QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

Iniciativas apontam soluções eficientes para resíduos urbanos

Brasil gerou 80 milhões de toneladas de "lixo" em 2022

Por Fabíola Sinimbu - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Iniciativas apontam soluções eficientes para resíduos urbanos
Divulgação/Recicla Latas
Imagine o que pode ter em comum uma escola pública com mais de 600 estudantes e docentes na cidade de São José, em Santa Catarina, e um festival de música que movimenta 300 mil pessoas em uma praia artificial criada às margens do Lago Paranoá, em Brasília?

Ambos são considerados Lixo Zero, um título concedido às iniciativas que cumpriram o desafio de reduzir acima de 90% a produção de resíduos sólidos e dos impactos ambientais causados por eles.

Em São José, no ano de 2019, a professora da Escola de Educação Básica Aldo Câmara da Silva, Fabiana Nogueira Mina, decidiu propor o tema dos resíduos urbanos para uma aula de Língua Portuguesa sobre artigo de opinião. Munida de materiais como vídeos sobre o consumo, uso de sacolas plásticas e impactos desse material nos oceanos e ecossistemas, a educadora conseguiu impactar tão efetivamente os estudantes, que o debate foi além daquela aula.

Mais estudantes foram alcançados por meio de um seminário na escola, no qual o desafio fez com que toda a comunidade se engajasse em transformar as ideias debatidas em ações e que o local visse a ser a primeira escola Lixo Zero do país.

“Fomos testando, e a escola virou um grande laboratório. Enquanto tentávamos traçar um caminho para a redução de 90% do que era enviado para o aterro sanitário nós também tivemos erros”, lembra a professora.

A cada desafio, pesquisa e engajamento resultavam em inovações, como o residuário, que era um armário onde os materiais são higienizados e organizados pelos próprios estudantes por grupos para destinação.

“A utilização dos coletores e as lixeiras coloridas não deram certo, então criamos uma solução.”

Os outros educadores foram contagiados e passaram a tratar do tema de forma transversal nas demais disciplinas. Ao final do ano, com a compostagem dos resíduos orgânicos na própria escola e a doação do material reciclável a cooperativas, o desvio de resíduos atingiu 94% e a escola foi certificada.

“O engajamento dos estudantes foi crescendo e a minha curiosidade também. Eu fui entendendo que se o engajamento deles apontava aquele caminho era por ele que eu deveria seguir”, afirmou Fabiana.

Relatório

O relatório Global Waste Management Outlook 2024 (GWMO 2024), elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), indica que 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos domiciliares foram gerados no Brasil em 2022, Do total, quase 30 milhões de toneladas tiveram a destinação inadequada, indo parar em lixões, por exemplo, e 5 milhões de toneladas foram descartadas no meio ambiente.

Preocupados com o impacto deste problema no planeta e na saúde das pessoas, os produtores de um festival em Brasília, que ocorre anualmente, por três meses, às margens do Lago Paranoá – principal corpo hídrico da capital federal – resolveram criar um  lixo zero, em 2017. Na época, identificaram que esse tipo de festa chegava a gerar cerca de 400 toneladas de resíduo.

“Nós queríamos deixar um legado para Brasília, ressignificar a nossa relação com o Lago Paranoá, com a cultura da cidade, e, porque não usar essa plataforma de comunicação, de engajamento e transformá-la em uma plataforma de mudança do mundo”, lembra Kallel Koop, diretor de sustentabilidade do projeto.

A partir daí o projeto foi todo desenvolvido na lógica de consumo consciente e na redução da pegada ambiental, com a eliminação de itens não essenciais, a substituição de materiais convencionais por outros mais sustentáveis e a destinação adequado do resíduo gerado. Da mesma forma que os estudantes da escola de São José, os produtores também enfrentaram desafios pelo caminho.

“Tivemos que construir um ecossistema para a destinação de determinados resíduos que ainda não possuíam essa cadeia em Brasília. Até 2017, por exemplo, a gente não tinha um destinador de vidro e nossos patrocinadores principais são marcas de bebida, gerando uma quantidade imensa de garrafas de vidro.”

A solução veio com inicialmente com o envio desse resíduo para São Paulo, onde a reciclagem já era realizada. Em 2018, a mobilização dos produtores viabilizou o início de um empreendimento nesse ramo de reciclagem de vidro. O mesmo aconteceu em relação aos resíduos orgânicos, que no primeiro ano foi compostado pela organização do evento e nos anos seguintes por uma empresa de Brasília.

“A gente foi buscando os caminhos e várias soluções, várias tecnologias foram desenvolvidas para conseguir gerir resíduos.”

