O Grupo de Carimbó Renascer do Centro de Convivência do Idoso de Porto Velho (CCI), criado em setembro de 2018 com 35 brincantes, sob a coordenação das servidoras Lourença de Fátima e Valdemarina Lacerda, em 2024 conta com 45 participantes, agora sob a coordenação de Patrícia de Souza Guedes, Lourenço de Fátima Barbosa e Lucas do Nascimento Barbosa.
A formação de um grupo de dança de Carimbó para a terceira idade traz inúmeros benefícios sociais, culturais, físicos e emocionais para os idosos, e foi com essa visão que foi fundado o Grupo de Carimbó Renascer da terceira idade do CCI.
O Grupo Renascer começou apresentando-se nos eventos do CCI e ao longo do tempo tem se destacado cada vez mais, sendo atualmente convidado para apresentações em eventos comunitários e culturais do município, o que promove a integração e aumenta a autoestima dos idosos, ao sentirem-se úteis e valorizados, ao contribuir com suas habilidades e talentos para a vida cultural da comunidade.
CCI
O CCI configura-se como espaço de convivência, onde os idosos participam de atividades recreativas, de lazer, de aprendizagem artística e cultural, cobrindo as necessidades básicas, de proteção integral e promoção da qualidade de vida.
O objetivo do CCI é possibilitar à terceira idade espaços de convivência, favorecendo a melhoria de qualidade de vida, a valorização da autoestima, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e a prevenção do isolamento social.
A dança é uma forma eficaz de exercício físico, ajudando a melhorar a mobilidade, a flexibilidade e a saúde dos idosos; e participar de atividades recreativas como a dança, pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, promovendo o bem-estar mental e emocional. A apresentação do Grupo de Carimbó Renascer é envolvente, fazendo do ambiente uma festa, onde todos participam e dançam.
“O apoio para a manutenção do Grupo de Carimbó Renascer do CCI/Porto Velho é essencial, pois o grupo é uma iniciativa rica em benefícios, que promove a saúde física e mental, a integração social, a preservação cultural e o bem-estar geral dos idosos. Além disso, fortalece os laços comunitários e familiares, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e solidária”, disse a gerente do CCI, Rosania Gomes Vieira.