Com objetivo de atualizar os servidores do sistema prisional, desde o administrativo até o operacional, em novas legislações, técnicas e tecnologias de segurança, para que suas rotinas laborais sejam efetuadas com mais assertividade, segurança e agilidade, o governo de Rondônia promove uma série de cursos, que seguem até esta quinta-feira (23), nas comarcas de Cacoal, Colorado do Oeste, Rolim de Moura e Vilhena, em Rondônia. São cursos sobre Armamento e Tiro, Espingarda Cal,12; Sobrevivência Jurídico Administrativo; e de Libras Básico.
As capacitações são ofertadas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), através da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), e fazem parte do plano de valorização e capacitação das forças de segurança de Rondônia, elaborado pelo governo do estado. A expectativa é que o profissional sinta-se seguro para desenvolver seu trabalho, exercendo-o conforme previsto nas legislações e praticado dentro de normas atualizadas, englobando dentro da iniciativa, temáticas de inclusão social para que entendam e consigam laborar em meio a diferentes realidades.
Para o governador do estado, Marcos Rocha, a intensa agenda de cursos realizados, simultaneamente, em vários pontos de Rondônia é o reflexo de muito estudo e planejamento feito pela gestão. “Priorizar o servidor e capacitá-lo é um compromisso assumido pelo governo do estado e que já vem sendo aplicado e ampliado”, salientou.
A diretora da Esep, Vanessa Krause comentou que recebeu a demanda como um desafio, “no começo, por em prática um plano de cursos diários e em pontos diferentes do estado ao mesmo tempo foi desafiador, mas era visível a sua necessidade, todos os colaboradores da escola se dedicaram e buscaram maneiras para que se tornassem realidade, é gratificante conseguir executar, a tendência é que se expanda ainda mais”, frisou.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou que, os cursos aplicados nos municípios durante esses dias abrangeram o operacional, jurídico, legislativo, administrativo e inclusivo, “vale ressaltar que as qualificações estão acontecendo em todos os setores da secretaria, e a adesão dos servidores é motivadora. Acreditamos que a partir do momento que o profissional busca se aperfeiçoar, temos a garantia de uma equipe comprometida com suas funções e segura para desenvolver sua carreira”, pontuou.