QUARTA-FEIRA, 09/10/2024

OAB diz que PL do aborto é flagrantemente inconstitucional e atroz

Parecer foi aprovado hoje por aclamação

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

OAB diz que PL do aborto é flagrantemente inconstitucional e atroz
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou nesta segunda-feira (17), por aclamação, um parecer que define como inconstitucional, inconvencional e ilegal o projeto de lei (PL) que equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao homicídio. Com 81 membros, o Conselho da OAB é o órgão máxima da instituição que representa a advocacia brasileira.

“Absoluta desproporcionalidade e falta de razoabilidade da proposição legislativa em questão, além de perversas misoginia e racismo. Em suma, sob ótica do direito constitucional e do direito internacional dos direitos humanos o PL 1904/2024 é flagrantemente inconstitucional, inconvencional e ilegal”, afirma o parecer.

O documento considera ainda que o PL remonta à Idade Média, sendo “atroz, degradante, retrógrado e persecutória a meninas e mulheres”. De acordo com o parecer, “[o PL] obriga meninas e mulheres, as principais vítimas de estupro, a duas opções: ou ela é presa pelo crime de aborto, cujo o tratamento será igual ao dispensado ao crime de homicídio simples, ou ela é obrigada a gerar um filho do seu estuprador”.

O Conselho votou a favor do parecer produzido por comissão formada por cinco representantes da OAB, todas mulheres, lideradas pela conselheira da Silvia Virginia Silva de Souza, atual presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos.

“75 mil estupros por ano, 58 mil desses estupros contra meninas de até 13 anos, 56% negras. O retrato das vítimas deste projeto de lei, se aprovado, são meninas pobres e negras que tem voz aqui, sim, nesse plenário. Eu vim desse lugar”, disse Silvia de Souza durante a sessão do Conselho da OAB.

O parecer foi feito à pedido do presidente da Ordem, Beto Simonetti, que destacou que o documento aprovado hoje não é uma mera opinião da instituição. “É uma posição da Ordem dos Advogados do Brasil, forte, firme, serena e responsável. E, a partir dele, nós continuaremos lutando no Congresso Nacional, através de diálogo, e bancando e patrocinando a nossa posição”, afirmou.

O documento aprovado pelo Conselho da OAB pede que o projeto de lei que equipara o aborto ao homicídio seja arquivado ou, caso aprovado, que o tema seja levado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Inconstitucional

O parecer afirma que o PL 1.904/24 viola à Constituição por não proteger e garantir o direito à saúde, principalmente às mulheres vítimas de estupro. Segundo o parecer, a pena imposta pelo projeto à mulher vítima de estupro, por ser maior que a pena imposta hoje ao estuprador, também viola o princípio da proporcionalidade que deve reger o direito penal.

“Atribuir à vítima de estupro pena maior que do seu estuprador, não se coaduna com os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade da proposição legislativa, além de tratamento desumano e discriminatório para com as vítimas de estupro”, diz o documento.

De acordo com o projeto, a mulher poderá ter uma pena que chega a 20 anos, enquanto o estuprador pode pegar, no máximo, 10 anos de cadeia.

O documento aprovado hoje pela OAB destaca ainda que o texto “grosseiro e desconexo da realidade” não considera as dificuldades que as mulheres e meninas vítimas de estupro têm para acessar o aborto legal.

“O PL não se preocupou com a possibilidade de uma descoberta tardia da gravidez, fenômeno comumente percebido nos lugares mais interioranos dos Estados brasileiros, ou ainda, com a desídia do Estado na assistência médica em tempo hábil”, argumentou.

Segundo a OAB, as dificuldades impostas pela realidade justificam a interrupção da gravidez acima da 22ª semana.

“No Brasil, o abortamento seguro está restrito a poucos estabelecimentos e concentrada em grandes centros urbanos. A dificuldade em reconhecer os sinais da gravidez entre as crianças, ao desconhecimento sobre as previsões legais do aborto, à descoberta de diagnósticos de malformações que geralmente são realizados após primeira metade da gravidez, bem como à imposição de barreiras pelo próprio sistema de saúde (objeção de consciência, exigência de boletim de ocorrência ou autorização judicial, dentre outros) constituem as principais razões para a procura pelo aborto após a 20ª semana de gravidez”, explica o parecer.

Direito Penal

O parecer afirma que o Direito Penal deve ser usado como último recurso, já que ele é regido pelo princípio da intervenção mínima e da reserva legal. “O Direito penal torna-se ilegítimo quando a serviço do clamor social, pois sua utilização deve ser como ultima ratio, e não como primeira e única opção”, diz o documento.

Outro argumento utilizado é o de que o PL viola o princípio da humanidade das penas.

“A imposição de pena de homicídio às vítimas de estupro é capaz de ostentar características de penas cruéis e infamantes, o que seria um retrocesso e uma violação ao princípio da humanidade das penas”, argumentou.

