SEXTA-FEIRA, 11/10/2024

Presas reencontram famílias em saidinha entre sorrisos e lágrimas

Cerca de 500 detentas foram beneficiadas

Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Presas reencontram famílias em saidinha entre sorrisos e lágrimas
Paulo Pinto/Agencia Brasil

Antes do sol nascer, algumas famílias já estavam na porta da Penitenciária Feminina da Capital, na zona norte paulistana, esperando uma das cerca de 500 detentas beneficiadas com a saída temporária na unidade.

No estado de São Paulo, as pessoas presas no regime semiaberto que receberam autorização da Justiça para a saída temporária, deixam as prisões nesta terça-feira (11) e devem retornar na próxima segunda-feira (17). A saidinha é a primeira desde que o Congresso Nacional aprovou em abril a lei que acaba com o benefício concedido quatro vezes ao ano a pessoas em regime semiaberto. A legislação, entretanto, não afeta os direitos de quem foi sentenciado antes da mudança.

As liberações das presas só começaram a acontecer por volta das 8h. Mães, filhas, irmãs, irmãos e companheiros aguardavam com ansiedade, aglomerados em frente a porta da penitenciária. Os reencontros misturavam abraços, lágrimas e sorrisos. “Muito emocionante, dá vontade de chorar. Quando a gente se vê, não tem momento melhor”, diz Vilma* de 59 anos, que aguardava a filha de 34 anos de idade, que cumpre pena há 7 anos. Vinda de Sorocaba, esperava poder passar os próximos dias em casa, curtindo a filha com os três netos. “O menino [mais novo, de sete anos] teve febre essa noite, de esperar”, conta sobre o nível de expectativa da família com o encontro.

Café, absorventes e panfletos

Organizações não governamentais oferecem café, bolo, absorventes e roupas para que as mulheres não precisem voltar para casa com as vestimentas brancas, características do presídio. A coordenadora da Associação de amigos e familiares de presos/as (Amparar), Railda Alves, levou também um pouco de informação, que ela considera necessária especialmente após a aprovação, pelo Congresso Nacional, da lei que acabou com as saídas temporárias no país.

Entre os esclarecimentos que Railda julga importantes está a ênfase de que as pessoas que já têm o direito não poderão perdê-lo pela nova lei. Ela teme que, por desinformação, algumas pessoas não retornem após o fim do período de saída temporária, prejudicando o cumprimento da pena. “Conversar um pouco para que elas voltem para a cadeia, que não serão afetadas por essa lei, para que elas cumpram isso e não fiquem mais tempo dentro da cadeia”, diz a coordenadora da associação que elaborou junto com a Frente pelo Desencarceramento de São Paulo um panfleto explicativo.

Desde 1998, Railda acompanha o sofrimento do filho, que à época cumpria medida dentro da antiga Febem, substituída pela atual Fundação Casa. “Nós [Amparar] nascemos na porta da Febem, fazendo a panfletagem para os familiares, mas acreditando em acolher esse familiar, no fortalecimento desse familiar, para que ele não fique só. Porque é um momento que você fica muito sozinha, quando seu filho está aprisionado, sua filha está aprisionada. E a pena também estende para nós. A família toda adoece”, diz a coordenadora da entidade, que após a ação em frente a penitenciária, pretendia buscar na rodoviária, o filho também liberado na saída temporária.

Grandes distâncias

O fim das chamadas “saidinhas” deve, segundo Railda, enfraquecer os vínculos entre as pessoas presas afetadas e as famílias. “Imagina uma criança que às vezes não vê seu pai por questão econômica, sua mãe por questão econômica. E na saidinha pode estar presente com a sua mãe no parque. A mãe buscar na escola. Isso faz parte de todo um processo na vida das pessoas”, argumentar ao lembrar que muitas pessoas cumprem pena em cidades distantes dos parentes, o que dificulta as visitas regulares.

Marcela* disse que ainda hoje embarcaria em um ônibus com destino a Buri, no interior paulista, 260 quilômetros distante da capital. “Eu deixei três filhos pequenos na rua: uma bebê de 11 meses, uma menina de 9 e um menino de 5 anos. Graças a Deus, hoje posso sentir o ar da liberdade e poder ver minha família, meus filhos perto de mim”, disse, com uma expressão que misturava um sorriso com olhos marejados.

Na rodoviária, Marcela esperava ser buscada pelo esposo, para em seguida passar bons momentos em família. “Hoje é o aniversário da minha sobrinha. A Lara tá fazendo 12 anos”, contou animada. Após cumprir o resto da pena, que se encerra em 2026, pensa em dar um outro rumo para a vida. “Penso em ter o meu próprio negócio, abrir um salão [de beleza]. Fazer uns cursos, uma faculdade, poder subir na vida”.

Com 54 anos de idade, Marisa* conta que só conseguiu controlar a ansiedade em relação as notícias sobre o fim das saídas temporárias confiando na fé. “Eu escutei tudo, mas mantive a paciência. Vem a ansiedade e tudo. Mas não provém de Deus a ansiedade. Então, a gente ora, entrega nas mãos de Deus e Ele faz a obra”, conta a idosa que estava contente por poder ver as netas, de 16 e 20 anos.

