SEXTA-FEIRA, 18/07/2025

Cheias afetaram mais de 206 mil propriedades rurais, diz Emater-RS

Perdas aparecem na produção, infraestrutura e no abastecimento d'água

Por Agência Brasil - 20

Publicado em 

Cheias afetaram mais de 206 mil propriedades rurais, diz Emater-RS
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Mais de 206 mil propriedades rurais foram afetadas pela catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul, informa relatório feito pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Segundo o levantamento, as perdas foram amplas, não apenas na produção, mas também na infraestrutura e no abastecimento de água potável, como ocorreu com 34.519 famílias que ficaram sem acesso à água.

O período pesquisado pela Emater foi de 30 de abril a 24 de maio, mas, segundo a instituição, alguns dados ainda são preliminares, porque ainda não é possível estimar o real impacto das fortes chuvas no estado.

O relatório foi divulgado pelas secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e de Desenvolvimento Rural no início da semana, mas os escritórios regionais da Emater, por meio do sistema Sisperdas, continua abastecendo com informações o meio rural. O fato constatado é que 9.158 localidades foram atingidas pelas chuvas, enchentes e deslizamentos – dos 497 municípios gaúchos, 78 continuavam em estado de calamidade pública, a maioria no Vale do Taquari e na região metropolitana de Porto Alegre, enquanto 340, em situação de emergência.

Foram prejudicados 48.674 produtores de feijão, milho e soja e 19.190 famílias de agricultores tiveram perdas relativas à estrutura das propriedades, como casas, galpões, armazéns, silos, estufas e aviários. Cerca de 200 empreendimentos familiares da agroindústria foram afetados.

As fortes chuvas prejudicaram a produção da soja. Foram 2,71 milhões de toneladas perdidas. A Emater estimou em março deste ano colheita equivalente a 22,24 milhões de toneladas, de uma área plantada de 6,68 milhões de hectares e produtividade de 3.329 quilos por hectare. Porém, a área afetada pelas chuvas obrigou a uma nova estimativa, agora de 19,5 milhões de toneladas e produtividade média por hectare de 2.923 quilos.

Pecuária, frutícolas e hortaliças

Conformem o relatório, a perda na pecuária foi extensa, com 3.711 criadores gaúchos afetados – o maior número de animais mortos foi de aves: 1,2 milhão. As perdas de bovinos de corte e de leite, suínos, peixes e abelhas também foram elevadas. De acordo com o documento, a A vasta extensão de pastagens prejudicadas deve ocasionar impacto direto na produção de leite e de carne nos próximos meses.

Os citros, na região dos Vales, e a banana, nas encostas da Serra do Mar, foram as culturas mais prejudicadas, com impacto em 8.381 propriedades. O período do evento climático extremo coincidiu com a fase final de frutificação de importantes variedades de citros, em especial a bergamota, que já estava em colheita. Em muitos pomares, o solo ficou alagado, não somente em razão da inundação, mas por vários dias com precipitações volumosas.

O abastecimento de hortaliças nos centros urbanas foi fortemente afetado, com destaque nas áreas localizadas na região metropolitana, na Serra e nos vales do Taquari e do Caí. Considerando o volume e a área plantada, as maiores perdas foram de batata, brócolis e aipim. As péssimas condições das estradas vicinais, que são o eixo das propriedades rurais aos centros consumidores, reduziram a oferta de diversos produtos, embora não tenha ocorrido interrupção total no fornecimento, situação que permitiu uma menor elevação dos preços na Central de Abastecimento (Ceasa) do Rio Grande do Sul.

O relatório técnico completo da Emater inclui, ainda, os impactos para os povos tradicionais, a cultura do arroz, a floricultura, o abastecimento, o cooperativismo, as produções leiteira e florestal, além de dados meteorológicos e ações para o enfrentamento da calamidade.

Municípios em calamidade

Organizados por regiões administrativas, estes são os municípios em situação de calamidade:

Organizados por regiões administrativas:

 Caxias do Sul – Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cotiporã, Gramado, Santa Tereza e São Valentim do Sul.

Erechim – Barra do Rio Azul, Ponte Preta e Severiano de Almeida.

Lajeado – Arroio do Meio, Bom Princípio, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Muçum, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Feliz, Lajeado, Imigrante, Marques de Souza, Putinga, Relvado, Roca Sales, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Taquari, Travesseiro e Vespasiano Corrêa.

Porto Alegre – Alvorada, Arambaré, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Esteio, Guaíba, Igrejinha, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Rolante, São Jerônimo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara, Três Coroas e Triunfo.

Pelotas – Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço do Sul.

Santa Maria – Agudo, Cachoeira do Sul, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Santa Maria, São João do Polêsine e São Martinho da Serra.