Laicidade e vício formal

Segundo a OAB, o PL também feriria o princípio do Estado Laico, que sustenta que convicções de determinada religião não podem ser impostas ao conjunto da sociedade.

“A política criminal proposta no PL em análise, no seu aspecto sociológico aparenta estar imbuída de convicções teístas, ao passo que se afastar da realidade de meninas e mulheres brasileiras estupradas e engravidadas por seus algozes e, portanto, não encontra abrigo no princípio da laicidade do Estado”, diz.

A OAB também chamou atenção para o fato de a urgência do projeto de lei ter sido aprovado sem discussão com a sociedade.

“Notado vício formal, vez que não foi apregoado pela Mesa [da Câmara] podendo ser votado diretamente no Plenário, sem que antes fosse submetido à análise das comissões de mérito da Câmara, sendo, ainda, suplanta possibilidade de participação da sociedade civil e de Instituições Públicas nos debates e discussões acerca desta temática”, completou.

Defesa do PL

De autoria do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL/RJ), o texto conta com a assinatura de 32 parlamentares. Ao justificar o projeto, o deputado Sóstenes sustentou que “como o Código Penal não estabelece limites máximos de idade gestacional para a realização da interrupção da gestação, o aborto poderia ser praticado em qualquer idade gestacional, mesmo quando o nascituro já seja viável”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Comissão do Senado aprova Galípolo para presidir o Banco Central

Comissão do Senado aprova Galípolo para presidir o Banco Central

Indicado de Lula é o atual diretor de Política Monetária do BC
L

Práticas de D&I – O papel do Direito na promoção da inclusão

Fortalecimento das lideranças inclusivas
L

Coluna do Simpi – Inovação Trabalhista I: Não será permitido ação na Justiça de ex-empregado após recebimento de verbas rescisórias

Ao proferir seu voto, Barroso chamou a atenção para o relatório Justiça em números, do CNJ. A publicação aponta que a quantidade de processos pendentes na Justiça do Trabalho era de cerca de 5,5 milhões em 2017.
L
Plataforma digital busca impulsionar pequenos negócios e ampliar as oportunidades de mercado em Rondônia

Plataforma digital busca impulsionar pequenos negócios e ampliar as oportunidades de mercado em Rondônia

Com essa plataforma, empresários de todo o estado poderão expor seus produtos a um público maior, fortalecendo o mercado local de maneira prática e acessível.
L
Prefeitura de Jaru realiza campanha de vacinação contra a Gripe até o dia 26 de outubro; confira quem pode ser imunizado

Prefeitura de Jaru realiza campanha de vacinação contra a Gripe até o dia 26 de outubro; confira quem pode ser imunizado

A ação tem como objetivo vacinar pessoas pertencentes ao grupo prioritário preconizado pelo Ministério da Saúde.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Promoção Incrível: News Rondônia e Cine Araújo Juntos para Você!

Participe e concorra a um ingresso para uma sessão exclusiva no Cine Araújo, onde o conforto e a qualidade são garantidos para você aproveitar cada momento na telona.
L

No interior, candidata vira suplente de vereador com apenas dois votos

Com o fechamento das urnas, muitas surpresas foram aparecendo como candidatos que não votaram neles mesmos e candidatos que ficaram como suplentes de vereadores com pouquíssimos votos.
L

VWCO apresenta o extrapesado Constellation 20.480

Novo cavalo-mecânico 4×2 pode transportar até 56 toneladas, com motor de 480 cavalos de potência
L
AgendaNews

#AgendaNews | Entrevista Arisson Nogueira e Alisson Sales

Arisson Nogueira e Alisson Sales, os talentosos bartenders por trás da empresa Wood River Bartenders, compartilharão sua trajetória e visão sobre inovação no mercado de eventos em Porto Velho.
L
Governo concede auxílio a pescadores afetados por seca na Região Norte

Governo concede auxílio a pescadores afetados por seca na Região Norte

Auxílio será de R$ 2.824 e deverá beneficiar 100 mil profissionais
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prova de Títulos do CNU começa nesta quarta (9)

Prova de Títulos do CNU começa nesta quarta (9)

Notas dos candidatos foram divulgadas na manhã desta terça (8)
L
Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Divulgação das provas do bloco 4 está suspensa pela Justiça
L
Solar Coca-Cola abre mais de 10 vagas efetivas abertas em Rondônia para o Plano Verão

Solar Coca-Cola abre mais de 10 vagas efetivas abertas em Rondônia para o Plano Verão

As vagas devem reforçar a operação da Solar no período de aumento da demanda por bebidas.
L
CNU: notas mínimas para correção de redação são divulgadas

CNU: notas mínimas para correção de redação são divulgadas

Pedidos de revisão podem ser apresentados até amanhã (9)
L
CNU: notas podem ser consultadas nesta terça-feira a partir das 10h

