O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), através da Escola Pública de Trânsito (EPT), realizou uma palestra educativa para alunos da Escola Santa Marcelina, no Bairro Embratel e na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Sebastião I, na terça-feira (21), em Porto Velho. Esta iniciativa integra as atividades do Movimento Maio Amarelo, que em 2024 adota o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”.
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, “estas ações são exemplo do comprometimento em educar e conscientizar a comunidade sobre a importância da segurança, e devemos começar pelos pequenos”, enfatizou.
O objetivo da palestra foi ensinar às crianças e adolescentes, a importância da segurança no trânsito de maneira inovadora, divertida e envolvente. A presença dos bonecos Vidinha e Ligadinho, assim como do boneco Didico, manipulado por Vavá de Castro, foi essencial para criar um ambiente lúdico e interativo, capturando a atenção dos pequenos e tornando o aprendizado mais atrativo.
Essas ações educativas são cruciais para formar futuros cidadãos conscientes e responsáveis, contribuindo para a redução de acidentes e promovendo uma melhor qualidade de vida a todos. Ao investir em campanhas como o Maio Amarelo, o Detran-RO demonstra seu compromisso com a educação e a segurança no trânsito, evidenciando que é possível aprender e se divertir, simultaneamente.
Após a ação nas escolas, a equipe do Departamento Estadual de Trânsito realizou um pit stop, na rodoviária de Porto Velho, onde distribuiu folders e ofereceu orientações sobre segurança no trânsito aos passageiros. Esta iniciativa reforça o compromisso contínuo do Detran-RO, com a educação e conscientização da comunidade, visando construir um trânsito mais seguro e responsável no estado.
A Banda de Música da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), também participou da ação, proporcionando um ambiente ainda mais agradável e descontraído. A combinação de música e informação criou uma atmosfera de diversão e aprendizado, reforçando a mensagem de que a educação no trânsito pode ser, tanto educativa quanto prazerosa.