As 545 vagas são distribuídas por 45 hospitais e também para a sede
L
Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Jovens de países pobres sofrem mais para conseguir um emprego
L
Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro

Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro

Salário inicial é R$ 2,4 mil, com vale-alimentação de R$ 1,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

Guajará-Mirim terá tomógrafo e ultrassom através de emenda da deputada Dra. Taíssa

População de Guajará-Mirim contará com diagnósticos de alta precisão e atendimento mais ágil graças à investimento de R$ 1,5 milhão da parlamentar.
L

Lei da deputada Cláudia de Jesus é sancionada e reforça direitos de crianças e adolescentes em Rondônia

Agora é Lei: Estatuto da Criança e do Adolescente será distribuído nos registros de nascimento e adoção.
L

Resultado positivo: operação contra crime organizado gera 22 prisões, apreensão de armas, drogas e mostra força do trabalho integrado das forças de segurança

Nos últimos dias, Rondônia enfrentou uma onda de ataques coordenados por uma organização criminosa, que causou tensão em Porto Velho e em algumas cidades do interior.
L
Rondônia avança no comércio global e se torna segundo maior exportador do Norte

Rondônia avança no comércio global e se torna segundo maior exportador do Norte

O indicador, conforme o Relatório de Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), é resultado das políticas públicas da atual gestão, que fortalece setores estratégicos para elevar o mercado global.
L
Coronel Chrisóstomo: Após pressão, Força Nacional fica na região amazônica por mais três meses para ajudar contra o crime organizado

Coronel Chrisóstomo: Após pressão, Força Nacional fica na região amazônica por mais três meses para ajudar contra o crime organizado

Essa decisão foi formalizada por portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (20).
L
Publicidade

POLÍCIA

FICCO/RO deflagra operação em combate a facções criminosas em Rondônia

FICCO/RO deflagra operação em combate a facções criminosas em Rondônia

Operação busca reprimir facção criminosa com atuação nos distritos de Jacy-Paraná, União Bandeirante e Nova Mutum.
10
Em Vilhena, PRF realiza atendimento pré-hospitalar em vítima de acidente de trânsito

Em Vilhena, PRF realiza atendimento pré-hospitalar em vítima de acidente de trânsito

Profissionalismo e Excelência, marcam mais uma ação de preservação à vida humana
10
Mulher surtada usa gargalo de garrafa para atacar servidora depois de pedir Clonazepam

Mulher surtada usa gargalo de garrafa para atacar servidora depois de pedir Clonazepam

Segundo a PM, a suspeita teria chegado e ido até a farmácia, depois perguntou se tinha Clonazepam, e assim que a vítima respondeu que sim, foi atacada com golpes de gargalo de garrafa na cabeça.
16
Motociclista sofre convulsão em acidente com carro no centro

Motociclista sofre convulsão em acidente com carro no centro

Segundo testemunhas, a motociclista seguia na Rogério Weber sentido 7 de setembro, quando foi atingida pelo carro modelo Corsa, que fazia a conversão pela Rio de Janeiro.
14

Dupla é presa com arma e celulares roubados na zona sul

Ambos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: UNIMASTER PRO COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA

Licenças Ambientais Prévia, Instalação e Operação, LAMP
L

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES EXTRATIVISTAS, PRODUTORES RURAIS DA RESERVA EXTRATIVISTA DO LAGO DO CUNIÃ – ASMOCUN

Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada na sede da Associação, localizada na Resex Lago do Cuniã, Distrito de São Carlos no Baixo Madeira
L

Edital de Convocação: Assembléia Geral Extraordinária – ABENC-RO

Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc)
L

Edital de Convocação: Assembléia Geral Extraordinária – ABENC-RO

Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc)
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: GLORIA COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DISPENSA Nº 36 SOL /DLA
L

Policlínica Oswaldo Cruz ofertou mais de 152 mil vagas em atendimentos ambulatoriais em 2024

A POC está localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3.862, Bairro Industrial, em Porto Velho, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
L

Prefeitura de Porto Velho divulga Calendário Oficial do Carnaval 2025

O período momesco começa no dia 15 de fevereiro e encerra no dia 9 de março
L

Prefeitura de Porto Velho realiza 1º Treinamento sobre Rotulagem e Plataforma e-Sisbi para profissionais veterinários

Evento é voltado para veterinários responsáveis técnicos em agroindústrias da região.
L

Prefeitura de Porto Velho reforça benefícios nos descontos do IPTU

Contribuinte deve se atentar para não perder prazos e descontos.
L
UNICEF alerta para cuidados com crianças após período de seca e fumaça no Norte do Brasil

UNICEF alerta para cuidados com crianças após período de seca e fumaça no Norte do Brasil

Após período crítico de seca e fumaça no Norte do Brasil, UNICEF reforça cuidados com a saúde infantil e ações de prevenção para proteger as comunidades mais vulneráveis
L