SEXTA-FEIRA, 04/07/2025

Leis de proteção às crianças enfrentam cultura de violência no país

Neste ano já foram feitas mais de 129 mil denúncias de violações

Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Leis de proteção às crianças enfrentam cultura de violência no país
Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O contorno com a família em mãos dadas, o balão colorido com as crianças, e o cata-vento. Nas paredes e muros na região administrativa do Cruzeiro (DF), a conselheira tutelar Viviane Dourado, de 49 anos, resolveu traduzir ideais com tintas e pincel. Ela, que é designer e educadora social, entende que a arte pode ser estratégia para aproximação com famílias para combater a violência contra a infância.

Viviane lembra dos tempos de criança, quando recebeu castigos, com beliscões e tapas desnecessários. São as tintas também do passado que a inspiraram a ser mãe solo, educadora e profissional na luta contra essa conduta.

Nos tempos da infância de Viviane não existia legislação como as de hoje. Aliás, no último dia 26, a Lei Menino Bernardo, também conhecida como “Lei da Palmada” (Lei 13.010/2014), completou uma década. Esse regramento, em complementação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, garante o direito a uma educação sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel.

A lei foi batizada assim para lembrar a morte do menino Bernardo Boldrini, de 11 anos, que foi vítima de agressões e morto pela madrasta e pelo pai, em Três Passos (RS), em abril de 2014.

Para a promotora de Justiça Renata Rivitti, do Ministério Público de São Paulo, a lei é um marco para o Brasil, um país em que ainda existe, de forma arraigada, uma percepção distorcida de que a educação precisa ser rígida. “Há ainda uma romantização e uma crença real de que educar com violência é legítimo e seria para o bem da criança ou adolescente”. Ela explica que a lei reafirma a ilicitude e a ilegalidade do castigo físico.

A promotora,que é da coordenação do Centro de Apoio da Infância do MP, avalia que, de fato, existe esse problema cultural. “Dentro de casa, há uma legitimação da violência”. Seja como uma forma deturpada de educar ou de corrigir. “Existe uma carga histórica e cultural do nosso país”.

De acordo com informações disponíveis no Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (via Disque 100), houve, no país, neste ano até o último dia 23 de junho, 129.287 denúncias de algum atentado à integridade contra crianças e adolescentes. O mesmo painel apresenta que, desse total, 81.395 casos (62%) foram dentro de casa (onde moram a criança vítima e a pessoa suspeita).

O painel disponibilizado pelo ministério dos Direitos Humanos considera que essa violência à integridade compreende violações físicas, de negligência e psíquica. Quem denuncia, em geral, são terceiros. No entanto, chama atenção que 8.852 crianças conseguiram pedir ajuda diante da violência que sofriam.

Distorção

A pesquisadora em direitos da infância e em ciências sociais Águeda Barreto, que atua na ONG ChildFund Brasil, considera que a lei Menino Bernardo tem um caráter pedagógico e preventivo. “Precisamos celebrar os 10 anos de efetivação dessa lei, mas a gente ainda precisa avançar muito, especialmente culturalmente. A gente vive numa sociedade que ainda educa as crianças através de violência”, lamenta.

A pesquisadora recorda que, em 2019, a entidade fez levantamento com crianças brasileiras e contabilizou que 67% delas não se consideravam suficientemente protegidas contra a violência. A pesquisa Small Voices, Big Dreams (Pequenas vozes, grandes sonhos) para o Brasil mostrou, além disso, que 90% das crianças rejeitam o castigo físico como forma de educação.

Águeda Barreto, que também escreveu dissertação de mestrado sobre o tema, identificou que os castigos físicos são a forma com que as crianças mais reconhecem a violência. “Muitas delas não tinham tanta clareza sobre uma violência psicológica”.

A pesquisa nacional da Situação de Violência contra as crianças no ambiente doméstico, realizada pela ChildFund, concluiu, no ano passado, que no Brasil existe uma fragilidade em relação à implementação de leis que respaldam a intolerância à violência contra crianças. A ONG argumentou que a garantia de direitos preconizada no ECA ainda chega lentamente na vida real, a exemplo da Lei Menino Bernardo).

“A efetivação de ações se dará a partir do momento em que o governo federal, estados e municípios atuem de forma integrada na elaboração de políticas que previnam e coíbam práticas nocivas e que a implementação aconteça com serviços operantes, monitoramento e repressão a agressores em todos os municípios do país”, argumenta o relatório da entidade.