Com todo o empenho, o evento alcançou uma média de desvio dos resíduos de aterro sanitário de 95%, chegando a atingir 98,2% e passando a ser o primeiro festival lixo zero do país. Somado aos benefícios ambientais, o evento ainda gerou renda e criou novas cadeias produtivas para a região.

“Nós remuneramos as cooperativas para fazerem a separação dos resíduos e doamos 100% para que tenham uma remuneração maior. No final do cálculo, mesmo remunerando direitinho e não recebendo a renda dos recicláveis, o nosso custo operacional ainda é mais barato do que se que tivesse mandando para o aterro”, destaca o diretor.

Boas práticas como as da escola e do festival serão debatidas no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, que começa nesta terça-feira, em Brasília. Por três dias, gestores de negócios e cidades se reunião no Museu Nacional da República para trocar experiências sobre o tema, em busca de soluções sustentáveis.

De acordo com o presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabatini, a ideia é que bons exemplos possam motivar mais iniciativas que somem em uma transformação cultural e social por cidades mais limpas, resilientes e equitativas.

“Estamos falando de um acordo social, onde comunidades colaboram para o bem comum. Este acordo é a chave para reduzir nosso impacto ambiental, promover uma economia mais sustentável, reduzir disparidades sociais e incentivar a inovação”, conclui.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Raiva em Morcegos: DF intensifica vigilância após dois casos confirmados

Raiva em Morcegos: DF intensifica vigilância após dois casos confirmados

Secretaria de Saúde do Distrito Federal alerta para a circulação do vírus da raiva em morcegos na capital e reforça medidas de prevenção e vacinação.
L
CNU 2: Ministra Esther Dweck reitera diálogo com MPF sobre cotas raciais

CNU 2: Ministra Esther Dweck reitera diálogo com MPF sobre cotas raciais

Em meio a pedidos de suspensão do Ministério Público Federal, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, detalha os aprimoramentos nas bancas de heteroidentificação do Concurso Nacional Unificado (CNU 2), que agora serão presenciais.
L
Moraes prorroga inquérito contra Eduardo Bolsonaro por mais 60 dias

Moraes prorroga inquérito contra Eduardo Bolsonaro por mais 60 dias

A pedido da Polícia Federal, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, estende a investigação sobre o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro por coação e obstrução de investigação.
L
Acesso a Vacinas: Sul Global coopera para não ser escanteado novamente, diz Fiocruz

Acesso a Vacinas: Sul Global coopera para não ser escanteado novamente, diz Fiocruz

O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, revela à Agência Brasil os esforços de cooperação do Sul Global para garantir maior acesso a vacinas após as lições da pandemia de Covid-19.
L

Candidatos à presidência boliviana enfrentam-se em debate televisivo

Candidatos como Eduardo del Castillo, Samuel Doria Medina e Tuto Quiroga participaram do debate presidencial na Bolívia, mas omissão de temas críticos frustrou eleitores indecisos.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: FGV e o prejuízo MEI! É sério isso?

Relatório da FGV sobre impacto dos MEIs no INSS gera polêmica e expõe debate sobre desigualdade nos incentivos entre pequenos negócios e grandes corporações.
L

Inteligência Artificial no Brasil: Entre a Inovação e a Proteção de Direitos Fundamentais – Análise do PL 2338/23

Com a chegada da inteligência artificial ao cotidiano brasileiro, o Projeto de Lei 2338/23 propõe uma regulamentação que equilibre inovação, direitos fundamentais e segurança jurídica
L
Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na Final do Super Mundial de Clubes

Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na final do Super Mundial de Clubes

Com dois gols de João Pedro, ex-Fluminense, Chelsea avança para a final do Super Mundial de Clubes 2025. Apesar da derrota, o Fluminense sai de cabeça erguida, sendo o único brasileiro a chegar à semifinal e conquistando mais de R$ 350 milhões.
L

Agenda News | Entrevista Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró

Nesta terça-feira (08), às 17h, o Agenda News recebe Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró. Com um som cheio de identidade, tradição e energia, o grupo vem conquistando o público nas festas juninas e eventos culturais.
L

Giro News recebe Mariana Belandi e Priscila Theobald nesta terça, às 16h

Nesta terça-feira, dia 08, às 16h, o Giro News entrevista Mariana Belandi e Priscila Theobald, representantes da loja e clube de tiro Pró Hunter. Com o tema “Segurança, Esporte e Responsabilidade: o tiro no Brasil hoje”, o programa abordará a prática do tiro esportivo, a importância da regulamentação e o papel da mulher no universo das armas. Uma conversa informativa e necessária sobre direito, preparo e consciência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Deputada solicita alteração na legislação estadual e inclusão de trabalhadores terceirizados contratados pelo poder público
L
Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Parlamentar participou do Seminário Estadual que reuniu autoridades, profissionais da educação e representantes de entidades no auditório da Alero
L