Dúvidas e erros

Uma comissão de advogados da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo aproveitava a saída para tirar dúvidas, colher denúncias e orientar as presas sobre os processos. “A gente pega o processo da pessoa, analisa na hora. Se tem algum erro na execução, por exemplo, falta pedido de remissão, o cálculo de pena está errado, o prazo do regime é aberto e o defensor ou advogado ainda não peticionou pedindo. A gente pega todos esses dados e encaminha para a Defensoria Pública”, detalha a coordenadora do Núcleo de Mulheres e Sistema de Justiça Criminal da OAB, Larissa de Melo Itri.

Erros que prejudicam as presas na progressão de regime, no tamanho das penas ou para conseguir benefícios são comuns, de acordo com a advogada. “Se o cartorário não olha com muito cuidado o cálculo de pena, vai errado. Porque não é o juiz que faz o cálculo de pena, é o cartorário. E o cartorário muitas vezes não tem informação jurídica para fazer o cálculo de pena. Muitas vezes está completamente errado. É muito importante que tenha alguém ali vendo tudo certinho”, enfatiza sobre a importância do acompanhamento processual para garantir os direitos das pessoas presas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Investimentos do governo de RO em assistência social melhoram qualidade de vida de moradores em Guajará-Mirim

Investimentos do governo de RO em assistência social melhoram qualidade de vida de moradores em Guajará-Mirim

A secretária da Seas e primeira-dama, Luana Rocha, também comentou acerca das ações realizadas.
L
Detran-RO divulga nova data para a 1ª Corrida de Rua, com programação para 19 de outubro

Detran-RO divulga nova data para a 1ª Corrida de Rua, com programação para 19 de outubro

A largada da 1ª Corrida de Rua do Detran-RO está prevista para acontecer às 18h30 do sábado (19).
L

Alarmtek anuncia plano de expansão e busca novos parceiros de negócio na região Norte

Empresa quer credenciar novos integradores.
L

Atividades interativas do Detran-RO são desenvolvidas com projeto de educação no trânsito na Escola Dom Pedro II

Alunos do Colégio Dom Pedro II, em Porto Velho, participaram do Projeto Agente Mirim da Cidadania no Trânsito.
L

O grande erro de trazer a polarização nacional para eleições municipais

O cenário já havia ocorrido anteriormente em Candeias do Jamari, durante a eleição suplementar de junho deste ano.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cine Araújo: Sucessos em cartaz para o fim de semana e o Dia das Crianças

Prepare-se para um final de semana especial no Cine Porto Velho e celebre o Dia das Crianças com filmes incríveis! Confira a programação completa e todos os detalhes dos lançamentos.
L

UNIR abre concurso para contratação de 37 docentes efetivos do Magistério Superior

O edital na íntegra, com todas as orientações e cronograma, pode ser acessado no portal da UNIR (www.unir.br) e no portal de processos seletivos da instituição
L

Resultado do Sorteio News Rondônia: Corsário Revival 2024

Preparem-se para reviver a magia do famoso Navio Pirata, sob o comando do DJ Leudson e com a presença especial do DJ Julio Neto.
L

#AgendaNews | Entrevista: Carla Botelho e João Roberto, diretores do Espaço Criança e Companhia

O Agenda News receberá Carla Botelho e João Roberto, diretores do Espaço Criança e Companhia, para falar sobre o tema “Educação de Qualidade para o Futuro”.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Copeira na Pousada Surya

Se você possui habilidades culinárias, experiência na área e proatividade, essa oportunidade pode ser para você!
L

Instituições públicas de Rolim de Moura abrem vagas para concursos

onforme o edital, as inscrições poderão ser feitas entre 16/10/2024 e 18/11/2024, com taxas de R$ 96,00 para os cargos de Ensino Médio e R$ 120,00 para os de Ensino Superior.
L
CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

Candidatos de todos os blocos têm até 23h59 para enviar documentação
L
Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

Provas estão previstas para o dia 15 de dezembro
L
Governo de RO abre processo seletivo com 178 vagas de estágio para o Detran-RO

Governo de RO abre processo seletivo com 178 vagas de estágio para o Detran-RO

Além disso, a oportunidade melhora a qualidade de vida da população com a geração de empregos e renda.
L
Publicidade

POLÍTICA

Mariana Carvalho dispara no segundo turno em Porto Velho com 63% contra 37% de Léo Moraes

Mariana Carvalho dispara no segundo turno em Porto Velho com 63% contra 37% de Léo Moraes

Com o segundo turno se aproximando, a campanha de Mariana Carvalho parece ter conquistado o apoio de grande parte do eleitorado da capital rondoniense.
L

Cláudia de Jesus defende o SUS e descentralização da saúde em Cacoal

Deputada investiu R$ 300 mil via emenda parlamentar no centro de diagnóstico da Assdaco.
L
Alan Queiroz solicita a instalação de guarda-corpos na rodovia 489, próxima à cidade de São Felipe d’Oeste

