SEXTA-FEIRA, 27/06/2025
Publicidade

Julho Amarelo: mês é destinado ao reforço de ações de vigilância e prevenção das hepatites virais

Estima-se que o tipo B afete mais de 1 milhão de brasileiros; capital brasileira enfrenta surto da doença em 2024.

Por Jéssica Amaral - 30

Publicado em 

Julho Amarelo: mês é destinado ao reforço de ações de vigilância e prevenção das hepatites virais
Divulgação

Estamos no Julho Amarelo, o mês de conscientização e de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma doença que atinge o fígado e compromete suas funções. Os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C e, na maioria das vezes, as infecções são silenciosas ou assintomáticas. Estima-se que 520 mil pessoas tenham hepatite C no Brasil, mas não têm acesso ao diagnóstico e tratamento. Já para a hepatite B, a estimativa feita pelo Ministério da Saúde é de quase 1 milhão de casos, com apenas 300 mil diagnosticados.

Apesar de ser uma infecção que pode ser prevenida, como por exemplo, pela vacina, surtos pontuais da doença, que ocorrem quando há um número acima do comum de casos infecciosos, ainda acontecem. No ano passado, São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) entraram em alerta após registrarem um crescimento no número de casos. Em 2024, desde o início do ano, outra capital brasileira está passando por um surto de contaminação de hepatite A. Curitiba (PR) já registrou, até o momento, 228 casos e 5 mortes confirmadas.

“As hepatites virais são doenças infecciosas de etiologia viral que acometem o fígado, inflamando-o inicialmente e prejudicando toda a sua função biológica, que é a de eliminar toxinas e metabolizar nutrientes e hormônios. Essas alterações podem ser leves, moderadas ou graves, como a cirrose hepática e o câncer de fígado. Quando se apresentam sintomas, estes são, comumente, cansaço, febre, mal-estar geral, tonturas, enjoos, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, destaca a infectologista do Hospital Vita, Dra. Marta Fragoso.

Transmissão e prevenção

A transmissão das hepatites pode ocorrer de diversas formas, como por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada, pelo contato com secreções contendo o vírus ou em práticas sexuais sem proteção. Nas hepatites B e C, além dessas formas, elas também podem ser transmitidas da mãe para o filho durante a gestação, em uma transmissão vertical. “Sua forma de transmissão se dá por meio do contato com sangue ou secreções contaminadas, principalmente entre profissionais de saúde, usuários de drogas injetáveis que compartilham agulhas e seringas, e em procedimentos invasivos de saúde com dispositivos ou equipamentos sem esterilização adequada”, explica a infectologista.

Apesar de grande parte dos casos de hepatites não apresentarem sintomas, elas podem trazer complicações. A hepatite A, por exemplo, pode ser fulminante, enquanto as hepatites B e C podem causar cirrose, câncer (principalmente de fígado) e até mesmo a morte. O tipo C costuma se tornar crônico. A principal forma de prevenção é por meio da vacinação, que protege contra os tipos A, B e até o D, que, apesar de não ser comum, só contamina pessoas que já contraíram o tipo B.

A vacina pentavalente, que protege contra a hepatite B, além de proteger contra difteria, tétano, coqueluche e influenza tipo B, é aplicada logo após o nascimento. Para a hepatite A, a vacina deve ser aplicada entre 12 e 23 meses de vida. O saneamento básico adequado, a higiene das mãos e dos alimentos, além de práticas sexuais seguras, também são formas eficazes de prevenção.

Diagnóstico

O diagnóstico das hepatites é feito por meio de exames de sangue, nos quais se pesquisa a presença de anticorpos. É possível detectá-los por até seis meses após a contaminação. Como grande parte dos casos são silenciosos e assintomáticos, o diagnóstico precoce possibilita um tratamento certeiro, diminuindo as chances de complicações ou até mesmo da hepatite C ser descoberta em sua fase crônica.

