SEXTA-FEIRA, 28/06/2024

Capacitação sobre novo tratamento da malária encerra com destaque para avanços na saúde da capital

Medicamento utilizado é considerado um divisor de águas para a eliminação da doença no país.

Por João Muniz / SMC / PMPV - 30

Publicado em 

Capacitação sobre novo tratamento da malária encerra com destaque para avanços na saúde da capital
Foto: Semusa

Profissionais de saúde que atuam no manejo clínico da malária, receberam o treinamento especializado do teste G6PD e da tafenoquina, metodologia avançada para tratamento da doença. A capacitação foi proporcionada pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e também contou com a parceria do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem).

O workshop reuniu diversos profissionais de saúde, como: microscopistas, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos, atendentes de farmácia, agentes de combate a endemias, entre outros.

Secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini, destacou a importância da implementação da metodologia no município. “É uma alegria estar aqui hoje, em um momento tão importante como esse. Esse novo teste G6PD, junto com a tafenoquina, que é um medicamento de dose única para tratamento da malária, é um avanço no combate a essa doença que é mais comum aqui na Região Norte. Essa capacitação é um dos passos para garantir a aplicação deste remédio na população que tanto precisa”.

Capacitação sobre novo tratamento da malária encerra com destaque para avanços na saúde da capital - News Rondônia
O workshop reuniu diversos profissionais de saúde | Foto: Semusa

O treinamento aconteceu durante três dias. As atividades realizadas envolveram aplicação de conteúdos teóricos e ações práticas, a fim de proporcionar um conhecimento de qualidade aos profissionais que atuam no manejo clínico da malária.

Durante a capacitação, foi apresentado, também, o cenário epidemiológico da malária em Porto Velho. Em, 2022 foram 7.225 casos confirmados na capital. No ano seguinte, em 2023, 7.273 pessoas tiveram a doença. Com esse panorama, após a implementação do novo protocolo de tratamento, o país caminha para a eliminação da malária até 2035.

Capacitação sobre novo tratamento da malária encerra com destaque para avanços na saúde da capital - News Rondônia
O treinamento aconteceu durante três dias

A capacitação contou, também, com a participação de uma equipe técnica do Ministério da Saúde. Segundo Alexander Vargas, coordenador da Coordenação de Eliminação da Malária do MS, a capacitação dos profissionais é fundamental para a implementação da nova metodologia.

“Esse treinamento que envolve todos os profissionais de saúde que atuam no diagnóstico e tratamento da malária, é fundamental para que possamos garantir a melhor implementação da metodologia (teste G6PD + tafenoquina). Esse medicamento é inovador, por ser dose única, e eficaz, pois garante uma aceitação melhor do paciente, evitando a recaída”, analisou Alexander Vargas.

Um dos profissionais que participou da capacitação, o microscopista que atua na rede municipal de saúde, José Roberto, destacou como o treinamento vai colaborar na aplicação da nova metodologia.

“Esse treinamento é muito importante porque nós vamos direcionar o treinamento necessário ao paciente. Aqui, estamos tendo a oportunidade de conhecer mais a metodologia, como o medicamento se comporta e a quem ele é direcionado, sem dúvidas, um avanço para o tratamento da malária”, pontuou o microscopista.

METODOLOGIA

O teste G6PD + a tafenoquina é uma metodologia inovadora incorporada pelo Ministério da Saúde em 2023. Ela é aplicada da seguinte forma:

Um paciente com suspeita de malária realiza a testagem para a doença. Caso o diagnóstico seja positivo, este indivíduo será submetido ao teste G6PD, que é um exame mais avançado para identificar a atividade da enzima glicose-6-fosfato-desidrogease. O teste dura, em média, dois minutos.

A partir daí, se o exame constatar que este paciente possui enzimas suficientes para ingerir a tafenoquina, o médico prescreve o uso do medicamento para que o indivíduo seja tratado contra a malária.

A vantagem da tafenoquina é que ela é prescrita em dose única, o que corresponde a três dias de cloroquina, como alternativa ao tratamento atual com primaquina por sete dias, o que reduz o tempo de tratamento, aumenta a adesão e evita recaídas.

ESTUDO PIONEIRO

Para que essa metodologia chegasse ao país, foi necessária a realização de estudos técnicos que comprovassem a eficácia do medicamento. Essa pesquisa foi feita em duas cidades da Região Norte: Porto Velho e Manaus.

Capacitação sobre novo tratamento da malária encerra com destaque para avanços na saúde da capital
Foto: Semusa

As capitais rondoniense e amazonense participaram, durante dois anos, do estudo chamado “Tafenoquine Roll-oUt Study’’ (TRuST), que observou a evolução dos pacientes tratados com a droga. O envolvimento ativo de Porto Velho no estudo, junto a Manaus, demonstra um compromisso sério com a saúde pública e a busca por soluções eficazes.

Para a coordenadora do Programa da Malária, Rosilene Rufato, “o sucesso deste estudo, com resultados positivos tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, é um exemplo inspirador de cooperação e pesquisa aplicada. A disponibilização do teste de G6PD também é crucial, pois permite uma abordagem mais segura e personalizada do tratamento, garantindo que os pacientes recebam a terapia mais adequada às suas condições individuais”.

