TERÇA-FEIRA, 14/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Senado retoma debate de PEC que pode privatizar praias

Matéria está na CCJ para discussão

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Senado retoma debate de PEC que pode privatizar praias
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Senado volta a discutir nesta segunda-feira (27) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2022 que transfere a propriedade dos terrenos do litoral brasileiro, hoje sob o domínio da Marinha, para estados, municípios e proprietários privados. Aprovado em fevereiro de 2022 na Câmara dos Deputados, a PEC estava parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado desde agosto de 2023.

Uma audiência pública discute hoje o tema, que está sob a relatoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e enfrenta resistência da base governista. Organizações ambientalistas alertam que a proposta traz o risco de privatização das praias por empreendimentos privados e pode comprometer a biodiversidade do litoral brasileiro.

Além das praias, a Marinha detém a propriedade de margens de rios e lagoas onde há a influência das marés.

De acordo com o Observatório do Clima, “esse é mais um projeto do Pacote da Destruição prestes a ser votado. Isso põe em risco todo o nosso litoral, a segurança nacional, a economia das comunidades costeiras e nossa adaptação às mudanças climáticas”.

Para o grupo que reúne diversas entidades de defesa do clima e do meio ambiente, os terrenos da Marinha são guardiões naturais contra enchentes, deslizamentos e eventos climáticos extremos.

“Essa defesa é essencial para a nossa segurança e resiliência. Essas áreas preservam nossa biodiversidade e equilíbrio dos ecossistemas costeiros. Privatização pode trazer danos irreversíveis”, afirmou o Observatório, em nota.

A PEC exclui o inciso VII do artigo 20 da Constituição, que afirma que os terrenos da Marinha são de propriedade da União, transferindo gratuitamente para os estados e municípios “as áreas afetadas ao serviço público estadual e municipal, inclusive as destinadas à utilização por concessionárias e permissionárias de serviços públicos”.

Para os proprietários privados, o texto prevê a transferência mediante pagamento para aqueles inscritos regularmente “no órgão de gestão do patrimônio da União até a data de publicação” da Emenda à Constituição. Além disso, autoriza a transferência da propriedade para ocupantes “não inscritos”, “desde que a ocupação tenha ocorrido pelo menos cinco anos antes da data de publicação” da PEC.

Ainda segundo o relatório, permanecem como propriedade da União as áreas hoje usadas pelo serviço público federal, as unidades ambientais federais e as áreas ainda não ocupadas.

MMA

Em entrevista hoje à Rádio Nacional, a diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ana Paula Prates, defendeu que esses terrenos, hoje com a União, funcionam como proteção contra as mudanças climáticas.
“Acabar com essa figura é um retrocesso enorme. A PEC termina com essa figura dos terrenos de Marinha, que são terrenos da União, e passa gratuitamente para estados e municípios, para poder, inclusive, privatizar essas áreas”, disse.
A representante do MMA acrescentou que a PEC não privatiza diretamente as praias, mas pode levar ao fechamento dos acessos às áreas de areia. “Na hora em que esses terrenos todos que ficam após as praias forem privatizados, você começa a ter uma privatização do acesso a elas, que são bens comuns da sociedade brasileira”.]

Defesa

O senador Flávio Bolsonaro defende, em seu relatório, que a mudança é necessária para regularizar as propriedades localizadas nos terrenos da Marinha. “Há, no Brasil, inúmeras edificações realizadas sem a ciência de estarem localizadas em terrenos de propriedade da União”.

Segundo Flávio, “os terrenos de marinha causam prejuízos aos cidadãos e aos municípios. O cidadão tem que pagar tributação exagerada sobre os imóveis em que vivem: pagam foro, taxa de ocupação e IPTU. Já os municípios, sofrem restrições ao desenvolvimento de políticas públicas quanto ao planejamento territorial urbano em razão das restrições de uso dos bens sob domínio da União”.

O senador fluminense argumenta ainda que a origem do atual domínio da Marinha sobre as praias foi justificada pela necessidade de defesa do território contra invasão estrangeira, motivo que não mais existiria, na visão do parlamentar.