A taxa de cura das hepatites pode chegar a 95%, principalmente se descoberta no início. A Mobius, empresa que desenvolve e comercializa produtos destinados ao segmento de medicina diagnóstica focada em biologia molecular, oferece testes moleculares para a detecção de hepatite B e C. A tecnologia possibilita um diagnóstico rápido, em poucas horas, além de auxiliar na conduta médica.

A hepatite é tratada com medicamentos antirretrovirais, mas isso pode ser inviável quando o vírus apresenta resistências causadas por mutações específicas. O teste HBV realiza a genotipagem para detecção da resistência a medicamentos, possibilitando um tratamento mais assertivo e personalizado na escolha do melhor medicamento. Na hepatite C, o teste HCV avalia as mutações em NS5B, 5UTR, NS5A, NS5A GT2 e NS3, e também identifica a melhor opção de tratamento, impactando diretamente no prognóstico da infecção.

“Os exames moleculares da Mobius desempenham um papel importante na detecção precoce e precisa das hepatites B e C. As soluções são capazes de identificar o material genético e auxiliar na escolha dos melhores medicamentos disponíveis para o tratamento. A precisão dos exames proporciona resultados confiáveis, permitindo que os profissionais de saúde iniciem o tratamento rapidamente, antes que complicações sérias possam se desenvolver. Isso não só melhora as chances de recuperação do paciente, mas também reduz o risco de transmissão para outras pessoas”, destaca Rafaela Carvalho, Business Partner Comercial da Mobius.

O tratamento das hepatites varia de acordo com a condição de cada paciente. De acordo com a Dra. Marta Fragoso, a hepatite A não possui tratamento específico, apenas o alívio dos sintomas, mas em caso de insuficiência hepática grave, o acompanhamento deve ser hospitalar. No caso da hepatite B, ela pode ser aguda ou crônica; na fase aguda, os sinais e sintomas são de curta duração e podem ser tratados com medicações. Já na fase crônica, que é quando a doença dura mais de seis meses, costuma-se utilizar medicamentos antivirais para reduzir os riscos de progressão para casos mais graves. A hepatite C também é tratada com antivirais de ação direta, buscando evitar remédios que sobrecarregam as funções do fígado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia fortalece proteção às mulheres com criação de comitê estadual e redes de enfrentamento à violência

O comitê será responsável por formular e acompanhar ações integradas, além de propor estratégias e indicadores para o Plano Estadual de Prevenção ao Feminicídio.
L

Festival Interlagos 2025 recebe mais de 300 mil pessoas em São Paulo

Com mais de 60 lançamentos e centenas de test-rides, evento reforça interação entre marcas e público
L
clima seco contribuiu para a maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra no Centro-Oeste e Sudeste

BMA: clima seco contribuiu para a maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra no Centro-Oeste e Sudeste

Dados espectrais apontam condições adequadas para o desenvolvimento do milho segunda safra nas principais regiões produtoras.
L
Conab articula exportação do excedente da agricultura familiar em missão comercial na Argentina

Conab articula exportação do excedente da agricultura familiar em missão comercial na Argentina

Ação busca abrir novos mercados para produtos que superam o consumo interno, gerando renda para pequenos agricultores brasileiros.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Caminhoneiro de Rondônia atinge 3 milhões de km com o mesmo Iveco e desafia os limites da estrada

Modelo Iveco EuroTech 2002 segue em operação intensa após mais de duas décadas de uso
L

Em um encontro em Londres, o rei Carlos III elogiou Marina Silva pelos avanços do governo brasileiro no combate ao desmatamento na Amazônia

O Governo convidou Charles III como convidado de honra para a COP30, em Belém.
L

Emoção em cada cena: os lançamentos da semana no Cine Araújo Porto Velho

Prepare a pipoca, reúna os amigos ou leve a família: esta semana o cinema está imperdível!
L

PM intercepta transporte de droga em porto clandestino de Guajará-Mirim

Suspeito foi detido com cerca de 2 kg de substância semelhante à maconha, supostamente adquirida na Bolívia; entorpecente seria entregue na zona urbana da cidade.
10

