DOMINGO, 08/12/2024

Aborto legal: falhas na rede de apoio penalizam meninas e mulheres

Pesquisadoras dizem por que algumas gestações chegam a 22 semanas

Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Aborto legal: falhas na rede de apoio penalizam meninas e mulheres
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
As desigualdades sociais no Brasil podem explicar a razão para que meninas e mulheres busquem apoio para o aborto legal também após 22 semanas de gestação, segundo alertam pesquisadoras no tema. O Projeto de Lei 1904, em discussão no Congresso Nacional, equipara a interrupção da gravidez após esse período ao crime de homicídio.

A proposta gerou reações na sociedade. No ano passado, o Brasil registrou 74.930 estupros, o maior número da história. Desses, 56.820 foram estupros contra vulneráveis. Atualmente, gravidez decorrente de estupro é uma das situações que autoriza o aborto no Brasil.

No Brasil, houve no ano passado um total de 2.687 casos de aborto legal, segundo informou o Ministério da Saúde.  Desse número, 140 foram de meninas até 14 anos de idade – o número mais que duplicou em relação a 2018, quando foram registrados 60 procedimentos. Na faixa etária de 15 a 19 anos, foram 291 abortos. Há cinco anos, foram 199 procedimentos.

A socióloga e pesquisadora Jacqueline Pitanguy explica que meninas na puberdade ou até antes desse período que são estupradas, muitas vezes violentadas por pessoas com quem convivem, como pais, padrastos ou familiares, nem imaginam que podem estar grávidas “Há muitas que não percebem que estão grávidas. Nem sabem o que é gravidez”, exemplifica a professora.

A pesquisadora, que é coordenadora na Ong Cepia (Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação), enfatiza que a legislação brasileira em vigor não estabelece prazo para interrupção da gravidez em caso de estupro e que, quanto mais cedo for feito um abortamento em vista da violência, melhor. Ela entende que a gestação avança no tempo em função das desigualdades sociais a que estão submetidas crianças, adolescentes e também mulheres adultas.  “É um marcador de falha do sistema público de saúde em prover serviços de atenção à saúde que sejam acessíveis às mulheres na imensidão desse Brasil”.

Jacqueline Pitanguy contextualiza que é normal que exista demora em que pessoas próximas percebam uma mudança no corpo. “A barriguinha nessas meninas só aparece mais tarde. Elas não têm menstruação regular. Então, essas meninas são absolutamente vulneráveis ao fato de que a gravidez avance”, exemplifica.

Vulnerabilidade

Outra pesquisadora, a enfermeira obstétrica Mariane Marçal enfatiza que há uma estimativa de que 20 mil meninas menores de 14 anos engravidaram por ano na última década, sendo que 74% delas são negras.  “Gestações de menores de 14 anos são frutos de estupro. Há uma epidemia de gestação infantil. Acompanhamos muitas meninas que nem sabiam o que havia ocorrido. O risco de morrer em uma gestação tão precoce é cinco vezes maior em meninas de menos de 14 anos”, diz a enfermeira, que trabalha na coordenação de projetos da ONG Criola, que atua pelo direito de mulheres negras.

A pesquisadora exemplifica que fez um levantamento da mortalidade materna de mulheres negras na Baixada Fluminense com casos ocorridos entre 2005 e 2015. “Os casos de adolescentes são muito comuns”. Ela explica que também nas comunidades haja julgamentos morais sobre as meninas. A enfermeira recorda o episódio em que acompanhou uma menina de oito anos de idade estuprada, que nunca havia menstruado, e engravidou.

Longe do direito

Além da infância, mulheres adultas também têm dificuldades em realizar aborto legal no Brasil. “Ela tem mais capacidade de perceber e começa a procurar um lugar para interromper a gestação, mas ela mora em um município que não tem serviço”, lamenta a socióloga Jacqueline Pitanguy. Ela explica que esses obstáculos ocorrem antes de 22 semanas de gestação, mas são vítimas de adiamentos no sistema de saúde e também em  ordem judicial.

“Em geral, uma mulher pobre, muitas vezes desprovida de meios até para esse deslocamento, no desespero de interromper aquela gestação e quando ela finalmente consegue chegar a um serviço, ela está com 23 semanas. Há uma falha no sentido de atender o direito à saúde e os direitos reprodutivos das mulheres ao não colocar serviços o suficiente”.  Esses obstáculos costumam ser citados no sistema de saúde como “objeção de consciência”, de profissionais de saúde e agendamento de seguidas consultas sem uma decisão breve de profissionais, como exemplifica a pesquisadora Mariane Marçal.

A coordenadora do Grupo Curumim (PE), Paula Viana, lamenta que apenas 3,6% dos municípios no Brasil possuem o serviço de abortamento legal, o que aumenta a dificuldade de mulheres que moram longe dos grandes centros e também nas periferias. “A pessoa vai se dirigir a um serviço de atendimento à vítima de violência sexual e lá ela vai ser atendida. Se for o caso de interrupção da gravidez, ela vai ser informada sobre isso e o que tipo de tratamento. Em geral, quando é mais precoce, o tratamento é muito seguro. É um tratamento que, por exemplo, no Uruguai, na Argentina, é feito em casa”, diz Paula, que também é enfermeira obstétrica.

