QUINTA-FEIRA, 06/11/2025

Em destaque

Acnur diz que total de refugiados cresce em razão de conflitos armados

Eventos climáticos e guerras elevam contingente

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Acnur diz que total de refugiados cresce em razão de conflitos armados
Shabir Niazir/ONG ARRO
Mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo estão deslocadas à força de suas casas devido a perseguições, conflitos, violência e violação de seus direitos. Isso representou, segundo a Agência das Nações Unidas  para Refugiados (Acnur), um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Se todas essas pessoas vivessem atualmente em um mesmo território, elas formariam o 12º país mais populoso do mundo.

Esse número é mais do que o dobro do que havia há dez anos: em 2014, a Acnur apontava 59 milhões de pessoas vivendo nessa condição. “Se a cada 10 anos a gente dobrar o total de pessoas forçadas a se deslocarem, inevitavelmente os recursos já escassos não darão conta de responder a esse deslocamento”, observa Miguel Pachioni, oficial de comunicação da Acnur, em entrevista à Agência Brasil.

Desse contingente deslocado em todo o mundo, mais de 43 milhões são refugiados que necessitam de proteção internacional.

Refugiada, cujo dia é celebrado hoje (20) em todo o mundo, é a pessoa que foi forçada a deixar seu país de origem em razão de conflitos, perseguições ou uma grave e generalizada violação dos seus direitos humanos. São pessoas que não se sentem seguras em seus países de origem e partem em busca de proteção atravessando fronteiras.

“A pessoa refugiada é aquela que foi forçada a se deslocar em razão de perseguições associadas à sua nacionalidade, orientação sexual, religião, opinião política, enfim, diferentes fatores que fazem com que ela se sinta perseguida. Nesse ato, ela tem que deixar o seu país de origem para buscar proteção internacional em outra nação. Então, pelo fato dela atravessar uma fronteira, deixar o seu país de origem e buscar a condição de refugiada em outro local, em outro país, ela já é considerada solicitante da condição de refúgio”, explica Pachioni.

Essa condição difere da encontrada por um imigrante porque o refugiado não pode retornar ao seu país de origem sob risco de sua própria vida. Já um imigrante pode buscar melhores oportunidades econômicas em outra nação e retornar ao seu país quando quiser.

Crescimento

O número de pessoas deslocadas tem crescido nos últimos anos porque os conflitos estão mais espalhados pelo mundo. Além disso, destaca Pachioni, isso também deriva da incapacidade de soluções para essas crises, principalmente a curto prazo.

“O crescimento que se deu de 8% na população refugiada entre os anos de 2022 e 2023 vai nos dizer que os conflitos armados hoje existentes no mundo estão mais distribuídos pelo globo, ou seja, há mais conflitos e mais emergências humanitárias no mundo e eles estão se tornando mais duradouros do que no passado. Isso representa, de fato, uma crise do sistema político global por não conseguir resolver conflitos que acabam perdurando ao longo de anos”, afirma Pachioni, citando como exemplos as situações enfrentadas por Ucrânia, Iraque, Sudão e Afeganistão.

Outro fator que tem ajudado a aumentar o número de deslocados no mundo envolve eventos climáticos extremos. “A questão climática também vem se impondo e fazendo com que pessoas tenham que deixar os seus locais de origem em razão tanto do contexto das mudanças climáticas como também do contexto de desastres naturais, que são concomitantes”, enfatiza.

“Até dezembro de 2023, quase 75% das pessoas deslocadas à força viviam em países de alta ou extrema exposição a riscos relacionados ao clima. Elas já estavam em um processo muito fragilizado. E cerca de metade dessas pessoas deslocadas à força vivia em países onde permanecia exposta a conflitos e a esses mesmos riscos relacionados ao clima”, ressalta.

Para ele, a questão do clima não é só uma urgência no mundo: ela tem impactado também o sistema de financiamento das ajudas humanitárias. “Não temos como prever em 2025 que locais tendem a ter um deslocamento forçado em razão do contexto das mudanças climáticas. Esse tipo de faro a gente já tem em relação a conflitos armados. O conflito não acontece da noite para o dia – a gente tem indícios de conjunturas políticas, em especial, que fazem com que se tenha um entendimento sobre áreas onde conflitos podem ser iniciados. Mas o mesmo não acontece de forma tão clara quanto à questão climática”, acrescenta.