Soledade – Candelária, Fontoura Xavier, General Câmara, Ibarama, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, São José do Herval, Segredo, Sinimbu, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Infraestrutura Afetada

14.029 casas

8.164 galpões

328 armazéns

738 silos

594 estufas de fumo

2005 estufas de hortifruti

4.983 açudes para psicultura e irrigação

804 aviários

932 pocilgas

4.570 fontes de águas contaminadas

34.519 famílias sem acesso à água

2,7 milhões de toneladas perdidas de soja

15.661 produtores de soja afetados

1.4 milhão de hectares prejudicados

721,3 mil toneladas perdidas de milho (silagem)

7.693 produtores de milho afetados

32.681 hectares de milho afetados

160,7 mil toneladas perdidas de arroz

1,5 mil produtores de arroz afetados

89,9 mil hectares de arroz afetados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Destaques das ações do governo de Rondônia de 14 a 18 de julho

Destaques das ações do governo de Rondônia de 14 a 18 de julho

Investimentos em infraestrutura, regularização fundiária, saúde, turismo e preservação ambiental marcaram a agenda do governo de Rondônia nesta semana.
L

MPRO participa da posse do Defensor Público-Geral Victor Hugo para o biênio 2025-2027

Subprocurador-Gera.l de Justiça Marcelo Lima representou o MPRO na cerimônia que reconduziu Victor Hugo de Sousa Lima ao comando da Defensoria Pública de Rondônia
L
Governo de RO e Incra realizam ação de regularização fundiária em Nova Brasilândia do Oeste e região

Governo de RO e Incra realizam ação de regularização fundiária em Nova Brasilândia do Oeste e região

Mutirão de regularização fundiária em Nova Brasilândia do Oeste garante segurança jurídica e valorização do produtor rural em Rondônia.
L
Rondônia fortalece a governança climática e bioeconomia na Semana do Clima da Amazônia em Belém

Rondônia fortalece a governança climática e bioeconomia na Semana do Clima da Amazônia em Belém

Delegação de Rondônia destaca REDD+, bioeconomia e governança territorial na Semana do Clima da Amazônia, evento preparatório para a COP30.
L
Serviço de emplacamento 100% online para veículos novos é lançado pelo governo de Rondônia

Serviço de emplacamento 100% online para veículos novos é lançado pelo governo de Rondônia

Novo ‘Emplacamento Digital’ do Detran-RO permite realizar todo o processo pela internet, facilitando a vida de quem compra carro zero em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

FIES: Último dia para Inscrições no 2º semestre de 2025

FIES: Último dia para Inscrições no 2º semestre de 2025

O prazo final para as inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025 encerra nesta sexta-feira (18), oferecendo mais de 44 mil vagas para financiar a graduação em faculdades privadas.
L
Inscrições para a primeira edição do Enamed encerram nesta sexta-feira

Inscrições para a primeira edição do Enamed encerram nesta sexta-feira

O prazo final para inscrições no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) é hoje, 18 de julho, sendo obrigatório para formandos em medicina inscritos no Enade e aberto a outros interessados na prova.
L

Inmet: massa de ar polar Antártida chega a Rondônia trazendo a friagem nas próximas horas

Massa de ar polar avança pelo sul do Brasil e provoca queda de temperatura em Rondônia, Acre e Amazonas, com mínimas de até 13°C em Vilhena e sensação térmica ainda mais baixa.
L

Dia do Veterano é comemorado na 17ª Brigada de Infantaria de Selva em Porto Velho

Evento reuniu veteranos, militares da ativa e autoridades, marcando o retorno histórico da FEB ao Brasil e homenageando os que construíram o legado do Exército em Rondônia
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Sílvia Cristina defende aprovação de novas regras de licenciamento ambiental como avanço para o desenvolvimento do país

Deputada destaca agilidade e eficiência com criação da Licença Ambiental Especial e Licença por Adesão; texto aguarda sanção presidencial.
L

Dra. Taíssa garante transporte para atletas mirins de União Bandeirantes participarem da RO CUP 2025

Com apoio da Sejucel e Detran, jovens da Escolinha Primeiro Toque viajam para Ji-Paraná após indicação da parlamentar.
L

Instalação de tubos de concreto beneficia área rural de Nova União com recurso da deputada Cláudia de Jesus

Obras realizadas com emenda de R$ 100 mil melhoram acesso a 50 propriedades e beneficiam mais de 200 famílias agricultoras
L

Eyder Brasil cobra solução para erosão e risco de acidentes no bairro Nacional em Porto Velho

Deputado estadual visita área afetada e promete levar demanda ao prefeito Léo Moraes; local já registrou acidentes fatais por falta de infraestrutura
L
Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Líderes do PT, Lindbergh Farias e Randolfe Rodrigues, solicitam a prisão de Eduardo Bolsonaro e ampliação de inquérito no STF.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é encontrado morto a tiros no bairro Lagoa, em Porto Velho