“Atualmente, essas razões não estão mais presentes, notadamente diante dos avanços tecnológicos dos armamentos que mudaram os conceitos de defesa territorial”, disse no parecer da PEC.

Audiência

Na audiência pública desta segunda-feira, a CCJ do Senado deve ouvir a Coordenadora-Geral do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marinez Eymael Garcia Scherer; a representante Movimento das Pescadoras e Pescadores Artesanais (MPP); Ana Ilda Nogueira Pavã; o diretor-Presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa; o prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Silveira Neto, entre outros convidados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Chuvas intensas e volumosas atravessam a madrugada em Rondônia

Fortes chuvas atingem diversos municípios de Rondônia na noite desta segunda-feira (13), com previsão de que se estendam pela madrugada.
L

Transporte coletivo é temporariamente suspenso em Porto Velho por questões de segurança

A medida foi tomada como precaução para garantir a segurança de passageiros e colaboradores, após uma série de atos criminosos na capital.
L
Especialistas apontam desafios para restrição de celular nas escolas

Especialistas apontam desafios para restrição de celular nas escolas

No geral, professores apoiam a medida adotada pelo governo federal
L

Conab passa a pagar subvenção fixa na PGPMBio para extrativistas de pirarucu, babaçu e borracha natural

Os extrativistas deverão apresentar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo, estar em situação regular nos sistemas de Registro e Controle de Inadimplente.
L

Lula: “É uma felicidade contar com a parceria da Caixa na construção de um Brasil mais desenvolvido, justo, inclusivo e feliz”

Presidente destaca importância da instituição no avanço de políticas públicas implementadas, na promoção do desenvolvimento social e na melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Urgente: bandidos incendeiam outro ônibus em Porto Velho

Os criminosos obrigaram todos os passageiros a descerem do coletivo e, em seguida, atearam fogo no veículo antes de fugirem.
10

Governo de Rondônia e Prefeitura de Porto Velho alinham ações para regularização fundiária

O titular da Semur, Raimundo Alencar, disse que é uma determinação do prefeito Léo Moraes que município e o Estado trabalhem em parceria para promover regularização fundiária na capital e que essa parceria será essencial para garantir a execução do planejamento.
L

Comandante-geral da PM-RO declara: “Sangue de PM assassinado por faccionados não será em vão”

“Não vamos permitir que facções desafiem o Estado e muito menos os nossos heróis de farda.”
10

Léo Moraes alerta: morador pego sujando a cidade será multado

O gestor inclui os moradores para denunciarem os flagrantes. “Poxa vida! Um morador jogando lixo em um terreno que foi limpo há poucos dias.”
L

Em meio ao aquecimento global, a temperatura da terra dispara em 1,5ºc

O mundo está diante de uma missão “difícil e desafiador estado de emergência climática”, conclui Marina Silva do Meio Ambiente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Os cursos visam proporcionar uma formação complementar, preparando os candidatos para as exigências do mercado de trabalho.
L
Conab define banca para novo concurso público

Conab define banca para novo concurso público

Certame terá 403 vagas para níveis superior e médio
L

Abertas as inscrições para processo seletivo para Juiz de Paz de Cabixi

O certame visa selecionar candidatos para exercer a função de Juiz de Paz, com competência para realizar casamentos, verificar o processo de habilitação e outras atribuições conforme a legislação vigente.
L

Empregadores podem anunciar vagas gratuitamente através do Sine Municipal de Porto Velho

Serviço oferece equipe técnica para a triagem dos candidatos
L

Vaga de Vendedor(a) na Livraria Leitura Porto Velho!