Entre as legislações que Águeda Barreto considera avançadas estão a Lei Henry Borel, aprovada após a morte do menino no Rio de Janeiro, em 2022, e também a 14.826, que define a “parentalidade positiva e o direito ao brincar” para prevenção à violência contra crianças.

A promotora Renata Rivitti acrescenta ainda o valor da Lei 13.431, de 2017, que garantiu maior proteção às crianças. “A legislação determina o olhar integrado, da atenção integral, de justiça, segurança pública, saúde, conselho escolar, assistência social, educação, todo mundo trabalhando junto para prevenir, para enfrentar essa violência”.

Águeda Barreto explica que a legislação coloca como dever do Estado, da família e da sociedade, fazer a promoção de educação baseada no respeito. Para ela, são legislações que se mostraram como evoluções a partir da Lei do Menino Bernardo e do Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, uma das primeiras legislações mundiais sobre o tema.

Para sair do papel

Foi uma novidade considerar a criança como um sujeito de direitos, mas o desafio ainda é grande. “A gente tem percebido que a educação violenta de crianças é muito naturalizada no contexto brasileiro. Há uma cultura que nós vivemos no Brasil que a gente chama de adultocêntrica. Muitas vezes, as crianças são empurradas como uma posse do adulto”, avalia a pesquisadora.

A promotora Renata Rivitti avalia que é preciso mais pressão da sociedade para que as leis saiam do papel e funcionem no dia a dia. “A gente tem, desde 1988, legislação de primeiríssimo mundo. A nossa obrigação como poder público, como família e como sociedade é a de combater essa violência. O principal gargalo está em conseguirmos garantir a implementação dessa legislação para que ela de fato saia do papel”.

“Nós brasileiros não estamos ainda indignados o suficiente e cobrando. Não existe campanha, não existe alerta, não existe informação. Quanto menos se fala disso, menos a gente entende a gravidade da situação”, afirma a promotora.

É justamente para sensibilizar as famílias que exemplos como a da conselheira tutelar Viviane Dourado podem funcionar. Ela é alguém que segue pintando paredes, paradas de ônibus e até camisetas para falar sobre respeito e já foi até convidada para trabalhar em parceria com outros conselhos e entidades públicas. “As crianças querem brincar, ser felizes e viver a inocência”, diz. Ela sabe que alertas podem surgir por um traço, uma tinta no muro, ou um desenho de mãos dadas que pode ser mais forte do que uma palmada.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Reservatórios residenciais garantem segurança no abastecimento durante verão amazônico

Garantir abastecimento em casa é uma responsabilidade compartilhada.
L
Prefeitura de Jaru realiza patrolamento na Linha 612

Prefeitura de Jaru realiza patrolamento na Linha 612

Serviços de melhoria na Linha 612 avançam e integram plano da Prefeitura para recuperar estradas rurais antes do período chuvoso.
L
Educação: programa Busca Ativa Escolar promove mais uma rodada de ações no sábado, 05

Educação: programa Busca Ativa Escolar promove mais uma rodada de ações no sábado, 05

O programa Busca Ativa Escolar realizará mais uma ação no próximo sábado, 05, a partir das 8h, nos centros de saúde Carlos Chagas, Setor 05, e Rute de Souza, Setor 07.
L
Evento Cidadania Empresarial incentiva formalização de empreendedores em Rondônia

Evento Cidadania Empresarial incentiva formalização de empreendedores em Rondônia

Com participação do Sebrae em Rondônia, iniciativa oferece suporte gratuito para empreendedores se regularizarem.
L
Petrobras busca aumentar escoamento de gás natural para reduzir custos à indústria

Petrobras busca aumentar escoamento de gás natural para reduzir custos à indústria

Anúncio foi feito pela presidente da estatal
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Ram anuncia novas versões esportivas da 2500 para 2026

Novas versões Warlock e Black Express chegam ao mercado com produção mexicana e preço competitivo
L

TRATON Financial Services inicia operações no país em julho

Companhia inicia operação com foco em crédito direto ao consumidor e suporte às concessionárias
L

Prefeitura de Porto Velho informa que o novo sistema de recarga por pix on-line já está operando

Vários pontos de atendimento presencial são disponibilizados para os que têm dificuldade de acessar a internet ou usar o aplicativo.
L

Giro News | Entrevista Leone Augusto Bezerra Leitão, coordenador do Office BIM do SENAI Rondônia