Refugiados no Brasil

Parte desses 43 milhões de refugiados tem encontrado no Brasil um lugar de acolhimento. Isso decorre da Lei de Refúgio brasileira (Lei nº 9.474/1997) ser considerada uma das mais avançadas no mundo. Quando essas pessoas chegam ao Brasil e têm sua condição de refugiadas reconhecida pelo governo brasileiro elas não podem ser expulsas, nem extraditadas para o país onde dizem sofrer a perseguição. “A gente tem uma legislação muito favorável ao acolhimento e proteção das pessoas que solicitam a condição de refugiadas aqui”, acentua Pachioni.

O governo brasileiro reconheceu 77.193 pessoas como refugiadas em 2023, o maior quantitativo verificado ao longo de toda história do sistema de refúgio nacional e que representou variação positiva de 1.232,1%, se comparado a 2022. Ao todo, 143.033 pessoas já são reconhecidas pelo Brasil como refugiadas.

Segundo o oficial de comunicação da Acnur, pessoas de 150 nacionalidades diferentes solicitaram a condição de refúgio no Brasil. “Isso mostra como diversa é a população que vem ao Brasil em busca de proteção”, explica.

Mas embora seja considerado um país acolhedor, o Brasil ainda necessita melhorar seu processo de integração local, ressaltou o representante da Acnur.

“O Brasil é acolhedor. Mas o ponto crucial, a virada de chave necessária [situa-se] no processo de integração, em fazer com que essas pessoas estejam no Brasil e possam exercer de forma plena suas atividades para que sejam autossuficientes”, observa.

Uma das primeiras barreiras que o refugiado encontra ao chegar por aqui é a língua. “Tem um dado importantíssimo: em torno de 69% da população refugiada hoje no mundo situa-se em país vizinho ao seu. Quando olhamos para a perspectiva do Brasil, uma primeira barreira que essas pessoas enfrentam é a linguística. Não há lusófonos entre nossos vizinhos. Então, a barreira linguística é uma barreira inicial nesse enfrentamento”, salienta Pachioni.

Olhar discriminatório

Outras complicações que podem existir por aqui decorrem do olhar discriminatório de algumas pessoas e da desinformação sobre o processo de empregabilidade dos refugiados, principalmente relacionados ao desconhecimento dos departamentos de recursos humanos das empresas sobre as documentações.

“À medida em que as pessoas refugiadas – que estão formadas em diferentes áreas de conhecimento e com seus diferentes idiomas – tenham oportunidades de estar integradas, essas oportunidades transformam-se também em rentabilidade para a economia local de onde elas estão inseridas. Então, se a gente pensar que um afegão abrirá o seu próprio negócio no Brasil, como um negócio de gastronomia, a matéria-prima que ele consumirá desse negócio é fruto da produção brasileira; o meio de distribuição desses alimentos também vai ser fruto da distribuição de outros serviços brasileiros. Se a gente propiciar que essas pessoas, com todas as suas capacidades, tenham oportunidades, essa será uma virada de chave importante para fazer com que a sociedade, onde ela está inserida, também se desenvolva social, econômica e politicamente”, afirma.

Todas essas dificuldades, aponta a Acnur, poderiam ser superadas por meio de uma responsabilidade compartilhada. “A articulação entre poder público, iniciativa privada e instituições como, por exemplo, a academia, são fundamentais para que a gente possa construir ambientes mais favoráveis de integração e desenvolvimento social e econômico como um todo”, opina Pachioni.

Ele acrescenta que “é preciso que haja uma sinergia em favor do processo de integração dessas pessoas. E essa sinergia depende dos amplos aspectos sociais que compõem a nossa sociedade. Eu estou falando aqui, por exemplo, de uma mobilização do setor privado que esteja mais engajado sobre o potencial de empregabilidade dessas pessoas e o quanto elas agregam, por exemplo, em inovação e bem-estar social dentro dos ambientes de trabalho. Estou falando também de políticas públicas que considerem novamente o potencial que essas pessoas trazem para as suas formações. Outro ponto relevante é a articulação de políticas públicas voltadas para essa população”, afirma.

Eventos

Para celebrar o Dia Mundial do Refugiado, comemorado hoje, a Acnur vai promover eventos durante toda a semana. Com o tema Esperança longe de casa: por um mundo inclusivo com as pessoas refugiadas, a programação ocorre em várias partes do Brasil. Em Belém, por exemplo, um seminário com a participação de representantes da Acnur e do governo brasileiro debaterá os deslocamentos e as mudanças climáticas.