Uma oportunidade para quem ama livros e quer trabalhar com o universo literário.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas

Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas

Medida vai entrar em vigor neste ano letivo
L

Coronel Chrisostomo apresenta Projeto que proíbe a regulamentação das redes sociais pelo Estado

Partidos de direita como o Partido Liberal (PL), do deputado Coronel Chrisóstomo, são grandes defensores da medida.
L

Sancionada Lei da deputada Cláudia de Jesus que cria o Dia Estadual do Bombeiro Civil

Governador em exercício, Sérgio Gonçalves validou o texto aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia
L

Br-429 em são miguel recebe manutenção após solicitação da Lebrinha

A ação reafirma o compromisso de Lebrinha e Lebrão com o desenvolvimento dos municípios, promovendo melhorias na infraestrutura e contribuindo para a qualidade de vida da população local.
L

Deputado Edevaldo Neves repudia ataque a viatura da Polícia Militar em Porto Velho

Parlamentar destaca gravidade do incidente na Zona Leste e reforça apoio à segurança pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ônibus escolares são atingidos por incêndio criminoso em Itapuã D’Oeste

Os incêndios têm ocorrido em represália às ações da PM.
10

URGENTE: Bandidos afrontam a PM e queimam terceiro ônibus

De acordo com testemunhas, os criminosos agiram com a mesma dinâmica dos outros dois ataques.
10

Criminoso morre baleado após troca de tiros com a PM no Orgulho do Madeira

O fato ocorreu após um assalto em que a vítima foi um policial penal que teve sua arma roubada.
18
Suspeitos de assalto são baleados durante troca de tiros com a PM no Orgulho do Madeira

Suspeitos de assalto são baleados durante troca de tiros com a PM no Orgulho do Madeira

As primeiras informações dão conta que a dupla teria feito um assalto em um comércio na Avenida Caula, depois foram seguidos pelo helicóptero do NOA até o condomínio popular.
14
Bandidos mascarados tentam incendiar ônibus no Orgulho do Madeira

Bandidos mascarados tentam incendiar ônibus no Orgulho do Madeira

Cerca de oito criminosos usando máscaras de palhaço invadiram o coletivo e mandaram todos passageiros descerem, em seguida, atearam fogo nas poltronas e fugiram pelo matagal.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Instituição privada oferece mais de 400 vagas em cursos gratuitos

São mais de 10 cursos para população nas áreas de saúde e jurídica
L
VoltaPorCima

Gerson enfrenta rodolfo em clima de tensão no episódio de “Volta Por Cima”

Conflitos, mentiras e revelações movimentam a trama do dia 13/01
L
Garota do Momento

Segredos revelados e decisões importantes movem “Garota do Momento”

Entre revelações chocantes e paixões proibidas, os personagens enfrentam dilemas que podem mudar o rumo de suas histórias
L
Mania de Você

Segredos e confrontos movimentam os laços de “Mania de Você”

Alianças improváveis, desconfianças e novas descobertas marcam o desenrolar dos acontecimentos
L
Previdência Social atualiza valores de benefícios do INSS

Previdência Social atualiza valores de benefícios do INSS

Auxílios e pensões especiais sobem 4,77% ou 7,51%, conforme caso
L

Demanda por vacinas foi 100% atendida em Rondônia

Painel de distribuição do Ministério da Saúde registrou envio de mais de 604 milhões de doses para todo o país entre 2023 e 2024. Desde 2023, coberturas vacinais apresentam tendência de crescimento
L

Nota de Pesar – Cabo PM Fábio Martins

Reiteramos nosso compromisso em buscar justiça e assegurar que este crime não fique impune.
L

Tartaruga resgatada com linha de pesca enrolada no pescoço é devolvida ao mar no RJ; vídeo

Com 52,7 centímetros, a tartaruga foi devolvida ao mar, na Praia de Itaipu, em Niterói, em um momento de celebração.
L

Espumante brasileiro é eleito o melhor do mundo em concurso no Chile

Por ano, processa aproximadamente 60 milhões de quilos de uvas, o que representa cerca de 7% da produção nacional de uvas.
L

Prefeitura de Jaru reforça necessidade de atualização da vacina contra a Covid-19; a imunização é a melhor forma de combater a doença

Conforme o Boletim da Semusa, até esta terça-feira, 13, Jaru registra sete casos de Covid-19 ativos.
L