O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), apresentou na quarta-feira (5), o relatório de encerramento das atividades do Maio Amarelo, mês dedicado à prevenção e segurança no trânsito, que abordou o tema deste ano: “Paz no Trânsito Começa por você”. O evento, que contou com autoridades estaduais e representantes de todas as Ciretrans do estado, aconteceu no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho.
O encontro, realizado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), apresentou as experiências e aprendizados obtidos ao longo do mês, além de reforçar a importância da segurança no trânsito para todos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a educação e formação contínua são componentes essenciais da política de governo, visando fortalecer todos os setores. “O governo do estado tem investido em iniciativas para promover um trânsito mais seguro, proporcionando mais qualidade de vida aos cidadãos”, ressaltou.
MAIO AMARELO
O objetivo da data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi para marcar o mês de maio na ampliação do debate em torno das ações voltadas à segurança no trânsito, buscando estimular a participação da população, empresas, governos e entidades na discussão e desenvolvimento de ações para um trânsito mais seguro e humano.
Com o envolvimento dos diversos setores da sociedade civil, o movimento assumiu o status de campanha, sendo incorporado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em suas resoluções, nas quais estabelece as campanhas educativas anuais. Assim, o Maio Amarelo se tornou campanha prioritária a ser desenvolvida todos os anos.
RESULTADOS
Durante o evento, foram apresentadas pela diretora da Escola Pública de Trânsito, Junaia Freitas, as atividades realizadas no primeiro quadrimestre de 2024, totalizando 1.968 ações e alcançando 330.519 pessoas. Foram realizadas:
- 294 ações de blitz educativas;
- 485 pit stops;
- 500 palestras;
- 680 atividades como passeio ciclístico, caminhadas, motocarreatas, atendimento em Ação Social e performance artísticas.
No Maio Amarelo, 1.054 ações foram desenvolvidas e alcançaram 176.075 pessoas, sendo:
- 87 blitz educativas;
- 233 pit stop;
- 470 palestras;
- 264 demais atividades.
A diretora da EPTran, Junaia Freitas agradeceu ao empenho de todos os servidores e destacou a adesão das regionais, para efetiva realização das atividades. “A participação da sociedade nas ações desenvolvidas durante a campanha, consolidaram os números que fizeram do Maio Amarelo; um sucesso de ação pública de educação no trânsito”, pontuou.