Também hoje, em Boa Vista, capital de Roraima, atividades serão realizadas no Centro de Sustentabilidade, envolvendo pessoas refugiadas e migrantes em ações de compostagem, bioconstrução e horta urbana. No Rio de Janeiro, o evento Rio Refugia será realizado entre amanhã (21) e sábado (22) celebrando a força e resiliência das pessoas refugiadas por meio da música, dança e outras manifestações culturais.

Mais informações sobre esses eventos podem ser encontrados no site.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

INCLUSÃO: SALA BRAILLE promove capacitação aos funcionários do TRE RO

INCLUSÃO: SALA BRAILLE promove capacitação aos funcionários do TRE RO

Curso ocorre de 3 a 7 de novembro e visa promover a inclusão efetiva de pessoas com deficiência visual no ambiente institucional, em parceria com a ASDEVRON.
L
Entenda como funciona o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF)

Entenda como funciona o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF)

Lançado oficialmente na COP30 em Belém, o TFFF é um mecanismo de financiamento inovador que combina capital público e privado para recompensar financeiramente países com florestas tropicais que comprovem a preservação de suas áreas, pagando por resultados.
L
Ex-ministro Onyx Lorenzoni diz à CPMI do INSS que fraude em descontos é antiga e recorrente

Ex-ministro Onyx Lorenzoni diz à CPMI do INSS que fraude em descontos é antiga e recorrente

Convidado a depor, Lorenzoni, ex-ministro do Trabalho e Previdência Social, afirmou que já estava ciente do problema de descontos associativos indevidos ao assumir a pasta e defendeu as ações administrativas tomadas pelo governo Bolsonaro.
L
Estados do Nordeste apoiam propostas de segurança pública do governo federal

Estados do Nordeste apoiam propostas de segurança pública do governo federal

Consórcio Nordeste manifesta apoio à PEC da Segurança e ao Projeto de Lei Antifacção, destacando a necessidade de integração e inteligência para combater o poder financeiro do crime organizado.
L
Rondônia lança Pacto Estadual pela Inovação para fortalecer o ecossistema tecnológico e sustentável

Rondônia lança Pacto Estadual pela Inovação para fortalecer o ecossistema tecnológico e sustentável

Evento promovido pelo Sebrae, SEDEC e Governo de Rondônia marca o início de um movimento conjunto para impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável no estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sete produtores de Rondônia avançam na disputa pelo melhor café do país

Estado mostra sua força na cafeicultura de qualidade, com representantes de Rolim de Moura, Cujubim, Seringueiras e Cacoal entre os finalistas do concurso mais prestigiado do país.
L

SIC 2025: Rondônia apresenta cafés com identidade amazônica e mira a COP 30

O estande de Rondônia na SIC encanta visitantes com cafés especiais, chocolates, frutas e pescados, destacando a força sustentável e inovadora da Amazônia.
L

Senar Rondônia fortalece cafeicultura com assistência técnica e gestão rural

Durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, João Paulo, representante do Senar Rondônia, destacou o papel da assistência técnica e gerencial na valorização dos robustas amazônicos e na transformação da vida dos produtores rurais.
L

Com ajuda do SENAR, produtor de Cacoal colhe frutos do planejamento e leva café de Rondônia à SIC

Arildo Ferreira, da Associação Café Ron de Cacoal, representa Rondônia pela terceira vez na SIC e celebra o sucesso do café de qualidade aliado ao planejamento e à sustentabilidade.
L

De RO para o mundo: capacitação do sistema FAPERON impulsiona cafés robustas amazônicos na SIC

O vice-presidente da Faperon, Alex Guaitolini, destacou na SIC o papel do sistema Faperon, Senar e sindicatos rurais na valorização e capacitação dos produtores de café de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

Após solicitação de Pedro Fernandes, DER inicia manutenção da RO-459 em Rio Crespo

Após solicitação de Pedro Fernandes, DER inicia manutenção da RO-459 em Rio Crespo

Serviço atende indicação do deputado estadual Pedro Fernandes e recupera trecho essencial para o transporte e o escoamento da produção regional.
L
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Parlamentar destacou a importância da universidade pública para o desenvolvimento de Rondônia e reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da educação superior no estado.
L

