QUARTA-FEIRA, 15/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Mortes pela polícia têm pouca transparência, diz representante da ONU

Jan Jarab participou de encontro sobre atuação das forças policiais

Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Mortes pela polícia têm pouca transparência, diz representante da ONU
Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

A falta de transparência e investigação nas mortes causadas pela polícia no Brasil foi criticada pelo representante regional para o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Jan Jarab. Ele classificou como tendência a “pouca transparência” em relação à letalidade policial no país.

“Embora tenhamos estatísticas sobre letalidade policial, há uma falta de investigação adequada de cada uma dessas mortes com o uso do Protocolo de Minnesota. É, portanto, impossível distinguir as mortes em legítima defesa de policiais daquelas atribuíveis ao uso desnecessário ou excessivo da força”, afirmou Jarab ao participar de audiência organizada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA).

No encontro, realizado na tarde desta sexta-feira (12), foram ouvidas denúncias levadas por movimentos sociais sobre a atuação das forças policiais brasileiras. O representante da ONU também apresentou um resumo das análises da ONU e um balanço das ações governamentais sobre o problema. Representantes do governo federal, do Judiciário e do Ministério Público também puderam expor as medidas feitas em diferentes áreas.

O Protocolo de Minnesota, citado por Jarab, é um conjunto e diretrizes estabelecidas pela ONU para investigação de homicídios de forma a combater execuções extrajudiciais.

Operações Escudo e Verão

As operações Escudo (2023) e Verão (2024) realizadas pela Polícia Militar de São Paulo foram citadas pelo representante das Nações Unidas como exemplos de falta de transparência. Ambas ações foram lançadas na Baixada Santista, no litoral paulista. “A Operação Escudo e a Operação Verão, em fevereiro e março de 2024, resultaram em 28 e 56 mortes, respectivamente, com transparência insuficiente”, destacou Jarab.

A integrante do movimento Mães de Maio Débora Maria da Silva acusou a polícia de não só ter feito execuções, mas também de ter torturado algumas das vítimas. “O governador do estado [Tarcísio de Freitas] decidiu retomar a operação e matar os meninos com requintes de crueldade, com tortura, arrancando pele das vítimas e escapelando com canivetes”, afirmou sobre a Operação Verão.

Para Débora, o governo do estado tenta apresentar as ações como um esforço para a melhora da segurança pública na região, mas tem apenas causado sofrimento à população mais pobre. “A gente sabe que o real objetivo era o massacre da pobreza. O que está acontecendo na Baixada Santista precisa de uma resposta imediata, porque não é possível que seja feita campanha eleitoral em cima de corpos negros”, acrescentou.

No Rio de Janeiro, a integrante do Movimento Mães da Baixada, Nívia Raposo, protestou contra os impactos que as operações policiais nas comunidades causam na vida dos moradores. “Em regiões onde operações acontecem, moradores como nós, que ficamos presos no meio de operações policiais, sem poder retornar às nossas casas ou preocupados com nossos filhos, sofremos um impacto severo na saúde mental, passando por estresse pós-traumático, ansiedade, depressão e, por vezes, inclusive, pensamentos suicidas”, disse.

Desaparecimentos forçados

Rute Silva, que faz parte da rede Mães de Maio na Bahia, afirmou que seu filho, Davi Fiuza, foi morto por agentes do Estado, mas seu corpo foi ocultado, configurando um desaparecimento forçado. “Eu perdi meu filho para violência policial, eu tive meu direito de enterrar o meu filho retirado, eu fui ameaçada, perseguida durante a minha luta por justiça, eu nunca vi a justiça acontecer, e tudo isso por agentes do Estado brasileiro”, denunciou.

Jan Jarab disse que não há notificação dos casos de desaparecimentos forçados no país devido à falta de previsão legal. “Em 2021, na inspeção pelo Comitê sobre Desaparecimentos Forçados, o então governo brasileiro apresentou a tese de que não há desaparecimentos forçados no país. E não há porque o crime não foi tipificado e, portanto, não aparece nas estatísticas, embora a criminalização [desse tipo de ação] seja uma obrigação sob a Convenção contra os Desaparecimentos Forçados. No entanto, os testemunhos das famílias das vítimas de bairros marginalizados das grandes cidades nos dizem o contrário”, ressaltou.

A diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, afirmou ainda que o controle externo da atividade policial, exercido pelo Ministério Público, tem sido “pouco eficiente” para conter os abusos. “Uma análise do processamento de inquéritos criminais sobre homicídios cometidos por policiais mostrou que, em São Paulo e no Rio de Janeiro, nove em cada dez casos são arquivados. Não é possível que operações policiais letais sigam sendo a política de Estado aplicada aos jovens negros neste país”, disse.

Membro do Conselho Nacional do Ministério Público na comissão responsável pelo controle da atividade policial, André Martins enumerou uma série de medidas tomadas pelo órgão para melhorar o combate aos abusos. Entre as ações está a criação de um painel próprio de acompanhamento das mortes causadas pela polícia. Além disso, segundo ele, o conselho estabeleceu normas com o objetivo de adequar as investigações de mortes, tortura e desaparecimentos forçados às decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos, “ que delineiam a necessidade de investigação direta por órgão independente e desvinculado das forças policiais envolvidas naquelas situações.”