O Brasil lidera a implementação desse novo protocolo de tratamento em larga escala, destacando-se como um pioneiro no uso da Tafenoquina. Essa iniciativa, além de beneficiar os pacientes diretamente afetados pela malária vivax, também vai estabelecer um precedente para abordagens inovadoras no combate a outras doenças.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

8ª Noite – Flor do Maracujá 2024: Uma Celebração Cultural Imperdível! [AO VIVO]

Assista ao Vivo Agora Mesmo e Confira a Programação Completa da 40ª Edição
L

Novo CAGED registra aumento no número de carteiras assinadas em Rondônia: 758

O aumento corresponde ao mês de maio, com 758 novos empregos de um universo de 13,6 mil admissões e 12,9 mil demissões.  
L
STF tem maioria para reconhecer que escola deve combater discriminação

STF tem maioria para reconhecer que escola deve combater discriminação

Ação em julgamento foi protocolada em 2014 pelo PSOL
L
CNJ ordena retorno às atividades desembargadores que atuaram Lava Jato

CNJ ordena retorno às atividades desembargadores que atuaram Lava Jato

Eles são suspeitos de não ter cumprido ordens do STF
L

TCE e MPC vão criar núcleo de governança para uso da inteligência artificial

O Tribunal de Contas (TCE-RO) e o Ministério Público de Contas (MPC-RO) vão instituir oficialmente o Núcleo de Governança para uso de Inteligência Artificial (NuGovIA).
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Vamos de Arroz de Boteco?

Se fizer, marque a gente! 😋 Não se esqueça de compartilhar o resultado final nas redes sociais e marcar a gente. Queremos ver como ficou o seu Arroz de Boteco!
L
LAESUS: FICCO/RO deflagra a operação para apurar ataque com arma de fogo em Porto Velho

LAESUS: FICCO/RO deflagra a operação para apurar ataque com arma de fogo em Porto Velho

Na ação, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão para apurar ataque com arma de fogo
10
RETOMADA V: PF combate crimes ambientais na Terra Indígena Igarapé Lage em RO

RETOMADA V: PF combate crimes ambientais na Terra Indígena Igarapé Lage em RO

A ação contou com o apoio do Ibama, da Funai e da Polícia Militar em Rondônia
10
XALAWATA: PF deflagra a operação em combate a crimes ambientais em RO

XALAWATA: PF deflagra a operação em combate a crimes ambientais em RO

Equipes flagraram acampamentos e materiais que eram utilizados para a prática de garimpo ilegal, os quais foram inutilizados
10

#EntreLevels | Entrevista Lara Vitória – cantora

esta sexta-feira, dia 28, às 17h, o programa Entre Levels traz uma entrevista imperdível com a talentosa cantora Lara Vittória. Conduzida por Alisson Skellington.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L
Publicidade

POLÍTICA

Dois deputados de Rondônia assinaram novo pedido de Impeachment contra Lula

De Rondônia, assinaram o novo pedido de impeachment, os deputados Coronel Chrisóstomo (PL) e Cristiane Lopes (UB).
L

Chrisóstomo: “Lula não pode continuar dirigindo o Brasil como um bêbado irresponsável”

Até o momento, mais de 50 deputados assinaram o pedido.
L
AGIR Porto Velho define data para convenção municipal

AGIR Porto Velho define data para convenção municipal

Eleições 2024!
L

Entrevista com Cláudio Carvalho no Comunidade News

Com uma carreira política consolidada como vereador, secretário municipal e deputado estadual, Cláudio Carvalho se coloca novamente à disposição para representar a comunidade na Câmara Municipal.
L

Entrevista com o Pré-candidato Professor Will no Comunidade News

Com uma história de superação e compromisso comunitário, ele se destacou como uma voz ativa em busca de melhorias para Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Denarc apreende 81kg de drogas em casa de policial aposentado e prende traficante

O PM aposentado não estava no imóvel.
10

URGENTE: Adolescente acusado de assaltar motorista de aplicativo é surrado na zona leste

O motorista teria conseguido avisar os companheiros.
12
Homem passa mal em casa e morre dentro de ambulância do Samu

Homem passa mal em casa e morre dentro de ambulância do Samu

Familiares teriam acionado o Samu depois que o rapaz de aproximadamente 41 anos começou a sentir muitas dores e ficou alterado.
18
Motociclista cai dentro de bueiro após ser atropelada na zona sul

Motociclista cai dentro de bueiro após ser atropelada na zona sul

Segundo testemunhas, a motociclista seguia pela Rua Tamareira em uma Honda Biz, quando um carro não identificado avançou o cruzamento, atropelou a vítima e fugiu.
14
Adolescente se entrega a PM após comparsa ser espancado e preso durante furto de bicicleta na zona leste

Adolescente se entrega a PM após comparsa ser espancado e preso durante furto de bicicleta na zona leste

O adolescente chegou no local dizendo que também participou de um roubo momentos antes do furto, e gostaria de ser detido junto do comparsa
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: ANDRE LUIZ DE OLIVEIRA CASTRO

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 25 SOL/DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: ANDRE LUIZ DE OLIVEIRA CASTRO

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
L

Recebimento da Licença Ambiental: M.A. RODRIGUES VILELA

LICENÇA SIMPLIFICADA Nº 68 SOL/DLA
L
Ítalo Ferreira é campeão de surfe em Saquarema e entra no top 5 da WSL

Ítalo Ferreira é campeão de surfe em Saquarema e entra no top 5 da WSL

O campeão olímpico derrotou na final o paranaense Yago Dora
L
Fies: inscrições para vagas remanescentes seguem até a próxima segunda

Fies: inscrições para vagas remanescentes seguem até a próxima segunda

Inscrição apenas pela internet por meio do sistema Fies Seleção
L
Saúde anuncia R$ 75 milhões para rede de atenção primária no RS

Saúde anuncia R$ 75 milhões para rede de atenção primária no RS

Serão beneficiadas 52 cidades gaúchas
L
EUA usam 2º escalão para condenar tentativa de golpe na Bolívia

EUA usam 2º escalão para condenar tentativa de golpe na Bolívia

Pouca ênfase se deve a disputas políticas no país andino
L