A viagem com estudantes até o estado do Paraná terminou no meio do caminho. Às margens da BR-364, estudantes de diversos cursos da UNIR que seguiam com destino ao estado paranaense, indignados, reclamavam da situação precária do veículo que, segundo eles, pertence ao próprio acervo da universidade. Em uma gravação, jovens aparecem descarregando malas e, como se não bastasse, colocando a vida em risco ao atravessar a pista.
Ainda nas imagens, os discentes pontuam a precariedade do veículo, destacando, inclusive, a falta de manutenção. “O ônibus oferecido pela universidade está em situação completamente insalubre, e foi prometido que ele aguentaria até Maringá – PR”, escreveram eles.
Na verdade, o ônibus que deixou a capital no domingo [14] não cumpriu com o prometido e sequer conseguiu cruzar a divisa entre Itapoã D’Oeste e Ariquemes [RO]. No informativo, os alunos cobram a reitora da UNIR. “Agora nós queremos saber, e aí Reitora? O que será feito para garantir a viagem desses estudantes?”.
Os alunos seguiam com destino a Maringá [PR] onde participariam do Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia [INEP]. Enquanto isso, pais foram para as redes sociais cobrar responsabilidade por parte do ‘Campus’ da UNIR em Porto Velho. O alvo foi a reitora. “Quanta irresponsabilidade, hein minha senhora? Você tem ideia da nossa angústia como mãe? Assistindo sua filha na beira de uma estrada por quatro horas esperando por uma solução… Você viu o estado do ônibus? Tem coragem de colocar um filho seu nessa situação? Se coloque no lugar de uma mãe e tome uma atitude decente”.
O cenário de sucateamento da universidade é outro motivo de cobrança até entre os acadêmicos. “Muito triste ver essa cultura da UNIR de simplesmente ignorar os problemas da universidade. No caso desses alunos, era melhor nem ter oferecido o ônibus”, destaca um dos estudantes.
Apesar da cobrança, a universidade não emitiu qualquer nota de esclarecimento.
Link a seguir: Instagram Video
Ver essa foto no Instagram