Governos

O coordenador do Sistema Único de Segurança Pública, Márcio Júlio da Silva Matos, destacou a portaria do Ministério da Justiça que regulamentou o uso de câmeras corporais pelas forças policiais, “estabelecendo normas técnicas para utilização e para aquisição desses equipamentos pelas polícias estaduais, municipais e também pelas polícias federais”, disse.

A coordenadora-geral substituta de Segurança Pública e Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Bruna Martins Costa, destacou as ações de apoio às famílias das vítimas da violência de estado, além de manter a memória sobre esses fatos. “Estão sendo elaborados editais referentes ao Centro de Memória para o Rio de Janeiro e Baixada Santista, no estado de São Paulo, atendendo a demanda dos movimentos de mães e vítimas de violência do estado”, disse.

A Secretaria de Segurança Publica do Rio de Janeiro afirma que “divulga, de forma transparente, os dados de morte por intervenção de agente do Estado” junto com outros crimes. As informações, segundo a nota da secretaria, são disponibilizadas mensalmente, em formato de dados abertos e painel que possibilita saber o perfil das vítimas e o meio empregado.

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia afirmou, por nota, que “em 2023, a Polícia Civil contabilizou o menor número de mortes violentas dos últimos sete anos” no estado. “Na comparação com 2022, a redução das ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte foi de 6%. Já em 2024, de janeiro a maio, a diminuição dos assassinatos foi de 11%”, informou.

Também em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo destaca que as mortes decorrentes de intervenção policial “são consequência direta da reação violenta dos criminosos à ação policial, que tem combatido de forma efetiva o crime organizado em todo o estado, inclusive na região da Baixada Santista”. “Todas as ocorrências são rigorosamente investigadas pelas polícias Civil e Militar, com o acompanhamento das respectivas corregedorias, Ministério Público e Poder Judiciário”, acrescenta o texto.

A nota do governo de São Paulo também menciona a “licitação em andamento para aquisição de 12 mil novos equipamentos que devem aumentar em 18,5% o número total de COPs [câmeras operacionais portáteis] disponíveis (10.125) e ampliar a cobertura atual de 52% do território paulista”. “Somado a isso, a SSP tem investido na capacitação de suas polícias, na aquisição de equipamentos de menor potencial ofensivo e na implementação de políticas públicas visando à redução da letalidade policial”, completa a nota.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Há 79 anos, o Senac abre portas para a transformação educacional e social dos brasileiros

Em 2025, a maior instituição de ensino profissional do país reforça seu compromisso com a inovação, a responsabilidade social e a sustentabilidade.
L

Presidente do TJRO tomará posse como vice-presidente do Consepre durante encontro em Goiás

A programação incluirá reuniões dos presidentes dos tribunais de Justiça do Brasil, uma sessão de deliberação sobre a atuação institucional e planejamento para os encontros de 2025
L

Vara de Proteção à infância articula melhoria da Rede com Secretaria Municipal de Assistência Social

O Família Acolhedora é um programa que visa justamente evitar a institucionalização e proporcionar um acolhimento às crianças e adolescentes em situação vulnerável, num ambiente familiar.
L

Mão de obra de reeducandos reforça operação de limpeza em Porto Velho

O reforço é fruto de parceria da Prefeitura com o governo estadual
L

Contribuinte deve ficar atento para não perder o prazo e pagar o imposto com desconto em cota única

Quem quitar o tributo até o final de janeiro ganha abatimento de 10%
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Força Nacional é integrada às ações da segurança pública de Rondônia para combater crimes de facções

A solicitação do envio de tropa da Força Nacional foi efetuada na terça-feira (14), conforme o ofício nº 599/2025/GOV-GOV, assinado pelo governador Marcos Rocha.
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (15/1) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (15/1) para seu signo

Confira as previsões desta quarta-feira (15/1) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam para amor, carreira e saúde
L
Lula sanciona com vetos renegociação das dívidas dos estados

Lula sanciona com vetos renegociação das dívidas dos estados

Pontos retirados trariam impacto para o resultado primário
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 38 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 38 milhões

Dezenas sorteadas foram: 05 – 20 – 28 – 38 – 50 – 53
L
Primeira poupança do Pé-de-Meia do ensino médio será paga em fevereiro

Primeira poupança do Pé-de-Meia do ensino médio será paga em fevereiro

Quem fez o Enem receberá parcela extra de R$ 200 no mês que vem
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU

Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU

Convocação foi antecipada para o dia 4 de fevereiro
L
CNU: governo antecipa em uma semana divulgação do resultado final

CNU: governo antecipa em uma semana divulgação do resultado final

Lista dos aprovados sairá no dia 4 de fevereiro
L
Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Os cursos visam proporcionar uma formação complementar, preparando os candidatos para as exigências do mercado de trabalho.
L
Conab define banca para novo concurso público