Alan Queiroz solicita a instalação de guarda-corpos na rodovia 489, próxima à cidade de São Felipe d’Oeste

A presente solicitação deve ser atendida com urgência.
L

Cláudia de Jesus ressalta obras do governo federal em Ji-Paraná

A deputada lembrou sobre a importância do Anel Viário e travessias urbanas na região Central de Rondônia.
L

Trabalho da deputada Sílvia Cristina já garantiu mais de 76 mil exames de mamografias em Rondônia

Parlamentar destinou mais de R$ 147 milhões na luta contra o câncer, em parceria com a Fundação Pio XII.
L
Publicidade

POLÍCIA

Denúncia anônima leva Polícia a encontrar moto roubada, em Ji-Paraná

Denúncia anônima leva Polícia a encontrar moto roubada, em Ji-Paraná

O veículo estava escondido em um depósito desativado da antiga CERON, no bairro Jardim dos Migrantes, e foi prontamente localizado pela equipe policial.
10
Detento é flagrado com droga na hora do café da manhã

Detento é flagrado com droga na hora do café da manhã

Informações apuradas pelo site dão conta que durante a entrega do café da manhã, um dos policiais penais percebeu que o detento tentou esconder algo assim que viu a chegada do Agente.
14
PATAMO captura quatro foragidos em operação, em Ji-Paraná

PATAMO captura quatro foragidos em operação, em Ji-Paraná

Após as prisões, todos os detidos foram submetidos a exame de corpo de delito e encaminhados ao Presídio, onde cumprirão suas penas.
14
PATAMO prende suspeito de tráfico de drogas, em Ji-Paraná

PATAMO prende suspeito de tráfico de drogas, em Ji-Paraná

A operação foi deflagrada após diversas denúncias anônimas indicarem o fluxo constante de usuários de drogas no local.
12
Operação do PATAMO captura foragido na BR-364, em Ji-Paraná

Operação do PATAMO captura foragido na BR-364, em Ji-Paraná

Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à UPA para exames de corpo de delito, antes de ser transferido ao presídio.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO distribui água potável para comunidades indígenas de Guajará-Mirim e famílias de Espigão do Oeste

Governo de RO distribui água potável para comunidades indígenas de Guajará-Mirim e famílias de Espigão do Oeste

É de suma importância, neste momento, garantir o acesso à água potável a essas famílias que se encontram isoladas, e que dependem do rio para o seu sustento e sobrevivência.
L
Turismo de Rondônia ganha profissionais qualificados com expansão do ensino profissionalizante

Turismo de Rondônia ganha profissionais qualificados com expansão do ensino profissionalizante

Na sala da estudante, há outros alunos que passaram pelo Idep e estão de volta à instituição de ensino para atualizar o currículo.
L

Recebimento da Licença Ambiental: H C E SILVA ACOUGUE E TRANSPORTE

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 108 SOL/DLA (LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE)
L

Festival Liga do Bem de Capoeira acontece nesta sexta-feira e sábado, na zona Sul de Porto Velho

Nesta sexta-feira, o Festival acontece, a partir das 18h30.
L

Seminário Regional de Tecnologia reúne projetos desenvolvidos por professores e estudantes, em Guajará-Mirim

Durante o Seminário houve a apresentação de 12 práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas estaduais. 
L

Recebimento da Licença Ambiental: JOSENILDO NUNES DE SOUZA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA PRECÁRIA nº 111 SOL/DLA
L
Polícia Militar desarticula boca de fumo, prende suspeitos e apreende drogas e dinheiro

Polícia Militar desarticula boca de fumo, prende suspeitos e apreende drogas e dinheiro

Os policiais revistaram Matheus e encontraram duas trouxinhas de uma substância entorpecente, possivelmente pasta base de cocaína.
Durante tentativa de fuga da PM, motociclista sofre queda e é socorrido com várias fraturas, em Rolim de Moura

Durante tentativa de fuga da PM, motociclista sofre queda e é socorrido com várias fraturas, em Rolim de Moura

Após percorrer diversas ruas da cidade, inclusive passando pelo semáforo em sinal vermelho, o motociclista sofreu uma queda na Avenida Florianópolis com Rua Barão de Melgaço.
16
Programação especial gratuita para o Dia das Crianças neste sábado, 12

Programação especial gratuita para o Dia das Crianças neste sábado, 12

Atividades lúdicas e recreativas acontecem no Porto Velho Shopping.
L
Em 2024, setor hoteleiro registra crescimento e previsão de investimentos é de R$ 8,4 bilhões em quatro anos

Em 2024, setor hoteleiro registra crescimento e previsão de investimentos é de R$ 8,4 bilhões em quatro anos

Dados do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) apontam alta na ocupação do segmento. Investimentos previstos de R$ 8,4 bilhões, até 2028, representam aumento de 26,9% em relação à perspectiva de 2023
L