SEGUNDA-FEIRA, 23/06/2025

Saiba mais sobre a PEC que altera a posse de terrenos da Marinha

Diretora do Ministério do Meio Ambiente diz que medida é um retrocesso

Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - 20

Publicado em 

Saiba mais sobre a PEC que altera a posse de terrenos da Marinha
Fernando Frazão/Agência Brasil

A proposta de emenda à Constituição que transfere a propriedade dos terrenos do litoral brasileiro do domínio da Marinha para estados, municípios e proprietários privados voltou a ser discutida nesta segunda feira (27), em audiência pública no Senado. Aprovado em fevereiro de 2022 na Câmara dos Deputados, a PEC estava parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado desde agosto de 2023.

Sob relatoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a PEC gera divergências. Organizações ambientalistas alertam que a aprovação da proposta pode comprometer a biodiversidade do litoral brasileiro, enquanto o relator defende que a mudança é necessária para regularizar as propriedades localizadas nos terrenos da Marinha e que as áreas geram prejuízos aos municípios.

Em entrevista à Rádio Nacional, a diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima,  Ana Paula Prates, explica que, na origem, a demarcação constitucional dos terrenos da Marinha servia para a defesa da soberania nacional, mas que hoje são territórios que protegem a população das mudanças climáticas. Ela defende que a aprovação da PEC seria um grande retrocesso.

Leia trechos da entrevista.

Rádio Nacional: O que está em jogo nesse momento?

Ana Paula Prates: É um projeto de emenda à Constituição que acaba com a figura dos terrenos de Marinha. E os terrenos de Marinha não são terrenos da Marinha, o que também é importante entender: são terrenos da União. São todos os terrenos que têm uma influência da maré. Tem uma linha de corte lá de 1831, que fala que acima de 33 metros, acima dessa última maré de referência de 1831, 33 metros para cima, são considerados terrenos de Marinha. Então, isso abrange a maioria do nosso litoral, claro, e manguezais, dunas, até falésias, restingas, e a entrada dos rios também, onde você tem toda essa influência da maré. Então você considera aí, por exemplo, lá na Amazônia, que a gente tem uma maré muito forte, você vai muitos quilômetros para dentro também, naquelas várzeas dos rios, também são terrenos de Marinha. E o que diz a nossa Constituição? Que esses terrenos de Marinha foram, na época, lá atrás, designados para a defesa do território nacional. Mas era uma defesa na questão de soberania. E hoje em dia eles são os terrenos que a gente realmente tem que usar para a defesa da gente, para a questão das mudanças do clima.

Acabar com essa figura é um retrocesso enorme. E é isso que a PEC traz, ela termina com essa figura dos terrenos de Marinha, que são terrenos da União, e passa gratuitamente para estados e municípios, para poder, inclusive, privatizar essas áreas.

Rádio Nacional: Abre caminho para a privatização das praias, num risco não só para a questão do litoral, como do meio ambiente como um todo?

Ana Paula Prates: É bom deixar claro que a PEC em si, com essa coisa de terminar a figura dos terrenos de Marinha, ela não vai automaticamente privatizar praias. Mas a questão é o acesso às praias. Aí sim, que podem ser privatizadas, porque esses terrenos todos que ficam a jusante das praias forem privatizados, você começa a ter uma privatização do acesso às praias, que são bens comuns da sociedade brasileira, e aí já por uma outra lei, que é a lei que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro. E isso é importante deixar claro, a PEC em si não traz essa privatização automática de praias. Existem, sim, algumas praias que depois desses anos todos, com os acrescidos que aconteceram de engorda de praias, aterros, etc., você teria alguns pedaços ali que entrariam como terrenos de Marinha, mas não todas. Não é uma coisa automática, entende?

Rádio Nacional: Para além dessa história da democratização, praia como um terreno de livre acesso de todas as pessoas que estão lá, porque você pode ter na prática a construção de um condomínio que vai fechar aquilo ali e só quem mora naquele condomínio tem acesso. Tem também o risco ao meio ambiente em si, mangues, manguezais, falésias..

Ana Paula Prates: Isso daí que eu acho que é o mais importante para a gente ressaltar, porque a gente está vendo aí que a mudança climática chegou, se instalou e é uma emergência que a gente está vivendo. E a gente está vendo isso em várias situações, principalmente agora com todo esse caso do Rio Grande do Sul. A salvaguarda que as populações poderiam estar tendo para a gente se resguardar e adaptar à questão contra as mudanças do clima.