Conab define banca para novo concurso público

Certame terá 403 vagas para níveis superior e médio
L

Abertas as inscrições para processo seletivo para Juiz de Paz de Cabixi

O certame visa selecionar candidatos para exercer a função de Juiz de Paz, com competência para realizar casamentos, verificar o processo de habilitação e outras atribuições conforme a legislação vigente.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa entrega R$ 100 mil em chuteiras para jovens da Ponta do Abunã

Iniciativa beneficia 400 jovens com equipamentos esportivos na Ponta do Abunã.
L

Crianças e adolescentes órfãos do feminicídio ganham amparo com lei da deputada Cláudia de Jesus

Política inédita no estado garante direitos e assistência integral às vítimas indiretas da violência de gênero.
L

Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho

Cada legislador pode conceder até oito honrarias por legislatura, garantindo que diversas vozes e histórias sejam ouvidas e homenageadas.
L

Deputado apresenta projeto para barrar acesso da receita federal à movimentação financeira dos trabalhadores

O PDL que é a resposta e medida mais rápida para ajudar o povo, ainda precisa tramitar nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados antes de ser submetido à votação em plenário.
L

Samuel Costa apresenta soluções para frear a violência em Rondônia na TV Norte

O advogado ressaltou ainda a importância de iniciativas sociais para reduzir a reincidência criminal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Câmera registra acidente que deixou um morto no centro

Câmera registra acidente que deixou um morto no centro

O fato ocorreu no cruzamento da Avenida Rio de Janeiro com Prudente de Moraes, centro de Porto Velho.
10
Motociclista morre em grave colisão na Avenida Rio de Janeiro

Motociclista morre em grave colisão na Avenida Rio de Janeiro

De acordo com as informações, a vítima seguia na motocicleta quando ao chegar no cruzamento colidiu na lateral de um veículo Strada.
18
BPTAR recebe denúncia e prende homem armado em lanchonete na zona leste

BPTAR recebe denúncia e prende homem armado em lanchonete na zona leste

Quando a equipe chegou fez a abordagem ao suspeito e localizou um revólver calibre 38 com uma munição.
12
PM recebe denúncia de dinamite em borracharia e mobiliza o BOPE na zona leste

Viatura da PM é atacada a tiros por membros de facção em Porto Velho

De acordo com as autoridades, os criminosos, em número ainda não confirmado, se aproximaram da viatura da PM em um veículo e dispararam várias vezes contra os policiais que estavam na rua.
10
Empresa que realiza manutenção de viaturas da PM é incendiada por membros de facção

Empresa que realiza manutenção de viaturas da PM é incendiada por membros de facção

Uma viatura que estava em manutenção foi consumida pelas chamas
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hamas aceita proposta de cessar-fogo com Israel na Faixa de Gaza

Hamas aceita proposta de cessar-fogo com Israel na Faixa de Gaza

Conflito já dura mais de 15 meses e matou mais de 45 mil pessoas
L
Doe sangue, salve vidas: governo de RO reforça importância da solidariedade

Doe sangue, salve vidas: governo de RO reforça importância da solidariedade

O sangue é essencial para salvar vidas porque desempenha funções vitais no organismo e pode ser usado em diversas situações médicas.
L
Governo de RO impulsiona desempenho educacional com projeto Trilhando Rumo ao Enem

Governo de RO impulsiona desempenho educacional com projeto Trilhando Rumo ao Enem

De acordo com a coordenadora de educação básica da Seduc, Mariy Káthia, um levantamento prévio aponta que um número expressivo de estudantes da Rede Pública estadual de Ensino obtiveram notas excelentes no Enem.
L

Prefeitura distribui mais de 2 mil frascos de hipoclorito de sódio às famílias ribeirinhas do baixo Madeira

Ação tem o objetivo de promover a saúde e melhor qualidade de vida para os moradores
L

Prefeitura de Porto Velho realiza limpeza e melhorias no Skate Parque

Foram realizadas podas de árvores, recolhimento de lixo e outras ações.
L

Mais de 11 mil atendimentos são realizados pelo MPRO, aponta “Relatório Anual de Atividades 2024” da Ouvidoria

Esses canais permitem que o público entre em contato com a Ouvidoria de forma prática e rápida.
L

Gestantes e puérperas devem ficar atentas aos cuidados específicos para infecções causadas por doenças virais

O cenário atual exige atenção redobrada, e a população deve adotar medidas preventivas e acompanhamento médico constante para evitar complicações causadas por doenças virais.
L

Cinco passos para montar um plano de negócio de sucesso

Comece pela organização e a análise de mercado, depois invista em planos de marketing, operacional e financeiro.
L

Aluna do SESI de Porto Velho é convidada para participar de programa do CNPq

A iniciação científica em matemática é um programa que tem por objetivo abordar junto aos alunos, matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de soluções e resultados.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CENTRO DE MEDICINA NUCLEAR DE RONDONIA – LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO SUL 1° . 
L