Estigmas

O reduzido número de municípios com serviços de abortamento tem como consequência a invisibilidade de crimes e da real situação de mulheres vítimas de violência. “Infelizmente, o estigma do aborto é tão grande no meio da sociedade que afasta muitas vezes as pessoas dos seus direitos. Muitas vezes as pessoas não sabem o direito que têm de interromper aquela gravidez que é totalmente indesejada. Nos casos de risco de morte ou nos casos de malformação, como a anencefalia, isso é tratado no âmbito da saúde”.

Paula Viana indica que o estigma é abastecido por proposições semelhantes ao PL 1904. “A gente monitora o Congresso e tem mais de 40 proposições muito parecidas com essa. O estigma faz com que as pessoas tenham medo. A pessoa fica grávida de um estupro e mesmo assim acha que está errada”.

Aborto legal

A legislação em vigor no Brasil prevê que a mulher tem direito ao aborto nos casos de gravidez decorrente de estupro, se a gestação representar risco de vida à mulher e se for caso de anencefalia fetal (esta situação, desde 2012). “Nós temos mulheres que engravidaram, que buscaram ajuda após estupro. Até o diagnóstico e a busca dessa ajuda, com certeza o tempo vai ser maior que 22 semanas”, diz a médica Albertina Duarte, coordenadora do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo e chefe do Ambulatório de Atendimento de ginecologia da Adolescência Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

“Se a mulher for estuprada, pode procurar imediatamente o serviço de saúde. Não necessita de boletim de ocorrência. A palavra da mulher é fundamental. O serviço especializado já tem protocolos”, afirmou.

Proteção

A psicóloga Marina Poniwas, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), acrescenta que, além de não necessitar de boletim de ocorrência, a própria equipe de saúde deve preencher os documentos necessários. “O Sistema de Saúde deve atender, acolher e orientar a vítima e realizar o procedimento de forma protetiva e segura, nos casos previstos em lei”.

Ela reitera que o aborto legal deve ser garantido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O problema que enfrentamos é a desinformação de profissionais de saúde e também a atuação baseada em crenças ideológicas que promovem uma segunda violência às meninas e mulheres que buscam o serviço”.

Ela avalia que uma confusão parece ocorrer pelo termo utilizado como sendo aborto legal, sendo que o abortamento, por definição, é a interrupção da gravidez até a 20ª e 22ª semana de gestação. “Ocorre que a lei não fixou limite de idade gestacional para a interrupção de gestação, de modo que é permitida a interrupção também a partir da 22ª semana. Laudo médico e exames só serão necessários em casos de gestação de risco e de gestação de anencéfalo”, afirma Marina Poniwas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O futuro da Engenharia é verde e conectado

À medida que o segmento tem a necessidade de abraçar novas realidades, o setor se reinventa com um propósito claro: tornar-se mais conectado e verde.
L

Resultado da Lotofácil de ontem e próximos sorteios: Como acompanhar as datas

De segunda a sábado, há sorteios diários, e os participantes aguardam ansiosamente os resultados e planejam o futuro.
L

O lugar da casa e a natureza do lugar – parte II

Nessa peculiar relação com o mundo há um encantador prazer dos sentidos, uma fé e exaltação das divindades mitológicas que preenche de forma sobrenatural a alma das coletividades do lugar.
L

Molion, o herege? Ele condena o catastrofismo e diz que se floresta sumir, não afeta em nada clima do planeta

Dizendo ser contra o desmatamento, Molion destaca, contudo, que a questão tem que ser analisada de forma científica e não com teorias da catástrofe, criada a partir de estudos que ele considera errados.
L

Nota de pesar pelo falecimento do servidor Mário Rodrigues Leite

Neste momento de dor e luto, a Alero se solidariza com a família enlutada, desejando que encontrem forças para enfrentar essa perda irreparável.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

JAC Hunter chega ao Brasil com diferenciais de mercado

Nova picape promete robustez e inovação no segmento médio
L

Sábado iluminado: Natal Porto Luz 2024 continua encantando no Parque da Cidade

Aproveite o fim de semana para vivenciar a magia natalina em Porto Velho com atrações imperdíveis!
L

#TalkNews | Entrevista Sidnei de Souza – Advogado

O programa Talk News, com Victor Marques, recebe Sidnei de Souza, um advogado com quase 8 anos de experiência e uma trajetória de vida inspiradora!
L

MERCADO CULTURAL – Especial Raça Negra na Feijoada; domingo tem transmissão do Brasileirão

Hoje, dia 07, na tradicional ‘Feijoada Com Samba e Pagode’, vai ter show do músico Nilson do Cavaco, onde vai rolar um mini especial Raça Negra, na sequência, show do grupo Pagode Na Veia.
L

