QUARTA-FEIRA, 09/10/2024

Sistema lucrativo sustenta desinformação científica nas redes sociais

Estudo sobre o assunto foi lançado nesta quinta-feira pela ABC

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Sistema lucrativo sustenta desinformação científica nas redes sociais
Freepik
O estudo da Academia Brasileira de Ciências (ABC), aponta que a desinformação científica é “sustentada por um ecossistema lucrativo que inclui a monetização de conteúdo enganoso e a exploração das crenças e emoções do público para ganho financeiro”.

“Existem duas formas de entender esse sistema lucrativo. A primeira está no próprio usuário produtor da desinformação, que usa a estrutura das plataformas digitais para lucrar em torno disso e vender seus serviços e produtos, crença ou mesmo seu capital social. Outra diz respeito à forma como essas plataformas geram lucro em torno da visibilidade da desinformação. Há uma economia da atenção no qual a desinformação é um material altamente lucrativo para as próprias plataformas”, afirma Thaiane Oliveira, professora de pós-graduação em comunicação da Universidade Federal Fluminense, membro afiliada da ABC e coordenadora do grupo que elaborou o relatório,

O trabalho que objetiva combater a desinformação científica, fenômeno que cresce especialmente nas mídias sociais, reuniu especialistas para elaborar um relatório inédito com recomendações. O documento Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica foi lançado nesta quinta-feira (20), na sede da ABC no Rio. Ele diz ainda, entre outros pontos, que desinformação científica é a disseminação de informações falsas, enganosas ou imprecisas sobre questões científicas – frequentemente relacionadas a temas de saúde, ambientais ou tecnológicos. Sua divulgação impacta a capacidade das pessoas de tomarem decisões informadas, além de reduzir a confiança nas instituições científicas e governamentais.

Mídias sociais

As mídias sociais se configuraram como um espaço propício para a disseminação de informações falsas relacionadas à ciência. O funcionamento por meio de algoritmos – que favorecem a reprodução de conteúdos enganosos ou de acordo com as crenças do usuário – é um fator que agrava a situação. Um número pequeno, mas crescente, de pseudocientistas com grande alcance nessas redes também é fator de preocupação.

“É um problema global. Vimos na pandemia várias desinformações sobre vacinas e hoje vemos o mesmo sobre meio ambiente e mudanças climáticas. A desinformação é um fenômeno multifacetado. E quando se trata de desinformação sobre ciência, isso ganha outras camadas de complexidade, porque a ciência não é uma verdade absoluta, e a dúvida faz parte do fazer científico”, explica Thaiane.

O relatório reforça “a necessidade de mobilizar a comunidade acadêmica e científica, que pode atuar como defensora da regulamentação das práticas de disseminação de informações em plataformas digitais” – o que envolve a busca de modelos que imponham responsabilidade às empresas pela circulação de desinformação científica.

Inteligência artificial

Novos desafios surgem a cada dia. É o caso da inteligência artificial, ferramenta que pode colaborar tanto para a checagem de informações quanto para a propagação de informações falsas. Para os pesquisadores, é essencial “desenvolver estratégias que evitem a disseminação indiscriminada de dados gerados por IA e promover ferramentas para identificação e marcação de conteúdo gerado por máquinas”.

Além de fazer um panorama dos fatores que influenciam no avanço e compartilhamento desse tipo de informação falsa, o documento propõe recomendações para enfrentar o problema. Entram na lista a promoção da divulgação científica (como ampliar o acesso de estudantes a museus e treinar cientistas para comunicar seus estudos à imprensa); fortalecer a comunicação de universidades e demais instituições de pesquisa (com a criação de agências de notícias científicas especializadas); e investir em educação midiática e científica (com reforço do tema nos currículos educacionais).

Outras recomendações indicam a criação de linhas de pesquisa para o enfrentamento à desinformação; desenvolver um plano de ação midiática (com apoio ao jornalismo científico e a verificadores, por exemplo) e estabelecer redes especializadas contra a desinformação (o que inclui a defesa da regulamentação de plataformas que lucram com a desinformação), entre outros pontos.

“A gente recomendou que o enfrentamento à desinformação não se dá sem ser através da educação, preparando os cidadãos para uma educação científica, evitando que eles cometam equívocos pelo desconhecimento do próprio processo de se fazer ciência”, afirmou Thaiane.

Ela acentua também que não tem como enfrentar a desinformação científica sem reconhecer o papel que cada educador, enquanto instituições acadêmicas, tem na formação profissional desses cidadãos. “É uma responsabilidade da universidade em educar essa população”, acrescentou.

Resultado de discussões

Glaucius Oliva, vice-presidente regional São Paulo da ABC e professor do Instituto de Física de São Carlos da USP, destaca que o relatório é resultado das discussões de grupo de trabalho instituído em 2023 pela ABC sobre o tema. Ao todo, 19 especialistas em desinformação e divulgação científica, entre membros da ABC e convidados, participaram do processo.