Pedro Fernandes indica criação do Refaz Ambiental para negociar multas e dar segurança jurídica em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) propôs ao Governo de Rondônia a instituição do Refaz Ambiental, um programa específico para negociar e parcelar multas ambientais.
L
Programa de Residência e novas regras de custas do TJRO são aprovados pela Assembleia de Rondônia

Programa de Residência e novas regras de custas do TJRO são aprovados pela Assembleia de Rondônia

Deputados aprovaram três projetos do Tribunal de Justiça que tratam de emolumentos extrajudiciais, custas forenses e da criação de programa de residência profissional.
L
Deputada Cláudia de Jesus solicita implantação de mamógrafo em hospital de Guajará-Mirim

Deputada Cláudia de Jesus solicita implantação de mamógrafo em hospital de Guajará-Mirim

Parlamentar pediu à Sesau estudo técnico e orçamentário para instalação do equipamento no Hospital Regional Júlio Pérez, ampliando o acesso à saúde da mulher.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre carro elétrico e motocicleta deixa mulher ferida em Porto Velho

Acidente entre carro elétrico e motocicleta deixa mulher ferida em Porto Velho

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Pinheiro Machado com a Rua Ananias Ferreira de Andrade, no Bairro Igarapé, Zona Leste; condutora da Biz teria sofrido grave lesão na cabeça.
14

Jogador do Dallas Cowboys, Marshawn Kneeland é encontrado morto após perseguição policial no Texas

O defesa Marshawn Kneeland (24), do Dallas Cowboys, foi encontrado morto após fugir de uma perseguição policial no Texas na quarta-feira (5).
18
PF deflagra a Operação Dupla Face em combate a fraudes previdenciárias no INSS

PF deflagra a Operação Dupla Face em combate a fraudes previdenciárias no INSS

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no Distrito de Realidade, em Humaitá/AM.
10
Ex-deputado Paulo Frateschi é morto pelo filho em São Paulo

Ex-deputado Paulo Frateschi é morto pelo filho em São Paulo

Membro histórico do PT, Paulo Frateschi foi agredido a faca em sua casa, no bairro da Lapa, e não resistiu ao ferimento; Francisco Frateschi é o suspeito do crime.
18
PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de skunk

PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de skunk

A droga foi despachada em um ônibus de viagem intermunicipal
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço dos EUA

Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço dos EUA

As vendas para o exterior cresceram 9,1%, o maior valor para o mês na série histórica, com o desempenho recorde sendo sustentado pelo aumento das vendas para a Ásia e Europa, que compensaram a queda de 37,9% nas exportações para os Estados Unidos.
L

Requerimento da Licença Ambiental: V GRETZLER – ME

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L

Agenda News: Grego Original Pub esquenta o fim de semana

Happy hour com entrada gratuita, feijoada com rock e tributos épicos agitam Porto Velho com música e diversão para toda família.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CAMOR COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

LICENCA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00146.003/2025
L

RESULTADO PARCIAL: Dois cafés acreanos avançam para o Top 15 do Coffee of the Year 2025

Vanderlei de Lara e Wagner Alvares representam o estado na final do principal concurso de cafés do Brasil, reforçando o crescimento da cafeicultura acreana na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte.
L

Cafeicultor do Acre, Wagner Souza, pode levar hoje o Robusta Amazônico ao pódio nacional

Produtor de Acrelândia volta a figurar entre os 30 melhores cafés canéfora do Brasil, destacando o potencial do robusta acreano durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte.
L
Balança comercial registra segundo maior superávit para meses de outubro

Balança comercial registra segundo maior superávit para meses de outubro

O resultado foi impulsionado pela soja e pelo café, com as exportações superando as importações em US$ 6,964 bilhões. O valor das exportações bateu recorde para o mês desde o início da série histórica em 1989.
L
Saiba quem será contemplado e como funcionará a isenção do IR

Saiba quem será contemplado e como funcionará a isenção do IR

Quem ganha até R$ 7.350 por mês vai se beneficiar com a medida.
L
Gustavo Petro critica ausência dos EUA e aponta responsabilidade da Europa na crise climática

Gustavo Petro critica ausência dos EUA e aponta responsabilidade da Europa na crise climática

Presidente colombiano usou o palco da Cúpula de Líderes da COP30 para atacar a negação da ciência nos Estados Unidos e o investimento em guerras na Europa, afirmando que o mundo caminha para o colapso climático devido ao fracasso das COPs anteriores.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.