CNU: notas podem ser consultadas nesta terça-feira a partir das 10h

Resultados das provas do bloco 4 estão suspensos pela Justiça
L
Publicidade

POLÍTICA

Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato

Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato

Dos 3 mil que tentaram reeleição, 2.444 venceram nas urnas
L
Possível fraude na cota de gênero pode anular eleição do vereador Haroldo em Cujubim

Possível fraude na cota de gênero pode anular eleição do vereador Haroldo em Cujubim

A Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é clara ao apontar as consequências de irregularidades relacionadas ao cumprimento do percentual mínimo de candidaturas femininas, conforme prevê a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).
L
Deputada Lebrinha parabeniza Governo e Setur pela realização do Circuito de Pesca no Vale do Guaporé

Deputada Lebrinha parabeniza Governo e Setur pela realização do Circuito de Pesca no Vale do Guaporé

O Circuito de Pesca terá quatro etapas e distribuirá mais de R$ 250 mil em prêmios aos competidores, contribuindo para o desenvolvimento da região.
L
MPRO recebeu 64 denúncias de irregularidades eleitorais no último domingo

MPRO recebeu 64 denúncias de irregularidades eleitorais no último domingo

Com 44 Promotores de Justiça Eleitorais distribuídos por todas as cidades de Rondônia, o MPRO esteve presente nos locais de votação no último domingo.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Câmera registra “Caverna” sendo executado por dupla na zona leste de Porto Velho

Nas imagens, é possível ver quando o rapaz está varrendo uma calçada e conversando com uma mulher que passeava com um cachorro.
18

“Caverna” é executado a tiros por dupla em moto na capital

Uma equipe do Samu foi acionada e constatou o óbito.
18

Denarc prende traficante com drogas e dinheiro em lava jato de fachada

Nos dois locais foram apreendidas porções de cocaína e dinheiro proveniente do tráfico.
10

Motociclista sofre fratura após invadir cruzamento e ser atropelado por carro

A moto chegou a ser arrastada e ficou embaixo do veículo.
12
Homem sobe para tirar goteiras em telhado de igreja e sofre queda

Homem sobe para tirar goteiras em telhado de igreja e sofre queda

De acordo com testemunhas, o homem seria membro da igreja e teria subido no telhado para tirar goteiras, momento acabou sofrendo uma queda de aproximadamente cinco metros de altura.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: FRESQUINHO PRODUTOS LÁCTEOS LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00145.004/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: LEVI BATISTA DE OLIVEIRA

Licenças Ambiental Prévia Nº 016.00004.004/2024-SUL (LAP), Licença Ambiental de Instalação Nº 016.00045.004/2024-SUL (LAI)
L
Projeto Criança Feliz promovido pela Prefeitura de Jaru acontecerá no próximo sábado

Projeto Criança Feliz promovido pela Prefeitura de Jaru acontecerá no próximo sábado

O evento contará com diversas atividades de recreação em grupo, pintura facial, brinquedos infláveis como pula-pula, tobogã e chute ao gol.
L
Prefeitura de Jaru realiza cadastro para atendimentos de preventivo, mamografia e avaliação de câncer de pele na Carreta do Hospital do Amor

Prefeitura de Jaru realiza cadastro para atendimentos de preventivo, mamografia e avaliação de câncer de pele na Carreta do Hospital do Amor

Agendamentos acontecem até a próxima sexta-feira no Centro de Saúde da Mulher
L
Novo complexo de lazer e gastronomia deve ser inaugurado no Porto Velho Shopping em 2025

Novo complexo de lazer e gastronomia deve ser inaugurado no Porto Velho Shopping em 2025

As obras do novo espaço já começaram e têm previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2025.
L
Batida entre motos deixa dois feridos no centro

Batida entre motos deixa dois feridos no centro

Testemunhas contaram que o motoboy transitava pela Avenida Abunã e o outro na Brasília quando houve a colisão, no entanto, ninguém esclareceu quem furou o sinal vermelho.
14
Rodovia-498 no Cone Sul do estado recebe serviço de manutenção realizado pelo governo de RO

Rodovia-498 no Cone Sul do estado recebe serviço de manutenção realizado pelo governo de RO

A equipe da 9ª Residência Regional de Vilhena tem trabalhado na manutenção das estradas da região.
L
PGR envia ao STF parecer favorável ao desbloqueio do X no Brasil

PGR envia ao STF parecer favorável ao desbloqueio do X no Brasil

Procuradoria alega que não há mais pendências que impeçam retorno
L
Oficinas sobre Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável acontecem na Escola de Governo

Oficinas sobre Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável acontecem na Escola de Governo

O PDES é uma peça-chave para o futuro sustentável de Rondônia, e as oficinas desempenham um papel fundamental na sua implementação.
L
AGU recorre para anular suspensão da divulgação do bloco 4 do CNU

AGU recorre para anular suspensão da divulgação do bloco 4 do CNU

Prova foi realizada em todo o país em agosto
L