“Chegar até este relatório foi uma jornada desafiadora e esclarecedora, impulsionada pela necessidade urgente de abordar a desinformação científica que permeia nossa sociedade. Ao explorar as diversas facetas desse fenômeno, desde a propagação de teorias da conspiração até a erosão da confiança nas instituições científicas, buscamos oferecer uma visão abrangente e soluções viáveis para enfrentar essa crise”, disse Oliva. Ele lembra que diferentes ações são recomendadas pelo documento, que traz ainda um glossário dos principais termos ligados à desinformação científica.

“Espero que este trabalho contribua para o fortalecimento do pensamento crítico, da alfabetização científica e da valorização do conhecimento baseado em evidências, essenciais para o avanço da ciência e a proteção da saúde pública. Acreditar na ciência é acreditar no futuro, e é com esse espírito que compartilhamos estas reflexões e recomendações com o público em geral”, completa.

Para a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a academia, mais uma vez, tem papel fundamental nessa luta.

“Considero que nessa fase em que estamos vivendo de negacionismo como algo que contamina o Brasil e o mundo, eu acho que a academia mais uma vez está dando uma contribuição nessa luta de ideia que é necessário travar ainda mais porque felizmente retomamos a democracia. Um livro dessa natureza ajuda a difundir o resgate das evidências científicas se torne um novo normal que nunca deveria deixar de ter sido”, disse a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que participou do evento de forma remota.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aeronave parte de SP para terceiro voo de repatriação de brasileiros

Aeronave parte de SP para terceiro voo de repatriação de brasileiros

Avião fará escala em Lisboa para reabastecimento
L
Comissão do Senado aprova Galípolo para presidir o Banco Central

Comissão do Senado aprova Galípolo para presidir o Banco Central

Indicado de Lula é o atual diretor de Política Monetária do BC
L

Práticas de D&I – O papel do Direito na promoção da inclusão

Fortalecimento das lideranças inclusivas
L

Coluna do Simpi – Inovação Trabalhista I: Não será permitido ação na Justiça de ex-empregado após recebimento de verbas rescisórias

Ao proferir seu voto, Barroso chamou a atenção para o relatório Justiça em números, do CNJ. A publicação aponta que a quantidade de processos pendentes na Justiça do Trabalho era de cerca de 5,5 milhões em 2017.
L
Plataforma digital busca impulsionar pequenos negócios e ampliar as oportunidades de mercado em Rondônia

Plataforma digital busca impulsionar pequenos negócios e ampliar as oportunidades de mercado em Rondônia

Com essa plataforma, empresários de todo o estado poderão expor seus produtos a um público maior, fortalecendo o mercado local de maneira prática e acessível.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Promoção Incrível: News Rondônia e Cine Araújo Juntos para Você!

Participe e concorra a um ingresso para uma sessão exclusiva no Cine Araújo, onde o conforto e a qualidade são garantidos para você aproveitar cada momento na telona.
L

No interior, candidata vira suplente de vereador com apenas dois votos

Com o fechamento das urnas, muitas surpresas foram aparecendo como candidatos que não votaram neles mesmos e candidatos que ficaram como suplentes de vereadores com pouquíssimos votos.
L

VWCO apresenta o extrapesado Constellation 20.480

Novo cavalo-mecânico 4×2 pode transportar até 56 toneladas, com motor de 480 cavalos de potência
L
AgendaNews

#AgendaNews | Entrevista Arisson Nogueira e Alisson Sales

Arisson Nogueira e Alisson Sales, os talentosos bartenders por trás da empresa Wood River Bartenders, compartilharão sua trajetória e visão sobre inovação no mercado de eventos em Porto Velho.
L
Governo concede auxílio a pescadores afetados por seca na Região Norte

Governo concede auxílio a pescadores afetados por seca na Região Norte

Auxílio será de R$ 2.824 e deverá beneficiar 100 mil profissionais
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prova de Títulos do CNU começa nesta quarta (9)

Prova de Títulos do CNU começa nesta quarta (9)

Notas dos candidatos foram divulgadas na manhã desta terça (8)
L
Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Divulgação das provas do bloco 4 está suspensa pela Justiça
L
Solar Coca-Cola abre mais de 10 vagas efetivas abertas em Rondônia para o Plano Verão

Solar Coca-Cola abre mais de 10 vagas efetivas abertas em Rondônia para o Plano Verão

As vagas devem reforçar a operação da Solar no período de aumento da demanda por bebidas.
L
CNU: notas mínimas para correção de redação são divulgadas

CNU: notas mínimas para correção de redação são divulgadas

Pedidos de revisão podem ser apresentados até amanhã (9)
L
CNU: notas podem ser consultadas nesta terça-feira a partir das 10h

CNU: notas podem ser consultadas nesta terça-feira a partir das 10h

Resultados das provas do bloco 4 estão suspensos pela Justiça
L
Publicidade

POLÍTICA

Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato

Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato

Dos 3 mil que tentaram reeleição, 2.444 venceram nas urnas
L
Possível fraude na cota de gênero pode anular eleição do vereador Haroldo em Cujubim