Vários países, inclusive, estão fazendo o contrário. Vários países já tinham privatizado essas áreas e estão agora recomprando exatamente por causa da mudança do clima. E a gente fazer isso agora, nesse momento, é ir totalmente contra a história, de novo. Então é uma coisa de voltar atrás significativamente em questões ambientais muito sérias.

Rádio Nacional: Essa audiência pública de hoje à tarde no Senado acende uma luz vermelha?

Ana Paula Prates: Exatamente, porque a PEC já passou pela Câmara, foi em 2022, ela passou lá na Câmara, numa noite foi votada junto, inclusive, com o PL que traz também a questão dos cassinos, isso é importante lembrar, e também tramita junto o outro PL, o 4444. E esse PL sim, que diz que as praias poderiam ser privatizadas, porque o PL transforma as praias em uma zona de interesse turística e que os municípios poderiam privatizar até 10% dessas áreas. Então, tudo isso está andando junto. É um pacote. Então, a PEC já passou na Câmara, está no Senado para ser votada, e aí foi chamada, semana passada, bem rapidinho, em cima da hora, essa audiência pública de hoje no Senado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Moradores da zona Leste de Porto Velho recebem obra que leva alívio e esperança

Canal que corta a região recebe limpeza, alargamento e aprofundamento em sua extensão
L

Mais de 500 notificações já foram emitidas este ano sobre terrenos abandonados

A meta da Prefeitura de Porto Velho é que, até o final do ano, mais de 1.500 notificações sejam emitidas
L

Município e Estado alinham estratégias de longo prazo para garantir desenvolvimento sustentável e integrado

PAEDS-PVH foi apresentado pela Prefeitura como contribuição técnica ao processo de revisão do PDES, que orienta o planejamento sustentável de todo o estado
L

Em véspera de friagem, chuvas espalham-se pelo estado

Imagens do GOES-19 registram aumento de nuvens cumulonimbus sobre Vilhena, o que é um forte indício para tormentas intensas.
L
Em Colorado do Oeste, Associação Nakayama de Karatê recebe R$ 200 mil da deputada Sílvia Cristina

Em Colorado do Oeste, Associação Nakayama de Karatê recebe R$ 200 mil da deputada Sílvia Cristina

Recurso vai ser utilizado para manutenção e custeio das atividades da Associação.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mais de 136 toneladas de alimentos são transportados pela Prefeitura em apoio aos produtores rurais de Porto Velho

O transporte gratuito auxilia no escoamento da produção até a feira livre de todo domingo
L
Agenda News: Fest Escova chega a Porto Velho com proposta de beleza sem hora marcada

Agenda News: Fast Escova chega a Porto Velho com proposta de beleza sem hora marcada

A rede que conquistou o Brasil promete facilitar a vida das mulheres com escova, penteado, maquiagem e mais, tudo com praticidade e atendimento ágil, mesmo na correria do dia a dia.
L

Caravana Nacional de Regularização Fundiária Urbana chega a Rondônia nesta segunda-feira (23)

Rondônia será o primeiro estado da Região Norte a sediar a iniciativa, que visa promover e fomentar a regularização fundiária em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza transporte de mais de 136 toneladas de alimentos em apoio aos produtores rurais

Prefeitura de Porto Velho realiza transporte de mais de 136 toneladas de alimentos em apoio aos produtores rurais

O transporte gratuito auxilia no escoamento da produção até a feira livre de todo domingo.
L

Abarth Pulse 2026 chega com mudanças no visual e novos equipamentos

Modelo teve o visual renovado e melhorias em desempenho, conforto e conectividade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa entrega 32 motos para agentes comunitários de saúde em Alto Paraíso

Veículos garantem mais dignidade, eficiência e estrutura para profissionais que atuam na linha de frente da saúde básica no município.
L

Eyder Brasil leva serviços gratuitos a mais de 2 mil pessoas na 2ª edição do Cidadania no Bairro em Porto Velho

Com mais de 50 serviços ofertados, ação social transformou a Escola Maria Francisca de Jesus Gonçalves em polo de cidadania e acolhimento
L