Nesta quinta-feira, dia 03 de julho, às 16h, o programa Giro News recebe o arquiteto Leone Augusto Bezerra Leitão, coordenador do Office BIM do SENAI Rondônia. Ele vai falar sobre os destaques do 1º Fórum BIM Rondônia – Inovação, Tecnologia e Futuro na Arquitetura e Urbanismo, realizado nos dias 27 e 28 em Porto Velho, com foco em soluções digitais para cidades inteligentes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L
Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Prazo é válido também para quem quer isenção da taxa de inscrição
L
Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Nos cinco primeiros meses de 2025, Brasil já supera a criação de um milhão de novas vagas. Só em Rondônia, são 6,4 mil no ano.
L

POLÍTICA

Projeto defendido por deputada Cláudia de Jesus destina R$ 865 mil para diagnóstico de comunidades indígenas

Levantamento inédito vai mapear as condições de vida dos povos indígenas de Rondônia.
L

Presidente da Comissão de Saúde da Alero realiza visita institucional ao Laboratório Central (Lespro)

Luís do Hospital conheceu o Instituto, referência na formação continuada de servidores da saúde, em Porto Velho.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo celebra aprovação de projeto que endurece regras para progressão de pena em crimes hediondos

Atualmente, detentos condenados por crimes hediondos precisam cumprir ao menos 40% da pena para solicitar a progressão de regime. Com a mudança, esse percentual passa a ser de 80%.
L
Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Medida diz respeito a crimes contra agentes de segurança pública
L
Lula critica prevalência de interesses econômicos no Congresso e defende ação judicial por decreto do IOF

Lula critica prevalência de interesses econômicos no Congresso e defende ação judicial por decreto do IOF

“Interesses de poucos prevalecem no Congresso”, afirmou presidente
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 17 anos foi socorrido com ferimentos nas costas após pedir ajuda em via pública

Adolescente sofre tentativa de homicídio a facadas na zona sul de Porto Velho

Jovem de 17 anos foi socorrido com ferimentos nas costas após pedir ajuda em via pública
12
PRF apreende drogas em táxi, em Porto Velho

PRF apreende drogas em táxi, em Porto Velho

Pacotes estavam escondidos no porta-malas do carro
10
Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de integrarem facção criminosa em Rondônia

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de integrarem facção criminosa em Rondônia

Quase 40 policiais foram mobilizados para a ação, que tem como alvos indivíduos suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na região.
14
Mulher é presa tentando entrar com droga em presídio na capital

Mulher é presa tentando entrar com droga em presídio na capital

De acordo com a Polícia Penal, a mulher entrava para visita, quando na revista pelo body scan foi visto um volume introduzido no ânus da suspeita.
12
Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Nova Porto Velho

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Nova Porto Velho

Durante a busca pessoal, foi encontrada uma pedra de substância semelhante a crack em suas vestes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mesatenista Hugo Calderano é impedido de disputar torneio nos EUA por ter visitado Cuba

Mesatenista Hugo Calderano é impedido de disputar torneio nos EUA por ter visitado Cuba

Obstáculo para dispensa automática teria sido ida do atleta a Cuba
L
Gilmar Mendes convoca audiência pública no STF para debater a pejotização e relações de trabalho

Gilmar Mendes convoca audiência pública no STF para debater a pejotização e relações de trabalho

Gilmar Mendes é o relator do processo que trata da pejotização no STF
L
Proposta de reforma administrativa da Prefeitura é entregue ao Ministério Público

Proposta de reforma administrativa da Prefeitura é entregue ao Ministério Público

O novo modelo de gestão começa a ser implantado na próxima segunda-feira (7).
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP -LI – LO): LUCIANA POSSER RAMOS

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L

Instrutores de trânsito de Guajará-Mirim e Ariquemes são capacitados com práticas pedagógicas

Encontros buscam aprimorar o planejamento didático e as metodologias de ensino de instrutores de trânsito.
L
Especialistas defendem união do Brics para avançar em IA e energia sustentável

Especialistas defendem união do Brics para avançar em IA e energia sustentável

Seminário Diálogo Brasil-China debateu cooperação em diversas áreas
L
Policlínica Rafael Vaz e Silva é reaberta com oferta de mais de dez especialidades médicas

Policlínica Rafael Vaz e Silva é reaberta com oferta de mais de dez especialidades médicas

Unidade amplia capacidade de atendimento e fortalece a atenção primária municipal.
L
Inscrições abertas para a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

Inscrições abertas para a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

Evento acontece nos próximo dias 9 e 10 de julho.
L
Obras da Estrada da Penal avançam com apoio da Prefeitura de Porto Velho e do governo estadual

Obras da Estrada da Penal avançam com apoio da Prefeitura de Porto Velho e do governo estadual

Intervenção inclui limpeza e imprimação da terceira faixa em trecho estratégico no bairro Aponiã.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.