Resíduos Sólidos são objeto de Termo de Ajustamento de Conduta entre MPRO e todos os municípios da Comarca de Ouro Preto do Oeste
A Lei n. 12.305/2010 estabeleceu prazos para disposição final ambientalmente adequada de resíduos, sendo o termo final 2 de agosto de 2024 para Municípios com população inferior a 50 mil habitantes no Censo de 2010.
Por GCI / MPRO - 30
Publicado em
Divulgação
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
O Ministério Público de Rondônia, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ouro Preto do Oeste, visando avançar na política pública dos resíduos sólidos, no ano de 2024 concluiu a celebração de Termos de Ajustamento de Conduta com todos os Municípios que compõem a área de atuação da Comarca, sendo eles: Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis e Vale do Paraíso.
Os TACs foram firmados visando adequação dos locais de disposição de resíduos sólidos existentes nos municípios, incluindo medidas a serem adotadas em relação às áreas de transbordo e locais adequados para os centros de triagem objetivando a coleta seletiva, a inclusão de catadores e a devida recuperação ambiental das áreas degradadas.
Os trabalhos contam com apoio de servidores da Sedam e analistas do Núcleo de Análises Técnicas – NAT do MPRO.
Conforme explica a Promotoria, a ação se fundamenta na Lei n. 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e na Lei Federal n. 14.026, que estabeleceu prazos para disposição final ambientalmente adequada de resíduos, sendo o termo final 2 de agosto de 2024 para Municípios com população inferior a 50 mil habitantes no Censo de 2010.
O MP destaca que a partir da celebração dos TACs diversas medidas já estão sendo adotadas pelos Municípios, bem como pela Sedam, que iniciou visitas a fim de verificar o andamento dos trabalhos e também com a finalidade de esclarecer dúvidas e orientar os Municípios.
Diretrizes para o biênio 2025/2026 trazem importantes transformações para a retomada do fortalecimento dos estoques públicos, a valorização de produtos da sociobiodiversidade e novos produtos para o ProVB, que garante a alimentação das criações de pequenos pecuaristas
Nesta segunda-feira (30), às 17h, o programa Jovem News recebe a dupla sertaneja Lívia & Thainara para uma conversa sobre trajetória musical, desafios e os planos que prometem agitar o futuro da carreira
Nesta segunda-feira, dia 30, às 16h, o programa Ponto & Contraponto recebe o professor Luiz Carlos Freire de Souza, coordenador do curso de Música da Faculdade Metropolitana.
Resultado de concurso público foi divulgado nesta segunda-feira (23) pelo Ministério da Previdência Social. Ação será essencial para enfrentar a fila do INSS.
Congresso Inimigo do Povo, Congresso contra o Povo e Congresso contra o Brasil, são as frases mais lançadas nos perfis do presidente da Câmara e do Senado.
Ao chegarem, os policiais encontraram duas vítimas baleadas. Pouco depois, uma terceira vítima de disparo de arma de fogo deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e foi transferida para o Hospital Regional de Vilhena.
De acordo com testemunhas, o jovem havia acabado de sair de bicicleta para trabalhar, quando foi atacado a tiros por dois criminosos que estavam de moto, e fugiram em seguida.
A ação foi deflagrada após denúncias anônimas sobre o comércio de drogas em uma residência na Rua Criciúma. Ao chegar ao local, a guarnição observou movimentação suspeita e iniciou as averiguações.
Os moradores acionaram a emergência ao se depararem com a serpente. Os bombeiros capturaram o animal, que estava saudável, e o devolveram a uma área de mata na zona rural do município.