Jaime Bagattoli: Esclarece que não votou a favor do aumento na conta de energia

Bagattoli lembrou de medida do governo que repassará impacto bilionário a consumidores
L
Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

FORÇA DO CAMPO: Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

Iniciativa foca na capacitação do pequeno produtor e agricultura familiar.
L

Jaime Bagattoli: Senador reafirma apoio à emancipação dos distritos de Rondônia

Bagattoli apontou grande disparidade, como o distrito de União Bandeiras, em Porto Velho
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia fiscaliza anúncios imobiliários irregulares em redes sociais

Polícia Civil de Rondônia fiscaliza anúncios imobiliários irregulares em redes sociais

A operação teve como foco estabelecimentos comerciais que anunciavam a venda de imóveis em redes sociais sem a devida habilitação profissional ou registro no CRECI, o que é uma violação da lei e compromete a segurança das transações.
10
Adolescente de 17 anos é encontrada morta em residência na Zona Leste de Porto Velho

Adolescente de 17 anos é encontrada morta em residência na Zona Leste de Porto Velho

O corpo da adolescente foi encontrado nos fundos da propriedade. As causas da morte ainda não foram divulgadas pelas autoridades.
18
PRF encerra Operação Corpus Christi 2025 em Rondônia

PRF encerra Operação Corpus Christi 2025 em Rondônia

PRF intensifica ações e quase dobra testes de alcoolemia nas rodovias federais de Rondônia
10
Ponte é interditada após homem ameaçar pular no Rio Madeira em Porto Velho

Ponte é interditada após homem ameaçar pular no Rio Madeira em Porto Velho

A PRF foi acionada e fez o isolamento do local enquanto equipes do Corpo de Bombeiros passaram a negociar com o indivíduo que estava pendurado na grade.
16
Polícia Federal apreende 24 kg de skunk no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira

Polícia Federal apreende 24 kg de skunk no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira

A droga foi identificada na bagagem de um casal de passageiros que embarcaria em um voo com destino a São Paulo/SP
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Líderes dos EUA e Irã trocam provocações em redes sociais em meio à escalada do conflito

Líderes dos EUA e Irã trocam provocações em redes sociais em meio à escalada do conflito

Iraniano disse que inimigo cometeu “grande erro”
L
EUA emitem alerta de segurança mundial para cidadãos no exterior devido ao conflito Irã-Israel

EUA emitem alerta de segurança mundial para cidadãos no exterior devido ao conflito Irã-Israel

Norte-americanos no exterior são aconselhados a ter “cautela”
L
Turista brasileira é encontrada em cratera de vulcão na Indonésia, mas resgate enfrenta lentidão

Turista brasileira é encontrada em cratera de vulcão na Indonésia, mas resgate enfrenta lentidão

Juliana foi localizada com a ajuda de um drone com sensor térmico
L
Israel ataca prisão, aeroportos e instalações nucleares iranianas no 11º dia de conflito

Israel ataca prisão, aeroportos e instalações nucleares iranianas no 11º dia de conflito

Guerra avança após ataque dos Estados Unidos a instalações iranianas
L

Samu está com o número 192 temporariamente inoperante

Empresa responsável pelo serviço de telefonia está trabalhando para normalizar os serviços
L
Reunião no MP de Colorado do Oeste define estratégias para intensificar fiscalização de queimadas urbanas

Reunião no MP de Colorado do Oeste define estratégias para intensificar fiscalização de queimadas urbanas

Medidas visam coibir prática ilegal; responsáveis podem responder nas esferas administrativa, civil e criminal.
L

Último dia de inscrições para cursos gratuitos da UNIR com notas do Ensino Médio

 Portanto, não há reserva de vagas neste momento, pois as vagas não preenchidas são direcionadas para a ampla concorrência. 
L
As Forças Armadas do Irã atacam base militar dos EUA no Catar em retaliação a bombardeios nucleares

Forças Armadas do Irã atacam base militar dos EUA no Catar em retaliação a bombardeios nucleares

Catar diz que interceptou ataque e que não há vítimas
L

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

O projeto CarbCafé vai mapear o estoque de carbono na cafeicultura de 15 municípios da região Matas de Rondônia
L

RO promove capacitação na área de trânsito em diferentes cidades do estado

Os cursos acontecem durante o mês de julho. As inscrições devem ser efetivadas até o final de junho
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.