JAIME BAGATTOLI: Senado aprova prorrogação de prazo para a regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Bagattoli é autor de outro PL que unifica o procedimento em todos os estados do país
L
Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Após ouvir mulheres do município, parlamentar viabiliza recursos para atendimento ginecológico e obstétrico.
L
Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Proposta da vereadora Sofia Andrade já foi aprovada nas comissões da Câmara e prevê punições para quem comercializar cobre sem comprovação de origem.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende autor de homicídio em Jaru

Polícia Civil prende autor de homicídio em Jaru

Prisão de J.F.R. em Buritis é parte da Operação Mãos Limpas, que investiga a morte de G.P. da S. em Jaru, Rondônia, motivada por dívida de propriedade.
14
Câmera registra suspeitos após morte de jovem e adolescente baleado

Câmera registra suspeitos após morte de jovem e adolescente baleado

Uma câmera de segurança registrou o momento que dois indivíduos passam de moto pela Rua Aracari, em seguida, é possível escutar quase 10 tiros.
12

Caminhoneiro é atacado a tiros ao sair para comprar refrigerante na zona leste

No local foram apreendidas várias capsulas de pistola.
14
Jovem é morto a tiros e amigo é baleado na zona leste

Jovem é morto a tiros e amigo é baleado na zona leste

Crime ocorreu na noite desta terça-feira (08) no bairro Três Marias; autoria e motivação ainda são desconhecidas
18
PF prende homem por furto de fiação em agência dos Correios de Guajará-Mirim

PF prende homem por furto de fiação em agência dos Correios de Guajará-Mirim

Polícia Federal atua em flagrante após furtos de fiação elétrica interromperem o serviço postal na cidade.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ondas de calor em junho triplicam mortes na Europa, com 2,3 mil óbitos

Ondas de calor em junho triplicam mortes na Europa, com 2,3 mil óbitos

O mês de junho de 2025 registrou duas ondas de calor excepcionais na Europa, resultando em 2,3 mil mortes em 12 cidades e acendendo o alerta para os impactos do clima.
L
Ataque massivo de drones russos atinge Ucrânia após promessas de Trump

Ataque massivo de drones russos atinge Ucrânia após promessas de Trump

Rússia lança 728 drones contra a Ucrânia, o maior ataque do conflito, dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, prometer mais armas e criticar Vladimir Putin.
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO HAWAII

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO LAO Nº 48 SOL/DLA
L
Texas: Esperança diminui por sobreviventes de enchentes que já mataram cerca de 100 pessoas

Texas: Esperança diminui por sobreviventes de enchentes que já mataram cerca de 100 pessoas

Equipes de busca no centro do Texas enfrentam cenário desolador enquanto número de mortos por enchentes, incluindo crianças de acampamento, chega a aproximadamente 100, e dezenas seguem desaparecidos.
L
Brasileiros sacam R$ 315 milhões em valores esquecidos; R$ 10,1 bilhões ainda disponíveis

Brasileiros sacam R$ 315 milhões em valores esquecidos; R$ 10,1 bilhões ainda disponíveis

O Banco Central (BC) informa que, em maio, R$ 315 milhões foram resgatados do Sistema de Valores a Receber (SVR), mas mais de 40 milhões de pessoas físicas e jurídicas ainda podem sacar bilhões.
L
Médicos Sem Fronteiras denuncia 12ª morte de profissional em Gaza por forças israelenses

Médicos Sem Fronteiras denuncia 12ª morte de profissional em Gaza por forças israelenses

Abdullah Hammad é o mais recente profissional de saúde do MSF morto na Faixa de Gaza, elevando o número de vítimas da organização para 12 desde outubro de 2023, em meio a um cenário de desespero por alimentos e hospitais devastados.
L
Custo da Cesta Básica diminui em 11 capitais, aponta Dieese

Custo da Cesta Básica diminui em 11 capitais, aponta Dieese

Levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revela que o valor da cesta básica registrou queda na maioria das capitais brasileiras entre maio e junho.
L
Enamed: Inscrições abertas até 18 de julho para Futuros Médicos

Enamed: Inscrições abertas até 18 de julho para Futuros Médicos

O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) convoca estudantes e interessados para se inscreverem até 18 de julho, com provas marcadas para 19 de outubro.
L

homem é preso após invadir apartamento, tentar estuprar e esfaquear moradora na zona sul de Porto Velho

A mulher foi socorrida e levada à UPA da zona sul
16

Polícia identifica jovem morto a tiros com Ex-presidiário na zona sul

Outra vítima foi o Ex-presidiário Matheus Maia Barbosa de Almeida, 25 anos.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.