Uma visita técnica ao distrito de São Carlos foi realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) para avaliar as condições de infraestrutura e logística necessárias para a execução da ação de castração de animais de pequeno porte, utilizando a Unidade Móvel Castramóvel. A visita aconteceu na última quarta-feira (5), e as intervenções para o acesso seguro à localidade já começaram no sábado (8).
O programa, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Porto Velho através da Sema, visa proporcionar serviços de castração e cuidados veterinários para animais em situação de rua, de abrigos, bem como os domésticos, com previsão de duração de aproximadamente dez dias.
INTERVENÇÕES
Durante a visita, identificou-se a necessidade de intervenções significativas para garantir um acesso seguro ao distrito de São Carlos. O acesso atual (rampa) oferece riscos para veículos, necessitando do envio de maquinário (retroescavadeira) para o reparo da rampa que dá acesso à localidade. Essas melhorias são essenciais para assegurar que o serviço do Castramóvel seja eficiente e seguro, tanto para as equipes quanto para a população que utilizará os serviços.
As operações do Castramóvel começaram no sábado (8) oferecendo cuidados veterinários essenciais, e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pets na comunidade.
VOLUNTARIADO
O secretário da Sema, Roberval Zúniga, esteve no distrito durante a visita do último dia 5, onde reuniu-se com o administrador e representantes da comunidade. A iniciativa destaca a importância do voluntariado e do apoio comunitário, elementos cruciais para o sucesso e expansão do programa. Com o auxílio de voluntários dedicados, o programa Bem-estar Animal espera não apenas manter, mas expandir seus serviços para mais áreas dos distritos, ampliando seu impacto positivo.