Possível fraude na cota de gênero pode anular eleição do vereador Haroldo em Cujubim

A Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é clara ao apontar as consequências de irregularidades relacionadas ao cumprimento do percentual mínimo de candidaturas femininas, conforme prevê a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).
L
Deputada Lebrinha parabeniza Governo e Setur pela realização do Circuito de Pesca no Vale do Guaporé

Deputada Lebrinha parabeniza Governo e Setur pela realização do Circuito de Pesca no Vale do Guaporé

O Circuito de Pesca terá quatro etapas e distribuirá mais de R$ 250 mil em prêmios aos competidores, contribuindo para o desenvolvimento da região.
L
MPRO recebeu 64 denúncias de irregularidades eleitorais no último domingo

MPRO recebeu 64 denúncias de irregularidades eleitorais no último domingo

Com 44 Promotores de Justiça Eleitorais distribuídos por todas as cidades de Rondônia, o MPRO esteve presente nos locais de votação no último domingo.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Câmera registra “Caverna” sendo executado por dupla na zona leste de Porto Velho

Nas imagens, é possível ver quando o rapaz está varrendo uma calçada e conversando com uma mulher que passeava com um cachorro.
18

“Caverna” é executado a tiros por dupla em moto na capital

Uma equipe do Samu foi acionada e constatou o óbito.
18

Denarc prende traficante com drogas e dinheiro em lava jato de fachada

Nos dois locais foram apreendidas porções de cocaína e dinheiro proveniente do tráfico.
10

Motociclista sofre fratura após invadir cruzamento e ser atropelado por carro

A moto chegou a ser arrastada e ficou embaixo do veículo.
12
Homem sobe para tirar goteiras em telhado de igreja e sofre queda

Homem sobe para tirar goteiras em telhado de igreja e sofre queda

De acordo com testemunhas, o homem seria membro da igreja e teria subido no telhado para tirar goteiras, momento acabou sofrendo uma queda de aproximadamente cinco metros de altura.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: FRESQUINHO PRODUTOS LÁCTEOS LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00145.004/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: LEVI BATISTA DE OLIVEIRA

Licenças Ambiental Prévia Nº 016.00004.004/2024-SUL (LAP), Licença Ambiental de Instalação Nº 016.00045.004/2024-SUL (LAI)
L
Prefeitura de Jaru realiza campanha de vacinação contra a Gripe até o dia 26 de outubro; confira quem pode ser imunizado

Prefeitura de Jaru realiza campanha de vacinação contra a Gripe até o dia 26 de outubro; confira quem pode ser imunizado

A ação tem como objetivo vacinar pessoas pertencentes ao grupo prioritário preconizado pelo Ministério da Saúde.
L
Projeto Criança Feliz promovido pela Prefeitura de Jaru acontecerá no próximo sábado

Projeto Criança Feliz promovido pela Prefeitura de Jaru acontecerá no próximo sábado

O evento contará com diversas atividades de recreação em grupo, pintura facial, brinquedos infláveis como pula-pula, tobogã e chute ao gol.
L
Prefeitura de Jaru realiza cadastro para atendimentos de preventivo, mamografia e avaliação de câncer de pele na Carreta do Hospital do Amor

Prefeitura de Jaru realiza cadastro para atendimentos de preventivo, mamografia e avaliação de câncer de pele na Carreta do Hospital do Amor

Agendamentos acontecem até a próxima sexta-feira no Centro de Saúde da Mulher
L
Novo complexo de lazer e gastronomia deve ser inaugurado no Porto Velho Shopping em 2025

Novo complexo de lazer e gastronomia deve ser inaugurado no Porto Velho Shopping em 2025

As obras do novo espaço já começaram e têm previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2025.
L
Batida entre motos deixa dois feridos no centro

Batida entre motos deixa dois feridos no centro

Testemunhas contaram que o motoboy transitava pela Avenida Abunã e o outro na Brasília quando houve a colisão, no entanto, ninguém esclareceu quem furou o sinal vermelho.
14
Rodovia-498 no Cone Sul do estado recebe serviço de manutenção realizado pelo governo de RO

Rodovia-498 no Cone Sul do estado recebe serviço de manutenção realizado pelo governo de RO

A equipe da 9ª Residência Regional de Vilhena tem trabalhado na manutenção das estradas da região.
L
PGR envia ao STF parecer favorável ao desbloqueio do X no Brasil

PGR envia ao STF parecer favorável ao desbloqueio do X no Brasil

Procuradoria alega que não há mais pendências que impeçam retorno
L
Oficinas sobre Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável acontecem na Escola de Governo

Oficinas sobre Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável acontecem na Escola de Governo

O PDES é uma peça-chave para o futuro sustentável de Rondônia, e as oficinas desempenham um papel fundamental na sua implementação.
L