Falaê PodCat | Entrevista Pastor Bruno Luciano

Nesta quinta-feira (26), às 18h, o Falaê Podcast recebe o vereador de Porto Velho, Pastor Bruno Luciano do Couto Araújo. Em pauta, os desafios da capital, ações do mandato, fé na vida pública e projetos para transformar a realidade da população. Acompanhe essa conversa franca e reveladora sobre política, espiritualidade e compromisso social.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli vota contra o aumento de deputados federais e pela derrubada do IOF

Jaime Bagattoli vota contra o aumento de deputados federais e pela derrubada do IOF

Senador critica desejo do Governo de levar pauta do IOF ao Supremo.
L

Ieda Chaves entrega certificados durante execução de cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Cursos foram realizados com estudantes da Escola Padre Mário Castagna, em Porto Velho.
L

Eyder Brasil busca em Manaus aliança para fortalecer segurança nas fronteiras

Como presidente da Comissão de Segurança, deputado participou de sessão na Assembleia do Amazonas para debater integração contra o crime organizado na divisa dos estados
L
Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto cria identificação provisória para moradias em áreas irregulares e garante acesso a serviços essenciais, promovendo dignidade e inclusão social.
L
Apae de Vale do Anari recebe R$ 100 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

Apae de Vale do Anari recebe R$ 100 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

É mais um ano que o recurso da parlamentar é destinado para a instituição.
L
Publicidade

POLÍCIA

Batida entre motos deixa dois feridos na zona Leste

Com o impacto, o piloto que causou o acidente ficou mais ferido e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para a Policlínica Ana Adelaide.
12

VÍDEO: Câmera registra momento que “Nego Boy” cai morto após ataque a tiros; suspeito foi preso

Testemunhas disseram que escutaram pelo menos seis tiros dentro do imóvel
18

URGENTE: Equipe do sgt Machado fecha o cerco e prende suspeito de matar “Nego Boy”

Após o cerco o suspeito foi encontrado escondido em uma construção abandonada
14

Megaoperação desmantela quadrilha que furtava grãos de embarcações no Rio Madeira

Ação conjunta liderada pela FICCO apreende bens de R$ 126 milhões e prende suspeitos de integrar organização criminosa em Rondônia e Amazonas
14

Operação Curaretinga III: Exército intensifica combate a crimes na fronteira amazônica

Militares atuam com órgãos de segurança na defesa da soberania, repressão ao crime e preservação ambiental em Rondônia e Acre
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GWM lança série limitada do Haval H6 para celebrar liderança

Modelo celebra marco histórico de vendas e reforça aposta da montadora nos híbridos
L

“Consórcio Nacional Librelato” inicia com R$ 120 milhões negociados

Empresa sorteia primeiro implemento da campanha “Estrada de Prêmios” e anuncia novo ciclo no segmento
L
James Strauss, primeiro brasileiro a receber a Medalha de Ouro Mozart de Viena

James Strauss, primeiro brasileiro a receber a Medalha de Ouro Mozart de Viena

Concorrendo ao Grammy Latino 2025 e com três novos álbuns previstos para este ano, flautista pernambucano radicado em Viena conquista uma das maiores honrarias da música clássica internacional.
L
Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

Programa “Saúde no Campo” será lançado em Buritis com foco na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar de produtores e trabalhadores rurais de Rondônia.
L

Agenda News | Entrevista Larissa Oliveira

Nesta quinta-feira, dia 26, às 17h, o programa Agenda News recebe Larissa Oliveira, administradora da Potosí Decorações, para uma conversa inspiradora sobre empreendedorismo, design e liderança feminina.
L
UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias

UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias

Cursos de Medicina e Enfermagem atuam com crianças em hospitais da capital para reduzir o medo e promover segurança no ambiente cirúrgico.
L

Jaru é vice-líder nos atendimentos por Telemedicina em Rondônia

Consultas são realizadas por médicos especialistas do Albert Einstein.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.