Homem é morto a tiros depois de ser perseguido na zona leste

Moradores relatam terem ouvido discussão e disparo antes de encontrarem a vítima.
18
Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Ex-funcionário é detido após arrombar residência e furtar bens; arma de fogo caseira também foi apreendida.
12
Homem é preso com revólver e 20 munições em zona rural de Ji-Paraná

Homem é preso com revólver e 20 munições em zona rural de Ji-Paraná

Rodrigo, trabalhador da construção civil, foi detido na Linha 128 por porte ilegal de arma de fogo.
14
Vigilância Sanitária de Jaru interrompe atendimentos oftalmológicos ilegais e apreende equipamentos

Vigilância Sanitária de Jaru interrompe atendimentos oftalmológicos ilegais e apreende equipamentos

Empresa de São Paulo realizava exames de vista e vendia óculos sem autorização, enganando moradores.
10
Jovem morre após grave acidente de moto em Pimenta Bueno

Jovem morre após grave acidente de moto em Pimenta Bueno

Diego Fernando Luiz Puerta, de 35 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no Heuro, em Cacoal.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia divulga resultado de edital que impulsiona Educação Patrimonial no estado

Governo de Rondônia divulga resultado de edital que impulsiona Educação Patrimonial no estado

Resultado do edital “Educação Patrimonial – Patrimônio em Movimento 2025” destaca 12 projetos aprovados para valorizar a história e cultura de Rondônia.
L
Boi-Bumbá Mimoso exalta a cultura e a resistência no Arraial Flor do Maracujá 2025

Boi-Bumbá Mimoso exalta a cultura e a resistência no Arraial Flor do Maracujá 2025

Boi-Bumbá Mimoso leva tema indígena “Yby-marãey: Terra Sem Males” ao Arraial Flor do Maracujá, destacando resistência cultural em Rondônia.
L
Famílias rurais de Nova Califórnia são atendidas com programas sociais do governo de Rondônia

Famílias rurais de Nova Califórnia são atendidas com programas sociais do governo de Rondônia

Programas sociais do governo de Rondônia chegam a famílias de Nova Califórnia com apoio da Seas e Emater-RO.
L
Estudantes de Porto Velho e Rolim de Moura são convocados para estágio no Detran-RO

Estudantes de Porto Velho e Rolim de Moura são convocados para estágio no Detran-RO

Novos estudantes são chamados para estágio no Detran-RO; lista de convocados inclui 21 nomes de Porto Velho e Rolim de Moura.
L
Quase 1 milhão de famílias deixam a pobreza e saem do Bolsa Família em julho

Quase 1 milhão de famílias deixam a pobreza e saem do Bolsa Família em julho

Com aumento da renda e empregos formais, quase 1 milhão de famílias deixam o Bolsa Família em julho, segundo dados do Caged e do Governo Federal
L
Embratur e Secretaria de Turismo de Rondônia debatem promoção internacional do Birdwatching

Embratur e Secretaria de Turismo de Rondônia debatem promoção internacional do Birdwatching

Porto Velho se destaca como capital brasileira com maior número de espécies de aves e ganha atenção para promoção internacional do turismo de observação de aves.
L
Caixa inicia Mais de 19,6 milhões de famílias recebem o Bolsa Família em julho com investimento de R$ 13,1 bilhõespagamento do Bolsa Família de julho para milhões de famílias

Mais de 19,6 milhões de famílias recebem o Bolsa Família em julho com investimento de R$ 13,1 bilhões

O Bolsa Família beneficia 19,6 milhões de famílias a partir de 18 de julho, com valor médio de R$ 671,52 e cronograma de pagamento até dia 31
L
Prefeitura de Jaru reforma quadras do Setor 04 e da escola Maria de Lourdes no Setor 07

Prefeitura de Jaru reforma quadras do Setor 04 e da escola Maria de Lourdes no Setor 07

Com apoio do deputado Dr. Luís do Hospital, projeto garante melhorias estruturais em espaços esportivos usados por estudantes e comunidade.
L

Acadêmicos do Ifro apresentam projetos inovadores para Vilhena em evento promovido por Amanda Areval

Soluções em urbanismo, sustentabilidade, mobilidade e saúde foram apresentadas no projeto “Vilhena em Perspectiva”, reunindo autoridades e comunidade.
L
BR 319: novas vitórias de Marina Silva significam grandes derrotas para o povo do amazonas

BR 319: novas vitórias de Marina Silva significam grandes derrotas para o povo do amazonas

Licença ambiental é suspensa após pedido de ONG, e novo estudo exigido pelo Ministério do Meio Ambiente deve atrasar ainda mais o projeto.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.