Nova geração do Peugeot 2008 prioriza tecnologia e conectividade

SUV compacto recebeu atualizações de design, motor e sistemas de segurança para ampliar competitividade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público para o Tribunal de Justiça do estado de Rondônia tem Inscrições Prorrogadas até 12/12

As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 02/02/25.
L
CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

Após decisão judicial, cerca de 32 mil candidatos voltaram a concorrer
L
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Disparidade está presente em todas as escolaridades
L
Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de dezembro de 2024.
L

Caixa abre processo seletivo para estágio no banco

Inscrições podem ser realizadas até 13 de dezembro no site da empresa Super Estágios
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois parabeniza diplomação dos eleitos em Cacoal e celebra força do PSD

Essa bancada reforça o compromisso do PSD com a população de Cacoal, garantindo que as demandas da cidade sejam devidamente representadas no Legislativo.
L

Contagem regressiva: Faltam quatro dias para inauguração do Natal de Portas Abertas da Alero

Solenidade de abertura será na noite de segunda-feira (9).
L

Em solenidade no TCE, Alero recebe certificação do Selo Diamante de Transparência Pública

Poder Legislativo foi representado pelo secretário-geral.
L

Deputada Cláudia de Jesus solicita reforma do necrotério de Guajará-Mirim

Estrutura deteriorada impede funcionamento adequado e prejudica famílias e profissionais.
L

Ieda Chaves defende a transformação da educação brasileira durante a Conferência da Unale

O evento, realizado no Rio de Janeiro, reuniu um público estimado em 1500 pessoas.
L
Publicidade

POLÍCIA

IDENTIFICADO: Assessor parlamentar morre após ficar preso às ferragens em grave acidente

O grave acidente ocorreu na noite deste sábado (07), na altura do km 33 da BR-364, sentido Jaci-Paraná, em Porto Velho.
18

Homem é atacado com paulada na cabeça em frente ao Mercado do km 01

O rapaz que estava desorientado disse que foi atacado por um indivíduo que usava um pedaço de madeira com prego na ponta.
16

Vigilante acusado de matar empresário é preso em Porto Velho

Um vigilante acusado de cometer o crime foi preso pela PM.
12
Polícia identifica jovem morto a tiros no Parque Amazônia

Homem é executado a tiros após briga por causa de mulher em bar

Reginaldo teria se envolvido em uma briga supostamente por ter passado a mão nas nádegas de uma mulher na frente do marido dela, que não gostou, sacou uma arma e atirou várias vezes na vítima que morreu no local, em seguida, o suspeito fugiu.
18
BPTAR e PATAMO fecham boca de fumo e prendem traficantes com 16kg de maconha

BPTAR e PATAMO fecham boca de fumo e prendem traficantes com 16kg de maconha

Durante buscas pelo terreno da casa, foi localizado um recipiente de plástico contendo dentro, 16 tabletes de maconha, balanças de precisão e máquinas de passar cartão.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO avança na recuperação da RO-257, no Vale do Jamari, com pavimentação em CBUQ

A ação chega em aproximadamente 104 quilômetros, entre recuperação do pavimento, asfalto novo, limpeza da vegetação e drenagem superficial.
L

Projetos educacionais de Rondônia são apresentados em exposição de ciência, inovação e tecnologia, em porto Velho

Expocitec 2024 promover a culminância de 60 Projetos Educacionais exitosos nos 12  Seminários Regionais de Tecnologia educacional, Inovação e Ciência.
L
VoltaPorCima

Expectativa e decisões cruciais movem o próximo episódio de Volta por Cima

Triângulos amorosos, reviravoltas empresariais e decisões de vida prometem agitar a quinta-feira na trama
L
Garota do Momento

Segredos e conflitos prometem sacudir o episódio de quinta-Feira em Garota do Momento

Beatriz enfrenta uma crise, Clarice esconde sua verdadeira identidade, e as tensões aumentam entre os personagens
L
Mania de Você

Intrigas e conflitos acirram as emoções em Mania de Você

Moema faz revelações, Mavi se impõe, e Mércia toma uma atitude ousada no episódio desta quinta-feira
L

Relatório da Operação Verde Rondônia mostra avanços do Governo do estado na preservação do meio ambiente

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia apresenta resultados da OVR 24 aos representantes dos órgãos que integram o Comitê de Condições Climáticas.
L

Café de Rondônia ganha destaque em Londres em busca de expansão no mercado global

Evento Prove e Sinta Rondônia leva vivência rondoniense para Londres.
L

Governo de RO intensifica transporte escolar fluvial para atender comunidades ribeirinhas e indígenas

As empresas contratadas serão responsáveis pela manutenção das embarcações, fornecimento de condutores e monitores, além de equipamentos essenciais.
L

Feirão Limpa Nome inicia na quarta-feira,11, e oferece negociações com desconto em Porto Velho

Procon dá oportunidade para população finalizar 2024 com o nome limpo e retornar ao mercado de consumo com equilíbrio financeiro.
L
Confira os grupos do Super Mundial de Clubes de 2025

Mundial de Clubes 2025: veja datas, horários e locais dos jogos

Confira os detalhes das agendas dos quatro times brasileiros na disputa
L